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TikTok vai fiscalizar e punir conteúdos impróprios

Redação Informe 360

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Os conteúdos que aparecem na página “Para você” do TikTok serão melhor fiscalizados pela plataforma. A empresa da rede social confirmou que vai começar a aumentar as penalidades para criadores que postam conteúdo potencialmente “problemático” e endurecer regras sobre o que pode ser recomendado no aplicativo. As informações são do Engadget.

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  • TikTok cria novas regras para criadores de conteúdo; veja
  • Como colocar legenda ao postar um vídeo no TikTok?
  • TikTok Lite: saiba tudo sobre o aplicativo

Tais mudanças devem ser colocadas em prática em uma época que o TikTok corre risco de não ser mais permitido nos Estados Unidos; a plataforma busca convencer legisladores e reguladores de que seu aplicativo é seguro para adolescentes.

Com base nas diretrizes da comunidade atualizadas, que entrarão em vigor em maio, o TikTok adicionou uma longa lista de conteúdo que não é elegível para recomendação no cobiçado feed “Para você” do aplicativo.

TikTok
(Imagem: Eliseu Geisler / Shutterstock)

Nesta lista de proibição estão algumas categorias óbvias, como conteúdo sexualmente sugestivo ou violento, mas ainda há também alguns tópicos que já foram fonte de controvérsia para o aplicativo.

Integrando o leque de temas que serão barrados, há vídeos que mostram atividades e desafios perigosos, bem como diversos tipos de conteúdo sobre perda de peso ou dieta. Há ainda a proibição de clipes com usuários menores de 16 anos aparecendo na aba “Para Você”.

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Outra questão que será bastante fiscalizada é a propagação de conteúdo falso no aplicativo, com uma longa seção dedicada a uma ampla gama de desinformação e conteúdo conspiratório.

Diretrizes do TikTok contra a desinformação:

  • Teorias da conspiração infundadas, que afirmam que certos eventos ou situações são realizados por grupos secretos ou poderosos, como “o governo” ou uma “sociedade secreta”.
  • Desinformação sobre saúde com danos moderados, como uma recomendação não comprovada sobre como tratar uma doença leve.
  • Mídia manipulada, como mostrar uma multidão em um show musical e sugerir que se trata de um protesto político.
  • Deturpar fontes confiáveis, como fazer referência seletiva a determinados dados científicos para apoiar uma conclusão contrária às conclusões do estudo.
  • Reivindicações não verificadas relacionadas a uma emergência ou evento em andamento.
  • Possível desinformação de alto dano enquanto está passando por uma revisão de verificação de fatos.
tiktok
Imagem: dednuel images/Shutterstock

Criadores de conteúdo do TikTok que desconsiderem repetidamente as diretrizes, serão penalizados. A conta de quem infringir as orientações deixa de ser elegível na aba “Para você”, e também ficará mais difícil de encontrar na pesquisa.

O aplicativo também vai passar a ter um novo recurso de “status da conta”, que ajudará os usuários a rastrear se estão infringindo essas regras. O recurso alertará os criadores sobre postagens que violam as regras do aplicativo.

Haverá ainda o recurso de “verificação de conta”, permitindo que os usuários rastreiem se estão sendo bloqueados nas recomendações ou se não conseguem acessar recursos como mensagens ou comentários como resultado de violação das regras do aplicativo.

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Tecnologia

Jaguar Land Rover faz investimento alto em empresa de reciclagem

Redação Informe 360

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A InMotion Ventures, braço de investimentos da Jaguar Land Rover, investiu US$ 2 milhões em uma empresa de reciclagem de ímãs de terras raras, a Cyclic Materials, elevando sua rodada de financiamento da Série B para US$ 55 milhões. As informações são do Electrek.

A Cyclic Materials, que já conta com o apoio de grandes empresas como BMWi, Microsoft e Hitachi, se destaca pela utilização de tecnologias inovadoras para a reciclagem de ímãs de terras raras, materiais essenciais em uma variedade de produtos, como motores elétricos de veículos, turbinas eólicas, celulares e ferramentas elétricas.

Leia mais:

  • Baterias de carros elétricos podem ser recicladas, alega associação
  • BMW anuncia acordo para reciclar baterias de carros elétricos
  • Jaguar Land Rover investe bilhões em veículos elétricos
bateria carro elétrico
Os ímãs de terras raras otimizam o consumo de bateria em carros elétricos – Imagem: asharkyu/Shutterstock

Ímãs são cruciais para carros elétricos mais eficazes

  • Esses ímãs, especialmente os de neodímio, são fundamentais para aumentar a eficiência de motores de tração elétrica em veículos elétricos, proporcionando maior alcance e reduzindo o consumo de bateria.
  • No entanto, menos de 1% dos ímãs de terras raras são reciclados atualmente.
  • Enquanto isso, a demanda global por esses materiais está crescendo rapidamente e deverá triplicar até 2030.

A Cyclic Materials planeja usar o investimento para expandir suas operações na América do Norte e Europa, aumentar sua capacidade de processamento e continuar aprimorando suas tecnologias proprietárias.

Entre estas tecnologias estão o MagCycle e o REEPure, projetos que visam criar uma cadeia de suprimentos circular para a reciclagem de óxidos de terras raras mistos.

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A empresa está na vanguarda da criação de soluções sustentáveis para atender à crescente demanda por esses materiais, hoje tratados como cruciais em vários mercados.

A Cyclic Materials é especializada na criação de tecnologias que viabilizam uma maior capacidade de reciclagem – Imagem: Cyclic Materials

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Tecnologia

Pesquisadores dizem que decisões da Meta ameaçam liberdade no Brasil

Redação Informe 360

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Em audiência pública em Brasília (DF), nesta quarta-feira (22), pesquisadores e membros de organizações da sociedade civil manifestaram contrariedade às novas políticas da empresa Meta, que alteraram as formas de moderação e que até permitem a publicação de conteúdos preconceituosos. Representantes das plataformas digitais foram convidados, mas não compareceram. A companhia controla as redes Facebook, Instagram e Whatsapp. 

Na audiência pública, realizada pela Advocacia-Geral da União (AGU), os pesquisadores chamaram atenção para o fato que essas políticas aumentam as dificuldades de grupos já vulnerabilizados. A professora Rose Marie Santini, diretora do laboratório de estudos de internet da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), afirmou que as decisões da empresa de remodelar programas de checagem de fatos e relaxar os trabalhos de moderação sobre a formação de discursos de ódio representam ameaça à sociedade.

Para ela, uma mudança muito significativa anunciada pelo presidente da Meta, Mark Zuckerberg, foi sobre as alterações dos algoritmos, ao decidir quais vozes serão divulgadas e silenciadas. “Esses algoritmos, programados pela curadoria e moderação de conteúdo, operam sem nenhuma transparência sobre a realidade e sobre seus critérios. Não sabemos quais conteúdos são efetivamente moderados”, ponderou. 

A professora afirma que a divulgação dos critérios de moderação demonstrou “graves inconsistências”. “Essa opacidade mina a confiança pública na real preocupação da empresa com a liberdade de expressão. Afinal, a liberdade só é efetiva quando acompanhada de transparência”, argumentou. 

Para a pesquisadora, esse tipo de moderação permite que se dê liberdade somente às pessoas escolhidas pela empresa. “O discurso das empresas induz a um entendimento de que a censura só poderia vir do Estado. Contudo, na realidade atual, as plataformas digitais se constituem como a principal estrutura de censura dos usuários na internet”.

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Ela entende que essas grandes plataformas detêm mais informações sobre seus usuários do que qualquer Estado tem de seus cidadãos. “(As empresas) Usam dados das pessoas, inclusive os sensíveis, para distribuir anúncios personalizados, independente se são legítimos ou não, se contêm crimes de qualquer ordem ou se colocam os usuários em risco”. 

Audiência Pública AGU: Política de Moderação de Conteúdo - Plataformas Digitais

Audiência Pública AGU: Política de Moderação de Conteúdo – Plataformas Digitais – Renato Menezes/AscomAGU

Conteúdos sexistas

A professora de direito Beatriz Kira, da Universidade de Sussex, no Reino Unido, avaliou que a prioridade e o engajamento dos algoritmos das plataformas contribuem para a disseminação de conteúdos sexistas e misóginos que não conseguiriam o mesmo impacto não fosse pela internet. “Tecnologias emergentes com inteligência artificial generativa geraram esse cenário, facilitando novas formas de violência”. 

Ela cita a divulgação de conteúdos íntimos, como deep nudes, que evidenciam o uso estratégico da necrologia para reforçar a violência de gênero no âmbito político. “Nesse contexto, mudanças recentes nas políticas de discurso de ódio e a reivindicação do sistema de automatização de organização de conteúdo são profundamente preocupantes. Essas mudanças evidenciam a necessidade urgente de um papel mais ativo do Estado na regulação das plataformas digitais”.

Atenção às crianças

O diretor de políticas e direitos das crianças do Instituto Alana, Pedro Hartung, ressaltou que a moderação de conteúdo por parte das plataformas para a proteção de crianças e prevenção de violências não é só uma necessidade, mas também um dever constitucional. “No caso das crianças, já temos a legislação para basear ações de responsabilização objetiva por conduta própria ou ação por omissão das plataformas”, defendeu. 

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Hartung contextualizou que 93% de crianças e adolescentes usam a internet no Brasil, 71%, o WhatsApp, além de uma expressiva participação no Instagram e TikTok. “Essa é uma internet que não é uma praça pública, mas sim um shopping, que busca por uma economia da atenção, a exploração comercial das crianças”, explicou.

Ele exemplificou que, como parte desse conteúdo prejudicial, houve no Brasil os ataques nas escolas principalmente no ano de 2023. Ele cita que uma pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) conseguiu avaliar a influência do mundo on-line na radicalização desses adolescentes. “É importantíssimo, para a gente, olhar para a moderação de conduta nas plataformas”.

Outro tema que preocupa em relação à infância, segundo Hartung, é o impacto significativo das publicidades e também do crescimento do trabalho infantil artístico nas redes. “É importante ressaltar que a culpa não pode ser colocada exclusivamente em cima das famílias, mas em empresas”.

Violência contra homossexuais

O presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos, Victor De Wolf, também participou da audiência pública, manifestou que a política de monitoramento da Meta já era equivocada e intolerante. “A gente já vê graves crimes de ódio acontecendo, violações, calúnias e golpes. A nossa comunidade não é incomum”.

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No texto da Meta, que aponta uma nova política de moderação, há textualmente a informação que haveria permissão para relacionar doença mental a questões de gênero ou orientação sexual. 

“Ainda somos um país que mais persegue a comunidade LGBT, e principalmente travestis e transexuais no mundo. Nós ainda somos o país com mais assassina em qualquer relação de direitos”, contextualizou. Para ele, é necessário que a justiça faça o papel de responsabilizar redes que violem os direitos dos cidadãos. “A anarquia digital proposta por esse grupo de empresários, na verdade, nada mais é do que uma ditadura”, disse.

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Tecnologia

IPVA 2025: carros elétricos pagam imposto em São Paulo?

Redação Informe 360

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Com o aumento da busca por veículos sustentáveis, os carros elétricos têm ganhado destaque no mercado brasileiro. Em meio a esse cenário, muitos proprietários e interessados nesse tipo de automóvel se perguntam: será que os carros elétricos serão isentos ou terão descontos no IPVA 2025 no estado de São Paulo?

Nos últimos tempos, o governo paulista tem debatido políticas voltadas para a isenção ou redução do imposto para veículos menos poluentes, como parte de uma estratégia para incentivar a transição para
uma mobilidade mais sustentável. Confira a seguir como está a regulamentação atual e o que muda para este ano.

Carros elétricos pagarão imposto IPVA 2025 em SP?

Interior do Fastback Impetus híbrido
Interior do Fastback Impetus híbrido, (Imagem: Divulgação/Fiat)

Em 2025, no estado de São Paulo, os carros elétricos continuam sujeitos ao pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). Recentemente, a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou a Lei 18.065, sancionada em 18 de dezembro de 2024, que concede isenção do IPVA para veículos híbridos e movidos a hidrogênio que atendam a critérios específicos.

Leia mais:

  • Quais carros híbridos não pagarão IPVA em SP?
  • Qual é o carro elétrico mais barato do Brasil?
  • Como funciona um carro elétrico?

Alguns carros híbridos são isentos do IPVA 2025

Para se qualificarem à isenção, os veículos híbridos devem possuir um motor elétrico com potência mínima de 40 kW, alimentado por um sistema de tensão de pelo menos 150 volts, capaz de recuperar energia para as baterias. Além disso, o valor do veículo não pode exceder R$ 250 mil, montante que será atualizado anualmente pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Essa regulamentação implica que apenas alguns modelos específicos, como o Toyota Corolla Hybrid e o Toyota Corolla Cross Hybrid, atendem aos requisitos para a isenção. Modelos híbridos leves, como o Fiat Pulse e o Fiat Fastback Hybrid, não se enquadram nos critérios estabelecidos e, portanto, não são beneficiados pela isenção.

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Carros elétricos pagam IPVA 2025

BYD Yuan Pro
BYD Yuan Pro (Imagem Divulgao BYD)

É importante notar que veículos totalmente elétricos não foram contemplados nessa isenção
e permanecem sujeitos ao pagamento do IPVA em São Paulo. Essa decisão tem gerado
debates sobre a eficácia das políticas de incentivo à adoção de veículos menos poluentes
no estado.

Portanto, para o ano de 2025, proprietários de carros elétricos em São Paulo devem se
preparar para o pagamento integral do IPVA, conforme as alíquotas vigentes estabelecidas
pelo estado.

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