Tecnologia
Sympla Play: saiba o que é a plataforma e como ela funciona

O Sympla Play foi desenvolvido especialmente para quem trabalha ou têm o intuito de trabalhar com produção de conteúdo digital. Essas pessoas podem utilizar a plataforma para expandir a venda de seus conteúdos, como aulas e cursos online, de uma maneira segura e simples.
Leia mais:
- IA na educação: Tecnologia ‘pega’ entre alunos e professores
- Quer aprender a usar o Gemini? Google lança curso gratuito sobre a sua IA
- Samsung abre inscrições para a 11ª edição do Solve For Tomorrow Brasil
O que é o Sympla Play?
O Sympla Play é um ambiente digital onde profissionais e empresas disponibilizam cursos online. Nele, há diversos recursos para o gerenciamento e expansão das vendas. Além disso, as pessoas que comprarem os conteúdos poderão acessá-los direto na plataforma, sem a necessidade de instalar outros programas no computador, tablet ou celular.
Como funciona o Sympla Play?
O funcionamento da plataforma é muito simples, já que o produtor de conteúdo tem diversas ferramentas que podem ser utilizadas no gerenciamento dos próprios produtos e negócios.
Assim, eles podem criar, fazer adaptações e divulgar os produtos da maneira que desejarem, sem burocracias e lentidão. O produtor de conteúdo digital também pode controlar e gerir os valores das vendas realizadas. Além disso, ele consegue resgatar a quantia para a conta bancária que desejar.
Benefícios de ter o Sympla Play

Além da divulgação do seu conteúdo e gerenciamento de valores, o usuário tem como benefício a possibilidade de vender seu produto durante o período que quiser, sendo meses ou anos.
O suporte da Sympla é outro benefício, pois você pode utilizá-lo sempre que tiver dúvidas. Além disso, é possível acessar os Workshops semanais, que são um meio onde você consegue aprender diversas práticas de planejamento do seu curso e do Sympla Play. Além disso, é possível levar seus questionamentos para que os especialistas lhe auxiliem.
Você também pode acessar a Central de Ajuda para tirar suas dúvidas e o Blog da Sympla, que conta com diversos conteúdos atualizados e dicas que podem auxiliar você a ter mais sucesso no seu negócio.
Qual o valor do Sympla Play?
A criação de uma conta, estruturação de sua página e disponibilização do conteúdo na plataforma são gratuitos. No entanto, a partir da primeira venda, ficam retidos 10% do valor de inscrição e uma taxa fixa no valor de R$ 2.
O post Sympla Play: saiba o que é a plataforma e como ela funciona apareceu primeiro em Olhar Digital.
Powered by WPeMatico
Tecnologia
Antivírus gratuito ou pago? Descubra o que faz cada um e qual escolher no seu caso

Boa parte da população mundial tem algum tipo de equipamento que precisa de um antivírus para mantê-lo seguro contra vírus. Porém, muitas pessoas têm dúvidas quanto à escolha entre a versão gratuita ou paga do software. Para ajudá-lo nessa decisão, o Olhar Digital trouxe as vantagens e desvantagens de cada um.
O que é e para que serve um antivírus?
O antivírus é um software, ou seja, um tipo de programa que roda em celulares, tablets, computadores de mesa, notebooks e outros dispositivos eletrônicos. Ele serve para analisar padrões de código no aparelho em que está instalado e identificar problemas de segurança.
O programa impede e trabalha na remoção de softwares maliciosos, como malwares, worms e vírus, que podem interferir no funcionamento do dispositivo, com o objetivo de destruir dados e até mesmo roubar informações e transferi-las para outras máquinas.
Leia mais:
- Quais os melhores antivírus para PCs? Descubra como deixar seu computador protegido [2025]
- Quais os melhores antivírus para celulares e tablets Android e iOS? [2025]
- Como identificar e evitar arquivos EXE maliciosos no PC Windows
Vantagens e desvantagens dos antivírus gratuito e pago
De forma geral, os antivírus pagos costumam ter mais funcionalidades em relação aos gratuitos. Porém, existem versões nas quais você não precisa pagar e ainda consegue manter o seu equipamento bem protegido.

Antivírus gratuito
Os antivírus que são gratuitos proporcionam uma proteção básica ao dispositivo, oferecendo segurança contra vírus comuns, detectando a presença de malwares e impedindo ações de sites que podem ser maliciosos.
Porém, um ponto negativo é que os antivírus gratuitos geralmente não conseguem defender o seu equipamento de ameaças desconhecidas, ou seja, malwares novos e incomuns. Os antivírus gratuitos também entregam menos proteção em pagamentos online.

Apesar de oferecer menos funcionalidades em relação aos programas pagos, algumas opções de antivírus gratuitos no mercado disponibilizam funções interessantes, como verificação de segurança de rede, bloqueadores de pop-ups, proteção contra phishing e um navegador seguro.
Mas, outra desvantagem é que as versões grátis do software costumam não ter um suporte técnico direto, o que pode dificultar o contato com a empresa para esclarecer dúvidas.
Antivírus pago
Por outro lado, os antivírus pagos proporcionam uma cobertura maior contra diferentes tipos de ameaças, eliminando-as e também agindo na prevenção de ataques comuns, como roubo de contas bancárias e redes sociais.
Outra vantagem dos antivírus pagos é que eles atuam com mais camadas de proteção, o que permite a utilização do programa em mais de um equipamento, ou seja, é possível instalá-lo no computador, celular, tablet e outros aparelhos ao mesmo tempo.
As opções pagas geralmente oferecem funcionalidades próprias, como a segurança em pagamentos online, bloqueio de conteúdo adulto direto no navegador, VPN e espaço em nuvem.
Qual antivírus usar?
Apesar de todas as vantagens, se você for um usuário básico de internet, que utiliza apenas sites, redes sociais, lojas online e usa o seu cartão de crédito apenas em domínios seguros, além de ficar muito atento aos endereços que acessa na web e onde clica, a opção gratuita pode ser bem eficaz para o seu uso.
Entretanto, se você trabalha com dados importantes e sigilosos, finanças e usa o aparelho em trabalhos, o antivírus pago é mais indicado.
O post Antivírus gratuito ou pago? Descubra o que faz cada um e qual escolher no seu caso apareceu primeiro em Olhar Digital.
Powered by WPeMatico
Tecnologia
China vai inaugurar a ponte mais alta do mundo; altura impressiona

Depois da Grande Muralha, da Cidade Proibida, do Palácio de Potala e do Exército de Terracota, a China está prestes a inaugurar uma nova obra que pode se tornar um dos principais pontos turísticos do país.
A Ponte Huajiang fica na província de Guizhou, no sudoeste da China. A construção começou oficialmente em 18 de janeiro de 2022 e a previsão é de conclusão em 30 de junho de 2025, segundo informa a mídia estatal.
Leia mais
- China quer construir base na Lua com tijolos de poeira lunar
- Veja o novo túnel que fez a China quebrar 10 recordes mundiais
- Calor extremo está fazendo pontes caírem pelo mundo
O governo chinês afirma que as obras já estão em mais de 95% e o tráfego de veículos será liberado logo no início do segundo semestre.
Sim, estamos falando de uma ponte, e você deve estar se perguntando aí do outro lado: mas como é possível colocar uma obra simples como essa ao lado de grandes maravilhas do mundo? A resposta é que essa não será uma ponte qualquer.

A ponte mais alta do mundo
- Além da construção rápida, o projeto conta com várias outras marcas importantes.
- A Ponte Huajiang terá impressionantes 625 metros de altura!
- Isso equivale a quase o dobro do atual recordista, o Viaduto Millau, na França, que possui 330 metros.
- Para você ter uma ideia, a estrutura será 200 metros mais alta do que a Torre Eiffel.
- E a expectativa é que a obra se torne um importante ponto turístico, pois a ponte foi construída sobre o famoso Grand Canyon Huajiang.
- Trata-se de uma das regiões montanhosas mais exuberantes do planeta — tanto que recebeu o apelido de “fenda terrestre”.
- Os chineses já planejam a construção de toda uma estrutura turística ao redor.
- Ela inclui um café a mais de 180 metros acima do deck da estrada, uma sala com piso de vidro e o salto de bungee jump mais alto do mundo, 610 metros acima do Rio Beipan.
- A extensão da ponte também será de respeito: aproximadamente 2.890 metros — e ela vai permitir o tráfego nos dois sentidos.
- Um último detalhe é que toda a obra foi feita em treliça de aço.
- No total, essas treliças pesam cerca de 22 mil toneladas, o equivalente a três Torres Eiffel.

Turismo sim, mas não só isso
O mais interessante é que os planos da China para a ponte nunca foram turísticos apenas. O turismo nesse caso, aliás, é acessório, uma espécie de extra.
O objetivo inicial do país foi o seguinte: melhorar a infraestrutura. Guizhou fica em uma área extremamente montanhosa, e acabou se tornando subdesenvolvida justamente por isso — pelo seu difícil acesso.
De acordo com o governo chinês, mais do que o recorde de altura, o aspecto mais importante é o impacto que a obra terá na vida dos moradores da região.
Segundo a mídia estatal, a Ponte Huajiang reduzirá o tempo de viagem de carros e caminhões sobre o Grand Canyon de duas horas para pouco mais de um minuto ou dois minutos! E tudo isso com uma vista belíssima.

Vale destacar que as imagens da obra são do site da Xinhua, a agência de notícias estatal oficial do governo da China. As informações são da BBC.
O post China vai inaugurar a ponte mais alta do mundo; altura impressiona apareceu primeiro em Olhar Digital.
Powered by WPeMatico
Tecnologia
Agora, o Grok vai lembrar as conversas que teve com você

A xAI, empresa de inteligência artificial de Elon Musk, anunciou novo recurso de “memória” para o Grok, seu chatbot. Agora, o bot poderá lembrar de informações de conversas anteriores com cada usuário, permitindo respostas mais personalizadas com o tempo.
Com isso, ele se aproxima de rivais, como o ChatGPT, da OpenAI, e o Gemini, do Google, que já contam com memórias persistentes para adaptar suas respostas ao histórico do usuário.

“Memórias são transparentes“, diz uma publicação da conta oficial do chatbot no X, com o anúncio do novo recurso. “Você pode ver exatamente o que o Grok sabe e escolher o que esquecer.”
Leia mais:
- Grok 3: Elon Musk apresenta “a IA mais inteligente do mundo”
- Grok 3: o que sabemos da nova versão da IA de Elon Musk
- Neutro? Grok 3 censurou críticas a Elon Musk e Donald Trump
🧠 https://t.co/V36ttlZXCz
— xAI (@xai) April 17, 2025
Recurso ainda não está na versão do Grok inclusa no X
- Segundo a empresa, os usuários poderão visualizar e apagar memórias individuais a qualquer momento;
- O recurso já está disponível em versão beta no site do Grok e nos apps para iOS e Android — com exceção da União Europeia e Reino Unido.
- A xAI também pretende integrar a novidade à versão do Grok no X em breve.
Outras novas funcionalidades
Pode se dizer que a xAI teve uma semana agitada, buscando tornar seu chatbot mais potente e preparado para bater de frente com os assistentes de inteligência artificial (IA) da concorrência. Além da novidade já relatada, o bot ganhou outros recursos nos últimos dias.
O assistente de IA da xAI terá ferramentas semelhantes às do Canvas, voltado para criação e edição de documentos e aplicativos simples. O nome deste recurso é Grok Studio e as edições poderão ser feitas diretamente no chatbot. Leia mais sobre isso aqui.

O post Agora, o Grok vai lembrar as conversas que teve com você apareceu primeiro em Olhar Digital.
Powered by WPeMatico
- Tecnologia1 semana atrás
Veja 5 tecnologias que estão presentes na Fórmula 1 em 2025
- Saúde1 semana atrás
Como funciona a pílula do dia seguinte?
- Tecnologia1 semana atrás
6 formas de usar seu tablet para otimizar sua rotina
- Negócios1 semana atrás
O Que a Geração Z Quer do Trabalho
- Negócios3 dias atrás
Vishal Dalal É o Novo CEO Global da Pismo
- Tecnologia4 dias atrás
Conheça a balsa elétrica mais rápida do mundo — que voa
- Negócios1 semana atrás
“Fadiga do Ping”: Como o Excesso de Notificações Pode Levar ao Burnout
- Tecnologia6 dias atrás
Conheça o top 8 de carros mais seguros do Brasil