Educação
Governo expandirá rede federal de ensino, com 100 novos campi
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou, nesta terça-feira (12), o plano de expansão da rede federal de ensino técnico, com a criação de 100 novos campi de institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) pelo país. A iniciativa alcançará todas as unidades da federação e vai gerar 140 mil novas vagas, a maioria em cursos técnicos integrados ao ensino médio.
A expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica foi anunciada por Lula em dezembro de 2023, durante sua participação na Conferência Nacional de Juventude. Os institutos federais são instituições especializadas na educação profissional e tecnológica, oferecendo também educação básica e superior. Os cursos são gratuitos.
O objetivo do governo é aumentar a oferta de vagas na educação profissional e tecnológica e criar oportunidades para jovens e adultos, especialmente os mais vulneráveis.
“É com base no investimento na educação que a gente pode ter a certeza de que esse país vai chegar a ser um país de primeiro mundo, um país desenvolvido, um país de uma sociedade composta pela grande maioria de gente de classe média. Porque nós não fizemos opção para ser pobre. Aliás, ninguém gosta de ser pobre, ninguém gosta de se vestir mal, ninguém gosta de comer mal, ninguém gosta de morar mal, ou seja, todos nós nascemos para ter acesso a tudo aquilo que a gente produz”, disse Lula, durante a cerimônia no Palácio do Planalto.
“Então, quando a gente fala em investimento em educação é porque uma profissão dá a um homem e a uma mulher um estado de cidadania que sem educação a gente não conquista”, acrescentou o presidente, destacando ainda a importância da formação profissional para as mulheres, especialmente aquelas que vivem em contexto de violência doméstica.
“A coisa mais importante na educação é que, a mulher tendo uma profissão, ela vai ter um espaço de disputar trabalho no mercado, fora de casa. Porque a mulher não nasceu só para fazer trabalho doméstico, a mulher nasceu para fazer o que ela quiser fazer e trabalhar fora de casa é uma oportunidade”, disse Lula. “Quando a mulher tem uma profissão, quando ela tem um salário e pode custear a vida dela, ela não vai viver com nenhum homem que não goste dela, ela não vai viver por necessidade, por dependência”, ressaltou o presidente.
Presidente Lula, acompanhado do ministro da Educação, Camilo Santana, e do vice-presidente Geraldo Alckmin, durante solenidade de anúncio de 100 novos campi de institutos federais – Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Serão investidos R$ 3,9 bilhões em obras nos institutos federais, por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Desse total, R$ 2,5 bilhões são para instalação de novos campi e R$ 1,4 bilhão para melhorias em unidades já existentes, como a construção de refeitórios, ginásios, bibliotecas, salas de aula e aquisição de equipamentos.
O ministro da Educação, Camilo Santana, explicou os critérios de escolha dos municípios que serão atendidos com os novos campi. “Primeiro, olhar para os vazios demográficos, olhar a proporção de matrícula de ensino técnico ofertado também em cada estado e olhar o número de institutos por população em cada estado”, disse.
Rede federal
O Nordeste é a região que receberá o maior número de novos IFs: serão 38 campi nos nove estados. O Sudeste aparece na sequência com 27 novos campi, seguido da Região Sul, com 13; do Norte, com 12; e do Centro-Oeste, com dez. Entre os estados, São Paulo é o mais beneficiado, com 12 novos campi. Minas Gerais e Bahia terão oito unidades, cada. Na sequência, aparecem Pernambuco, Ceará e Rio de Janeiro, com seis, cada, e Paraná, Rio Grande do Sul e Pará, cada um com cinco.
Os institutos federais têm como obrigatoriedade legal garantir um mínimo de 50% de suas vagas para a oferta de cursos técnicos de nível médio, prioritariamente na forma integrada, ou seja, junto ao ensino médio. Mas, segundo Camilo Santana, está sendo pactuado com os reitores que as novas unidades tenham 80% das matrículas de ensino técnico profissionalizante.
“Nós não queremos perder nenhum jovem no ensino médio brasileiro. A escola é a porta para o futuro melhor, a educação transforma vidas, a educação é o grande caminho para transformar uma sociedade mais justa, mais igualitária, mais humana, mais fraterna. E é isso que nós precisamos”, ressaltou o ministro.
De acordo com o governo, até 2002, o Brasil tinha 140 escolas técnicas. Em 2008, em seu segundo mandato, Lula sancionou a Lei nº 11.892/2008, que institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e criou 38 institutos federais.
A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica é formada pelos IFs, por dois centros federais de Educação Tecnológica (Cefets), escolas técnicas vinculadas às universidades federais, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná e pelo Colégio Pedro II. Cada uma destas instituições é composta por campi que atuam como unidades descentralizadas de ensino, dessa forma, o ensino dos IFs chega a mais locais.
Atualmente, a rede possui 682 unidades e mais de 1,5 milhão de matrículas. Com os novos 100 campi, passará a contar com 782 unidades, sendo 702 campi de IFs.
Confira lista completa dos 100 novos campi:
Unidade da Federação | Novos campi | Municípios |
---|---|---|
REGIÃO NORDESTE | ||
Bahia | 8 | Santo Estevão, Ribeira do Pombal, Itabuna, Macaúbas, Poções, Salvador, Ruy Barbosa e Remanso |
Pernambuco | 6 | Goiana, Santa Cruz do Capibaribe, Recife, Araripina, Águas Belas e Bezerros |
Ceará | 6 | Fortaleza (2), Cascavel, Mauriti, Campos Sales e Lavras de Mangabeira |
Maranhão | 4 | Chapadinha, Colinas, Balsas e Amarante do Maranhão |
Paraíba | 3 | Mamanguape, Sapé e Queimadas |
Rio Grande do Norte | 3 | Touros, São Miguel e Umarizal |
Piauí | 3 | Barras, Esperantina e Altos |
Alagoas | 3 | Girau do Ponciano, Mata Grande e Maceió |
Sergipe | 2 | Japaratuba e Aracaju |
REGIÃO SUL | ||
Paraná | 5 | Maringá, Araucária, Cianorte, Cambé e Toledo |
Rio Grande do Sul | 5 | Caçapava do Sul, São Luiz Gonzaga, São Leopoldo, Porto Alegre e Gramado |
Santa Catarina | 3 | Tijucas, Campos Novos e Mafra |
REGIÃO SUDESTE | ||
São Paulo | 12 | São Paulo (Jardim Ângela e Cidade Tiradentes), Osasco, Santos, Diadema, Ribeirão Preto, Sumaré, Franco da Rocha, Cotia, Carapicuíba, São Vicente e Mauá |
Minas Gerais | 8 | João Monlevade, Itajubá, Sete Lagoas, Caratinga, São João Nepomuceno, Belo Horizonte, Minas Novas e Bom Despacho |
Rio de Janeiro | 6 | Rio de Janeiro (Cidade de Deus e Complexo do Alemão), Magé, Belford Roxo, Teresópolis e São Gonçalo |
Espírito Santo | 1 | Muniz Freire |
REGIÃO NORTE | ||
Pará | 5 | Barcarena, Redenção, Tailândia, Alenquer e Viseu |
Amazonas | 2 | Santo Antônio do Içá e Manicoré |
Rondônia | 1 | Butiritis |
Tocantins | 1 | Tocantinópolis |
Acre | 1 | Feijó |
Amapá | 1 | Tartarugalzinho |
Roraima | 1 | Rorainópolis |
REGIÃO CENTRO-OESTE | ||
Goiás | 3 | Cavalcante, Porangatu e Quirinópolis |
Mato Grosso | 3 | Água Boa, Colniza e Canarana |
Distrito Federal | 2 | Sol Nascente e Sobradinho |
Mato Grosso do Sul | 2 | Paranaíba e Amambaí |
Fonte: Ministério da Educação
Edição: Juliana Andrade
Educação
Instituto social “Agora é Que São Elas SFI” e a conscientização sobre o Manguezal
Em meio às mudanças climáticas e aos impactos causados ao meio ambiente, o Instituto Social Agora é Que São Elas SFI em parceria com a Agência do Empreendedor, desenvolveu um trabalho de conscientização quanto a importância do Manguezal em São Francisco de Itabapoana – RJ com o apoio do Fundo Casa Socioambiental.
Desde o início do desenvolvimento do trabalho, em 2023, foram visitadas famílias que tiram seu sustento da pesca, da captura de caranguejo, da confecção de esteiras de palha dentre outras atividades.
Durante as reuniões a equipe do projeto conheceu um pouco mais do cotidiano e das dificuldades enfrentadas por pescadores e marisqueiras que trabalham arduamente e que passam seus conhecimentos de geração em geração.
De acordo com a coordenadora do projeto, a bióloga Cristina Biral, o Manguezal representa um ecossistema costeiro que faz transição entre o ambiente marinho e terrestre.
“Esse ecossistema é de extrema importância para o equilíbrio entre as espécies locais (como caranguejos) ou flutuantes (que passam apenas uma fase da vida no mangue).
É essencial também para nutrição, sustentação do solo e para o desenvolvimento econômico da região, visto que muitas famílias dependem e fomentam a
economia local por meio de algumas atividades relacionadas ao manguezal.”
Ainda de acordo com a coordenadora, a instituição espera conscientizar o maior número possível de mulheres (público-alvo da instituição) e levar até a administração pública municipal um relatório de análise/viabilidade para criação de uma Reserva Extrativista (RESEX).
“Criando a reserva extrativista pode-se coibir possíveis invasões ao manguezal, seja para construção irregular ou capturas de animais fora do período permitido, já que um dos principais objetivos de uma RESEX é a proteção da fauna e da flora, mas ao mesmo tempo, visa fortalecer a cultura e o desenvolvimento das populações que fazem uso de seus recursos. A existência de uma reserva extrativista é necessária para assegurar o uso sustentável dos recursos naturais e esperamos que o nosso trabalho venha a
despertar maior interesse por um assunto tão relevante para os âmbitos social,
econômico e ambiental. ” Concluiu.
Educação
Rio Grande do Sul faz campanha por doação de livros e material escolar
O governo do Rio Grande do Sul iniciou, nesta segunda-feira (10), a campanha Mochila Cheia, para pedir a doação de livros e material escolar a crianças e jovens da rede estadual de ensino que foram afetados pelas enchentes do fim de abril e parte do mês de maio.
A meta da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) é arrecadar o suficiente para montar cerca de 100 mil kits escolares completos que possibilitem que os estudantes voltem às aulas em boas condições.
Entre os itens sugeridos para doação estão mochilas, cadernos, conjuntos de lápis de cor e canetas hidrocor, apontadores, giz de cera, caneta (azul, preta ou vermelha), estojos, lápis preto e lapiseiras, caixas de grafite, borrachas, calculadoras, réguas e squeezes (garrafas para transportar líquidos).
A direção-geral da Seduc fará a seleção e a organização dos donativos para compor cada kit, de acordo com idade e série escolar do beneficiário.
Livros de literatura
A secretaria estima que será necessário recompor o acervo mínimo em 138 bibliotecas escolares destruídas pelas enchentes nos municípios gaúchos. Para isso, são necessários 48.662 títulos de literatura brasileira e universal em bom estado. A intenção é arrecadar, aproximadamente, cinco exemplares por aluno e atingir a meta de 245.090 livros doados.
Por isso, a campanha estadual Mochila Cheia também aceitará livros de literatura infantojuvenil. A lista completa dos livros está disponível no site da Seduc.
O primeiro ponto de coleta da campanha Mochila Cheia está localizado em Porto Alegre, na Escola Estadual Maria Thereza da Silveira (Rua Furriel Luíz Antônio de Vargas, 135, bairro Bela Vista). O espaço funciona das 10h às 16h.
No interior, as doações serão organizadas pelas Coordenadorias Regionais de Educação, que definirá os locais onde os itens estão sendo recebidos.
Situação da educação
O Rio Grande do Sul conta com 2.338 escolas públicas estaduais, com mais de 741,8 mil estudantes matriculados em 2024.
De acordo com boletim do governo estadual que atualiza diariamente o panorama de escolas, 94,2% do total de unidades de ensino estaduais já retomaram as atividades, com 92,8%, ou 688.387 estudantes, de volta às salas de aula.
Porém, 1.086 escolas estaduais foram impactadas pelas fortes chuvas em 255 municípios gaúchos. Essas unidades foram danificadas, têm problemas de acesso ou estão servindo de abrigo emergencial a famílias que foram forçados a deixar as próprias casas por causa dos temporais.
Agencia Brasil – Edição: Nádia Franco
Cidades
Educação convoca 280 mediadores e cuidadores do edital 01/2024
A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) convocou, nesta segunda-feira (1º), 280 mediadores e cuidadores para atuarem na Educação Especial Inclusiva. Trata-se do Processo Seletivo Simplificado – edital nº Nº 01/2024. Confira o resultado final, a classificação obtida e a lista dos convocados AQUI, na edição suplementar do Diário Oficial do município – Portaria 35/2024.
O secretário de Educação, Marcelo Feres, informou que os convocados deverão se apresentar à Diretoria de Gestão de Pessoas da Seduct, de 11 a 24 de abril, às 9h, conforme calendário abaixo, para realização de exame médico admissional com objetivo de cumprir etapa que antecede a assinatura de contrato de trabalho e a ocupação de vagas temporárias nas unidades da Rede Municipal de ensino.
“A lei nº 9.145, de 5 de maio de 2022, que institui a Política Municipal de Atendimento para Educação Especial Inclusiva em Campos foi sancionada pelo prefeito Wladimir Garotinho com o objetivo de assegurar o acesso, a permanência, a participação plena e a aprendizagem de bebês, crianças, adolescentes, jovens e adultos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades ou superdotação nas unidades escolares da rede municipal. Por meio dessa lei, foi possível viabilizar a realização do processo seletivo e a contratação dos profissionais”, explicou Marcelo.
Ele acrescentou que uma 7ª convocação do edital Nº 04/2023 também foi feita no dia 27 de março, em razão da desistência de dezenas de candidatos da 6ª convocação, que não se apresentaram ou encontraram-se inaptos para assumir o cargo. Neste caso, eles devem se apresentar até dia 10 de abril (confira o calendário aqui)
“O novo chamamento visa substituir as rescisões ocorridas entre os meses de fevereiro e março e demais contratos a vencer entre os meses de maio a outubro de 2024”, acrescentou o secretário.
FUNÇÕES — O cuidador presta atendimento aos alunos que necessitam de apoio no âmbito da alimentação, higiene, locomoção e atuação em todas as atividades escolares, visando atender suas necessidades básicas — fisiológicas, higiene e afetivas. E o mediador visa apoiar os professores das salas de ensino regular, no desenvolvimento do planejamento pedagógico e nas atividades pedagógicas dos educandos, público-alvo da Educação Especial Inclusiva.
CRONOGRAMA DE APRESENTAÇÃO:
11/04/2024 – Mediador – Região Educacional 01 – classificação 01 a 30;
12/04/2024 – Mediador – Região 01 – classificação 31 a 48 e Mediador da região 04;
15/04/2024 – Mediador – Região 02 – classificação 01 a 30;
16/04/2024 – Mediador – Região 02 – classificação 31 a 60;
17/04/2024 – Mediador – Região 03;
18/04/2024 – Mediador – Regiões 05, 06 e 07;
19/04/2024 – Mediador – Regiões 08 e 09;
24/04/2024 – Cuidador – Regiões 04, 05 e 07
Fonte: Secom/PMCG – Por: Kamilla Uhl – Foto: Wellington Rangel
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