Cidades
Eleições 2024: quem são os pré-candidatos a prefeito de SFI; Confira
Parece que a “normalidade” voltou após o carnaval. Isso porque para muitos, o ano só começa – pra valer – após a quarta-feira de cinzas. A questão é que, de agora até 6 de outubro, o assunto a ser conversado dentro de casa, nas ruas, nos botecos, nos grupos de whatsapp, na igreja, na padaria, entre outros lugares, será as eleições municipais (política), isso se o mosquito da dengue não roubar à cena.
Mas afinal, quem são os postulantes ao cargo de prefeito de São Francisco de Itabapoana?
– Pelo lado da gestão, o suspense continua! Hora e outra surge a especulação que é a vereadora Yara Cintia; depois é o vice, Raliston Souza; outra, é o vereador Renato Roxinho; por fim, o secretário Bibinho, mas a mandatária ainda não bateu o martelo. Já parou para pensar que pode não ser nenhum dos nomes citados acima?! Se for, saberemos em breve! Vamos aguardar mais um pouquinho.
Pela oposição, um grupo de pessoas tem manifestado o interesse de sentar na cadeira do executivo, são eles:
–Pedrinho Cherene puxa a fila! O ex-prefeito está no PP, mas tem o União Brasil como opção de partido. Ao que se sabe, ele anda estruturando ambas as legendas para o pleito que se anuncia. Mas há ainda algumas dúvidas por parte dos munícipes e, de alguns correligionários, se Cherene será (poderá) ser ou não candidato. Uns acham que o doutor está meio devagar, outros argumentam que é assim mesmo e, que a partir de agora ele pisará mais fundo no “acelerador”. Na última sexta(23), Pedrinho esteve reunido com o deputado federal e líder do Partido Progressista (PP), Júlio Lopes, na capital carioca.
-O contador Júnior Florêncio também colocou seu nome a disposição dos eleitores para apreciação. O empresário de SFI, que fundou o Banco do Empreendedor na cidade, andou participando de algumas reuniões, desde 2021 para cá, no município. Por ter uma vida bem empreendedora, Florêncio anda viajando por alguns estados do Brasil a trabalho. Mesmo assim, mantém seu nome visando o pleito eleitoral. Seu partido é o DC.
-O vereador Aroldo Leandro é outro nome que se tem visto falar nas rodas de conversas. Em sua rede social nota-se que o parlamentar tem se reunido com frequência, o que tem atraído algumas interações de seguidores, em volume considerado, por sinal. Aroldo está filiado ao PL e diz ser o candidato da direita na cidade.
– O funcionário da Petrobrás Rodolfo Elias também vem se movimentando. Rodolfo foi candidato a deputado nas últimas eleições. Ao que tudo indica, Elias conseguiu ser amparado no partido Novo, no qual pretende seguir firme rumo as eleições deste ano.
-O vereador Cocóia, após se desligar do grupo da prefeita, lançou seu nome como pré-candidato a prefeito de SFI. O vereador que está em seu segundo mandato, anda se reunindo e buscando apoio de lideranças da cidade. Seu partido é o PSD.
– O produtor rural Eduardo Póvoa, conhecido também como “homem do bolo” surpreendeu a todos ao colocar seu nome para concorrer ao pleito eleitoral de 2024. De família tradicional, Póvoa é filho do saudoso João Póvoa, que deixou lembranças de uma história que une respeito, trabalho e humildade na cidade. Seguindo os princípios do pai, Eduardo decidiu participar da vida pública. Ele está filiado no União Brasil.
Pelo presente momento, esses são os nomes colocados a disposição da população. Mas afinal, o que é necessário para garantir uma eleição de prefeito em SFI: Poder aquisitivo? Popularidade? Grupo? Uma boa articulação política? Formação? Liderança? Ou todas as anteriores?
Voltaremos com a parte 2 de “quem são os pré-candidatos a prefeito de SFI?“, a medida que o cenário político sofrer alguma atualização, afinal, nos bastidores, a política sanfranciscana anda beem agitada. Até breve!
Se você é pré-candidato a prefeito e seu nome não foi citado aqui, nos envie um email: contato@informe360.com.br que atualizaremos a lista.
Siga INFORME360 no Instagram clicando AQUI
Cidades
Thamires Rangel: nova liderança feminina de Campos dos Goytacazes eleita vereadora mais jovem do Brasil
A cidade de Campos dos Goytacazes fez história ao eleger Thamires Rangel, de apenas 18 anos, como a sua mais jovem vereadora com 5.483 votos, além de ser a única mulher a garantir uma vaga na Câmara Municipal nas eleições de 2024. Filiada ao Partido da Mulher Brasileira (PMB), Thamires não apenas alcançou esse feito, mas foi a segunda candidata mais votada da cidade, destacando-se em um pleito competitivo com figuras de renome e mandato na cidade. A vereadora, que é filha do deputado estadual Thiago Rangel (PMB), desde nova, já segue os passos do pai na vida pública..
Estudante e bolsista, Thamires acumula responsabilidades que vão além de sua vida acadêmica. Como estagiária, ela já demonstra a capacidade de conciliar trabalho, estudo e agora, o desafio de atuar como representante pública. Sua juventude, ao invés de ser um fator limitante, é vista como uma força renovadora, trazendo consigo um novo olhar e vigor para a política local.
Prometendo ser uma liderança de destaque, a candidata eleita representa a juventude e as mulheres, duas bases que, historicamente, enfrentam sub-representação nos espaços de poder. Sua plataforma inclui o compromisso de lutar por melhores condições nas áreas mais carentes de Campos dos Goytacazes, utilizando sua voz para dar visibilidade às necessidades das comunidades que carecem de investimentos e políticas públicas eficientes.
Com essa conquista, Thamires assume um papel de responsabilidade, não apenas como vereadora, mas como símbolo de uma nova geração de políticos que buscam fazer a diferença de forma direta e genuína. A jovem promete ser uma voz ativa para aqueles que têm clamado por mudanças e inovação na política de Campos dos Goytacazes.
Ao se tornar a vereadora mais jovem do Brasil em 2024, Thamires Rangel não só quebra barreiras, mas inspira futuras gerações de jovens a acreditarem que, com determinação e propósito, é possível transformar a realidade de suas comunidades e cidades. O futuro político da maior cidade do interior do estado do Rio de Janeiro ganha, assim, uma promessa de renovação e compromisso social.
Cidades
Conheça a nova bancada de vereadores e vereadoras do Rio de Janeiro
Com o fim do primeiro turno das eleições municipais de 2024, além do candidato Eduardo Paes (PSD), reeleito para a prefeitura do Rio de Janeiro com 60,47% dos votos (1.861.856), a capital fluminense teve 51 vereadores eleitos para ocuparem o Palácio Pedro Ernesto, sede da Câmara.
O Partido Social Democrático (PSD), de Paes, liderou em número de candidatos eleitos, com 16 vereadores, três a mais do que a bancada anterior. Em seguida, vieram o Partido Liberal (PL), com sete cadeiras; o Partido dos Trabalhadores (PT), com quatro; o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), com quatro; o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) com três; o Progressistas (PP), com três; o Republicanos, com três, e o Podemos, com dois.
Partido Verde (PV), União Brasil (UNIÃO), Solidariedade (SD), Democracia Cristã (DC), Novo, Partido Renovação Democrática (PRD), Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Partido Socialista Brasileiro (PSB) e Partido Democrático Trabalhista (PDT) tiveram um candidato a vereador eleito.
O número de mulheres eleitas aumentou de 11 para 12.
Carlos Bolsonaro (PL), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi o candidato mais votado, com 130.480 votos (4,30%). Em segundo lugar, Marcio Ribeiro (PSD) obteve 56.770 votos (1,87%) e Tainá de Paula (PT), em terceiro, conquistou 49.986 votos (1,65%). Dias antes do primeiro turno das eleições, a candidata foi alvo de um ataque a tiros em Vila Isabel, na zona norte do Rio.
Confira a lista completa da nova bancada de vereadores e vereadoras do Rio.
*Estagiária sob supervisão de Vinícius Lisboa
Cidades
Homem atira contra Agência dos Correios de Guaxindiba; PM faz buscas
Um indivíduo disparou quatro tiros contra um Posto dos Correios da Praia de Guaxindiba, na manhã desta quinta-feira(22), após saber que a encomenda foi devolvida para a central dos Correios no centro da cidade ( São Francisco).
Antes dos disparos, o homem (não identificado) estava em seu veículo, nervoso e aos gritos aparentemente, com sua esposa. Até então, parecia uma discussão de casal, mas ao sair com carro ele parou em frente a Agência, atirou e seguiu viagem. A funcionária ficou desesperada e saiu do local de trabalho para uma loja ao lado, populares e vizinhos – ao ouvir os disparos – correram para ver o que tinha acontecido. Felizmente, ninguém ficou ferido.
Minutos depois, a Polícia Militar chegou ao local e, com a descrição cedida por populares, estão realizando buscas pela região.
- Política1 semana atrás
Hermano Cardoso surge como novo nome da política de Gargaú
- Meio Ambiente1 semana atrás
Recanto das Casuarinas: o paraíso de Guaxindiba abandonado pela consciência ambiental
- Eleições 20241 semana atrás
Eleitor tem 60 dias para justificar ausência: veja como fazer
- Política1 semana atrás
Pedrinho Cherene mantém elegibilidade para as eleições municipais
- Negócios1 semana atrás
Entenda Como Funciona a “Licença por Infelicidade”
- Internacional1 semana atrás
Irã lança mísseis contra Israel; governo israelense e americano entra em alerta
- Política1 semana atrás
Lula desembarca em Brasília após problema com avião no México
- Geral1 semana atrás
Morre no Rio o apresentador Cid Moreira