Ligue-se a nós

Cidades

SJB: UBS de Sabonete é reinaugurada e volta a contar com atendimento odontológico

Redação Informe 360

Publicado

no

Os moradores de Sabonete e localidades vizinhas do quinto distrito de São João da Barra receberam de volta a sua Unidade Básica de Saúde (UBS), totalmente reformada e ampliada, inclusive com a retomada do atendimento odontológico. A reinauguração foi feita nesta terça-feira, 21, pela prefeita Carla Caputi, acompanhada de integrantes da sua equipe e de vereadores. A comunidade também marcou presença e pôde contar com alguns serviços de programas da Secretaria Municipal de Saúde.

— É uma das primeiras inaugurações após o início do nosso novo mandato e eu estou muito feliz. Foram muitas obras ao longo desses dois anos que a gente esteve à frente e agora continuando. São mais de 160 obras e essa UBS representa mais uma conquista para a população aqui do quinto distrito. Mais importante do que os espaços físicos, que são fundamentais e temos a obrigação de estar colocando bem direitinho, são as pessoas. E precisamos trabalhar por elas e para elas. Junto com a minha equipe e com o Legislativo, a gente vai conseguir transformar cada vez mais as vidas de São João da Barra e devolver à população os resultados que ela precisa, não só em obras físicas, mas em uma cidade que cada vez mais dá orgulho de a gente viver — discursou a prefeita.

Reformada e ampliada a partir de uma emenda impositiva do vereador Julinho Peixoto, que contou com complementação financeira determinada por Carla Caputi, na UBS de Sabonete foi realizada a troca de toda parte elétrica, o que permitiu a adequação para a climatização. Outras mudanças importantes foram adaptações de acessibilidade com rampas e banheiros.

Presente na reinauguração, o secretário municipal Obras e Serviços, Alexandre Rosa, destacou outras intervenções, como a construção de consultórios, sendo um ginecológico, com banheiro completo, e outro odontológico, com sala de esterilização; além de uma farmácia; sala de curativo e dormitório para motorista de ambulância. A fachada também foi totalmente reformulada, assim com a parte interna que recebeu revestimento seguindo as normas de vigilância sanitária.

— É a quinta unidade de saúde que o governo Carla Caputi inaugura após reforma e temos outras também em andamento, prestes a serem entregues. A prefeita está reformando as unidades básicas nas comunidades, mas já nos solicitou o levantamento para a construção do tão sonhado hospital no município — destacou Alexandre.

A secretária municipal de Saúde, Arleny Valdes, falou da alegria de reinaugurar a UBS de Sabonete, uma das mais antigas do município. “Devolver essa unidade totalmente reformada, ampliada para a população é um grande prazer. A gente está voltando com o serviço de odontologia e retomando também os atendimentos médicos. Contamos com uma ambulância na unidade, e isso faz a diferença“, ressaltou a secretária, citando ainda que outros serviços como a farmácia e o agendamento de consultas facilita o acesso da população que não precisa se locomover, por exemplo, à sede do município, já que especialidades não ofertadas na UBS de Sabonete podem ser marcadas para Policlínica de Mato Escuro, também no quinto distrito.

Além de participar da reinauguração, a comunidade pôde conhecer e acessar alguns serviços da Saúde. Estiveram presentes equipes dos programas municipais de Controle do Tabagismo, do Hiperdia, de Odontologia, da Saúde da Mulher e de Controle de IST/HIV/Aids e Hepatites Virais, assim como profissionais do Centro Municipal de Práticas Integrativas.

Anúncio

“A gente trouxe os programas com o objetivo de colocar mais perto da população o acesso à promoção de saúde e para que os moradores possam conhecer também o que a Secretaria de Saúde oferece, facilitando o acesso dos pacientes ao informar o local de funcionamento e como pode acessar a cada programa. É uma forma de incentivar que a população procure cada um desses serviços”, comentou Arleny.

Via Secom/PMSJB

Cidades

Italva lança moeda local “Pedra Branca” para aquecer economia e valorizar o comércio da cidade

Redação Informe 360

Publicado

no

Iniciativa vai oferecer a Antecipação Salarial sem custos para o servidor público

A Prefeitura de Italva, no Norte Fluminense, acaba de dar um passo inovador ao lançar oficialmente a sua própria moeda local: a “Pedra Branca”. A iniciativa inédita na região foi anunciada pelo prefeito Leo Pelanca e pelo vice-prefeito Plínio Fernandes, que comunicaram à população italvense e ao setor empresarial local a criação da nova ferramenta econômica, com o objetivo de fortalecer o comércio da cidade e fomentar o desenvolvimento local.

A moeda Pedra Branca terá como primeira função operacional a Antecipação Salarial dos Servidores Públicos Municipais, permitindo que eles possam adiantar em 40% parte de seus vencimentos de forma prática, segura, sem juros e sem descontar um centavo do salário bruto. A quantia adiantada é automaticamente descontada do salário do mês seguinte. O diferencial está no uso exclusivo da moeda nos estabelecimentos comerciais credenciados da própria cidade, o que irá garantir que os recursos permaneçam circulando dentro da economia local.

Cartão/Moeda Local Pedra Branca

Segundo Agencia do Empreendedor – empresa que irá fazer a gestão da moeda –não haverá qualquer custo adicional para o servidor ou para o poder público, tornando a medida sustentável e vantajosa para todos os envolvidos. O custeio da operação será de responsabilidade dos comerciantes locais, que pagarão uma taxa de até 6% apenas no momento da transação, semelhante ao funcionamento tradicional de maquininhas de cartão.

Além da Antecipação Salarial, a moeda Pedra Branca pode ser projetada para atender outras frentes sociais e administrativas, como a distribuição de tickets alimentação, programas sociais, compra de material escolar e outros benefícios futuros que poderão ser integrados ao sistema.

Anúncio
Uniforme da equipe que fará o credenciamento do comércio.

O processo de credenciamento dos estabelecimentos será feito pelos agentes da Agência do Empreendedor, que atuarão diretamente junto aos empresários da cidade para explicar o funcionamento da moeda e integrar os interessados na plataforma.

“Estamos colocando Italva na vanguarda da inovação social e econômica. A Pedra Branca é mais do que uma moeda: é uma estratégia de valorização do que é nosso, fortalecendo o comércio local e mantendo a riqueza girando dentro de Italva”, destacou o prefeito e presidente do Cidennf Léo.

Outro ponto positivo da iniciativa será o aumento da arrecadação municipal com o recolhimento do ISS (Imposto Sobre Serviços), já que todas as operações da Pedra Branca passarão pelo circuito formal, o que ajuda a ampliar a base tributária sem elevar a carga para os cidadãos.

Com esse passo ousado e estratégico, Italva se torna a primeira cidade do Norte do Estado do Rio de Janeiro a lançar sua própria moeda local, um modelo que une inovação e gestão.

Anúncio
Continuar Lendo

Cidades

Luan Pereira encerra o 37º Festival do Maracujá com recorde de público

Redação Informe 360

Publicado

no

A última noite do 37º Festival do Maracujá, neste domingo (27), foi marcada por emoção, energia e casa cheia. O cantor Luan Pereira encerrou a programação com um verdadeiro espetáculo de luzes, efeitos especiais e grandes sucessos, e fez o público cantar e dançar em Travessão de Barra, São Francisco de Itabapoana.

A multidão acompanhou o artista em coro, em um show cheio de interação. Entre os hits “Dentro da Hilux” que marcou sua carreira levou o público ao delírio.

CORPO SHOW DOMINGO 2

Um dos momentos mais marcantes foi quando Luan desceu do palco para abraçar os fãs. “Fiquei impressionado com o carinho e com a energia desse público. A estrutura da festa está incrível e é gratificante ver tanta gente reunida para curtir esse momento”, disse o cantor durante a apresentação.

OUTRO CANTOR

A noite começou com a dupla Ayala & Júlio César, que animou o público com hits como “Jejum de Amor” e “Você Vai Ver”, preparando o clima para a atração principal.

A prefeita Yara Cinthia, que acompanhou os três dias de festa, celebrou a realização do evento. “Nosso compromisso é resgatar as tradições e oferecer momentos de alegria à população. Estar presente em cada show, em cada atividade, e ver nossa comunidade feliz é uma enorme recompensa”, finalizou a prefeita. 

3J5A1522

O evento contou com mais uma parceria com o Governo do Estado, por meio da FUNARJ – Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A Prefeitura agradece ao Governador Cláudio Castro e ao Presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj, Rodrigo Bacellar; Ao Deputado Federal, Aureo Ribeiro; Ao Deputado Estadual ,Vitor Junior; Ao Deputado Estadual, Thiago Rangel e a Deputada Federal e secretária Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSODH), Rosângela Gomes.

Por: Ascom-PMSFI

Anúncio
Continuar Lendo

Cidades

Campos é contemplado com kit de equipamentos para criação do Polo de Teleconsulta

Redação Informe 360

Publicado

no

Campos foi contemplado com um kit de equipamentos para teleconsulta e 13 combos de equipamentos para Unidades Básicas de Saúde (UBS). Os investimentos, publicados na Portaria GM/MS nº7.613 de 17 de junho de 2025, fazem parte do Novo PAC Saúde e permitirão ao município implementar a teleconsulta, uma estratégia do Ministério da Saúde para integrar a saúde digital ao Sistema Único de Saúde (SUS). Com isso, as UBS vão ampliar a oferta de procedimentos, exames diagnósticos, vacinas e cuidados.

No kit de teleconsulta estão previstos computador portátil, microfone, projetor multimídia, mesa de escritório, cadeiras e câmara de segurança que, de acordo como secretário Municipal de Saúde, Paulo Hirano, irão permitir a criação do Polo de Teleconsulta, atender, principalmente, aqueles locais mais distantes do centro da cidade.

“O Ministério da Saúde está contemplando as cidades que têm estrutura, com esses equipamentos para avançar na teleconsulta. É um projeto muito interessante, que vai permitir que possamos capilarizar essa assistência, fazendo com que as unidades mais distantes do centro da cidade possam ter o acesso, principalmente a determinadas especialidades. A teleconsulta é uma grande ferramenta que vai facilitar o acesso dos pacientes à assistência em saúde”, disse Paulo Hirano lembrando que Campos é o maior município em extensão territorial do Estado.

Já os combos de equipamentos, serão utilizados nas Unidades Básicas vinculadas à Saúde na Atenção Primária em Saúde do município. Eles são compostos por câmara fria para vacinas, retinógrafo portátil, espirômetro digital, dermatoscópio, eletrocardiógrafo eletrocautério (bisturi elétrico), desfibrilador externo automático, doppler vascular, laser para fisioterapia, ultrassom para fisioterapia, balança portátil até 200kg, TENS e FENS, dinamômetro, cadeira de rodas, fotóforo e tábua de propriocepção.

“Esses equipamentos portáteis serão utilizados para auxiliar o atendimento e diagnóstico por parte das equipes pelas equipes da Estratégia Saúde da Família. É uma série de equipamentos que vem para potencializar, empoderar e facilitar a ação dos médicos das unidades mais distantes. Então, vai ser um grande avanço com certeza. Mais um grande passo para que a gente possa assistir melhor à nossa população”, reforçou Hirano.

Ambos os projetos visam facilitar o acesso da população à assistência médica e fortalecer o SUS digital.

Anúncio
Continuar Lendo

Em Alta