Ligue-se a nós

Cidades

Creche noturna: prefeito inaugura primeira unidade de Campos

Redação Informe 360

Publicado

no

O prefeito Wladimir Garotinho abriu, nesta sexta-feira (22), a programação de inaugurações e eventos em comemoração ao aniversário dos 189 anos da elevação de Campos, antiga Vila de São Salvador, à categoria de cidade. A primeira ação foi a inauguração da Creche Escola Rita Chardelli, que passou por obras de reforma e ampliação e vai atender cerca de 400 alunos. O prefeito, que inaugurou a unidade com o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, e o secretário de Obras e Infraestrutura, Fábio Ribeiro, anunciou que a Rita chardelli será a primeira Creche Noturna de Campos, com o serviço passando a funcionar à noite no segundo semestre deste ano, em parceria com a Fundação Municipal da Infância e Juventude (FMIJ). 

“Essa unidade abre a sequência de inaugurações que faremos ainda hoje e ao longo da próxima semana na área de educação, saúde, assistência social e lazer. Não deixamos de planejar, trabalhar e executar em nenhum dia desses três anos e três meses de governo, sendo que o primeiro ano e meio ainda estávamos em pandemia. Ou seja, tivemos apenas dois anos de gestão plena para entregar resultados. Encontramos a cidade devendo salário aos servidores efetivos e contratados e não se fazia mais obras em Campos. Hoje a cidade vive um novo tempo, com melhorias em todas as áreas. Na próxima semana, vamos inaugurar mais duas escolas novas que terminamos de construir e seguimos, dessa forma, ampliando a oferta de vagas para mais quatro mil alunos, aproximadamente”, afirmou o prefeito.

O secretário de Educação reforçou a fala do prefeito. “Estamos construindo uma nova história. Não é apenas a reforma de uma creche, não é só obra, é cuidar de pessoas, que é o slogan desse governo e não por acaso. É fazer inclusão de verdade. Desejo que, aqui, eles sejam crianças de fato, brinquem com segurança, conforto, desenvolvam a aprendizagem, recebam cuidado e alimentação de qualidade, ou seja, tudo aquilo que a gente entende que precisa para prepará-los para uma sociedade mais justa e inclusiva, com direito de avançar na vida com autonomia. Essa será uma creche de referência para o município, um espaço de orgulho para nossa educação”, falou.

FAMILIARES DE RITA CHARDELLI APROVAM NOVA UNIDADE ESCOLAR APÓS REFORMA 

Também participaram da inauguração subsecretários de Educação; vereadores; profissionais da unidade escolar e pais de alunos. Durante o evento, Carolina Chardelli, filha da ex-servidora da Secretaria de Educação agradeceu a homenagem feita à mãe, cujo nome dá título à unidade escolar. 

“É uma emoção muito grande estar aqui na reinauguração dessa creche que leva o nome da minha mãe, no dia do meu aniversário. É um presente para mim. Ela é tão merecedora dessa homenagem, pois foi um fenômeno na educação campista e falava de inclusão quando ninguém ainda falava desse assunto. Durante muitos anos, minha mãe levantou essa bandeira e até hoje tem sua marca registrada. Agradeço muito ao prefeito de Campos por essa homenagem tão bonita e que essa creche venha agregar para a cidade e acolher muitas crianças aqui”, disse Carolina. 

Rossana Soares Rangel, prima de Rita Chardelli, parabenizou aos profissionais da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.

Anúncio

“Parabéns aos profissionais guerreiros que recebem aqui as crianças com necessidades educacionais especiais, correm atrás e buscam a melhor maneira de trabalhar a educação inclusiva. Parabéns ao prefeito Wladimir e ao secretário Marcelo, por acolherem os alunos que necessitam de educação especial, que era o que Rita buscava. Que outros espaços como esse possam ser formados”, comentou. 

APROVAÇÃO TAMBÉM DE PROFISSIONAIS E PAIS DE ALUNOS 

Os alunos da unidade fizeram uma apresentação musical falando sobre o amor e a gratidão. A entrega da creche abriu a programação pelo aniversário de Campos dos Goytacazes – 189 anos de elevação de vila à categoria de cidade. O prefeito Wladimir Garotinho também falou sobre a proposta de implantação da primeira creche noturno em Campos. 

“Nosso objetivo é dar condições para as mães que precisam sair para trabalhar à noite e não têm com quem deixar seus filhos. Aqui elas terão a garantia de que as crianças estarão recebendo todo cuidado, atenção e carinho em um ambiente com segurança e tranquilidade. Elas terão que comprovar o vínculo trabalhista no período noturno e nossa intenção é expandir o serviço também para outras áreas do município”, informou. 

Thaiana Pessanha, mãe de Maitê de dois anos, elogiou: “Deixo meu tesouro aqui para ir trabalhar e está tudo maravilhoso. Estou encantada, ficou perfeita. Está bem maior e mais seguro. O atendimento aqui é maravilhoso, os professores são bem atenciosos com a gente e estou muito feliz com essa inauguração”, disse. 

Vanderleia Gomes, mãe de Mikael, de 2 anos e 7 meses, acredita que a nova escola está garantindo melhores condições para a segurança dos pequenos. “Quando fiz a matrícula na casa antiga já fui muito bem recebida, mas com essa nova estrutura aqui ficou ainda melhor e eu fico muito mais tranquila. Agora parece escola particular. Vai ajudar muito no processo de aprendizagem dele”, declarou.

A professora Aline Cristina Amaral de Oliveira Miranda também está feliz com a finalização do serviço e a mudança para o novo endereço.

Anúncio

“Diante de tantas dificuldades que enfrentamos ao longo dos anos, com falta de estrutura para educarmos nossas crianças, hoje, com condições adequadas e grande alegria, minha expectativa está se tornando realidade com a entrega da nossa unidade escolar totalmente reformada, com salas amplas, modernas e climatizadas. Poderei implementar uma modalidade de ensino mais atraente, com ambiente favorável, que ofereça segurança, o que é essencial para os alunos”, assegurou Aline.

Fonte: Secom/PMCG – Por: Kamilla Uhl – Foto: César Ferreira

Cidades

ExpoAgro 2025: Cultura e lazer que movimentam a economia de São Francisco

Redação Informe 360

Publicado

no

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana tem investido na realização de grandes eventos como estratégia para fortalecer a economia local e fomentar o desenvolvimento do município. No primeiro semestre, eventos religiosos já comprovaram a eficácia dessa iniciativa, movimentando comércio, aquecendo setores como alimentação, hospedagem e transporte, e gerando renda para a população.

Agora, a atenção se volta para a 40ª ExpoAgro, que acontece de 11 a 14 de setembro, no Parque de Exposições de Praça João Pessoa. Consolidada como um dos maiores eventos da região, a feira vai muito além do lazer: é um verdadeiro motor econômico para São Francisco.

A parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado garante infraestrutura completa e uma programação de peso, com atrações como Aline Barros, Simone Mendes, Guilherme & Benuto e Diego & Victor Hugo, que prometem atrair milhares de visitantes.

O impacto é amplo: além de fortalecer o setor agropecuário, base da economia local, a ExpoAgro movimenta hospedagem, transporte, alimentação, comércio e economia criativa, gerando empregos e oportunidades para os moradores.

Anúncio

 —  Os eventos têm se mostrado grandes aliados do desenvolvimento, gerando renda, movimentando o comércio e enchendo nosso povo de orgulho. Seguiremos investindo em oportunidades que tragam benefícios concretos para todos. Com união e trabalho, o futuro de São Francisco será de ainda mais conquistas — , afirmou o Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Denival Neto.

Fonte: Ascom-PMSFI

Continuar Lendo

Cidades

Refis: adesão ao programa pode ser feito até 31 de outubro

Redação Informe 360

Publicado

no

Os contribuintes de São Francisco de Itabapoana têm até o dia 31 de outubro para fazer a adesão ao Programa de Recuperação Fiscal (Refis). O objetivo é possibilitar a regularização de créditos tributários e não tributários devidos por pessoas físicas ou jurídicas junto ao município até o dia 31 de outubro de 2025.

A adesão poderá ser feita diretamente no Departamento de Arrecadação da Secretaria Municipal de Fazenda. O contribuinte poderá optar pelo pagamento à vista — com 100% de desconto em multas e juros — ou pelo parcelamento em até 36 vezes, com redução de 40% da multa e 20% dos juros.

Poderão ser incluídos no Refis débitos em cobrança administrativa ou judicial, com parcelamentos anteriores rescindidos ou em andamento, e os que estejam com exigibilidade suspensa, conforme o Código Tributário Nacional. Débitos ambientais com decisão definitiva e dívidas contratuais que impliquem em rescisão não serão incluídos no programa.

Forma de pagamento

Anúncio

Redução de multa                                  Redução de juros

Pagamento à vista 100%                               100%
Até 6 parcelas 90%                                         80%
De 7 a 12 parcelas 80%                                  60%
De 13 a 24 parcelas 60%                                40%
De 25 a 36 parcelas 40%                                 20%

Por: Ascom-PMSFI

Anúncio
Continuar Lendo

Cidades

SJB tem novo endereço para emissão de nota fiscal eletrônica

Redação Informe 360

Publicado

no

A Prefeitura de São João da Barra informa às empresas que prestam serviço no município que os endereços para emissão de nota fiscal eletrônica mudaram. As alterações, que foram feitas por motivo de segurança, já estão em vigor, de acordo com a Secretaria Municipal de Fazenda. As notas fiscais devem ser emitidas no site https://notafiscal.sjb.rj.gov.br/issweb/home, enquanto as empresas que utilizam web service devem acessar o endereço https://notafiscal.sjb.rj.gov.br/IssWeb-ejb/IssWebWS/IssWebWS?wsdl.

Essas alterações foram necessárias para aprimorar a segurança dos dados, que a partir de agora são criptografados de ponta a ponta. A medida atende, também, a uma exigência da Lei Geral de Proteção de Dados. Vale lembrar que não houve mudança no login e na senha para acesso e emissão das notas — explica o secretário de Fazenda do Município, Aristeu Netto.

A Secretaria Municipal de Fazenda está à disposição para eventuais esclarecimentos, pelo e-mail setorempresarial@sjb.rj.br, e ressalta que emitir nota fiscal é obrigatório a todas as empresas com atividade econômica comercial e empresas cadastradas no regime do Simples Nacional. Além disso, é uma garantia de que a empresa está atuando legalmente e pagando corretamente os seus tributos.

Os impostos das notas fiscais emitidas no município ajudam a compor a arrecadação própria da Prefeitura. A Secretaria Municipal de Fazenda aprimora constantemente a fiscalização sobre esses valores, com o objetivo de aumentar a arrecadação, sem aumento de tributos.

Anúncio

Por: Secom-PMSJB

Continuar Lendo

Em Alta