Ligue-se a nós

Cidades

Creche noturna: prefeito inaugura primeira unidade de Campos

Redação Informe 360

Publicado

no

O prefeito Wladimir Garotinho abriu, nesta sexta-feira (22), a programação de inaugurações e eventos em comemoração ao aniversário dos 189 anos da elevação de Campos, antiga Vila de São Salvador, à categoria de cidade. A primeira ação foi a inauguração da Creche Escola Rita Chardelli, que passou por obras de reforma e ampliação e vai atender cerca de 400 alunos. O prefeito, que inaugurou a unidade com o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, e o secretário de Obras e Infraestrutura, Fábio Ribeiro, anunciou que a Rita chardelli será a primeira Creche Noturna de Campos, com o serviço passando a funcionar à noite no segundo semestre deste ano, em parceria com a Fundação Municipal da Infância e Juventude (FMIJ). 

“Essa unidade abre a sequência de inaugurações que faremos ainda hoje e ao longo da próxima semana na área de educação, saúde, assistência social e lazer. Não deixamos de planejar, trabalhar e executar em nenhum dia desses três anos e três meses de governo, sendo que o primeiro ano e meio ainda estávamos em pandemia. Ou seja, tivemos apenas dois anos de gestão plena para entregar resultados. Encontramos a cidade devendo salário aos servidores efetivos e contratados e não se fazia mais obras em Campos. Hoje a cidade vive um novo tempo, com melhorias em todas as áreas. Na próxima semana, vamos inaugurar mais duas escolas novas que terminamos de construir e seguimos, dessa forma, ampliando a oferta de vagas para mais quatro mil alunos, aproximadamente”, afirmou o prefeito.

O secretário de Educação reforçou a fala do prefeito. “Estamos construindo uma nova história. Não é apenas a reforma de uma creche, não é só obra, é cuidar de pessoas, que é o slogan desse governo e não por acaso. É fazer inclusão de verdade. Desejo que, aqui, eles sejam crianças de fato, brinquem com segurança, conforto, desenvolvam a aprendizagem, recebam cuidado e alimentação de qualidade, ou seja, tudo aquilo que a gente entende que precisa para prepará-los para uma sociedade mais justa e inclusiva, com direito de avançar na vida com autonomia. Essa será uma creche de referência para o município, um espaço de orgulho para nossa educação”, falou.

FAMILIARES DE RITA CHARDELLI APROVAM NOVA UNIDADE ESCOLAR APÓS REFORMA 

Também participaram da inauguração subsecretários de Educação; vereadores; profissionais da unidade escolar e pais de alunos. Durante o evento, Carolina Chardelli, filha da ex-servidora da Secretaria de Educação agradeceu a homenagem feita à mãe, cujo nome dá título à unidade escolar. 

“É uma emoção muito grande estar aqui na reinauguração dessa creche que leva o nome da minha mãe, no dia do meu aniversário. É um presente para mim. Ela é tão merecedora dessa homenagem, pois foi um fenômeno na educação campista e falava de inclusão quando ninguém ainda falava desse assunto. Durante muitos anos, minha mãe levantou essa bandeira e até hoje tem sua marca registrada. Agradeço muito ao prefeito de Campos por essa homenagem tão bonita e que essa creche venha agregar para a cidade e acolher muitas crianças aqui”, disse Carolina. 

Rossana Soares Rangel, prima de Rita Chardelli, parabenizou aos profissionais da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.

Anúncio

“Parabéns aos profissionais guerreiros que recebem aqui as crianças com necessidades educacionais especiais, correm atrás e buscam a melhor maneira de trabalhar a educação inclusiva. Parabéns ao prefeito Wladimir e ao secretário Marcelo, por acolherem os alunos que necessitam de educação especial, que era o que Rita buscava. Que outros espaços como esse possam ser formados”, comentou. 

APROVAÇÃO TAMBÉM DE PROFISSIONAIS E PAIS DE ALUNOS 

Os alunos da unidade fizeram uma apresentação musical falando sobre o amor e a gratidão. A entrega da creche abriu a programação pelo aniversário de Campos dos Goytacazes – 189 anos de elevação de vila à categoria de cidade. O prefeito Wladimir Garotinho também falou sobre a proposta de implantação da primeira creche noturno em Campos. 

“Nosso objetivo é dar condições para as mães que precisam sair para trabalhar à noite e não têm com quem deixar seus filhos. Aqui elas terão a garantia de que as crianças estarão recebendo todo cuidado, atenção e carinho em um ambiente com segurança e tranquilidade. Elas terão que comprovar o vínculo trabalhista no período noturno e nossa intenção é expandir o serviço também para outras áreas do município”, informou. 

Thaiana Pessanha, mãe de Maitê de dois anos, elogiou: “Deixo meu tesouro aqui para ir trabalhar e está tudo maravilhoso. Estou encantada, ficou perfeita. Está bem maior e mais seguro. O atendimento aqui é maravilhoso, os professores são bem atenciosos com a gente e estou muito feliz com essa inauguração”, disse. 

Vanderleia Gomes, mãe de Mikael, de 2 anos e 7 meses, acredita que a nova escola está garantindo melhores condições para a segurança dos pequenos. “Quando fiz a matrícula na casa antiga já fui muito bem recebida, mas com essa nova estrutura aqui ficou ainda melhor e eu fico muito mais tranquila. Agora parece escola particular. Vai ajudar muito no processo de aprendizagem dele”, declarou.

A professora Aline Cristina Amaral de Oliveira Miranda também está feliz com a finalização do serviço e a mudança para o novo endereço.

Anúncio

“Diante de tantas dificuldades que enfrentamos ao longo dos anos, com falta de estrutura para educarmos nossas crianças, hoje, com condições adequadas e grande alegria, minha expectativa está se tornando realidade com a entrega da nossa unidade escolar totalmente reformada, com salas amplas, modernas e climatizadas. Poderei implementar uma modalidade de ensino mais atraente, com ambiente favorável, que ofereça segurança, o que é essencial para os alunos”, assegurou Aline.

Fonte: Secom/PMCG – Por: Kamilla Uhl – Foto: César Ferreira

Cidades

Pré-candidatos à prefeitura de SFI se encontram e posaram para fotos

Redação Informe 360

Publicado

no

Na última sexta-feira (28), na comunidade de Travessão de Barra, uma tradicional Festa Junina da região, foi palco de um encontro inusitado. Os três principais pré-candidatos à prefeitura de São Francisco de Itabapoana para as eleições de 2024 se cruzaram no evento e, surpreendendo a muitos, protagonizaram um momento de cordialidade e cortesia.

Os pré-candidatos Yara Cíntia (SD), apoiada pela atual prefeita Francimara Azeredo, Aroldo Leandro (PL), com suporte do deputado federal Altineu Cortes, e Pedrinho Cherene (União Brasil), que conta com adesão do presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ), Rodrigo Bacellar (União Brasil), não só se cumprimentaram, mas também conversaram “ao pé do ouvido” e posaram juntos para uma foto. Esse gesto surpreendeu a muitos, sendo recebido pelos presentes, como um exemplo de civilidade e democracia.

A Caminho das Eleições

Os três políticos estão na fase de pré-campanha e aguardam as convenções partidárias que ocorrerão entre 20 de julho e 5 de agosto, conforme as normas da Justiça Eleitoral. Se seus nomes forem confirmados, eles se enfrentarão nas urnas no dia 6 de outubro deste ano.

Um Exemplo de Democracia

O encontro dos pré-candidatos em um ambiente festivo e de celebração religiosa, foi simbólico e demonstrou que, apesar das divergências políticas, é possível manter o respeito e a harmonia. Os eleitores presentes na festa testemunharam um verdadeiro exemplo de civilidade, mostrando que a política pode e deve ser um espaço de diálogo e respeito mútuo.

Esse episódio reforça a importância de eventos comunitários como a Festa Junina, que além de celebrarem tradições locais, também podem servir como palco para momentos de união, socialização e entendimento da sociedade e diferentes forças do cenário político.

Anúncio
Continuar Lendo

Cidades

SJB dá a largada no seu Circuito Junino no próximo dia 12

Redação Informe 360

Publicado

no

Começa no dia 12 de junho o tradicional Circuito Junino de São João da Barra que engloba as celebrações em homenagem a Santo Antônio, ao padroeiro São João Batista, São Pedro e à celebração pelo aniversário de 174 de elevação da antiga Vila de São João da Praia à categoria de cidade.

A programação vai até o dia 30 de junho e conta com shows nacionais e regionais, programação religiosa, cultural e esportiva. O grupo Pique Novo é a atração principal do dia 12, na Praça Santo Antônio, e a cantora gospel Aline Barros se apresenta na Praça São João Batista no dia do aniversário da cidade, 17 de junho. Na véspera, tem show do grupo de pagode Kamisa 10, também na praça principal.

Já no dia 24, data em homenagem ao padroeiro São João Batista, tem apresentação da dupla Jads e Jadson. Outras atrações confirmadas são de Galã do Piseiro, na Praça de São Pedro, no dia 29, e o show catolico com o cantor Flávio Victor, em Capela São Pedro, na mesma data.

Além de muita música o Circuito Junino será mais uma vez marcado pelo tradicional Desfile Fluvial, no dia 23, na Sede. Os interessados em participar podem se inscrever até 20 de junho no Centro Cultural Narcisa Amália, ou na Secretaria Municipal de Pesca, em Atafona (Rua Jorge Moreira da Costa, n° 16), das 9h às 17h.

Anúncio

Também estão abertas as inscrições, até 14 de junho, para o Show de Talentos, e até o dia 25 para o Concurso Fluvial de Canoa Ornamentada. Os interessados em participar da competição, que acontecerá no dia 28, devem se inscrever de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no Centro Cultural Amália.

Outro evento confirmado na programação é o II Festival de Comida Típica Junina. Com valor total de R$ 10 mil para premiação, que vai contar duas categorias: Prato Típico Doce e Prato Típico Salgado, podendo o participante se inscrever nas duas modalidades. O evento acontece durante o Café Literário do Circuito Junino, no dia 19 de junho, no Centro Cultural Narcisa Amália, a partir das 19h.

Fonte: Ascom/SJB

Anúncio
Continuar Lendo

Cidades

Campos: “A Convivência é uma Ilha” de sexta a domingo no Teatro de Bolso Procópio Ferreira

Redação Informe 360

Publicado

no

O Teatro de Bolso Procópio Ferreira receberá, neste final de semana, o espetáculo teatral “A Convivência é uma Ilha”, com o Grupo Erosão. Nesta sexta-feira (31) e no sábado (1º), as apresentações serão às 20h. No domingo (2), a encenação terá início às 19h. Os ingressos custam R$ 10 (meia) e R$ 20 (inteira) e estão à venda (AQUI) e na bilheteria do teatro, uma hora antes de cada sessão. O espetáculo tem classificação 14 anos.

Com performances voltadas para produção de memória coletiva e fortalecimento da cultura de comunidades tradicionais ribeirinhas, pequenos agricultores e moradores de favela, a peça vai além dos palcos, oferecendo diversas possibilidades de interatividade com o público.

O cenário do espetáculo — em forma de vídeo instalação — poderá ser visitado, pelo público, antes e depois da encenação. Nele, momentos dos ensaios e da preparação dos atores, cenas de oficinas em comunidades e trechos da construção do espetáculo em si. Dessa forma, a peça acontece na fronteira entre o teatro e o audiovisual, causando uma experiência única.

O Grupo Erosão, responsável por toda a criação do projeto, propõe reflexões importantes em áreas impactadas por catástrofes ambientais ou construções de empreendimentos com graves impactos socioambientais.

Anúncio

A peça tem direção de Fernando Codeço e produção da CasaDuna – Centro de Arte, Pesquisa e Memória de Atafona, com assistência de direção de Guilherme Mattos. A encenação ficará a cargo dos atores Jailza Mota, Julia Naidin, Lucia Talabi, Mariana Moraes, Paul Macalli, Rachell Rosa e do ator convidado Anderson Barreto.

Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio da Lei Paulo Gustavo, apresentam o Grupo Erosão em “A Convivência é uma Ilha”.

Fonte: Secom/PMCG – Por: Antônio Filho – Foto: Mariana Moraes / Divulgação 

Anúncio
Continuar Lendo

Em Alta