Cidades
Campos: carteirinha do Autista já conta com mais de 800 beneficiados

O município de Campos já conta com 802 usuários com a Carteira Municipal de Identificação do Autista (CMIA). O documento, que passou a ser emitido em setembro de 2021 pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Serviços Sociais, vem garantindo inúmeros benefícios às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A responsável pelo setor administrativo do Serviço Social, Sheila Márcia, disse que a coordenação tem recebido relatos positivos de pais e responsáveis a respeito dos benefícios da CMIA. “A gente recebe inúmeros relatos de pais e responsáveis a respeito da melhora na qualidade de vida, graças aos benefícios oferecidos pela CMIA, principalmente em relação ao atendimento prioritário nas Unidades Básicas de Saúde e hospitais. Antes, sem a carteirinha, não havia como identificar imediatamente uma pessoa com Transtorno do Espectro Autista”, relatou Sheila.
Dentre os benefícios também estão: estacionamento em vagas destinadas a deficiente físico e idoso demarcadas no município (para pais e parentes dos usuários); direito à gratuidade (passe livre) e preferência em assentos no transporte público, além da obtenção de meia-entrada em brinquedos nos shoppings centers e isenção de passaporte em parque de diversões.
Para o cadastro da CMIA, o responsável deverá apresentar os seguintes documentos: cópia do RG e CPF (maior de 12 anos) ou certidão de nascimento do portador de TEA; cartão do SUS; foto ¾; cópia do comprovante de residência; caderneta de vacinação (quando for menor de 18 anos); exame do tipo sanguíneo e fator RH; relatório com laudo médico; e cópia do RG e CPF do responsável. A sala da Coordenação de Serviço Social funciona no Centro de Saúde, anexo ao prédio da secretaria de Saúde, das 8h às 17h, lembrando que a emissão da CMIA ocorrerá num prazo estipulado de 15 dias após o cadastro. O departamento também disponibiliza um número de telefone para agendamento: (22) 98179-4544.
A emissão da CMIA pela Secretaria de Saúde só se tornou possível graças a uma alteração no artigo 7° da Lei Municipal n° 8.863, de novembro de 2018, aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito Wladimir Garotinho, em agosto de 2021.
Fonte: Secom/PMCG – Por: Igor Azeredo – Foto: César Ferreira
Cidades
Macaé lança manual do novo padrão nacional de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e)

A Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz), por meio da Consultoria Tributária, anuncia que Macaé está pronta para a nova fase da emissão de Notas Fiscais de Serviços Eletrônicas (NFS-e), em conformidade com a Lei Complementar nº 214/2025, que institui o padrão nacional de NFS-e em todo o Brasil. A partir de 1º de janeiro de 2026, todas as empresas deverão se adequar ao novo modelo. Para facilitar o acesso e a aplicação do novo padrão nacional, a Fazenda lançou o Manual de Integração da NFS-e Nacional para adequação técnica disponível neste link.
Com a adoção do padrão nacional de NFS-e, Macaé reafirma seu compromisso com a modernização tributária e a simplificação das obrigações fiscais, garantindo mais eficiência e transparência para empresas e cidadãos. A Semfaz informa que o município continuará utilizando seu próprio sistema de emissão, que será atualizado para atender ao layout nacional.
Os pontos principais do novo padrão NFS-e, conforme o Manual de Integração divulgado pela Fazenda são: unificação nacional; integração tecnológica; Web Service Nacional; validação automática; ambiente de testes; e prazo de adequação até 31 de dezembro próximo.
A Secretaria de Fazenda orienta as empresas de Macaé para revisar seus sistemas internos de emissão de NFS-e; consultar o Manual para adequação técnica; realizar testes de integração no ambiente de homologação antes da data limite; e manter atenção às atualizações divulgadas pela Semfaz.
Acesse o serviço de NFS-e no site da prefeitura.
Fonte: Secom/PMM Jornalista: Elis Regina Nuffer
Cidades
Macaé Empreendedora: Rodada de Negócios fortalece parcerias empresariais

A Semana Macaé Empreendedora 2025 promoverá, no dia 18 de novembro, uma Rodada de Negócios voltada à integração entre grandes empresas e fornecedores locais. O encontro acontecerá das 9h às 12h, no Hotel Mercure Macaé (Rua Dolores de Carvalho Vasconcelos, Macaé/RJ).
O objetivo da iniciativa é fomentar parcerias comerciais e fortalecer a cadeia produtiva da região, por meio de reuniões estratégicas entre empresas âncoras e fornecedores. Já estão confirmadas como âncoras as empresas Estácio de Sá, Hotel Mercure Macaé, Ocyan, Oceaneering, Oil States, Shopping Plaza Macaé, Subsea7 e Unimed Costa do Sol.
Durante o evento, cada fornecedor terá 10 minutos para apresentar seus produtos e serviços a cada empresa compradora. As reuniões serão presenciais e pré-agendadas, permitindo uma interação direta, com foco na geração de novos negócios e oportunidades de networking.
A Rodada de Negócios da Semana Macaé Empreendedora 2025 é uma oportunidade única para empresas locais ampliarem seu alcance comercial e fortalecerem sua presença em um dos principais polos de desenvolvimento econômico do Estado do Rio de Janeiro.
A Macaé Empreendedora é uma realização da Prefeitura de Macaé com a Rede Petro-BC e o Sebrae e apoio da FGV, Zurich Airport, Grupo Mulheres do Brasil, Amacon, Acim, CDL, Sinco Macaé e Vox To You.
Inscrições abertas.
Fonte: Secom/PMC – Jornalista: Tatiana Gama
Cidades
Balcão de Oportunidades em SJB com 301 vagas de emprego

O Balcão de Oportunidades de São João da Barra traz nesta semana 301 vagas de emprego, sendo que desse total 145 são para o município. O restante são para demais cidades do Norte Fluminense.
As oportunidades, que estão em constante atualização, contemplam diversos níveis de escolaridade e áreas de atuação.
Os interessados podem comparecer ao Balcão de Oportunidades, localizado na Avenida Rotary, nº 783, Centro de São João da Barra, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, munidos de documento de identidade, CPF, comprovante de residência e currículo atualizado. Também é possível acessar o mural de oportunidades (aqui)
O Balcão de Oportunidades oferece ainda atendimento pelo WhatsApp Business (22) 2741-1420 e pelos telefones (22) 2741-8449 – ramais 327 e 328, em que os candidatos podem obter informações, suporte e atualizações sobre novas vagas.
Fonte: Secom/PSJB –

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