Tecnologia
UFRJ promove competição de barcos movidos a energia solar

A 16ª edição do Desafio Solar Brasil Enel (DSB), competição de barcos movidos à energia solar, acontece de 31 de julho e 6 de agosto, na Praia de Icaraí, em Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro, com uma mensagem clara: o futuro sustentUFRJ promove competição de barcos movidos a energia solarável é conduzido por energias limpas.
Promovido pelo Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (Nides) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o DSB é um projeto de extensão universitária que estimula o desenvolvimento e aplicações de fontes alternativas de energia em embarcações, por meio do esporte e educação em tecnologia e meio ambiente. O projeto tem apoio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.
Desafio Solar Brasil, competição de barcos movidos à energia solar – Foto: Paulo Chaffim/Divulgação
Em entrevista à Agência Brasil, o coordenador de planejamento do projeto, Ricardo Bogéa, ressaltou que o evento de extensão faz com que os alunos coloquem seu aprendizado em prática, aplicando seus conhecimentos em situações reais.
“Eles vão aprender na realidade, não somente preparar a embarcação. Considero fundamental para a formação dos alunos o envolvimento na logística, organização, equipe, orçamento e também a competitividade, para que se tenham um melhor desempenho perante as demais equipes”, explica o professor.
Para Bogéa, ainda há muitos desafios na área de desenvolvimento na tecnologia de energia solar em embarcações. “Percebemos que, no decorrer desses anos todos, as embarcações têm tido melhorias de desempenho e velocidade. Temos visto que as equipes têm se organizado mais rápido que imaginávamos, nesta retomada após a pandemia”.
A expectativa de Bogéa é a consolidação da classe de barcos movidos à energia solar, estimulando, com isso, a participação de representantes estrangeiros no projeto e a criação de um congresso que reúna instituições de ensino, administração pública e empresas para dialogarem sobre temas como energias renováveis, educação de ciências e outras tecnologias, meio ambiente, transição energética, veículos elétricos e tecnologia social.
Competição

Desafio Solar Brasil, competição de barcos movidos à energia solar- Foto: Paulo Chaffim/Divulgação
Essa edição da DSB conta com 21 embarcações de equipes do Rio de Janeiro, Santa Catarina, Amazonas, Espírito Santo, Pará e São Paulo. Eles se enfrentarão em sete provas. A premiação da regata contempla as três equipes que obtiverem as melhores pontuações no somatório de provas. No entanto, o reconhecimento não se limita apenas ao desempenho na água. As equipes que se destacarem na produção de vídeos e pôsteres concorrem a prêmios especiais dedicados ao esforço de divulgação científica, mostrando a importância de disseminar o conhecimento sobre tecnologias sustentáveis.
O aluno de engenharia elétrica da Universidade Federal Fluminense (UFF) Daniel Mariano disse à Agência Brasil que, este ano, sua equipe, a Araribóia, pretende vencer depois de subir ao pódio em 2020 e 2022. Ele reconhece, no entanto, que terão que se esforçar, pois o nível da competição subiu. “Com um maior número de equipes participantes, mais bem preparadas e competitivas, a esperança é que a gente consiga o pódio”.
Mariano, que atua na parte elétrica da equipe, adiantou que este ano terão uma embarcação totalmente nova, com novos painéis fotovoltaicos flexíveis que geram a mesma quantidade de energia, sendo mais leves que os antigos, que eram rígidos, feitos em vidro e alumínio.
Participação
Segundo Bogéa, este ano 20 polos de inovação nacionais, incluindo universidades, institutos federais e escolas navais, se uniram para projetar o destino das tecnologias náuticas dentro da responsabilidade ambiental. Instituições como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Universidade Federal do Pará (UFPA), o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFs), entre outras, se destacam nesse cenário de inovação sustentável.
Além das competições, o Desafio Solar Brasil Enel 2023 terá uma programação de palestras, workshops, exposição de trabalhos acadêmicos, mostra de vídeos, atrações culturais de artistas locais e minicursos gratuitos abertos ao público, uma experiência de imersão no mundo da sustentabilidade e inovação tecnológica, no Clube Central em Icaraí.
Os temas das discussões incluem descarbonização, transição energética, economia circular e materiais compósitos, nitrogênio verde, tecnologia social e tecnologia embarcada.
Desafio Solar Brasil, competição de barcos movidos à energia solar – Foto: Paulo Chaffim/Divulgação
DSB nas escolas
A líder de gestão do projeto DSB, Júlia Fernandes, adiantou à Agência Brasil que sua equipe está visitando escolas públicas de Niterói para a divulgação do evento, e convidando estudantes do ensino fundamental e médio para participarem do evento, com o objetivo de incentivar os estudantes a buscar o ensino superior, ir cada vez mais longe e entrar na universidade para participar de um projeto como o DSB.
“Com essa ação, queremos mostrar aos jovens que eles têm possibilidade de um ensino mais forte na área de tecnologia de energias renováveis, e levar esse ensinamento para o seu dia a dia. Temos como meta apresentar a energia solar como um ensinamento que eles podem levar para o seu dia a dia”, disse Júlia.
* Estagiário sob supervisão de Akemi Nitahara
Edição: Fernando Fraga
Tecnologia
IA generativa guarda e expõe dados confidenciais, alerta pesquisa

Registros médicos e números de previdência social são alguns dos dados confidenciais de usuários que estão sendo expostos por assistentes de navegador da web com inteligência artificial (IA) generativa, segundo um novo estudo liderado por pesquisadores da University College London (Reino Unido) e da Universidade Mediterrânea de Reggio Calabria (Itália).
O artigo é considerado o primeiro a ser realizado em larga escala envolvendo esse tipo de tecnologia e será apresentado e publicado como parte do Simpósio de Segurança USENIX, realizado entre 13 e 15 de agosto em Seattle (EUA).
“Nossas descobertas mostram que, muitas vezes, os mecanismos de busca são convenientes à custa da privacidade do usuário, sem transparência ou consentimento e, às vezes, violando a legislação de privacidade ou os próprios termos de serviço da empresa”, disse a Dra. Anna Maria Mandalari, autora sênior do estudo.

As descobertas
Foram analisadas nove extensões entre as mais populares, que precisam ser baixadas e instaladas para aprimorar a navegação com recursos de IA, incluindo resumo e assistência de pesquisa. As descobertas que se destacaram revelaram o seguinte:
- O assistente Merlin capturou entradas de formulários, como dados bancários online ou dados de saúde, e transmitiu o conteúdo completo de páginas da web para seus servidores (com informação visível na tela);
- Extensões, como Sider e TinaMind, compartilhavam perguntas e informações dos usuários que podiam identificá-los (como seu endereço IP) com plataformas, como o Google Analytics, permitindo possível rastreamento entre sites e segmentação de anúncios;
- O ChatGPT para Google, Copilot, Monica e Sider demonstrou a capacidade de inferir atributos do usuário, como idade, sexo, renda e interesses, e usou essas informações para personalizar as respostas, mesmo em diferentes sessões de navegação;
- Apenas um assistente, o Perplexity, da empresa de nome homônimo, não mostrou nenhuma evidência de criação de perfil ou personalização.

“Embora muitas pessoas saibam que mecanismos de busca e plataformas de mídia social coletam informações sobre elas para fins de publicidade direcionada, esses assistentes de navegador de IA operam com acesso sem precedentes ao comportamento online dos usuários em áreas de sua vida online que deveriam permanecer privadas”, defende Mandalari.
Leia mais:
- Oferta ousada: startup de IA oferece R$ 185 bilhões para comprar o Google Chrome
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IA: privacidade em risco
Para o estudo, os pesquisadores se passaram por um “homem rico da geração Y da Califórnia” ao interagir com assistentes do navegador enquanto liam notícias on-line, faziam compras na Amazon ou assistiam a vídeos no YouTube.
Eles também simularam a navegação por espaços privados, que necessitam de login e senha, incluindo acessar um portal de saúde universitário e entrar em um serviço de namoro ou acessar pornografia.
Enquanto isso, a equipe interceptou e descriptografou o tráfego entre os assistentes de navegação, seus servidores e rastreadores de terceiros, o que permitiu analisar os dados que entravam e saíam em tempo real.

Depois, pediram aos assistentes para resumir as páginas da web e, em seguida, fazendo perguntas ao assistente, como “qual foi o objetivo da consulta médica atual?“, após acessar um portal de saúde online — assim, saberiam se os dados foram armazenados.
O resultado? Alguns assistentes, incluindo Merlin e Sider, não paravam de registrar a atividade quando o usuário alternava para o espaço privado, como deveriam, violando regras de proteção de dados em vigor nos EUA, como a Lei de Portabilidade e Responsabilidade de Seguros de Saúde (HIPAA, na sigla em inglês), segundo os autores.
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Tecnologia
Vai viajar? Aprenda a configurar seu celular para silenciar apps que não são importantes

Geralmente, as viagens são momentos esperados para relaxar e descansar, mas a tecnologia muitas vezes acaba invadindo esse período, trazendo mensagens e notificações que nos tiram a paz de espírito. Em vez de aproveitar ao máximo, acabamos imersos em compromissos de trabalho.
Para contornar essa situação, uma boa alternativa é configurar o celular, seja ele Android ou iOS, para tirar o som das notificações de apps menos importantes e direcionar chamadas para a caixa de voz – mas sem perder o contato com quem realmente importa.
Por que silenciar o celular durante uma viagem?
Silenciar as notificações do celular oferece a chance de criar um equilíbrio entre o descanso e as demandas urgentes. Ao configurar esse recurso, é possível garantir que apenas as pessoas e notificações essenciais consigam te encontrar, enquanto o resto fica em espera.
Assim, a experiência da viagem se torna mais tranquila e menos interrompida, permitindo um afastamento saudável do cotidiano sem comprometer totalmente a conectividade.

Embora a tentação de ficar completamente desconectado seja grande, deixar de usar a tecnologia não é uma solução viável para todos.
Afinal, algumas ferramentas e apps podem ser realmente úteis durante uma viagem, seja para navegação, emergências ou até mesmo para manter o contato com amigos e familiares. O segredo está em saber como filtrar o que é necessário e manter o foco no que realmente importa para aproveitar melhor o descanso.
Leia também:
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Como silenciar o Android
Tempo necessário: 5 minutos
Se você deseja ter um momento de descanso sem interrupções indesejadas, configurar o “Modo Férias” no seu Android pode ser uma ótima solução. Esse recurso permite personalizar as notificações, garantindo que apenas o essencial chegue até você, enquanto o restante é silenciado. Aqui está um passo a passo simples para configurar o modo e aproveitar seu tempo livre:
- Abra o aplicativo de “Configurações” no seu dispositivo Android;
- No menu, localize e toque na opção “Modos”;
- Toque em “Crie seu próprio Modo” para personalizar o modo de férias ou viagem;
Em seguida, toque em “Personalizado”; - Dê um nome e escolha um ícone para o seu modo de férias. Toque em “Concluído” para continuar;
- Na seção “Filtros de Notificação”, selecione as pessoas, apps e alarmes que poderão te interromper enquanto o modo estiver ativo;
- Agende ou ative o modo manualmente.
Você pode configurar um horário para o modo ser ativado automaticamente ou, se preferir, ativá-lo manualmente.
Como silenciar o iOS (iPhone)
Se você está buscando uma forma de aproveitar seus dias livres sem ser interrompido por mensagens ou notificações indesejadas no seu dispositivo Apple, o recurso Focus pode ser a solução ideal. Veja o passo a passo para configurar este modo no seu iPhone ou iPad:
- Abra o aplicativo “Ajustes” no seu dispositivo Apple;
- Role para baixo e toque na opção “Foco”;
- Toque no ícone de “+” no canto superior direito, e selecione a opção “Personalizado”;

- Escolha um nome para o seu modo, como “Férias” ou “Viagem”, selecione um ícone e uma cor para ele, então toque no botão “Seguinte”;
- Selecione as pessoas e aplicativos que podem enviar notificações ou entrar em contato com você enquanto o modo estiver ativo;

- Agende ou ative o modo manualmente
No menu “Defina horários”, toque em “Adicionar Horários”. Assim, você pode configurar um horário para ativação automática do modo ou escolher um local, como uma casa de praia alugada ou um hotel.

Com este modo ativado, você pode aproveitar seu tempo livre sem se distrair com notificações e mensagens em seu dispositivo Android ou iOS.
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Você sabe usar o airbag e o cinto de segurança do carro? Venha descobrir

O airbag é um dispositivo que, em caso de batidas fortes, infla e evita que o motorista e os passageiros se choquem com partes do carro e tenham lesões graves. O cinto de segurança impede que o corpo da pessoa seja lançado ao volante, painel, para-brisa e até mesmo para fora do veículo.
Sendo assim, os dois componentes são essenciais para a proteção dos ocupantes de um automóvel. Entretanto, é necessário saber usá-los corretamente. Na sequência deste conteúdo, você vai descobrir qual é a maneira certa de utilizar esses itens.
Airbag e o cinto de segurança: será que você realmente sabe utilizá-los no carro?

O acionamento do airbag acontece de forma automática em batidas nas quais o automóvel esteja a, pelo menos, 30 km/h e a batida atinja a área onde está localizado o componente, além do ângulo estabelecido pelo fabricante, ou seja, a abertura dele não depende do motorista ou passageiro. Entretanto, a sua eficácia sim.
Leia mais:
- Como calibrar o pneu do carro?
- 10 hábitos que diminuem a vida útil dos pneus do seu carro
- O que são pneus deslocados no carro? Veja os riscos e o que fazer
Para que o motorista realmente seja protegido pelo airbag em uma colisão, é necessário que ele esteja a mais de 25 cm do volante. Já o passageiro deve estar a mais de 40 cm do painel. Caso contrário, em vez de saírem com menos machucados, eles poderão se ferir gravemente por estarem muito próximos dos airbags.

Além disso, a prática de colocar os pés no local onde o airbag abre no painel também é extremamente perigosa, pois o componente abre a aproximadamente 300 km/h, podendo gerar sérias lesões na pessoa. Então, jamais faça isso.
No caso do cinto de segurança, a pessoa não deve, em hipótese alguma, deitar completamente o encosto do banco, pois, em caso de colisão frontal, o passageiro pode escorregar e sofrer lesões graves causadas pelo componente que foi feito para protegê-lo. Sendo assim, mantenha o banco na vertical enquanto usa o acessório.

Além disso, é muito importante que o item esteja bem ajustado (não apertado e nem folgado) no corpo da pessoa, na linha de cintura em vez da barriga, principalmente se for mulher e estiver grávida. Ele também deve ser passado pelo meio do ombro.
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