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Pode fumar enquanto dirige? Entenda o que a lei realmente diz

Muita gente nem pensa duas vezes antes de acender um cigarro no carro, seja no meio do trânsito ou em uma estrada. Mas será que isso é realmente permitido?
A cena de alguém fumar enquanto dirige é comum no Brasil, mas existem implicações legais e de segurança que precisam ser levadas em consideração. Mais do que um simples hábito, essa prática pode representar riscos sérios, tanto para quem dirige quanto para os passageiros e demais usuários das vias.
Vamos esclarecer se fumar ao volante é uma infração de trânsito, quais as penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e que tipo de consequências práticas isso pode gerar. Também abordaremos se os passageiros podem fumar, inclusive em motocicletas.
Se você tem o costume de fumar enquanto dirige ou conhece alguém que o faz, vale a pena entender os riscos e as responsabilidades envolvidas. Informação é o primeiro passo para evitar dores de cabeça ou multas salgadas.
Pode fumar enquanto dirige?
Tecnicamente, fumar enquanto dirige não é expressamente proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro. Ou seja, não existe um artigo no CTB que diga, literalmente, que acender um cigarro ao volante é uma infração. No entanto, isso não significa que está tudo liberado. A prática pode ser enquadrada como uma infração dependendo do contexto e das consequências para a direção segura.
Por que fumar enquanto dirige pode ser problemático?
Mesmo não sendo diretamente mencionado, fumar ao volante pode ser considerado uma infração com base no Art. 252, inciso V do CTB. Esse artigo determina que é proibido “dirigir com apenas uma das mãos, salvo quando mudar a marcha do veículo, acionar equipamentos ou acessórios do carro”.
Como é necessário usar uma das mãos para segurar o cigarro, o ato pode se encaixar nessa infração leve, com multa e pontos na carteira.
chayanuphol/Shutterstock
Além disso, há o risco de que o cigarro desvie a atenção do motorista. Mexer no isqueiro, acender o cigarro, jogar a cinza pela janela ou até o deixar cair dentro do carro pode causar distrações sérias. O próprio ato de fumar exige ações coordenadas: colocar o cigarro na boca, inspirar, soltar a fumaça e tudo isso enquanto se deveria estar com atenção total na via.
Na prática, fumar enquanto dirige compromete tanto a concentração quanto o controle do veículo, ainda que por segundos. E segundos, no trânsito, podem ser fatais.
E no caso de motociclistas?
No caso de motociclistas, a situação se torna ainda mais crítica. Como o guidão exige o uso das duas mãos constantemente e não há compartimentos para descarte seguro do cigarro, fumar pilotando é ainda mais perigoso. O risco de acidentes aumenta significativamente, sem falar nas chances de queimar o próprio corpo ou as roupas com a brasa do cigarro em movimento.
A legislação, nesse caso, também pode ser aplicada de forma indireta. O Art. 244 do CTB proíbe “conduzir motocicleta sem segurar o guidão com ambas as mãos”, salvo para indicar manobras. Logo, fumar pilotando pode configurar infração gravíssima, com penalidade ainda maior que no caso de carros.

O que de pior pode acontecer ao motorista?
Se o motorista for flagrado fumando de forma que comprometa a condução segura, ele pode ser multado. No caso de dirigir com apenas uma mão, a infração é considerada leve, com multa de R$ 88,38 e acréscimo de 3 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Já em situações mais graves como jogar a ponta do cigarro pela janela, o caso pode ser enquadrado como infração gravíssima.
Lançar objetos pela janela do carro, mesmo que seja uma bituca de cigarro, é proibido pelo Art. 172 do CTB. A multa nesse caso é de R$ 293,47, com adição de 7 pontos na CNH.
Em casos extremos, se o ato de fumar resultar em um acidente com vítimas, o condutor pode até responder criminalmente por direção perigosa ou homicídio culposo, dependendo da gravidade. Aí, sim, entram consequências mais sérias, como prisão, cassação da carteira e processo judicial.
Leia também:
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- Quais os acidentes mais comuns no trânsito brasileiro? Veja lista
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Passageiros podem fumar?
Sim, passageiros podem fumar dentro do carro, desde que não haja nenhuma proibição local (como restrições ambientais ou regras específicas de rodovias estaduais ou federais). Entretanto, é importante considerar que o cigarro afeta a qualidade do ar e pode causar desconforto para o motorista, além de gerar distrações como a necessidade de abrir janelas, lidar com o cheiro ou fumaça, etc.

Outro ponto importante: o cigarro não pode atrapalhar o motorista. Se houver qualquer situação em que o passageiro cause distração, incômodo ou risco à segurança da condução, o motorista pode ser responsabilizado.
No caso de motocicletas, a regra é mais rígida. O passageiro está exposto ao vento e sem proteção adequada. Fumar nesse cenário é extremamente perigoso e pode colocar em risco tanto o condutor quanto terceiros, o que pode gerar responsabilizações legais em caso de acidente.
Outras consequências: mais do que multas
Além das penalidades legais, fumar enquanto dirige traz outros riscos. O odor do cigarro pode impregnar o interior do veículo, desvalorizando o carro para revenda. Sem contar o risco de incêndios: já houve casos em que bitucas mal apagadas causaram focos de fogo no estofado, tapete ou até em terrenos, quando lançadas pela janela.
A brasa do cigarro também pode cair em roupas, bancos ou partes plásticas do veículo, causando queimaduras, distrações bruscas e até pânico. Se um acidente ocorrer por causa de uma reação dessas, a responsabilidade recai totalmente sobre o motorista.
Fumar no carro com crianças: isso, sim, é proibido
Vale lembrar: em alguns estados e municípios, é proibido fumar dentro do carro quando há presença de crianças. Isso segue orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e políticas locais de combate ao tabagismo passivo.
Por exemplo, no estado de São Paulo, a Lei Estadual nº 13.541/09 proíbe fumar em locais fechados de uso coletivo, incluindo carros quando há menores de idade. Nesse caso, a infração pode gerar multas específicas e até denúncia ao Conselho Tutelar, dependendo da gravidade.

Mesmo que o Código de Trânsito Brasileiro não proíba de forma direta fumar enquanto dirige, os riscos envolvidos fazem da prática uma péssima escolha. Entre perder o controle do veículo, causar acidentes, ser multado ou até responder criminalmente por danos, o cigarro ao volante é um hábito perigoso e desnecessário.
Se você precisa fumar, o ideal é parar o carro em um local seguro e fazer isso fora da direção. No caso de motociclistas, a recomendação é ainda mais rigorosa: nada de fumar pilotando, por questão de segurança óbvia. Para passageiros, o bom senso deve prevalecer, sempre respeitando o ambiente e o motorista.
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Golpes e apostas ilegais: o que você precisa saber sobre o Universe Browser

O surgimento de um navegador associado a operações de jogos de azar e atividades fraudulentas na Ásia tem preocupado especialistas em segurança cibernética.
Pesquisadores da Infoblox e da United Nations Office on Drugs and Crime (UNODC) analisaram o Universe Browser e alertam para o avanço da sofisticação de criminosos na região.

Como funciona o Universe Browser
O navegador foi identificado no início de 2025 durante a análise de sistemas digitais ligados a um cassino online baseado no Camboja, que já havia sido alvo de operações policiais. Segundo a Wired, a Infoblox detectou um padrão de DNS único que permitiu rastrear sites e infraestrutura vinculados ao grupo Vault Viper.
Maël Le Touz, pesquisador da Infoblox, explica: “Não vimos o Universe Browser sendo divulgado fora dos domínios controlados pelo Vault Viper. O navegador teria sido desenvolvido para permitir que usuários na Ásia contornassem restrições impostas em países onde o jogo é ilegal. Todos os sites de cassino operados pelo grupo trazem links ou anúncios do navegador.”
O navegador está disponível para download nos sites de cassino e oferece versões para Windows e para iOS na App Store. Apesar de não estar na Play Store, arquivos APK permitem instalação em dispositivos Android.

Navegador funciona como um malware
Análises indicam que o navegador contém funcionalidades semelhantes a malware, como checagem da localização do usuário, idioma, presença de máquinas virtuais e instalação automática de extensões que podem capturar screenshots e enviar dados a servidores controlados pelo navegador. Além disso, o Universe Browser desabilita recursos de segurança padrão de navegadores, aumentando o risco para quem o utiliza.
Estes grupos criminosos, particularmente organizações chinesas, estão cada vez mais diversificando e evoluindo para fraudes cibernéticas, personificação e golpes online. O risco está se tornando mais sério e preocupante.
John Wojcik, pesquisador sênior da Infoblox, à Wired

BBIN e o contexto de crime online
A BBIN, também conhecida como Baoying Group, tem base nas Filipinas e atua como fornecedora de software para cassinos online. Relatórios da UNODC apontam que a companhia está ligada a operações de jogos de azar e fraudes digitais na região, com conexões documentadas com grupos criminosos, incluindo Triads, como Bamboo Union, Four Seas e Tian Dao.
Leia mais:
- WhatsApp se une a rede de proteção e ganha novos recursos de segurança
- IA deixou golpes antigos mais convincentes, diz pesquisador
- 5 armadilhas que hackers usam para te enganar por e-mail
A BBIN é descrita como “um conglomerado internacional de bilhões de dólares, com ligações profundas a crimes, oferecendo suporte a cassinos, golpes e atores de cibercrimes”, comenta Jeremy Douglas, chefe de gabinete da UNODC.
Por isso, especialistas alertam que o crescimento do jogo online está ligado a fraudes, com milhares de pessoas enganadas por golpes no Sudeste Asiático.
A metodologia usada para atrair pessoas para abrir contas em cassinos online é a mesma aplicada em golpes pig-butchering.
Jason Tower, da Global Initiative Against Transnational Organized Crime, à Wired
Recentes ações de fiscalização nos EUA levaram à apreensão de US$ 15 bilhões (R$ 81 bilhões) em Bitcoin, envolvendo grupos associados à tecnologia BBIN. Nos últimos anos, autoridades da China e de Taiwan relataram que a tecnologia BBIN tem sido utilizada em operações ilegais de jogos de azar.
“À medida que essas operações continuam a crescer e se diversificar, elas são marcadas por crescente expertise técnica, profissionalização, resiliência operacional e capacidade de operar discretamente, com escrutínio e supervisão muito limitados”, explica relatório da Infoblox.
Riscos do Universe Browser
- Rastreia localização, idioma e detecta máquinas virtuais;
- Instala extensões que podem capturar suas telas;
- Desativa recursos de segurança padrão e remove criptografia antiga;
- Bloqueia acesso a configurações e ferramentas do navegador;
- Facilita ataques de criminosos cibernéticos.
- É usado em cassinos online ilegais e sites de apostas proibidos, aumentando exposição a fraudes e malware.
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Pode dirigir descalço ou de chinelo? Entenda as regras para moto, carro e caminhão

Dirigir descalço ou de chinelo é uma prática comum entre motoristas brasileiros, especialmente em dias quentes ou em trajetos curtos. No entanto, essa escolha pode levantar dúvidas sobre sua legalidade e segurança. Afinal, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) permite esse tipo de condução ou aplica multa? E quais são os riscos envolvidos?
Neste artigo, vamos esclarecer de forma objetiva o que diz a legislação sobre dirigir descalço ou com chinelos, seja em carros, motos ou caminhões. Também explicaremos quais são os calçados permitidos por lei e quais podem gerar penalidades. Confira!
Leia mais
- 8 fatores surpreendentes que influenciam como você dirige – e não é o carro!
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É contra à lei dirigir moto, carro ou caminhão de chinelos ou descalço?

Dirigir de chinelo
Sim! É proibido dirigir usando chinelos, além de sandálias sem alça traseira ou qualquer calçado que não se firme adequadamente aos pés.
De acordo com o artigo 252, inciso IV, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é considerado infração média conduzir veículo “usando calçado que não se firme nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais”.
Essa regra se aplica a todos os tipos de veículos desde carros, motos à caminhões e tem abrangência nacional. Ou seja, não importa em qual estado ou cidade você esteja: dirigir com chinelo é considerado infração em todo o território brasileiro.
Sobretudo, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) veta o uso de chinelos ao dirigir por questões de segurança. Esse tipo de calçado pode se soltar dos pés, escorregar ou enroscar nos pedais e no tapete, o que, por sua vez, prejudica o controle do veículo, especialmente quando for necessário fazer manobras rápidas ou em caso de emergência.
Penalidades:
- Multa de R$ 130,16;
- 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Dirigir descalço: permitido, mas com ressalvas
Ao contrário do uso de chinelos, dirigir descalço não é proibido pelo CTB. Isso porque, nesse caso, a legislação não menciona diretamente a condução sem calçados, e por isso, não há penalidade prevista para essa prática. Inclusive, muitos especialistas consideram que dirigir descalço pode oferecer mais controle sobre os pedais do que usar calçados inadequados.
No entanto, é importante destacar que, em caso de acidente, o motorista pode ser responsabilizado se for comprovado que a ausência de calçado comprometeu a condução segura do veículo. Então, é bom ficar atento, e, portanto, priorizar calçados permitidos por lei ao dirigir e que não comprometa a atuação nos pedais.

Qual é o calçado mais adequado para dirigir?
Segundo o CTB, o calçado ideal é aquele que se firma bem aos pés e não compromete o uso dos pedais, preferencialmente com sola de borracha antiderrapante. Isso inclui:
- Tênis;
- Sapatos fechados com sola flexível;
- Sandálias com tiras traseiras firmes.
Por outro lado, devem ser evitados:
- Chinelos de dedo;
- Rasteirinhas;
- Sandálias sem alça traseira;
- Sapatos de salto alto ou plataforma.
Esses tipos de calçado podem escorregar, prender nos pedais ou dificultar a sensibilidade necessária para uma condução segura.
Como é em outros países: regras sobre dirigir descalço ou de chinelo

As leis sobre dirigir descalço ou de chinelo variam bastante ao redor do mundo. Enquanto alguns países têm normas claras e específicas, outros deixam a interpretação a cargo das autoridades locais, o que pode gerar diferentes consequências dependendo da situação.
Em locais como Portugal e Reino Unido, não há proibição explícita, mas o motorista deve garantir total controle do veículo. O Código de Estrada português recomenda evitar sandálias soltas, enquanto a legislação britânica exige que o calçado não comprometa o uso dos pedais. Nessas situações, a aplicação de multa depende da avaliação do policial, especialmente em casos de direção imprudente.
Já em países como Espanha, embora a lei não mencione diretamente o uso de chinelos, autoridades podem multar motoristas que não demonstrem controle total do veículo. Nos Estados Unidos, dirigir descalço é permitido em todos os estados, e não há legislação que proíba essa prática, embora o uso de chinelos seja desaconselhado por questões de segurança.
Sobretudo, essas diferenças mostram que, mesmo onde não há proibição clara, o bom senso e a segurança devem prevalecer.
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Veja como ‘consertar’ as recomendações de vídeos no YouTube

Você já abriu o YouTube esperando encontrar conteúdos interessantes e se deparou com uma página inicial cheia de recomendações e anúncios que não tinham nada a ver com você? Esta é uma queixa comum, mas saiba que, com as dicas certas, você não precisa conviver com um feed com vídeos desinteressantes.
Existem várias dicas práticas para ‘consertar’ e assumir o controle das recomendações do YouTube. Se o seu objetivo é refinar o algoritmo para que ele mostre apenas o que realmente importa, prepare-se para descobrir como transformar sua experiência na plataforma. Com as ações certas, é possível ensinar ao sistema quais vídeos você quer ver e, mais importante, quais quer ignorar.
7 dicas para aprimorar a recomendação de vídeos no seu perfil do YouTube
Limpe seu histórico de pesquisas e assistidos

A base de todo o sistema de recomendações do YouTube é o seu histórico. O algoritmo aprende com tudo o que você assiste e pesquisa, mas nem sempre isso é bom. Um vídeo assistido por engano ou uma pesquisa aleatória pode poluir seu feed por semanas.
A solução é fazer uma limpeza periódica. Acesse “Histórico do YouTube” no menu lateral (ou através do seu perfil no app), clique em “Gerenciar todo o histórico” e delete os itens indesejados. Para um reset mais drástico, você pode até pausar o salvamento do histórico. Esta é uma das dicas mais eficazes para um novo começo.
Use a ferramenta “não tenho interesse”

Esta é uma função simples, mas extremamente poderosa. Ao se deparar com uma recomendação de um canal ou tema que não lhe agrada, clique nos três pontos ao lado do vídeo e selecione “Não tenho interesse”.
O YouTube perguntará o motivo e você pode informar que não gosta do canal específico ou que não está interessado no vídeo. Fazer isso consistentemente “ensina” ao algoritmo os seus gostos de forma muito clara e é uma das melhores maneiras de consertar seu feed rapidamente.
Remova canais das suas recomendações

Para aqueles canais que insistem em aparecer, mesmo depois de você usar a opção anterior, há uma solução mais definitiva. Clique nos três pontos ao lado do vídeo recomendado e selecione “Não recomendar canal”.
Isso remove imediatamente todas as sugestões futuras daquele criador de conteúdo da sua página inicial. É uma ferramenta cirúrgica para eliminar fontes específicas de recomendações ruins sem afetar o resto da sua conta.
Leia mais:
- 8 curiosidades sobre o YouTube que provavelmente você não sabe
- Qual a diferença do YouTube Premium para o Lite?
- Existe um YouTube que você não consegue ver – e nem sabe que existe
Ajuste suas notificações e inscrições

Muitas vezes, o problema não está apenas nas recomendações, mas no excesso de conteúdo dos canais aos quais você está inscrito. Reveja sua lista de inscrições e pergunte-se: “Eu ainda tenho interesse nas notificações e vídeos deste canal?”.
Cancele as inscrições daqueles que não são mais relevantes. Além disso, para os que você mantém, gerencie as configurações de notificação para receber alertas apenas dos favoritos, mantendo o feed mais limpo.
Explore a guia “Explorar” em vez de só o feed principal

O feed principal do YouTube é altamente personalizado, mas pode se tornar uma “bolha”. A guia “Explorar”, por outro lado, é baseada em tendências gerais e conteúdos populares em diversas categorias, sem a influência direta do seu histórico.
Usar essa aba para descobrir novos tópicos pode ser uma forma mais saudável de diversificar seus interesses. Essa é uma das dicas que vai te ajudar, porque depois de assistir a algo novo de lá, o algoritmo do YouTube começará a sugerir conteúdos similares no seu feed principal, enriquecendo suas recomendações.
Crie um novo perfil (conta) para interesses diferentes

Se você usa o YouTube para trabalho e lazer, ou tem interesses muito diversos (como maratonar gameplays e, ao mesmo tempo, estudar para concursos), a solução mais radical é criar um perfil de acesso totalmente separado.
Clique no seu avatar no desktop e use a opção “Adicionar conta” para fazer login com um e-mail diferente (ou criar um novo). Isso garante que você tenha um feed dedicado a um assunto específico, sem que o histórico de uma área contamine as recomendações da outra. É a forma mais eficaz de isolar seus gostos.
Interaja ativamente com o conteúdo que você gosta

Por fim, a maneira mais proativa de moldar o algoritmo é através da interação positiva. Sempre que encontrar um vídeo que você gostou, dê like, salve-o em uma playlist, comente e compartilhe. Esses sinais são dicas extremamente fortes para o sistema de recomendações do YouTube.
Eles indicam não apenas que você assistiu, mas que aprovou ativamente o conteúdo, tornando muito mais provável que o algoritmo sugira vídeos similares no futuro.
Consertar as recomendações de vídeos no YouTube não é um processo mágico, mas sim um trabalho de jardinagem digital. Requer podar o que não serve (limpando o histórico e removendo canais) e regar o que você quer que cresça (interagindo com o conteúdo de seu interesse).
Ao aplicar essas dicas regularmente, você deixa de ser um espectador passivo e se torna o curador do seu próprio universo de conteúdo. O algoritmo é uma ferramenta poderosa e, com um pouco de paciência e essas ações estratégicas, você pode transformá-la em sua maior aliada para descobrir os melhores vídeos na plataforma.
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