Ligue-se a nós

Geral

OMS vê mais evidências de que Ômicron causa sintomas mais leves

Redação Informe 360

Publicado

no

GENEBRA (Reuters) – Novas evidências de que a variante Ômicron do coronavírus afeta o trato respiratório superior, causando sintomas mais leves do que as variantes anteriores, estão surgindo, disse uma autoridade da Organização Mundial de Saúde (OMS) nesta terça-feira.

“Estamos vendo mais e mais estudos apontando que a Ômicron infecta a parte superior do corpo. Diferente das outras, que podem causar pneumonia grave”, disse o gerente de incidentes da OMS, Abdi Mahamud, a jornalistas em Genebra, dizendo que isso pode representar uma “boa notícia”.

No entanto, ele acrescentou que a alta transmissibilidade da Ômicron significa que a variante se tornará dominante dentro de algumas semanas em muitos lugares, representando uma ameaça a países onde grande parte da população permanece não vacinada.

Os comentários de Mahamud sobre os riscos reduzidos de desenvolver a forma grave da doença estão em linha com outros dados, incluindo um estudo sul-africano, um dos primeiros países onde a Ômicron foi detectada.

Anúncio

No entanto, Mahamud também fez um alerta de que é preciso cautela, apontando que a África do Sul é um “ponto fora da curva” pois o país tem, entre outros fatores, uma população jovem.

Questionado sobre a necessidade de uma vacina específica para a Ômicron, Mahamud disse que é muito cedo para dizer, mas enfatizou que a decisão requer coordenação global e não deve ser deixada para o setor comercial decidir sozinho. Fonte: IstoÉ

Geral

Entrega da Ponte da Integração é adiada para janeiro de 2025

Redação Informe 360

Publicado

no

A Ponte da Integração deputado João Peixoto, localizada entre os município de São Francisco de Itabapoana e São João da Barra, sendo o solo sanjoanense o local escolhido pelo governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, como o ponto final de uma série de visitas ao Norte e Noroeste Fluminense nesta sexta-feira (5).

Acompanhado pelo presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, e pela deputada estadual Carla Machado, Castro reafirmou que a obra será concluída até o mês de outubro e anunciou o início das obras das RJs 194 e 196. Essas novas rodovias irão facilitar o fluxo entre São João da Barra, Campos dos Goytacazes e São Francisco.

Além das autoridades mencionadas, a visita contou com a presença de diversos líderes estaduais e secretários municipais representando a prefeita Carla Caputi. Eles percorreram parte da Ponte da Integração, que se estende sobre o Rio Paraíba do Sul. Essa construção, aguardada por mais de quatro décadas, é considerada pelo governo estadual como a maior obra de infraestrutura da região Norte e Noroeste Fluminense.

— Estamos falando de três obras em uma. Temos a construção da ponte, as alças e as duas RJs que completam a ligação. Já iniciamos as obras das RJs. A ponte será concluída até outubro, as alças até janeiro, e em um ano as RJs estarão totalmente prontas. Esta obra é um marco para a região, simbolizando o fim do abandono e a falta de investimento. Estamos dando um passo importante para valorizar uma área economicamente crucial do nosso Estado, que precisava sentir-se importante novamente. A entrega dessa ponte não é apenas uma melhoria de infraestrutura, mas também um reconhecimento da importância que o Estado volta a dar para esta região — afirmou o governador Cláudio Castro, assegurando que a partir de janeiro a ponte poderá ser utilizada pelos moradores, ainda que sem o tráfego de veículos pesados.

O presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, também destacou a longa luta dos políticos da região pela conclusão da ponte, lembrando com carinho do saudoso deputado João Peixoto, cujo nome a ponte carrega com orgulho.

Anúncio

— Temos o prazer de estar aqui na Ponte da Integração, mostrando de verdade o que é integração. Eu quero dizer aqui publicamente que essa obra aqui não tem pai. Essa obra aqui não é somente do governador Cláudio Castro, mas sim da população de Campos, de São João da Barra e de São Francisco de Itabapoana, porque aqui quem ganha é o povo. Não existe um super-herói que fez isso aqui sozinho, é um trabalho de equipe e uma cobrança insistente de cada deputado aqui da região, cada vereador, um esforço conjunto das secretarias e do Departamento de Estradas de Rodagem — disse Bacellar, salientando todo o apoio dado pelo governador.

Continuar Lendo

Geral

Cláudio Castro e Bacellar participam de inauguração em SJB nesta quinta

Redação Informe 360

Publicado

no

As obras de infraestrutura da Avenida Genecy Mendonça, que liga a SB-02 à BR-356, desviando o fluxo de veículos do Bairro de Fátima, em São João da Barra, serão oficialmente entregues nesta quinta-feira, 4, às 17h. A solenidade contará com representantes do município e do estado, entre eles o governador Cláudio Castro, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado (Alerj), Rodrigo Bacellar, e a deputada estadual Carla Machado, que, em março de 2022, como então prefeita de SJB, renovou a parceria com o Programa Somando Forças. A iniciativa permitiu a conclusão da obra iniciada em 2014 e interrompida em 2016 no governo que a antecedeu.

Além de representantes do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ), diversas autoridades locais são esperadas na entrega, como todos os vereadores, secretários municipais e, ainda, familiares do ex-prefeito Genecy Mendonça, o “Dodozinho”. Ícone da política sanjoanense e regional, o ex-prefeito de SJB, que faleceu em 2014, é homenageado, dando seu nome à Avenida.

Orçadas em R$ 9,3 milhões, as obras resultaram em uma pista de 1,3 km de extensão, com 22 metros de largura, duas pistas, canteiro central com ciclovia, rede de drenagem com caixa de passagem e ralo, além de paisagismo, com o plantio de grama no canteiro ao lado da ciclovia e superposte no canteiro central com iluminação de LED. A Secretaria Municipal de Segurança Pública também colou câmeras de monitoramento na avenida.

Com a conclusão da obra feita em parceria com o Governo do Estado, a Prefeitura iniciou, com recursos próprios, a construção de uma praça em uma das rotatórias da Avenida Genecy Mendonça. Serão colocados pisos de intertravados, bancos e iluminação de LED.

A previsão é de que o governador Cláudio Castro e o deputado Rodrigo Bacellar cheguem a SJB de helicóptero, aproveitando para fazer um sobrevôo na área da Ponte da Integração Deputado João Peixoto, que ligará o município sanjoanense a São Francisco de Itabapoana.

Anúncio

Homenageado – Genecy Mendonça, o “Dodozinho”, nasceu no dia 20 de fevereiro de 1918, na localidade de Campo de Areia, no 5º distrito de São João da Barra, e morreu aos 96 anos, no dia 29 de junho de 2014. De família humilde – com 11 irmãos –, começou a trabalhar como produtor rural e caminhoneiro, ofício que o levou a conhecer vários estados. Iniciou na política como vice-prefeito de 1971 a 1972. Foi prefeito por dois mandatos: de 77 a 82 e de 89 a 92. E continuou na política como vice-prefeito, de 1997 a 2000 e de 2005 a 2012.

Fonte: Secom/PMSJB

Continuar Lendo

Geral

Governador reforça frota do Corpo de Bombeiros com 40 novos caminhões

Redação Informe 360

Publicado

no

O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro recebeu, na manhã desta terça-feira (02/07), as primeiras viaturas de um total de 40 novos caminhões de combate a incêndio do tipo Auto Bomba Tanque (ABT), adquiridos pelo Governo do Estado. Além dos caminhões, foram entregues três plataformas mecânicas, sendo uma nova e duas recém-reformadas. A entrega das chaves das novas viaturas ocorreu durante a solenidade de comemoração dos 168 anos da corporação.

– Assumi o governo com a missão de transformar o Corpo de Bombeiros no mais moderno do país e hoje posso dizer que o objetivo está sendo cumprido. Investimos 1 bilhão de reais em tecnologia de ponta. Posso dizer que temos uma corporação no ápice tecnológico e operacional. Neste dia que representa, também, o dia do bombeiro, quero parabenizar esses heróis que trabalham para salvar – declarou o governador Cláudio Castro.

Os 40 novos veículos, importados da Espanha, contam com inovações tecnológicas únicas no país, que garantem ainda mais agilidade e segurança nas operações. A principal novidade é a presença de um canhão automático de combate a incêndio, que pode ser operado de dentro da cabine do motorista, por meio de um controle remoto, mesmo com o veículo em movimento.

Os caminhões também são dotados de câmera térmica, ventilador turbo para incêndio, motobomba portátil, entre outros 70 materiais para combate a incêndio e salvamento.

Durante a cerimônia, a primeira-dama do Estado, Analine Castro, prestigiou com a medalha Ordem do Mérito de Bombeiro personalidades militares e civis que contribuíram para a corporação.

Anúncio

– Nesse dia que o Corpo de Bombeiros completa 168 anos de heroísmo e sucesso, quero parabenizar os bravos guerreiros e guerreiras que vestem essa farda, deixando suas famílias em casa para salvar vidas. Tenho orgulho de dizer que 20% da corporação é formada por mulheres, mães, chefes de família, que se dedicam diariamente à população fluminense – disse a primeira-dama do Estado, Analine Castro.

Primeira-dama do Estado Analine Castro prestigia personalidades militares e civis com a medalha Ordem do Mérito de Bombeiro.
Imagem: Marcelo Regua
Solenidade de comemoração dos 168 anos do Corpo de Bombeiros. Imagem: Marcelo Regua.

Plataformas mecânicas 

Com as três plataformas mecânicas entregues hoje, o Corpo de Bombeiros conta agora com nove equipamentos. Dessas três, uma é nova e duas recém-reformadas. As duas viaturas reformadas foram revitalizadas na Finlândia, gerando economia de R$ 16 milhões aos cofres públicos do estado.

Uma delas é considerada a maior plataforma mecânica do país, atingindo até 90 metros de altura, podendo ser usada em salvamentos e combates a incêndios em edificações elevadas. A reforma completa também contemplou uma segunda viatura da corporação – uma Auto Plataforma Mecânica de 30 metros.

– A estratégia do Corpo de Bombeiros do Rio é aliar qualidade e economicidade. É utilizar de forma eficiente os recursos, garantindo a excelência do atendimento prestado. Os veículos revitalizados voltam à condição de novos, com toda a segurança, garantia e as certificações necessárias para o serviço desempenhado. A um custo 75% menor – explicou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro.

Anúncio

A restauração inclui o sistema de sensores, de comunicação e os computadores dos dois veículos de socorro.

Fonte: Governo do Rio

Continuar Lendo

Em Alta