Cidades
Situação da dengue em Campos é crítica, diz diretor do CRD

A dengue é uma doença infecciosa aguda, uma arbovirose transmitida ao homem por meio da picada do mosquito Aedes aegypti. A situação da doença no estado do Rio de Janeiro nunca esteve tão crítica, segundo informou o diretor do Centro de Referência da Dengue (CRD), Luiz José de Souza. O médico ressalta que o município de Campos deve entrar em epidemia em poucos dias e demonstra preocupação, já que a cidade começou a registrar casos da patologia antes do previsto, entre os meses de janeiro e fevereiro.
O infectologista explica que, geralmente, a epidemia é localizada por regiões. No entanto, neste ano, tendo em vista o mapa do estado, a doença vem se alastrando, simultaneamente, por todas as regiões.

“Trabalho na assistência há 22 anos e nunca vi a situação chegar como estamos vendo este ano. É preciso levar em consideração, também, que chuva e calor são favoráveis para a proliferação do mosquito, por isso, que nós tivemos muitos casos em janeiro e fevereiro, período esse atípico para a região, já que o pico de dengue costuma ser nos meses de abril, maio e junho”, destacou o diretor.
Em Campos, dos quatro sorotipos existentes, o tipo 2 é o principal em circulação, há pelo menos dois anos, causando quadros de sinusites, lesão pleural e abdominal (ascite), com evolução para choque séptico. Luiz José pontua que os casos de dengue no município estão em uma proporção de 90%. Porém, há ocorrências de chikungunya e Covid-19, simultaneamente.

“Estamos trabalhando arduamente para que não tenhamos óbitos. Para isso, orientamos os munícipes para que assim que aparecerem os primeiros sintomas, iniciem o mais rápido possível a hidratação, seja com água mineral, água de coco, sucos naturais ou soro caseiro. Essa é a nossa recomendação. A dipirona também é recomendada, já que seu princípio ativo não é metabolizado pelo fígado”.
O médico aconselha que o paciente só deve procurar o CRD em caso de sinais de alarme, como dor abdominal intensa; hemorragias; queda abrupta da pressão arterial; muita prostração, entre outros sintomas. “Esses pacientes precisam estar sendo acompanhados em um hospital ou no CRD, pois o quadro pode evoluir para hipotensão, seguido de choque. Lembrando que a morte por dengue é por choque, por falta de líquido.
PACIENTES — A auxiliar de escritório e estudante universitária Thirza Amaral Arquejada Noronha, de 20 anos, sabe muito bem os transtornos que a doença causa, principalmente na mudança brusca da rotina, pois, dependendo do quadro, o paciente fica incapacitado até mesmo de andar.
Foto: Kelly Maria / Divulgação

“Cheguei da faculdade nessa quinta-feira (22) com muita febre e dor no corpo. Quando foi na sexta de manhã (23), os sintomas se intensificaram e procurei o serviço de saúde”, disse ela que saiu do CRD com o retorno agendado para esta segunda-feira (26).
Já a técnica de enfermagem Joelça Gomes Rangel, de 41 anos, começou a apresentar os sintomas na última segunda-feira (19). Ela relatou que teve febre alta, dor abdominal e vômito.
Foto: Kelly Maria / Divulgação

“Estava muito debilitada, com dor e fraqueza nas pernas. Agora, já estou no recurso, recebendo hidratação venosa e vou retornar semana que vem para nova avaliação”.
A copeira Suelen da Silva Machado, 30 anos, conta que já teve chikungunya e agora vem sofrendo com os sintomas da dengue.
Foto: Kelly Maria / Divulgação

“Estou tendo febre, dor de cabeça, no corpo, nas articulações e muito enjoo. Não desejo para ninguém isso”.
Fonte: Secom/PMCG – Por: Kelly Maria – Foto: César Ferreira
Cidades
SJB terá aumento do efetivo policial e reabertura de DPO

O município de São João da Barra contará com aumento do efetivo policial, reabertura do DPO (Destacamento de Policiamento Ostensivo) da localidade de Sabonete e permanência do funcionamento do DPO de Barcelos. As decisões foram anunciadas durante uma reunião realizada nesta terça-feira, 8, no gabinete da prefeita Carla Caputi, com a presença da deputada estadual Carla Machado e de representantes das forças de segurança do estado e do município.
Participaram do encontro o coronel André Santos, comandante do 6º CPA (Comando de Policiamento de Área); o tenente-coronel Arthur Barbosa, comandante do 8º BPM; e o tenente Márcio Pereira, comandante da 5ª Companhia de São João da Barra. A reunião foi fruto de uma agenda articulada pela deputada Carla Machado com o secretário estadual de Polícia Militar, coronel Marcelo Menezes, na semana anterior no Rio de Janeiro.
Também estiveram presentes a presidente da Câmara Municipal, Soninha Pereira, e os também vereadores Júnior Monteiro, Kaká, Analiel Vianna, Alan Barreto, Rodrigo Machado, Joice Pedra, Eziel Pedro, Caio Cesar e Léo de Lolô. Pelo Executivo Municipal, participaram o secretário de Segurança, Anderson Campinho, o subsecretário Artur Miler e o chefe de gabinete Rodrigo Florencio, reafirmando o compromisso da gestão com o fortalecimento da segurança pública no município.
Ascom-PMSJB
Cidades
SFI: Prefeitura firma convênio com o Estado para qualificação profissional no setor de petróleo e gás

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH), estabeleceu um convênio com a Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar (Seenemar) para o projeto “Empregos Azuis – Um Mar de Oportunidades”. A parceria visa promover o treinamento e certificação de moradores nas áreas de energia e economia do mar.
De acordo com o secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano, Fagner Azeredo, a proposta é capacitar 25 pessoas por mês, no decorrer de um ano, que é o tempo previsto para o convênio.
— Com base nos anúncios recentes de investimentos no setor, é de grande importância e necessidade de atualização da mão de obra e também de abrir portas para novas oportunidades — afirmou.
Ascom-PMSFI
Cidades
Agilidade da Guarda Municipal Ambiental de SFI contém incêndio em residência

Um princípio de incêndio ocorrido na manhã desta quarta-feira (02) numa residência na localidade da Ilha dos Mineiros foi rapidamente controlado pela Guarda Municipal Ambiental (GAM). A equipe da GAM foi acionada pelo Corpo de Bombeiros do bairro Codin, em Campos dos Goytacazes, e, ao chegar ao local, verificou que era possível controlar o fogo com o caminhão pipa da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana.
De acordo com a comandante da Guarda Municipal Ambiental, Deborah Mata, toda vez que há queimada em vegetação, área de preservação ambiental ou incêndio em residência em São Francisco geralmente a população liga para os bombeiros de Campos.
— Mas, devido à distância, os bombeiros sempre fazem contato com a Guarda Ambiental e pedem para eles verificarem se há necessidade do deslocamento até o município, já que eles podem levar uma hora ou mais para chegar a São Francisco — ressaltou Deborah.
O número do Corpo de Bombeiros para emergências é o 193, e a ligação é gratuita em todo o Brasil. Em Campos dos Goytacazes, área de atuação na região, também é possível acionar o Corpo de Bombeiros pelo WhatsApp (22) 98831-8164. Já o contato da Guarda Ambiental de São Francisco de Itabapoana é o (22) 99892-5175, que funciona 24 horas por dia.
Bombeiro em São Francisco – Em breve, São Francisco de Itabapoana contará com um posto do Corpo de Bombeiros. A articulação foi feita pela prefeita Yara Cinthia junto ao Governo do Estado, e o anúncio de instalação da unidade foi feita pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar, no dia 12 de fevereiro. O Destacamento de Bombeiros Militar – DBM 5/5 já está sendo instalado no antigo Centro de Convivência do Idoso, no Centro.
Ascom-PMSFI
- Tecnologia1 semana atrás
Veja 5 tecnologias que estão presentes na Fórmula 1 em 2025
- Saúde1 semana atrás
Como funciona a pílula do dia seguinte?
- Tecnologia6 dias atrás
6 formas de usar seu tablet para otimizar sua rotina
- Negócios1 semana atrás
O Que a Geração Z Quer do Trabalho
- Negócios1 semana atrás
Uber Direct Anuncia Ana Carparelli Como Nova General Manager Brasil
- Negócios2 dias atrás
Vishal Dalal É o Novo CEO Global da Pismo
- Negócios6 dias atrás
“Fadiga do Ping”: Como o Excesso de Notificações Pode Levar ao Burnout
- Tecnologia3 dias atrás
Conheça a balsa elétrica mais rápida do mundo — que voa