Ligue-se a nós

Cidades

Campos: novo CTI do HGG apresenta resultados em 100 dias de funcionamento

Redação Informe 360

Publicado

no

Com 100 dias de funcionamento, o novo Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital Geral de Guarus (HGG), inaugurado em janeiro pelo prefeito Wladimir Garotinho e pelo vice-prefeito Frederico Paes, comemora resultados na qualidade do atendimento prestado aos pacientes que necessitam de cuidados intensivos. Com 20 leitos, o centro está entre as maiores Unidades de Terapia Intensiva (UTIs Clínicas) do interior do estado do Rio de Janeiro. Entre janeiro e início de março de 2024, o censo hospitalar registrou 90% de ocupação.

“Depois dos 100 dias confirmamos o que imaginávamos sobre o aumento da qualidade da assistência aos pacientes que precisam de medicina intensiva, já que inauguramos um CTI muito mais tecnológico, com logística de estadia muito mais humanizada e com possibilidade de integração muito maior entre as equipes. E o resultado desses investimentos é uma assistência muito melhor. Ficamos muito felizes e, obviamente, não vamos parar por aí, vamos evoluir com os protocolos para que os pacientes tenham uma melhor assistência intensiva no HGG”, adianta o superintendente do hospital, o médico Vitor Mussi.

A diretora clínica do HGG, a médica Luisa Barreto comemora os resultados. “Estamos todos muito contentes e satisfeitos em confirmar, após os 100 primeiros dias de funcionamento da UTI, o quanto esse novo espaço está impulsionando os nossos profissionais. O novo CTI, com maior capacidade física e estrutura melhor, está contribuindo para os servidores continuarem dando o seu melhor e a buscarem cada vez mais novos horizontes para o nosso hospital”, concluiu Luisa.

Estrutura

O CTI é dividido em quatro ilhas de monitoramento com uma tecnologia de ponta que acompanha a evolução do paciente ininterruptamente. “O CTI é o departamento que projeta uma unidade de saúde ao nível de hospital de alta complexidade. É por meio no nosso CTI que o HGG atinge a classificação de Referência em Emergência Branca, ou seja, referência em casos clínicos. E com 20 leitos nós reforçamos ainda mais nossa importância em toda a região”, afirma a coordenadora de enfermagem da UTI, Luiza Abreu.

A paciente J.C. – que terá a identidade preservada nesta reportagem – ficou internada na UTI por dois meses e recebeu alta nos últimos dias. A família dela utilizou as redes sociais para descrever o atendimento de excelência na unidade. “Agradecemos aos funcionários do HGG pela dedicação e empenho no tratamento da paciente, que, durante dois meses sem perspectiva de vida, recebeu um milagre de Deus através dos profissionais e, acima de tudo, do senso de humanidade e amor que transcenderam a rotina do trabalho que lhes é peculiar”, publicou o filho da paciente.

Anúncio

Recurso humano

No comando do sistema e da assistência de alta vigilância existe uma equipe bem treinada e especializada. É o que garante o coordenador do CTI, o médico intensivista Lewry Gulin. “Nosso recurso humano é o melhor da região. Eu diria até do interior do estado. São dois médicos plantonistas e outros três de rotinas diárias, além do médico coordenador. Na enfermagem temos três plantonistas, a coordenadora de enfermagem e 13 técnicos de enfermagem. A equipe multidisciplinar abrange farmacêuticos, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas. Aqui no HGG temos uma exclusividade, que é o profissional dentista também presente na UTI, completando a assistência ao paciente”, comemora Lewry.

A equipe é formada, especializada e atualizada. Há profissionais com mestrado e doutorado, além de toda a experiência adquirida ao longo dos anos. “Estamos aptos a discutir condutas médicas, diagnósticos e tratamentos com os novos profissionais que chegam e atuam por todo o hospital, principalmente na Emergência, gerando qualidade no atendimento como um todo”, explica Lewry.

Rotina de humanização

As internações na UTI duram, em média, de uma semana a seis meses. Os pacientes que chegam à UTI estão em falência orgânica. “Eles têm necessidade de aparelhos para respirar, como a ventilação mecânica, por exemplo. Outros precisam de um medicamento específico para ajudar na força cardíaca para bombeamento do sangue. Recebemos pacientes necessitando de hemodiálise agudamente e aqui ele tem uma estabilização até poder voltar para a hemodiálise crônica. Recebemos pacientes com infecções graves e já em choque, que precisam de instrumentos para a manutenção da vida. Outros pacientes vêm em estado grave de um pós-cirúrgico, por exemplo”, conta Lewry.

Anúncio

A visita na UTI ocorre uma vez por dia. Há pacientes de todas as idades, entre crianças, jovens, adultos e idosos. O índice de óbitos é considerado baixo. Em um mês, foram registrados três mortes.

Tecnologia e modernização

A UTI do HGG conta com uma estrutura física para cuidados intensivos. Possui uma farmácia exclusiva, aparelho de hemodiálise 24 horas, máquina de ultrasson e raio-x digital para usos exclusivos no setor. Os 20 boxes são individualizados, ou seja, não são separados por cortinas. Entre eles há dois de isolamento para pacientes que oferecem risco de contágio.

O novo CTI está equipado com 20 monitores, 20 camas elétricas com capacidade de 200 quilos, 10 computadores, respiradores mecânicos, desfibriladores, além de mobília como cadeiras, mesas e estantes.

A nova UTI possui, ainda, cozinha, refeitório, dormitório, vestiário e sala de descanso para garantir conforto aos profissionais na rotina laboral.

Anúncio

O novo CTI foi inaugurado no dia 9 de janeiro de 2024 e, no dia seguinte, aconteceram as primeiras internações.

Fonte: Secom/PMCG – Por: Girlane Rodrigues – Foto: César Ferreira

Cidades

SJB divulga os principais shows do Verão 2026 – Vem ser feliz!

Redação Informe 360

Publicado

no

Pedro Sampaio, Gustavo Mioto, Felipe Araújo, Dilsinho, Mumuzinho, Xande de Pilares, SPC, Pique Novo, Imaginasamba, Soweto, Tomate, Babado Novo, Vitinho Imperador, Maíza Lima, Detonautas e muito mais. É com esta diversificação de estilos musicais que São João da Barra te convida para o “Verão 2026 – Vem ser feliz!” (confira a relação completa dos principais shows abaixo).

A programação já começa com os Shows da Virada no Balneário de Atafona, trazendo o pagode do grupo Bom Gosto, e no Açu, com “Os Mulekes”, marcados para as 23h do dia 31. As atrações principais se revesarão aos fins de semana até o dia 8 de fevereiro, quando São João da Barra já terá definida a programação do seu Carnaval, apontado como o melhor do interior do estado do Rio de Janeiro.

A programação do “Verão 2026 – Vem ser feliz!” promete mais uma vez também consolidar São João da Barra como um dos destinos mais procurados da alta temporada na região, atraindo visitantes de diversas localidades.

Grussaí também vai contar com atrações de verão no Polo Gastronômico e no outro lado da lagoa. Ao longo dos dias serão divulgados os shows locais e também a programação esportiva.

Anúncio

A prefeita Carla Caputi ressaltou que o verão em São João da Barra já é sinônimo de alegria, encontros, muita movimentação e economia aquecida. “Prepare sua família, organize a agenda e se prepare para viver tudo aquilo que você já está acostumado a encontrar aqui em SJB. A nossa programação de verão está especial, pensada para os moradores e visitantes. Foi preparada também com muita responsabilidade para fomentar a nossa economia. É um período onde a gente recebe muitas pessoas com todo o comércio sendo aquecido. É de nossa responsabilidade estar fomentando o turismo do nosso município”, destacou a prefeita.

Confira as principais atrações do “Verão 2026 – Vem ser feliz”:

*Réveillon
23h- Bom Gosto -Balneário Atafona
23h – Os Mulekes – Açu

*03/01 (sábado)
20h – Tomate – Balneário Atafona
22h – Felipe Araujo – Açu


*04/01 (domingo)
18h – Imaginasamba – Balneário Atafona

*10/01 (sábado)
20h – Soweto – Balneário Atafona
22h – Di propósito – Açu

*11/01 (domingo)
20h – Pedro Sampaio – Balneário Atafona


*15/01 (quinta-feira)
21h – Eugênio Jorge – Festa Santo Amaro em Grussaí

*17/01 (sábado)
20h – Gustavo Mioto – Balneário Atafona
22h – Babado Novo – Açu

*18/01 (domingo)
18h – Dilsinho – Balneário Atafona (parceria com o Sesc)

*24/01 (sábado)

Anúncio

20h – Detonautas – Balneário Atafona

22h- Vitinho Imperador – Açu

*25/01 (domingo)

18h – Pique Novo – Balneário Atafona

*31/01 (sábado)
20h – Maíza Lima – Balneário Atafona
22h – SPC – Açu


*01/02 (domingo)
18h – Mumuzinho – Balneário Atafona

*07/02 (sábado)
20h – show ainda a ser anunciado – Balneário Atafona
22h- Maíza Lima – Açu

*07/02 (domingo)
18h – Xande Pilares – Balneário Atafona

Anúncio
Continuar Lendo

Cidades

Macaé forma 77 novos voluntários em Defesa Civil nesta terça-feira

Redação Informe 360

Publicado

no

A Prefeitura de Macaé realizou, nesta terça-feira (9), a cerimônia de formatura da nova turma de Voluntários em Defesa Civil, composta por 77 participantes. O evento marca a conclusão de um ciclo de capacitação voltado ao fortalecimento da cultura de prevenção, preparação e resposta a emergências no município.

Compuseram a abertura Anselmo Pestana da UFRJ; o representante da Redec, major Charles; o secretário da Defesa Civil, Joseferson de Jesus; a vereadora Leandra Lopes e o prefeito Welberth Rezende.

“É muito nobre quem tem preocupação com o próximo. Estamos investindo na obra de macrodrenagem, preparando a cidade para chuvas, mas muitas das vezes precisamos das pessoas ajudando. Mais de 500 voluntários em Macaé estão capacitadas para contribuir com a população e isso é muito importante”, comentou Welberth.

O prefeito citou também o novo aplicativo municipal de monitoramento de desastres naturais: Alerta Macaé. A plataforma integra o sistema desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Interdisciplinar do Centro Multidisciplinar da UFRJ (GPICM/UFRJ) em parceria com a Defesa Civil e funciona de forma associada às 33 estações meteorológicas instaladas em unidades escolares no município.

O secretário de Defesa Civil, Joseferson jáde Jesus, enfatizou a importância do programa e o impacto direto na segurança da população.

Anúncio

“A formação de novos voluntários reforça a rede de apoio responsável por fortalecer a prevenção e tornar o município mais resiliente. Cada voluntário capacitado representa mais preparação, mais cuidado e mais prontidão para agir em situações de risco. É um investimento humano que faz a diferença no dia a dia da cidade”, afirmou.

“Meu objetivo é juntar força com a prefeitura, a comunidade inclusive escolar, as empresas e criar parcerias para levar o conceito de Defesa Civil para dentro das escolas”, comentou Anselmo.

O representante da Redec, Defesa Civil estadual, major Charles elogiou a mobilização da comunidade macaense em engajar no curso.

“Uma população mais capacitada é uma população mais resiliente”, definiu.

A vereadora Leandra Lopes salientou a relevância do trabalho do voluntariado.

“O trabalho do voluntário faz total diferença para uma cidade”, expressou.

Luana Silva do Santos Siqueira recebeu o certificado na noite desta terça-feira e frisou que a atividade de que mais gostou foi a prática de primeiros socorros.

“É uma habilidade importante até para socorrer alguém que passe mal em casa ou na rua. Meu filho mesmo é pequeno e, em caso de engasgo, saber como agir faz toda a diferença. Foi muito bom, muito útil. Adorei o curso”, apontou.

Merídia Luz, uma das formandas, pontuou que a atividade de que mais gostou foi a de combate a incêndio. Ela explicou que o treinamento predial a ajudou a compreender como se proteger em situações de risco, inclusive em casos de vazamento de botijão de gás.

Anúncio

“Achei muito interessante e importante para aplicar no dia a dia”, disse.

Curso teve carga horária de 20 horas
O curso, com carga horária de 20 horas, foi desenvolvido para preparar cidadãos a atuarem de forma segura e responsável junto às ações da Defesa Civil. A formação contou com módulos teóricos e práticos, incluindo aulas presenciais, atividades por meio da plataforma EaD da UFRJ, além de treinamentos práticos de primeiros socorros e combate a incêndio. Ao longo das aulas, os voluntários estudaram conteúdos como primeiros socorros, combate a incêndio, segurança no lar, percepção de riscos, noções de Defesa Civil e princípios do voluntariado.

Segundo o coordenador e instrutor Régis Lima, a equipe responsável pelo curso foi composta por profissionais que atuam diretamente nas ações de prevenção e resposta do município. Os participantes também passaram por avaliações obrigatórias no módulo teórico online, requisito necessário para a certificação. Ao final da cerimônia desta terça, os concluintes receberam o Certificado de Formação de Voluntário em Defesa Civil, documento com validade em todo o território nacional e reconhecido por órgãos de Defesa Civil e instituições de segurança pública.

Régis Lima acrescentou que a iniciativa faz parte de um programa contínuo de formação cidadã.

“No próximo ano, teremos dois novos encontros, dando continuidade ao trabalho de capacitação e ampliando a atuação da rede de voluntários”, ressaltou o coordenador.

Joseferson informou que os 77 novos voluntários estão aptos a apoiar ações estratégicas em situações de emergência.

Anúncio

Fonte: Secom/PMM

Continuar Lendo

Cidades

Encontro de Arborização: Macaé lança manual e se consolida como referência em cidades verdes

Redação Informe 360

Publicado

no

Pensar a arborização como futuro e, sobretudo, como ferramenta essencial para preservar a biodiversidade e garantir a sobrevivência das espécies no presente foi o eixo central do segundo dia do 8º Encontro Fluminense de Arborização Urbana (Efau), realizado nesta quinta-feira (4), no Mercure Hotel Macaé. O prefeito Welberth Rezende destacou, na abertura, a importância de integrar o verde ao cotidiano urbano e anunciou que o município sediará, em 2026, o terceiro Encontro Regional Sudeste, convite feito pelo representante da Arbor Day Foundation, Sérgio Chaves.

“Lançamos agora, aqui neste encontro, o nosso Manual de Arborização. Apresento a vocês o exemplar físico e tem também a versão online. O documento traz as diretrizes para a arborização urbana do município e como executar os plantios e manutenção das árvores urbanas. Nossa gestão investe no verde e temos mais metas para cumprirmos em 2026 que incluem mais plantios de mudas diversas, além de outros destaques que abriram este evento hoje. Já plantamos 218 mil mudas de arbustos e outras 80 mil serão plantadas em 2026”, disse o prefeito.

Antes da abertura oficial, um vídeo apresentou os avanços de Macaé na área ambiental, como a criação da Área de Preservação Ambiental Rio Novo; a implantação do Corredor Ecológico; a recomposição da restinga; a revisão do Plano de Saneamento; a ampliação da rede de esgoto; a coleta seletiva; o paisagismo urbano; e o Plano Municipal da Mata Atlântica.

“Tudo o que acontece nesta cidade é fruto de parceria e está dando certo. Temos outras áreas de interesse social que estão muito bem como segurança e empregos com destaque do município em nível nacional”, acrescentou o prefeito.

Representantes da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU) também enalteceram os esforços da cidade. “Macaé é um encanto, arborizada, muito bem cuidada e limpa”, disse Vitor Chaves, que homenageou o prefeito com menção honrosa pelo apoio institucional e pela transformação ambiental do município. Macaé, por sua vez, entregou a placa “Amigo Verde de Macaé” a produtores rurais, empresários e fazendeiros que atuam na preservação do verde.

A mesa de abertura deste segundo dia foi composta além deles, pelo subsecretário de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro, Felipe Brasil; a secretária de Conservação e Serviços Públicos de Niteroi, Dayse Monassa; diretor de Gestão da SBAU, Vitor Chaves; diretor regional da SBAU, Flávio Teles; presidente da Associação Profissional dos Engenheiros Florestais do Estado do Rio de Janeiro (Apeferj), Michele Ribeiro; representante da Cedae, o engenheiro florestal Élton Abel; e o presidente da Comissão de Ambiente, Proteção dos Animais e Saneamento Básico da Câmara Municipal de Macaé, vereador Ricardo Salgado.

Anúncio

O encontro é promovido pela Apeferj e pela SBAU, com apoio da Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Ambiente. O evento também abriu espaço para capacitação técnica e inovação. A programação segue até sexta (5), com debates, mesas-redondas e minicursos, incluindo o uso de drones para avaliação de árvores em áreas urbanas.

PROGRAMAÇÃO DE ENCERRAMENTO

05/12 – Sexta-feira – Mercure Macaé Hotel
8h às 9h15 – Mesa-redonda com representantes das prefeituras do RJ

9h15 às 9h45 – Debates

9h45 às 10h – Coffee-break

Anúncio

10h às 13h – Minicurso: Avaliação de Árvores Nível 3 com Uso de RPAS (Drones)

Eng. Agron. Rosângela Costa – Prefeitura Municipal de Cachoeiras de Macacu.

Manual de Arborização traz diretrizes inéditas para Macaé
A Secretaria Municipal de Ambiente, Sustentabilidade e Clima de Macaé escolheu o 8º Efau para lançar o Manual de Arborização Urbana do município para chamar a atenção das pessoas para o tema e a importância do documento para a cidade. A Arborização urbana é o conjunto de árvores existentes na zona urbana das cidades que compõem as ruas, parques, praças, lotes e propriedades particulares plantadas no alinhamento da via pública, nos canteiros centrais.

Elaborado pela comissão técnica da Coordenadoria de Arborização e Paisagismo da Semas, o Manual de Arborização é inédito no município e estabelece as diretrizes técnicas e os procedimentos para o planejamento, a implantação, o manejo e a manutenção da arborização sustentável.

Anúncio

Com o Manual, a Semas reforça o compromisso da gestão responsável conectada com o desenvolvimento ambiental e a qualidade de vida da população. Os destaques do documento são: contextualização histórica e ambiental com abordagem sobre a importância das árvores na história humana e sua presença recente no ambiente urbano com ênfase nos benefícios ecológicos, sociais e estéticos da arborização; planejamento técnico e participativo com envolvimento da comunidade e dos setores públicos; espécies recomendadas; e manejo responsável com lista atualizada das nativas e exóticas adequadas ao clima e ao solo de Macaé, com orientações sobre plantio, poda, substituição e preservação.

O Manual também valoriza a identidade local com resgate do nome Macaé ligado à palmeira macaúba (Acrocomia aculeata) e reforça o vínculo entre a vegetação nativa e os símbolos da cidade, como o brasão e a bandeira. Além disso, os objetivos da secretaria estão alinhados com as políticas públicas conforme a Lei nº 3010/2007 que disciplina o uso planejado da arborização urbana a fim de transformar diretrizes em ação.

Para que os projetos da secretaria estejam alinhados com o manual foram seguidas algumas etapas: planejamento técnico; escolha adequada de espécies; inventário arbóreo; engajamento comunitário; e acompanhamento técnico.

O Manual prioriza espécies da Mata Atlântica e o ecossistema costeiro de Macaé, com foco em segurança, beleza e funcionalidade urbana. As principais espécies estão elencadas no documento como pitanga; aroeira-pimenteira; ipê-amarelo; cambuci e outras recomendadas por sua adaptabilidade ao clima local, baixa agressividade radicular e valor ecológico.

Anúncio

O documento reforça uma série de práticas que promovem sustentabilidade urbana como revegetação de áreas degradadas; poda responsável; inventário informatizado; espaçamento mínimo por quilômetro; índice de áreas verdes; e educação ambiental.

A Semas é a responsável pela implementação e também fiscalização das diretrizes do Manual. O documento foi aprovado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Commads), conforme a Resolução 001/2025. Assim que for lançado será disponibilizado no Portal da prefeitura: www.macae.rj.gov.br.

Fonte: Secom/PMM –  Por: Jornalista Elis Regina Nuffer

Anúncio
Continuar Lendo

Em Alta