Ligue-se a nós

Cidades

Campos: novo CTI do HGG apresenta resultados em 100 dias de funcionamento

Redação Informe 360

Publicado

no

Com 100 dias de funcionamento, o novo Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital Geral de Guarus (HGG), inaugurado em janeiro pelo prefeito Wladimir Garotinho e pelo vice-prefeito Frederico Paes, comemora resultados na qualidade do atendimento prestado aos pacientes que necessitam de cuidados intensivos. Com 20 leitos, o centro está entre as maiores Unidades de Terapia Intensiva (UTIs Clínicas) do interior do estado do Rio de Janeiro. Entre janeiro e início de março de 2024, o censo hospitalar registrou 90% de ocupação.

“Depois dos 100 dias confirmamos o que imaginávamos sobre o aumento da qualidade da assistência aos pacientes que precisam de medicina intensiva, já que inauguramos um CTI muito mais tecnológico, com logística de estadia muito mais humanizada e com possibilidade de integração muito maior entre as equipes. E o resultado desses investimentos é uma assistência muito melhor. Ficamos muito felizes e, obviamente, não vamos parar por aí, vamos evoluir com os protocolos para que os pacientes tenham uma melhor assistência intensiva no HGG”, adianta o superintendente do hospital, o médico Vitor Mussi.

A diretora clínica do HGG, a médica Luisa Barreto comemora os resultados. “Estamos todos muito contentes e satisfeitos em confirmar, após os 100 primeiros dias de funcionamento da UTI, o quanto esse novo espaço está impulsionando os nossos profissionais. O novo CTI, com maior capacidade física e estrutura melhor, está contribuindo para os servidores continuarem dando o seu melhor e a buscarem cada vez mais novos horizontes para o nosso hospital”, concluiu Luisa.

Estrutura

O CTI é dividido em quatro ilhas de monitoramento com uma tecnologia de ponta que acompanha a evolução do paciente ininterruptamente. “O CTI é o departamento que projeta uma unidade de saúde ao nível de hospital de alta complexidade. É por meio no nosso CTI que o HGG atinge a classificação de Referência em Emergência Branca, ou seja, referência em casos clínicos. E com 20 leitos nós reforçamos ainda mais nossa importância em toda a região”, afirma a coordenadora de enfermagem da UTI, Luiza Abreu.

A paciente J.C. – que terá a identidade preservada nesta reportagem – ficou internada na UTI por dois meses e recebeu alta nos últimos dias. A família dela utilizou as redes sociais para descrever o atendimento de excelência na unidade. “Agradecemos aos funcionários do HGG pela dedicação e empenho no tratamento da paciente, que, durante dois meses sem perspectiva de vida, recebeu um milagre de Deus através dos profissionais e, acima de tudo, do senso de humanidade e amor que transcenderam a rotina do trabalho que lhes é peculiar”, publicou o filho da paciente.

Anúncio

Recurso humano

No comando do sistema e da assistência de alta vigilância existe uma equipe bem treinada e especializada. É o que garante o coordenador do CTI, o médico intensivista Lewry Gulin. “Nosso recurso humano é o melhor da região. Eu diria até do interior do estado. São dois médicos plantonistas e outros três de rotinas diárias, além do médico coordenador. Na enfermagem temos três plantonistas, a coordenadora de enfermagem e 13 técnicos de enfermagem. A equipe multidisciplinar abrange farmacêuticos, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas. Aqui no HGG temos uma exclusividade, que é o profissional dentista também presente na UTI, completando a assistência ao paciente”, comemora Lewry.

A equipe é formada, especializada e atualizada. Há profissionais com mestrado e doutorado, além de toda a experiência adquirida ao longo dos anos. “Estamos aptos a discutir condutas médicas, diagnósticos e tratamentos com os novos profissionais que chegam e atuam por todo o hospital, principalmente na Emergência, gerando qualidade no atendimento como um todo”, explica Lewry.

Rotina de humanização

As internações na UTI duram, em média, de uma semana a seis meses. Os pacientes que chegam à UTI estão em falência orgânica. “Eles têm necessidade de aparelhos para respirar, como a ventilação mecânica, por exemplo. Outros precisam de um medicamento específico para ajudar na força cardíaca para bombeamento do sangue. Recebemos pacientes necessitando de hemodiálise agudamente e aqui ele tem uma estabilização até poder voltar para a hemodiálise crônica. Recebemos pacientes com infecções graves e já em choque, que precisam de instrumentos para a manutenção da vida. Outros pacientes vêm em estado grave de um pós-cirúrgico, por exemplo”, conta Lewry.

Anúncio

A visita na UTI ocorre uma vez por dia. Há pacientes de todas as idades, entre crianças, jovens, adultos e idosos. O índice de óbitos é considerado baixo. Em um mês, foram registrados três mortes.

Tecnologia e modernização

A UTI do HGG conta com uma estrutura física para cuidados intensivos. Possui uma farmácia exclusiva, aparelho de hemodiálise 24 horas, máquina de ultrasson e raio-x digital para usos exclusivos no setor. Os 20 boxes são individualizados, ou seja, não são separados por cortinas. Entre eles há dois de isolamento para pacientes que oferecem risco de contágio.

O novo CTI está equipado com 20 monitores, 20 camas elétricas com capacidade de 200 quilos, 10 computadores, respiradores mecânicos, desfibriladores, além de mobília como cadeiras, mesas e estantes.

A nova UTI possui, ainda, cozinha, refeitório, dormitório, vestiário e sala de descanso para garantir conforto aos profissionais na rotina laboral.

Anúncio

O novo CTI foi inaugurado no dia 9 de janeiro de 2024 e, no dia seguinte, aconteceram as primeiras internações.

Fonte: Secom/PMCG – Por: Girlane Rodrigues – Foto: César Ferreira

Cidades

Havan retoma plano de expansão com construção de megaloja em Campos

Redação Informe 360

Publicado

no

Campos vai ganhar mais um mega empreendimento. Em reunião com o prefeito Wladimir Garotinho, na tarde desta segunda-feira (1º), representantes da Havan confirmaram a instalação de uma unidade em Campos, a primeira unidade a marcar a retomada do plano de expansão da rede após a paralisação provocada pela pandemia da Covid 19. A nova loja, que terá 10 mil metros quadrados de área construída na entrada da cidade, representa um aporte superior a R$ 100 milhões na economia local, além da geração de mais de 200 empregos diretos. Além da equipe da Havan, liderada pelo gerente de Expansão, Milton Hang, participaram da reunião o assessor especial de Relações Institucionais da Prefeitura, Mauro Silva, e o secretário municipal de Obras, Urbanismo e Mobilidade, Fábio Ribeiro. 

O prefeito também conversou por vídeo com o empresário Luciano Hang, proprietário fundador da Havan. Wladimir destacou que a decisão da Havan de retomar a expansão nacional a partir de Campos é um sinal concreto da confiança do setor privado no crescimento econômico do município e no esforço da gestão para atrair novos empreendimentos geradores de emprego e renda. “Com muita alegria e entusiasmo recebi a visita de Milton Hang. As licenças necessárias serão agilizadas e as obras iniciadas em breve. Agradeço a confiança em nossa cidade. Seremos a primeira expansão da Havan no pós-pandemia, o que prova mais uma vez o nosso crescimento e a valorização da nossa Campos”, declarou o prefeito.

De acordo com as informações repassadas pelo assessor especial de Relações Institucionais, a obra está prevista para começar no início do próximo ano, com indicação já para janeiro, e, após o começo efetivo da construção, o cronograma técnico estima um prazo de 120 dias para a conclusão. A unidade deverá gerar mais de 200 empregos diretos, além de impulsionar a criação de postos de trabalho indiretos nos setores de serviços, logística e comércio local. “O projeto retoma um movimento iniciado há aproximadamente cinco anos, quando a possibilidade de instalação da Havan em Campos começou a ser cogitada e estudada pela rede, mas que foi interrompido em razão da pandemia e das incertezas econômicas daquele período. A Prefeitura está empenhada em garantir segurança jurídica e agilidade nos trâmites necessários para viabilizar o investimento e transformar o anúncio em realidade em um curto espaço de tempo”, comentou Mauro Silva. 

Milton Hang contou que a definição de Campos como ponto de retomada dos investimentos pós-pandemia está diretamente ligada ao histórico de estudos sobre o município e às características do projeto concebido para a cidade. “Estamos estudando a instalação da Havan em Campos há aproximadamente cinco anos e agora conseguimos retomar esse projeto com uma loja de 10 mil metros quadrados, investimento acima de R$ 100 milhões e geração de mais de 200 empregos diretos. Vamos trabalhar com mais de 350 mil itens, sendo cerca de 95% produzidos no Brasil, o que também fortalece a indústria nacional. A nossa previsão, construída junto com a Prefeitura, é concluir, ano que vem, a construção de nossa nova unidade em até 120 dias, após o começo dos trabalhos”, adiantou o gerente de Expansão da Havan.

Anúncio

O secretário de Obras disse que a Prefeitura está acompanhando todas as etapas para instalação do empreendimento, desde o licenciamento para a instalação. “Além de impactar na economia, consolidando Campos como referência regional no setor varejista, a nova loja de departamentos, em função da localização estratégica, na entrada da cidade, ajudará a tirar o consumidor da BR 101 com a construção, em parceria com o município, de uma via de acesso alternativa na região”.

Fonte: Secom/PMCG – Por: Diego Dumas – Foto: César Ferreira

Anúncio
Continuar Lendo

Cidades

Mais ônibus elétricos entram em fase de testes em Macaé

Redação Informe 360

Publicado

no

Macaé segue avançando rumo a um sistema de transporte público mais moderno e sustentável. Além de já contar com uma das frotas de ônibus mais novas do país, o município caminha para assumir posição de destaque em mobilidade limpa. O processo da nova licitação do transporte público está em andamento e prevê que parte da frota seja composta por ônibus elétricos.

Os benefícios são muitos: menor emissão de poluentes, redução de ruídos, mais conforto e acessibilidade para os usuários e custos operacionais até 50% inferiores aos modelos movidos a combustíveis fósseis.

Atualmente, a Secretaria de Mobilidade Urbana está com dois ônibus elétricos em operação experimental, circulando em linhas variadas. O objetivo é avaliar quais modelos apresentam melhor desempenho e se adaptam com mais eficiência às características das vias do município.

Com autonomia diária entre 200 e 250 km, os veículos estão sendo testados em diversas linhas, permitindo o levantamento de dados importantes para o planejamento futuro do sistema. Cada ônibus possui capacidade aproximada para 85 passageiros.

Na manhã desta segunda-feira (24), o secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz, e o diretor de Transporte, Luiz Carlos Moreira, estiveram no Terminal Central para realizar uma vistoria técnica nos veículos.

“Viemos vistoriar mais esses ônibus elétricos que estão em fase de teste em Macaé. A proposta é acompanhar de perto o desempenho desses modelos para garantir que o município receba, no futuro, veículos adequados às nossas necessidades. Estamos avançando para oferecer um transporte mais moderno, silencioso, econômico e sustentável para a população. Esse período de testes é fundamental para que possamos tomar decisões assertivas na nova licitação e garantir mais qualidade no dia a dia do usuário”, disse Muniz.

Fonte: Secom/PMM

Anúncio
Continuar Lendo

Cidades

Macaé lança manual do novo padrão nacional de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e)

Redação Informe 360

Publicado

no

A Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz), por meio da Consultoria Tributária, anuncia que Macaé está pronta para a nova fase da emissão de Notas Fiscais de Serviços Eletrônicas (NFS-e), em conformidade com a Lei Complementar nº 214/2025, que institui o padrão nacional de NFS-e em todo o Brasil. A partir de 1º de janeiro de 2026, todas as empresas deverão se adequar ao novo modelo. Para facilitar o acesso e a aplicação do novo padrão nacional, a Fazenda lançou o Manual de Integração da NFS-e Nacional para adequação técnica disponível neste link.

Com a adoção do padrão nacional de NFS-e, Macaé reafirma seu compromisso com a modernização tributária e a simplificação das obrigações fiscais, garantindo mais eficiência e transparência para empresas e cidadãos. A Semfaz informa que o município continuará utilizando seu próprio sistema de emissão, que será atualizado para atender ao layout nacional.

Os pontos principais do novo padrão NFS-e, conforme o Manual de Integração divulgado pela Fazenda são: unificação nacional; integração tecnológica; Web Service Nacional; validação automática; ambiente de testes; e prazo de adequação até 31 de dezembro próximo.

A Secretaria de Fazenda orienta as empresas de Macaé para revisar seus sistemas internos de emissão de NFS-e; consultar o Manual para adequação técnica; realizar testes de integração no ambiente de homologação antes da data limite; e manter atenção às atualizações divulgadas pela Semfaz.
Acesse o serviço de NFS-e no site da prefeitura.

Fonte: Secom/PMM  Jornalista: Elis Regina Nuffer

Continuar Lendo

Em Alta