Ligue-se a nós

Cidades

Euclério Sampaio: moradores de Cariacica aprovam gestão do prefeito, diz pesquisa

Redação Informe 360

Publicado

no

Os moradores da cidade de Cariacica estão entusiasmados com a gestão do prefeito Euclério Sampaio (União Brasil) que tem sido o modelo de prefeito que inicia seu dia e apaga as luzes da prefeitura. A aprovação do prefeito foi confirmada por pesquisa eleitoral com 421 moradores da cidade encomendada pelo ES Hoje e realizada pelo Instituto Perfil nos dias 12, 15 e 16 de maio. 46,08% das pessoas avaliaram a gestão como “boa”, 16,86% como “excelente” e 27,32% como regular. Apenas 8,31% responderam mal ou muito mal, e 1,43% dos entrevistados não responderam.

A amostragem também questionou se o município de Cariacica melhorou, piorou ou permaneceu o mesmo nos últimos 3 anos e meio antes da gestão de Euclério, com apenas 5,23% afirmando que estava pior, enquanto 18,53% achavam que não havia mudado, mas 75,3% das pessoas dizem que a cidade melhorou.

O morador Pedro Henrique, de Alto Lage, disse:

“Impossível não reconhecer as melhorias na cidade. Primeiro que há décadas não se via o prefeito nas ruas, encarando a população, organizando a cidade. Se Euclério estivesse fazendo só isso já seria uma melhora, mas ele vai além. Temos praças, ruas limpas e pavimentadas, as crianças têm espaço de lazer, escolas. A cidade melhorou muito”, avaliou.

Construção da orla de Cariacica Foto: Site PMC

Para a senhora Maria Aparecida Silva, cuidadora de idosos, de Nova Rosa da Penha, ela concorda com a opinião do morador. No entanto, apontou problemas na área de saúde.

“Não é que falte unidades, é que é sempre difícil”, critica.

Anúncio

A saúde foi o alvo principal de reclamações dos entrevistados: 42,99% indicaram que era a área de maior preocupação em toda a cidade . As outras queixas de maior destaque foram segurança (19,24%) e educação (15,44%).

HONESTO

Apesar das críticas pontuais, a imagem do prefeito Eclerio Sampaio não foi amplamente afetada. O Instituto Perfil questionou se o prefeito de Cariacica era a pessoa certa na avaliação de mais de 400 munícipes, 59,86% afirmaram achar que sim . Apenas 9,03% pensaram o contrário e 31,12% não responderam.

APROVAÇÃO DE PREFEITO SUPERA A DO GOVERNADOR CASAGRANDE

Anúncio

O prefeito Euclério Sampaio (União Brasil) não costuma esconder sua postura política. Tanto é que, no início de 2022, puxou a linha de frente ao”lançar” Renato Casagrande (PSB) como candidato à reeleição para governador do Espírito Santo e fez dele uma figura-chave na campanha, tornando-se, assim, o principal executivo da chefia do estado para a reeleição no segundo turno das eleições.

Euclério pode ter sido responsável por 56,53% dos entrevistados terem reconhecido que votaram na reeleição de Casagrande – 20,9% assumiram voto em Manato (PL) e 14,25% não votaram ou anularam o voto. Menos de 9% não se lembram ou não responderam.

Já para a presidência da República, pelo voto de 38,95% o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) seria reeleito, enquanto 37,29% revelaram terem votado no presidente Lula (PT) e 23,75% não votaram, anularam, não lembram ou não responderam.

A aprovação do Governo Casagrande, no entanto, tem uma aprovação menor do que o prefeito na avaliação dos munícipes de Cariacica. Para 86,99% dos moradores da cidade a gestão estadual é positiva – somando 11,88% ‘ótimo’, com 44,89% ‘bom’ e 29,22% ‘. ‘regular’. Avaliaram como ‘péssima’ 5,7% e a opção ‘ruim’ foi escolhida por 5,23%. Não souberam ou não responderam 3,09%.

Anúncio

Em resumo, a entrevista aponta que a população de Cariacica aprova a reeleição do atual prefeito da cidade.

Colaborou* ESHoje Pesquisa: Instituto Perfil

Cidades

ExpoAgro 2025: Cultura e lazer que movimentam a economia de São Francisco

Redação Informe 360

Publicado

no

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana tem investido na realização de grandes eventos como estratégia para fortalecer a economia local e fomentar o desenvolvimento do município. No primeiro semestre, eventos religiosos já comprovaram a eficácia dessa iniciativa, movimentando comércio, aquecendo setores como alimentação, hospedagem e transporte, e gerando renda para a população.

Agora, a atenção se volta para a 40ª ExpoAgro, que acontece de 11 a 14 de setembro, no Parque de Exposições de Praça João Pessoa. Consolidada como um dos maiores eventos da região, a feira vai muito além do lazer: é um verdadeiro motor econômico para São Francisco.

A parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado garante infraestrutura completa e uma programação de peso, com atrações como Aline Barros, Simone Mendes, Guilherme & Benuto e Diego & Victor Hugo, que prometem atrair milhares de visitantes.

O impacto é amplo: além de fortalecer o setor agropecuário, base da economia local, a ExpoAgro movimenta hospedagem, transporte, alimentação, comércio e economia criativa, gerando empregos e oportunidades para os moradores.

Anúncio

 —  Os eventos têm se mostrado grandes aliados do desenvolvimento, gerando renda, movimentando o comércio e enchendo nosso povo de orgulho. Seguiremos investindo em oportunidades que tragam benefícios concretos para todos. Com união e trabalho, o futuro de São Francisco será de ainda mais conquistas — , afirmou o Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Denival Neto.

Fonte: Ascom-PMSFI

Continuar Lendo

Cidades

Refis: adesão ao programa pode ser feito até 31 de outubro

Redação Informe 360

Publicado

no

Os contribuintes de São Francisco de Itabapoana têm até o dia 31 de outubro para fazer a adesão ao Programa de Recuperação Fiscal (Refis). O objetivo é possibilitar a regularização de créditos tributários e não tributários devidos por pessoas físicas ou jurídicas junto ao município até o dia 31 de outubro de 2025.

A adesão poderá ser feita diretamente no Departamento de Arrecadação da Secretaria Municipal de Fazenda. O contribuinte poderá optar pelo pagamento à vista — com 100% de desconto em multas e juros — ou pelo parcelamento em até 36 vezes, com redução de 40% da multa e 20% dos juros.

Poderão ser incluídos no Refis débitos em cobrança administrativa ou judicial, com parcelamentos anteriores rescindidos ou em andamento, e os que estejam com exigibilidade suspensa, conforme o Código Tributário Nacional. Débitos ambientais com decisão definitiva e dívidas contratuais que impliquem em rescisão não serão incluídos no programa.

Forma de pagamento

Anúncio

Redução de multa                                  Redução de juros

Pagamento à vista 100%                               100%
Até 6 parcelas 90%                                         80%
De 7 a 12 parcelas 80%                                  60%
De 13 a 24 parcelas 60%                                40%
De 25 a 36 parcelas 40%                                 20%

Por: Ascom-PMSFI

Anúncio
Continuar Lendo

Cidades

SJB tem novo endereço para emissão de nota fiscal eletrônica

Redação Informe 360

Publicado

no

A Prefeitura de São João da Barra informa às empresas que prestam serviço no município que os endereços para emissão de nota fiscal eletrônica mudaram. As alterações, que foram feitas por motivo de segurança, já estão em vigor, de acordo com a Secretaria Municipal de Fazenda. As notas fiscais devem ser emitidas no site https://notafiscal.sjb.rj.gov.br/issweb/home, enquanto as empresas que utilizam web service devem acessar o endereço https://notafiscal.sjb.rj.gov.br/IssWeb-ejb/IssWebWS/IssWebWS?wsdl.

Essas alterações foram necessárias para aprimorar a segurança dos dados, que a partir de agora são criptografados de ponta a ponta. A medida atende, também, a uma exigência da Lei Geral de Proteção de Dados. Vale lembrar que não houve mudança no login e na senha para acesso e emissão das notas — explica o secretário de Fazenda do Município, Aristeu Netto.

A Secretaria Municipal de Fazenda está à disposição para eventuais esclarecimentos, pelo e-mail setorempresarial@sjb.rj.br, e ressalta que emitir nota fiscal é obrigatório a todas as empresas com atividade econômica comercial e empresas cadastradas no regime do Simples Nacional. Além disso, é uma garantia de que a empresa está atuando legalmente e pagando corretamente os seus tributos.

Os impostos das notas fiscais emitidas no município ajudam a compor a arrecadação própria da Prefeitura. A Secretaria Municipal de Fazenda aprimora constantemente a fiscalização sobre esses valores, com o objetivo de aumentar a arrecadação, sem aumento de tributos.

Anúncio

Por: Secom-PMSJB

Continuar Lendo

Em Alta