Ligue-se a nós

Cidades

Euclério Sampaio: moradores de Cariacica aprovam gestão do prefeito, diz pesquisa

Redação Informe 360

Publicado

no

Os moradores da cidade de Cariacica estão entusiasmados com a gestão do prefeito Euclério Sampaio (União Brasil) que tem sido o modelo de prefeito que inicia seu dia e apaga as luzes da prefeitura. A aprovação do prefeito foi confirmada por pesquisa eleitoral com 421 moradores da cidade encomendada pelo ES Hoje e realizada pelo Instituto Perfil nos dias 12, 15 e 16 de maio. 46,08% das pessoas avaliaram a gestão como “boa”, 16,86% como “excelente” e 27,32% como regular. Apenas 8,31% responderam mal ou muito mal, e 1,43% dos entrevistados não responderam.

A amostragem também questionou se o município de Cariacica melhorou, piorou ou permaneceu o mesmo nos últimos 3 anos e meio antes da gestão de Euclério, com apenas 5,23% afirmando que estava pior, enquanto 18,53% achavam que não havia mudado, mas 75,3% das pessoas dizem que a cidade melhorou.

O morador Pedro Henrique, de Alto Lage, disse:

“Impossível não reconhecer as melhorias na cidade. Primeiro que há décadas não se via o prefeito nas ruas, encarando a população, organizando a cidade. Se Euclério estivesse fazendo só isso já seria uma melhora, mas ele vai além. Temos praças, ruas limpas e pavimentadas, as crianças têm espaço de lazer, escolas. A cidade melhorou muito”, avaliou.

Construção da orla de Cariacica Foto: Site PMC

Para a senhora Maria Aparecida Silva, cuidadora de idosos, de Nova Rosa da Penha, ela concorda com a opinião do morador. No entanto, apontou problemas na área de saúde.

“Não é que falte unidades, é que é sempre difícil”, critica.

Anúncio

A saúde foi o alvo principal de reclamações dos entrevistados: 42,99% indicaram que era a área de maior preocupação em toda a cidade . As outras queixas de maior destaque foram segurança (19,24%) e educação (15,44%).

HONESTO

Apesar das críticas pontuais, a imagem do prefeito Eclerio Sampaio não foi amplamente afetada. O Instituto Perfil questionou se o prefeito de Cariacica era a pessoa certa na avaliação de mais de 400 munícipes, 59,86% afirmaram achar que sim . Apenas 9,03% pensaram o contrário e 31,12% não responderam.

APROVAÇÃO DE PREFEITO SUPERA A DO GOVERNADOR CASAGRANDE

Anúncio

O prefeito Euclério Sampaio (União Brasil) não costuma esconder sua postura política. Tanto é que, no início de 2022, puxou a linha de frente ao”lançar” Renato Casagrande (PSB) como candidato à reeleição para governador do Espírito Santo e fez dele uma figura-chave na campanha, tornando-se, assim, o principal executivo da chefia do estado para a reeleição no segundo turno das eleições.

Euclério pode ter sido responsável por 56,53% dos entrevistados terem reconhecido que votaram na reeleição de Casagrande – 20,9% assumiram voto em Manato (PL) e 14,25% não votaram ou anularam o voto. Menos de 9% não se lembram ou não responderam.

Já para a presidência da República, pelo voto de 38,95% o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) seria reeleito, enquanto 37,29% revelaram terem votado no presidente Lula (PT) e 23,75% não votaram, anularam, não lembram ou não responderam.

A aprovação do Governo Casagrande, no entanto, tem uma aprovação menor do que o prefeito na avaliação dos munícipes de Cariacica. Para 86,99% dos moradores da cidade a gestão estadual é positiva – somando 11,88% ‘ótimo’, com 44,89% ‘bom’ e 29,22% ‘. ‘regular’. Avaliaram como ‘péssima’ 5,7% e a opção ‘ruim’ foi escolhida por 5,23%. Não souberam ou não responderam 3,09%.

Anúncio

Em resumo, a entrevista aponta que a população de Cariacica aprova a reeleição do atual prefeito da cidade.

Colaborou* ESHoje Pesquisa: Instituto Perfil

Cidades

SJB tem novo endereço para emissão de nota fiscal eletrônica

Redação Informe 360

Publicado

no

A Prefeitura de São João da Barra informa às empresas que prestam serviço no município que os endereços para emissão de nota fiscal eletrônica mudaram. As alterações, que foram feitas por motivo de segurança, já estão em vigor, de acordo com a Secretaria Municipal de Fazenda. As notas fiscais devem ser emitidas no site https://notafiscal.sjb.rj.gov.br/issweb/home, enquanto as empresas que utilizam web service devem acessar o endereço https://notafiscal.sjb.rj.gov.br/IssWeb-ejb/IssWebWS/IssWebWS?wsdl.

Essas alterações foram necessárias para aprimorar a segurança dos dados, que a partir de agora são criptografados de ponta a ponta. A medida atende, também, a uma exigência da Lei Geral de Proteção de Dados. Vale lembrar que não houve mudança no login e na senha para acesso e emissão das notas — explica o secretário de Fazenda do Município, Aristeu Netto.

A Secretaria Municipal de Fazenda está à disposição para eventuais esclarecimentos, pelo e-mail setorempresarial@sjb.rj.br, e ressalta que emitir nota fiscal é obrigatório a todas as empresas com atividade econômica comercial e empresas cadastradas no regime do Simples Nacional. Além disso, é uma garantia de que a empresa está atuando legalmente e pagando corretamente os seus tributos.

Os impostos das notas fiscais emitidas no município ajudam a compor a arrecadação própria da Prefeitura. A Secretaria Municipal de Fazenda aprimora constantemente a fiscalização sobre esses valores, com o objetivo de aumentar a arrecadação, sem aumento de tributos.

Anúncio

Por: Secom-PMSJB

Continuar Lendo

Cidades

Italva lança moeda local “Pedra Branca” para aquecer economia e valorizar o comércio da cidade

Redação Informe 360

Publicado

no

Iniciativa vai oferecer a Antecipação Salarial sem custos para o servidor público

A Prefeitura de Italva, no Norte Fluminense, acaba de dar um passo inovador ao lançar oficialmente a sua própria moeda local: a “Pedra Branca”. A iniciativa inédita na região foi anunciada pelo prefeito Leo Pelanca e pelo vice-prefeito Plínio Fernandes, que comunicaram à população italvense e ao setor empresarial local a criação da nova ferramenta econômica, com o objetivo de fortalecer o comércio da cidade e fomentar o desenvolvimento local.

A moeda Pedra Branca terá como primeira função operacional a Antecipação Salarial dos Servidores Públicos Municipais, permitindo que eles possam adiantar em 40% parte de seus vencimentos de forma prática, segura, sem juros e sem descontar um centavo do salário bruto. A quantia adiantada é automaticamente descontada do salário do mês seguinte. O diferencial está no uso exclusivo da moeda nos estabelecimentos comerciais credenciados da própria cidade, o que irá garantir que os recursos permaneçam circulando dentro da economia local.

Cartão/Moeda Local Pedra Branca

Segundo Agencia do Empreendedor – empresa que irá fazer a gestão da moeda –não haverá qualquer custo adicional para o servidor ou para o poder público, tornando a medida sustentável e vantajosa para todos os envolvidos. O custeio da operação será de responsabilidade dos comerciantes locais, que pagarão uma taxa de até 6% apenas no momento da transação, semelhante ao funcionamento tradicional de maquininhas de cartão.

Além da Antecipação Salarial, a moeda Pedra Branca pode ser projetada para atender outras frentes sociais e administrativas, como a distribuição de tickets alimentação, programas sociais, compra de material escolar e outros benefícios futuros que poderão ser integrados ao sistema.

Anúncio
Uniforme da equipe que fará o credenciamento do comércio.

O processo de credenciamento dos estabelecimentos será feito pelos agentes da Agência do Empreendedor, que atuarão diretamente junto aos empresários da cidade para explicar o funcionamento da moeda e integrar os interessados na plataforma.

“Estamos colocando Italva na vanguarda da inovação social e econômica. A Pedra Branca é mais do que uma moeda: é uma estratégia de valorização do que é nosso, fortalecendo o comércio local e mantendo a riqueza girando dentro de Italva”, destacou o prefeito e presidente do Cidennf Léo.

Outro ponto positivo da iniciativa será o aumento da arrecadação municipal com o recolhimento do ISS (Imposto Sobre Serviços), já que todas as operações da Pedra Branca passarão pelo circuito formal, o que ajuda a ampliar a base tributária sem elevar a carga para os cidadãos.

Com esse passo ousado e estratégico, Italva se torna a primeira cidade do Norte do Estado do Rio de Janeiro a lançar sua própria moeda local, um modelo que une inovação e gestão.

Anúncio
Continuar Lendo

Cidades

Luan Pereira encerra o 37º Festival do Maracujá com recorde de público

Redação Informe 360

Publicado

no

A última noite do 37º Festival do Maracujá, neste domingo (27), foi marcada por emoção, energia e casa cheia. O cantor Luan Pereira encerrou a programação com um verdadeiro espetáculo de luzes, efeitos especiais e grandes sucessos, e fez o público cantar e dançar em Travessão de Barra, São Francisco de Itabapoana.

A multidão acompanhou o artista em coro, em um show cheio de interação. Entre os hits “Dentro da Hilux” que marcou sua carreira levou o público ao delírio.

CORPO SHOW DOMINGO 2

Um dos momentos mais marcantes foi quando Luan desceu do palco para abraçar os fãs. “Fiquei impressionado com o carinho e com a energia desse público. A estrutura da festa está incrível e é gratificante ver tanta gente reunida para curtir esse momento”, disse o cantor durante a apresentação.

OUTRO CANTOR

A noite começou com a dupla Ayala & Júlio César, que animou o público com hits como “Jejum de Amor” e “Você Vai Ver”, preparando o clima para a atração principal.

A prefeita Yara Cinthia, que acompanhou os três dias de festa, celebrou a realização do evento. “Nosso compromisso é resgatar as tradições e oferecer momentos de alegria à população. Estar presente em cada show, em cada atividade, e ver nossa comunidade feliz é uma enorme recompensa”, finalizou a prefeita. 

3J5A1522

O evento contou com mais uma parceria com o Governo do Estado, por meio da FUNARJ – Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A Prefeitura agradece ao Governador Cláudio Castro e ao Presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj, Rodrigo Bacellar; Ao Deputado Federal, Aureo Ribeiro; Ao Deputado Estadual ,Vitor Junior; Ao Deputado Estadual, Thiago Rangel e a Deputada Federal e secretária Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSODH), Rosângela Gomes.

Por: Ascom-PMSFI

Anúncio
Continuar Lendo

Em Alta