Cidades
Campos completa 189 anos de cidade com muitos motivos para comemorar

O município de Campos completa, nesta quinta-feira (28), 189 anos de elevação à categoria de cidade com muitos motivos para comemorar. Além de estar com as finanças sob controle, a Prefeitura também vem investindo em equipamentos para oferecer melhores condições de trabalho aos servidores e mais qualidade no atendimento à população. Segundo o prefeito Wladimir Garotinho, Campos vive momento promissor e tudo isso colocando em primeiro lugar o cuidado com as pessoas que ele considera “o maior patrimônio do município”.
Logo no primeiro ano de administração, Wladimir e sua equipe econômica conseguiram colocar as contas em dia – inclusive com os servidores, que estavam com o salário atrasado do ano anterior – controlando a situação financeira do município. Em seguida, com diálogo, parcerias com o Governo do Estado e planejamento, foram iniciados os investimentos nas áreas de saúde, educação, infraestrutura e assistência social, com o lançamento de programas para as famílias em situação de vulnerabilidade. Campos também marcou seu pioneirismo na Saúde ao lançar os mutirões de cirurgia e o Programa SOS Coração, que vem salvando muitas vidas.
“Campos está crescendo. Qualquer dado oficial comprova esse crescimento. A cidade está equilibrada, com poder de investimento e isso gera emprego e renda. Conseguimos reestruturar a nossa rede de saúde, de proteção social e de educação, entre outras. A nossa rede de educação, por exemplo, que encontramos com 52 mil alunos, estamos chegando a 60 mil alunos, graças a um trabalho maciço e de qualidade, com muitos investimentos para os nossos alunos. Campos já é uma cidade melhor e vai ser ainda melhor para se viver”, destaca Wladimir.
Campos vem recebendo investimentos importantes e o prefeito destaca os que seu governo vem fazendo na Saúde, em especial no novo Hospital Geral de Guarus e no Hospital Ferreira Machado.
“O cenário que encontramos no HGG, há três anos, era um cenário de guerra. Chovia dentro e não tinha a menor condição de atender as pessoas ali. Já entregamos a nova emergência, mas ainda está em obras e a previsão é entregar o hospital completo até junho. Vamos sair de 94 para 156 leitos, desafogando o atendimento. No HFM, estamos fazendo a ampliação do Pronto Socorro. É um hospital regional, referência no atendimento de traumas, e toda emergência vermelha da região vem para o Ferreira Machado. Estamos aumentando em cinco vezes o tamanho do Pronto Socorro, além de mudar a fachada, deixando o hospital mais moderno”.
OBRAS
Wladimir também falou sobre os investimentos em infraestrutura. “A cidade virou um canteiro de obras. Onde não conseguimos chegar ainda, vamos chegar. Já fizemos mais de 100 ruas na área central e já iniciamos em Guarus, onde mais 95 receberão asfalto novo. Também fizemos estradas importantes no interior e estamos fazendo bairros legais, que é aquela obra completa com infraestrutura, redes de água e esgoto e calçada padronizada”, disse o prefeito que já anunciou o lançamento do programa Bairro Legal em mais dois lugares: Parque Real, em Goitacazes, e Parque Santa Edwirges, em Guarus.

O prefeito também lembrou que os novos calçadões estão dando um novo visual aos bairros. “A construção de calçadões é uma obra de urbanização belíssima, que transforma a realidade das comunidades. Vai com brinquedo para as crianças, com academia para os idosos e, algumas, com campo de grama sintética”, informa, lembrando que mais três serão inaugurados: em Nova Goitacazes, Ponta da Lama e Terra Prometida.
AGRICULTURA
Em três anos, mais de R$ 22 milhões investidos na agricultura, uma valorização de mais de 850% se comparado ao mesmo período da gestão anterior. Entre os investimentos, estão a aquisição de máquinas e implementos agrícolas, além do apoio ao homem do campo. “É uma valorização que cresceu em mais de 850% comparado ao mesmo período na gestão anterior. Vários programas desenvolvidos no setor já estão em andamento, beneficiando a população. A história do agro na cidade está sendo escrita agora”, disse o prefeito.
Campos vai ganhar uma nova Feira Municipal, um investimento da ordem de R$ 20 milhões, que contará com estrutura moderna e ambiente climatizado, que vai oferecer melhores condições de trabalho e conforto para feirantes e consumidores. O equipamento será construído na Praça da República, a 200 metros do local onde funciona atualmente. “Temos uma expectativa muito boa em relação à essa obra, que vai dar uma nova configuração à área central”, destaca o prefeito, lembrando que a previsão é de que, depois, seja feita a restauração do Mercado Municipal.
Fonte: Secom/PMCG – Por: Liliane Barreto – Foto: César Ferreira
Cidades
ExpoAgro 2025: Cultura e lazer que movimentam a economia de São Francisco

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana tem investido na realização de grandes eventos como estratégia para fortalecer a economia local e fomentar o desenvolvimento do município. No primeiro semestre, eventos religiosos já comprovaram a eficácia dessa iniciativa, movimentando comércio, aquecendo setores como alimentação, hospedagem e transporte, e gerando renda para a população.
Agora, a atenção se volta para a 40ª ExpoAgro, que acontece de 11 a 14 de setembro, no Parque de Exposições de Praça João Pessoa. Consolidada como um dos maiores eventos da região, a feira vai muito além do lazer: é um verdadeiro motor econômico para São Francisco.
A parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado garante infraestrutura completa e uma programação de peso, com atrações como Aline Barros, Simone Mendes, Guilherme & Benuto e Diego & Victor Hugo, que prometem atrair milhares de visitantes.
O impacto é amplo: além de fortalecer o setor agropecuário, base da economia local, a ExpoAgro movimenta hospedagem, transporte, alimentação, comércio e economia criativa, gerando empregos e oportunidades para os moradores.
— Os eventos têm se mostrado grandes aliados do desenvolvimento, gerando renda, movimentando o comércio e enchendo nosso povo de orgulho. Seguiremos investindo em oportunidades que tragam benefícios concretos para todos. Com união e trabalho, o futuro de São Francisco será de ainda mais conquistas — , afirmou o Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Denival Neto.
Fonte: Ascom-PMSFI
Cidades
Refis: adesão ao programa pode ser feito até 31 de outubro

Os contribuintes de São Francisco de Itabapoana têm até o dia 31 de outubro para fazer a adesão ao Programa de Recuperação Fiscal (Refis). O objetivo é possibilitar a regularização de créditos tributários e não tributários devidos por pessoas físicas ou jurídicas junto ao município até o dia 31 de outubro de 2025.
A adesão poderá ser feita diretamente no Departamento de Arrecadação da Secretaria Municipal de Fazenda. O contribuinte poderá optar pelo pagamento à vista — com 100% de desconto em multas e juros — ou pelo parcelamento em até 36 vezes, com redução de 40% da multa e 20% dos juros.
Poderão ser incluídos no Refis débitos em cobrança administrativa ou judicial, com parcelamentos anteriores rescindidos ou em andamento, e os que estejam com exigibilidade suspensa, conforme o Código Tributário Nacional. Débitos ambientais com decisão definitiva e dívidas contratuais que impliquem em rescisão não serão incluídos no programa.
Forma de pagamento
Redução de multa Redução de juros
Pagamento à vista 100% 100%
Até 6 parcelas 90% 80%
De 7 a 12 parcelas 80% 60%
De 13 a 24 parcelas 60% 40%
De 25 a 36 parcelas 40% 20%
Por: Ascom-PMSFI
Cidades
SJB tem novo endereço para emissão de nota fiscal eletrônica

A Prefeitura de São João da Barra informa às empresas que prestam serviço no município que os endereços para emissão de nota fiscal eletrônica mudaram. As alterações, que foram feitas por motivo de segurança, já estão em vigor, de acordo com a Secretaria Municipal de Fazenda. As notas fiscais devem ser emitidas no site https://notafiscal.sjb.rj.gov.br/issweb/home, enquanto as empresas que utilizam web service devem acessar o endereço https://notafiscal.sjb.rj.gov.br/IssWeb-ejb/IssWebWS/IssWebWS?wsdl.
— Essas alterações foram necessárias para aprimorar a segurança dos dados, que a partir de agora são criptografados de ponta a ponta. A medida atende, também, a uma exigência da Lei Geral de Proteção de Dados. Vale lembrar que não houve mudança no login e na senha para acesso e emissão das notas — explica o secretário de Fazenda do Município, Aristeu Netto.
A Secretaria Municipal de Fazenda está à disposição para eventuais esclarecimentos, pelo e-mail setorempresarial@sjb.rj.br, e ressalta que emitir nota fiscal é obrigatório a todas as empresas com atividade econômica comercial e empresas cadastradas no regime do Simples Nacional. Além disso, é uma garantia de que a empresa está atuando legalmente e pagando corretamente os seus tributos.
Os impostos das notas fiscais emitidas no município ajudam a compor a arrecadação própria da Prefeitura. A Secretaria Municipal de Fazenda aprimora constantemente a fiscalização sobre esses valores, com o objetivo de aumentar a arrecadação, sem aumento de tributos.
Por: Secom-PMSJB
- Fé7 dias atrás
Aline Barros se apresenta nesta quinta na 40ª Expoagro de SFI
- Política1 semana atrás
Não há “ditadura da toga” no Brasil, afirma Gilmar Mendes
- Tecnologia1 semana atrás
Preciso trocar a TV para a TV 3.0? Perguntas e respostas sobre a tecnologia
- Saúde7 dias atrás
Dieta do tipo sanguíneo ou Wegovy para emagrecimento? Veja o que diz a medicina
- Tecnologia7 dias atrás
Nissan usa EVs para carregar data centers do Vale do Silício
- Saúde1 semana atrás
Avanço histórico: fármaco brasileiro regenera medula e pode reverter paralisia
- Saúde1 semana atrás
Uma mulher trans pode engravidar após um transplante de útero?
- Cidades1 semana atrás
ExpoAgro 2025: Cultura e lazer que movimentam a economia de São Francisco