Ligue-se a nós

Tecnologia

Google tem mais moral com a Apple do que a Microsoft; entenda

Redação Informe 360

Publicado

no

Com o julgamento antitruste que condenou o Google acerca do monopólio nos sistemas de busca, informações quentes do mercado vieram à tona. Talvez a mais interessante seja sobre o respeito que a gigante das buscas tem com a Apple.

Isso porque, segundo declarações apresentadas nos tribunais e nos autos do processo divulgadas pelo The Verge reforçam que a maçã não pensa em remover o Google de seus dispositivos.

O vice-presidente da Apple, Eddy Cue, disse que a Microsoft teria tentado, várias vezes, abrir negociação para que o Bing fosse o motor de busca padrão dos serviços da empresa fundada por Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne, mas todas elas foram rejeitadas.

Anúncio
Página do Microsoft Bing exibida em um smartphone
Bing foi rejeitado pela mação várias vezes (Imagem: mundissima/Shutterstock)

Não acredito que haja dinheiro no mundo que a Microsoft possa nos oferecer. Eles ofereceram o Bing de graça para a gente. Eles poderiam nos dar a companhia inteira.

Eddy Cue, vice-presidente da Apple

Bing no iPhone? Nem de graça!

  • A intenção da defesa no julgamento foi explicar que o Google não é classificável como monopólio;
  • Mas, sim, que oferece serviço que tem qualidade além do que a concorrência pode entregar e, por conta disso, detém maior fatia do mercado;
  • Porém, até agora, mesmo com o veredito contra a big tech, não houve sanções aplicadas até o momento, tampouco há riscos de punição.

Leia mais:

  • 7 configurações de privacidade do Google para mudar agora mesmo!
  • iPhone: 10 truques que você nem sabia que existiam
  • 10 empresas mais valiosas do mundo em 2024

Apple e Google: amigas e rivais (e não é a novela!)

Apesar da concorrência entre elas no que tange os sistemas operacionais dos smartphones (iOS, iPadOS e Android), Apple e Google são amigas de longa data. Desde 2002, a gigante das buscas fornece à empresa da maçã licenciamento para motores de busca.

À época, o Google virou o sistema de pesquisa padrão do Safari nos Macs. Com o passar do tempo, iPhones e iPads também passaram a contar com a tecnologia.

Cue foi taxativo ao falar da parceira: “É um produto incrível para nossos consumidores e nós queremos que eles saibam que eles estarão recebendo o motor de busca da Google. É uma relação de simbiose, o Google é o melhor motor para pesquisas.”

Mas nem sempre a amizade foi cercada de flores. No caminho, surgiram alguns espinhos. Em 2020, a Apple pensou em comprar o Bing, mas recuou após as conversas com a Microsoft não irem adiante. E, há alguns anos, há rumores de que a empresa estaria trabalhando em seu próprio motor de busca.

Anúncio
Página do Google exibida em um notebook, que está em cima de uma mesa; há uma pessoa teclando nele e, à sua frente, há uma pessoa lendo um livro
Google segue sendo o “queridinho” da Apple – e isso não deverá mudar tão cedo (Imagem: Rawpixel.com/Shutterstock)

O post Google tem mais moral com a Apple do que a Microsoft; entenda apareceu primeiro em Olhar Digital.

Powered by WPeMatico

Continuar Lendo
Anúncio

Tecnologia

Tornado em São José dos Pinhais atinge 180 km/h

Redação Informe 360

Publicado

no

Um tornado que atingiu São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, no sábado (10), teve seus ventos classificados como F2 na Escala Fujita, alcançando a velocidade de 180 km/h. A informação foi divulgada pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

De acordo com o Simepar, a intensidade do fenômeno foi categorizada como F2, em uma escala que vai até F5. O meteorologista Leonardo Furlan explicou que essa classificação se aplica a tornados com ventos entre 180 km/h e 220 km/h. O percurso do tornado foi de aproximadamente 1 km, com o funil não tocando o solo continuamente.

Danos incluíram quedas de árvores, desabamento de muros e a queda de telhado e pilares (Imagem: Simepar)

A Escala Fujita é o método utilizado no Brasil para avaliar a gravidade de tornados, baseando-se na extensão e intensidade dos danos provocados. Quanto maior a destruição, mais alta é a categoria atribuída ao evento. As informações são do G1.

Furlan descreveu o tornado como “relativamente estreito, pequeno em extensão horizontal, mas que provocou danos significativos”. Ele ressaltou que os estragos foram pontuais, ocorrendo apenas nos momentos em que a nuvem funil interagia diretamente com o solo.

Leia mais:

Anúncio
  • Primeiro ciclone de 2026 se forma no Sul com ventos de até 100 km/h
  • Perdemos água doce suficiente para suprir as necessidades de 280 milhões de pessoas
  • Já ouviu falar de Panótia? O supercontinente que pode nunca ter existido

Trajeto da tempestade e impactos

A célula de tempestade mais severa teve início no final da tarde, desenvolvendo-se sobre Almirante Tamandaré e Colombo. Em seguida, deslocou-se sobre Curitiba, onde causou ventos intensos, que se aproximaram de 70 km/h, e precipitação de granizo, resultando na queda de pelo menos 57 árvores. Posteriormente, a mesma célula avançou até São José dos Pinhais, antes de seguir em direção ao Litoral paranaense, provocando fortes tempestades em regiões como Guaratuba e Matinhos.

O Simepar explicou que a instabilidade no Paraná no sábado (10) foi resultado da combinação de calor, umidade e a influência de um sistema de baixa pressão que se formou entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul, mas que se deslocou para o oceano. A alteração nos ventos em altitude também contribuiu para a ocorrência de chuvas e tempestades em todo o Leste do estado.

Momento registrado pelo radar em que o tornado atinge São José dos Pinhais no sábado (10) (Imagem: Simepar)

O meteorologista Reinaldo Kneib complementou que a formação de um ciclone extratropical, atuando entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul, embora não tenha passado pelo Paraná, intensificou a instabilidade no estado. Ele detalhou que “a combinação de calor e umidade favorece as chuvas de verão, aquelas chuvas rápidas no período da tarde. Algumas vezes elas vêm associadas com queda de granizo, rajadas de vento moderados e ocasionalmente fortes, e bastante incidência de raios”.

Durante o domingo (11), a área de baixa pressão se afastou em direção ao oceano, mas a previsão indicava a manutenção de altos índices de instabilidade, com temporais, chuvas, raios e ventos fortes em grande parte do Paraná.

Consequências e resposta das autoridades

Em São José dos Pinhais, o tornado causou estragos significativos, especialmente no bairro Guatupê. A Defesa Civil Estadual informou que 350 residências foram atingidas. Os danos incluíram quedas de árvores, problemas na rede elétrica, desabamento de muros e a queda de telhado e pilares de uma empresa.

Duas famílias ficaram desalojadas. Para prestar auxílio aos moradores afetados, equipes dos bombeiros e da Defesa Civil distribuíram 92 lonas na região.

Anúncio
Nuvens de tempestade
Tempestade severa teve início no final da tarde de sábado (10) (Imagem: PillerG/Shutterstock)

A Prefeitura de São José dos Pinhais, em nota, comunicou que está atuando no atendimento às ocorrências e realizando vistorias técnicas para avaliar riscos estruturais e definir as medidas necessárias para garantir a segurança dos moradores.

A Escala Fujita (F)

De acordo com o Serviço Meteorológico Nacional dos Estados Unidos (NWS), a análise é feita a partir dos estragos deixados pelo tornado. Especialistas avaliam estruturas danificadas, como casas, galpões, árvores e postes, para estimar a velocidade do vento que agiu no local por, no mínimo, três segundos. Com base nessa estimativa, o tornado recebe sua classificação.

  • F0: Ventos entre 65 km/h e 116 km/h — Danos leves
  • F1: Ventos entre 116 km/h e 180 km/h — Danos moderados
  • F2: Ventos entre 180 km/h e 253 km/h — Danos consideráveis
  • F3: Ventos entre 253 km/h e 332 km/h — Danos severos
  • F4: Ventos entre 332 km/h e 418 km/h — Danos devastadores
  • F5: Ventos entre 418 km/h e 511 km/h — Destruição extrema

O post Tornado em São José dos Pinhais atinge 180 km/h apareceu primeiro em Olhar Digital.

Powered by WPeMatico

Continuar Lendo

Tecnologia

Resultado da Quina de hoje: veja números e ganhadores do concurso 6924

Redação Informe 360

Publicado

no

  • Quer saber resultados de todas as loterias? Clique aqui

O sorteio do concurso 6924 da Quina aconteceu na noite deste sábado (10), às 21h. O prêmio desta loteria estava estimado em R$ 3,3 milhões.

Os números sorteados da Quina 6924 foram: 04 – 13 – 49 – 52 – 66.

Resultado da Quina 6924

Confira os números sorteados da Quina de hoje e descubra se o prêmio milionário acumulou ou se teve ganhadores. Em seguida, explore os últimos resultados e as informações sobre o próximo sorteio.

A Quina de hoje acumulou?

A estimativa de prêmio do próximo concurso da Quina é de R$ 2,3 milhões.

Qual é o último resultado da Quina?

O resultado da Quina 6923 desta sexta-feira (9) é: 18 – 34 – 41 – 57 – 63.

Anúncio

Quando é o próximo sorteio da Quina?

próximo sorteio é o 6925 e ele acontece nesta segunda-feira, 12 de janeiro de 2026.

Leia mais:

  • Como ganhar dinheiro online com estas 7 dicas
  • 5 sites para escolher números para Mega Sena
  • Como apostar na loteria europeia que paga milhões de euros

Últimos resultados da Quina

Os dez últimos resultados dos sorteios da Quina foram:

  • Quina 6923 (09/01/2026): 18 – 34 – 41 – 57 – 63
  • Quina 6922 (08/01/2026): 16 – 26 – 36 – 51 – 56
  • Quina 6921 (07/01/2026): 26 – 50 – 69 – 74 – 77
  • Quina 6920 (06/01/2026): 04 – 28 – 34 – 42 – 47
  • Quina 6919 (05/01/2026): 04 – 06 – 09 – 26 – 64
  • Quina 6918 (03/01/2026): 09 – 21 – 24 – 63 – 69
  • Quina 6917 (02/01/2026): 11 – 15 – 29 – 48 – 57
  • Quina 6916 (01/01/2026): 08 – 54 – 58 – 72 – 76
  • Quina 6915 (30/12/2025): 05 – 19 – 21 – 51 – 66
  • Quina 6914 (29/12/2025): 25 – 41 – 48 – 49 – 66

Como resgatar o prêmio da Quina

Ao ganhar na Quina, o processo de resgate do seu prêmio é simples e se diferencia principalmente pelo valor a ser recebido. Você tem a opção de fazer o resgate em qualquer casa lotérica credenciada ou nas agências da Caixa.

Veja como funciona:

  • Para prêmios brutos de até R$ 2.428,79: você pode receber seu prêmio em qualquer casa lotérica credenciada ou nas agências da Caixa. Aqui, os ganhadores que apostaram online também podem resgatar o prêmio via transferência ao Mercado Pago.
  • Para prêmios brutos a partir de R$ 2.428,80: o pagamento é realizado somente nas agências da Caixa. Será necessário apresentar seu comprovante de identidade original com CPF e o recibo de aposta original e premiado.
  • Para prêmios de R$ 10.000,00 ou mais: esses valores são pagos em até dois dias úteis. O prazo começa a contar a partir da apresentação em uma Agência da Caixa.

Quais os dias de sorteio da Quina?

Os sorteios da Quina acontecem 6 vezes por semana. Eles ocorrem de segunda a sábado.

Anúncio

Qual o horário do sorteio da Quina?

O sorteio ocorre às 21h (horário de Brasília).

Onde assistir ao sorteio ao vivo da Quina?

sorteio é transmitido pela RedeTV! online e também na TV e pelo perfil da Caixa no YouTube e Facebook.

Anúncio

Como jogar na Quina?

A aposta simples consiste em marcar 5 números entre os 80 disponíveis.

Até que horas é possível apostar na Quina?

As apostas poderão ser feitas até as 20h do mesmo dia do sorteio.

Anúncio

Com quantos números se ganha na Quina?

O apostador leva prêmio em dinheiro se acerta a partir de 2 números (duque). Ele também ganha com 3 números (terno), 4 números (quadra) e 5 números sorteados.

Quantos números posso escolher para apostar na Quina?

No volante, seja em papel ou digital, há 80 números disponíveis. A menor aposta possível é escolher 5 números e custa R$ 3. Quanto mais números você escolher, maior será sua chance de ganhar.

Anúncio

O post Resultado da Quina de hoje: veja números e ganhadores do concurso 6924 apareceu primeiro em Olhar Digital.

Powered by WPeMatico

Continuar Lendo

Tecnologia

Olhar Espacial: o Calendário Cósmico e o nosso segundo no Universo

Redação Informe 360

Publicado

no

Você sabe o que é um Calendário Cósmico? Essa é uma das visões mais acessíveis da inconcebível escala de tempo do Universo.

No programa Olhar Espacial de hoje, o astrônomo Marcelo Zurita nos dá detalhes sobre esse conceito. Confira!

O post Olhar Espacial: o Calendário Cósmico e o nosso segundo no Universo apareceu primeiro em Olhar Digital.

Powered by WPeMatico

Anúncio
Continuar Lendo

Em Alta