Cidades
Dengue: Segunda reunião discute abertura de novos leitos de enfermaria e UTI

Preocupado com o atual panorama da dengue em Campos, o secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano, esteve reunido, nesta segunda-feira (19), no gabinete da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com representantes de vários segmentos da pasta para alinhar estratégias de combate à doença e ao mosquito Aedes aegypti, transmissor também da zika e chikungunya. Este foi o segundo encontro para debater o real cenário da doença no município.
Durante a reunião, foram discutidas, entre outras ações, a ampliação e reestruturação de toda rede assistencial, com abertura de novos leitos de enfermaria e de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), inclusive nas unidades contratualizadas. Foi destacada, ainda, a importância da participação tanto do poder público, quanto da população no combate ao mosquito transmissor. Hirano enfatizou que 80% dos criadouros do Aedes estão nas residências das pessoas, ressaltando a necessidade de os munícipes se envolverem ativamente na eliminação desses focos.
“Foi uma reunião de trabalho muito importante para discutir uma real epidemia de dengue em nossa cidade. Campos tem uma boa estrutura assistencial para lidar com essa situação e atender a população da melhor forma possível. Toda a rede está preparada, desde o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) até as Unidades Básicas de Saúde, hospitais e Unidades de Terapia Intensiva, se necessário. Mas, repito, a conscientização e a participação da população são essenciais para controlar a propagação da doença. Precisamos do envolvimento de todos nessa luta contra a dengue”, reforçou o secretário.
DENGUE EM CAMPOS — De acordo com o último balanço divulgado, até o dia 15 de fevereiro, foram registrados 475 casos confirmados de dengue no município e 6 de chikungunya. Não há confirmação para zika em Campos.
Também participaram da reunião, o subsecretário de Saúde, Marcos Gonçalves; o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Arthur Borges; o subsecretário e o diretor de Vigilância em Saúde, respectivamente Charbell Kury e Rodrigo Carneiro; o subsecretário de Atenção Primária, Benedito Pereira Martins; o superintendente do Hospital São José, Dante Pinto Lucas; o diretor do Centro de Referência da Dengue, Luíz José de Souza; a diretora de Auditoria, Controle e Avaliação (DACA), Bruna Araújo; o diretor do Centro de Controle de Zoonoses, Carlos Morales; o coordenador e o subcoordenador do Programa Municipal de Controle de Vetores do CCZ, Claudemir Barcelos e Sílvio Pinheiro; a diretora de Gestão das Unidades Pré-Hospitalares (UPH’s), Bruna Vassimon; o diretor de Gestão de Pessoas da SMS, Nilo Sérgio da Silva Pessanha Filho; a responsável pelo Departamento de Assistência Farmacêutica da SMS, Cristiane Abílio Freitas; o procurador da SMS, Mateus José; o subsecretário de Planejamento e Gestão da SMS, Anderson Barros; a representante do setor administrativo do CCZ, Tatiana Almeida, além do subsecretário de Comunicação Social, Luiz Costa.
Fonte: Secom/PMCG – Por: Kelly Maria – Foto: Kelly Maria / Divulgação
Cidades
ExpoAgro 2025: Cultura e lazer que movimentam a economia de São Francisco

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana tem investido na realização de grandes eventos como estratégia para fortalecer a economia local e fomentar o desenvolvimento do município. No primeiro semestre, eventos religiosos já comprovaram a eficácia dessa iniciativa, movimentando comércio, aquecendo setores como alimentação, hospedagem e transporte, e gerando renda para a população.
Agora, a atenção se volta para a 40ª ExpoAgro, que acontece de 11 a 14 de setembro, no Parque de Exposições de Praça João Pessoa. Consolidada como um dos maiores eventos da região, a feira vai muito além do lazer: é um verdadeiro motor econômico para São Francisco.
A parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado garante infraestrutura completa e uma programação de peso, com atrações como Aline Barros, Simone Mendes, Guilherme & Benuto e Diego & Victor Hugo, que prometem atrair milhares de visitantes.
O impacto é amplo: além de fortalecer o setor agropecuário, base da economia local, a ExpoAgro movimenta hospedagem, transporte, alimentação, comércio e economia criativa, gerando empregos e oportunidades para os moradores.
— Os eventos têm se mostrado grandes aliados do desenvolvimento, gerando renda, movimentando o comércio e enchendo nosso povo de orgulho. Seguiremos investindo em oportunidades que tragam benefícios concretos para todos. Com união e trabalho, o futuro de São Francisco será de ainda mais conquistas — , afirmou o Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Denival Neto.
Fonte: Ascom-PMSFI
Cidades
Refis: adesão ao programa pode ser feito até 31 de outubro

Os contribuintes de São Francisco de Itabapoana têm até o dia 31 de outubro para fazer a adesão ao Programa de Recuperação Fiscal (Refis). O objetivo é possibilitar a regularização de créditos tributários e não tributários devidos por pessoas físicas ou jurídicas junto ao município até o dia 31 de outubro de 2025.
A adesão poderá ser feita diretamente no Departamento de Arrecadação da Secretaria Municipal de Fazenda. O contribuinte poderá optar pelo pagamento à vista — com 100% de desconto em multas e juros — ou pelo parcelamento em até 36 vezes, com redução de 40% da multa e 20% dos juros.
Poderão ser incluídos no Refis débitos em cobrança administrativa ou judicial, com parcelamentos anteriores rescindidos ou em andamento, e os que estejam com exigibilidade suspensa, conforme o Código Tributário Nacional. Débitos ambientais com decisão definitiva e dívidas contratuais que impliquem em rescisão não serão incluídos no programa.
Forma de pagamento
Redução de multa Redução de juros
Pagamento à vista 100% 100%
Até 6 parcelas 90% 80%
De 7 a 12 parcelas 80% 60%
De 13 a 24 parcelas 60% 40%
De 25 a 36 parcelas 40% 20%
Por: Ascom-PMSFI
Cidades
SJB tem novo endereço para emissão de nota fiscal eletrônica

A Prefeitura de São João da Barra informa às empresas que prestam serviço no município que os endereços para emissão de nota fiscal eletrônica mudaram. As alterações, que foram feitas por motivo de segurança, já estão em vigor, de acordo com a Secretaria Municipal de Fazenda. As notas fiscais devem ser emitidas no site https://notafiscal.sjb.rj.gov.br/issweb/home, enquanto as empresas que utilizam web service devem acessar o endereço https://notafiscal.sjb.rj.gov.br/IssWeb-ejb/IssWebWS/IssWebWS?wsdl.
— Essas alterações foram necessárias para aprimorar a segurança dos dados, que a partir de agora são criptografados de ponta a ponta. A medida atende, também, a uma exigência da Lei Geral de Proteção de Dados. Vale lembrar que não houve mudança no login e na senha para acesso e emissão das notas — explica o secretário de Fazenda do Município, Aristeu Netto.
A Secretaria Municipal de Fazenda está à disposição para eventuais esclarecimentos, pelo e-mail setorempresarial@sjb.rj.br, e ressalta que emitir nota fiscal é obrigatório a todas as empresas com atividade econômica comercial e empresas cadastradas no regime do Simples Nacional. Além disso, é uma garantia de que a empresa está atuando legalmente e pagando corretamente os seus tributos.
Os impostos das notas fiscais emitidas no município ajudam a compor a arrecadação própria da Prefeitura. A Secretaria Municipal de Fazenda aprimora constantemente a fiscalização sobre esses valores, com o objetivo de aumentar a arrecadação, sem aumento de tributos.
Por: Secom-PMSJB
- Fé7 dias atrás
Aline Barros se apresenta nesta quinta na 40ª Expoagro de SFI
- Política1 semana atrás
Não há “ditadura da toga” no Brasil, afirma Gilmar Mendes
- Tecnologia1 semana atrás
Preciso trocar a TV para a TV 3.0? Perguntas e respostas sobre a tecnologia
- Saúde1 semana atrás
Dieta do tipo sanguíneo ou Wegovy para emagrecimento? Veja o que diz a medicina
- Tecnologia1 semana atrás
Nissan usa EVs para carregar data centers do Vale do Silício
- Saúde1 semana atrás
Avanço histórico: fármaco brasileiro regenera medula e pode reverter paralisia
- Negócios1 semana atrás
O Preço de se Destacar: O Que a Psicologia Diz Sobre a Síndrome da Papoula Alta no Trabalho
- Cidades1 semana atrás
ExpoAgro 2025: Cultura e lazer que movimentam a economia de São Francisco