Negócios
Empreendedoras criam negócios inspirados em suas próprias vivências com a maternidade


Paula Crespi e Flávia Deutsch, fundadoras da Theia, femtech que apoia mulheres em toda a jornada da maternidade, do pré ao pós-parto
A maternidade é ponto de partida para a criação de negócios de sucesso. Quase 80% das mulheres empreendedoras decidiram fundar suas empresas depois de terem filhos, segundo pesquisa do Instituto Rede Mulher Empreendedora. “Dizem que nasce uma mãe, nasce uma empreendedora”, afirma Dani Junco, fundadora da rede de mães B2Mamy, que rejeita esse tipo de romantização. “O fato é que, de acordo com a FGV, 50% das mulheres perdem seus empregos após a maternidade, e existem muitos desafios para retornar ao mercado corporativo.”
No Brasil, a maioria empreende por necessidade e muitas delas, especialmente as que são mães, em nome da flexibilidade, ou seja, a possibilidade de conciliar trabalho e maternidade. “Penso que nasce uma mãe, nasce uma ativista, e não foi diferente comigo”, diz ela, que criou uma comunidade voltada para mães.
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Como Dani Junco, muitas mulheres se inspiraram na maternidade e criaram negócios para solucionar dores que enxergaram ao longo do caminho – desde antes da gestação até o retorno ao trabalho. “Empreender não é fácil e, por isso, viver na pele as dificuldades não só ajuda a construir soluções que de fato endereçam o problema, como também traz o gás e motivação diários de saber que você está dedicando a sua vida para resolver algo que realmente importa”, afirma Flávia Deutsch, cofundadora da Theia, startup de saúde voltada para toda a jornada da maternidade.
Leia também:
- Executivas contam o aprendizado da maternidade que levaram para a carreira
- Como a maternidade ajuda as mulheres a empreender
Conheça empreendedoras com negócios inspirados pela maternidade:
Empreendedorismo, maternidade e saúde mental
Enquanto muitas mulheres empreendem mirando na flexibilidade, a maioria (52%) acaba enfrentando dificuldades em conciliar a dupla ou tripla jornada – trabalho doméstico, cuidado com os filhos e os negócios –, segundo uma pesquisa da startup Olhi.
A sobrecarga de trabalho doméstico e as jornadas profissionais excessivas estão entre as razões que explicam por que 45% das mulheres receberam um diagnóstico de ansiedade, depressão ou algum tipo de transtorno mental, segundo levantamento da Think Olga, ONG voltada a questões de gênero.
Um outro estudo, feito pela Motherly, uma plataforma norte-americana de conteúdo para mães, mostra que a saúde mental é a maior preocupação delas no mercado de trabalho. O alto custo dos cuidados com os filhos afeta a forma como essas mulheres conduzem suas carreiras: 70% dizem que tiveram que fazer sacrifícios para atender às necessidades de suas famílias, e 50% citaram o cuidado dos filhos como o principal motivo.
Novas habilidades
Sem romantizar os desafios já abordados, a maternidade também traz novas habilidades. “Ela costuma parir novas líderes”, diz Dani Junco, citando competências como gestão de conflitos, logística, criatividade e gestão do tempo. “Descobri que as mães não se tornam menos produtivas após a chegada dos filhos, pelo contrário”, afirma Aline Pedrazzi, fundadora e CEO da Mãe-Estar.
Frequentemente, executivas e empresárias contam como a chegada de um filho ajudou a estabelecer prioridades e ter empatia, por exemplo. A ciência provou que a maternidade também afeta a criatividade e o pensamento engenhoso, permitindo que as mulheres abracem atividades mais desafiadoras.
O cérebro de uma mulher que se torna mãe passa a ter flexibilidade cognitiva, emocional e comportamental. Essas mudanças as ajudam a se adaptar a novos ambientes e pensar fora da caixa. Ou seja, permitem que elas se tornem ainda melhores em qualquer atividade profissional que tiverem pela frente. “Gestar e maternar me transformaram enquanto pessoa”, diz Flávia Deutsch, da Theia. “Se não fosse mãe, talvez não conseguisse enxergar a necessidade do outro como meus filhos me fazem ver. É um baita superpoder que a maternidade me trouxe e que faz muita diferença no meu dia a dia na Theia.”
O post Empreendedoras criam negócios inspirados em suas próprias vivências com a maternidade apareceu primeiro em Forbes Brasil.
Powered by WPeMatico
Negócios
Coca-Cola Nomeia Brasileiro como Novo CEO

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
A Coca-Cola anunciou nesta quarta-feira (10) a nomeação do brasileiro Henrique Braun como seu novo presidente-executivo, substituindo James Quincey, enquanto as empresas de alimentos tentam ajustar suas estratégias para consumidores que buscam bebidas e lanches mais saudáveis e acessíveis.
O portfólio de bebidas sem açúcar da Coca-Cola, bem como suas linhas de produtos mais premium, como o leite Fairlife, tem mantido a empresa em melhor situação em um cenário de consumo instável, ao contrário de rivais como a PepsiCo.
Tanto Quincey quanto Braun ingressaram na empresa em 1996 e ocuparam cargos de liderança em todo o mundo na Coca-Cola. Braun, de 57 anos, passa a liderar a gigante de bebidas em 31 de março.
Há três décadas na Coca-Cola, Braun foi presidente da companhia para China e Coreia, Brasil e América Latina.
O brasileiro foi nomeado diretor de operações da Coca-Cola em janeiro, trazendo consigo experiência na empresa em áreas como cadeia de suprimentos, desenvolvimento de novos negócios e operações de engarrafamento. “Vou me concentrar em dar continuidade ao impulso que construímos com nosso sistema. Trabalharemos para desbloquear o crescimento futuro em parceria com nossos engarrafadores”, disse Braun em comunicado.
O preço das ações da Coca-Cola subiu quase 63% desde que Quincey, de 60 anos, assumiu o cargo de presidente-executivo em maio de 2017.
Quincey esteve à frente da empresa durante um período em que a fabricante de refrigerantes intensificou seu foco em bebidas sem açúcar e com baixas calorias, além de adicionar linhas de produtos como leite, água com gás, café e bebidas energéticas por meio de aquisições.
“Quincey estabeleceu um padrão elevado. Os investidores podem esperar que o novo presidente-executivo continue a renovar o portfólio de marcas”, disse Kimberly Forrest, diretora de investimentos da Bokeh Capital Partners.
O setor de bens de consumo passou por uma série de mudanças em cargos de alta direção este ano, à medida que as empresas se adaptam a um ambiente de consumo dividido, além de desafios operacionais e na cadeia de suprimentos devido às tarifas.
O post Coca-Cola Nomeia Brasileiro como Novo CEO apareceu primeiro em Forbes Brasil.
Powered by WPeMatico
Negócios
USP Lança Minicurso Gratuito de ESG

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
A Esalq (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”), da USP (Universidade de São Paulo), lançou um minicurso gratuito sobre ESG no mundo corporativo.
O programa é destinado a profissionais de sustentabilidade, compliance, governança, auditoria, comunicação corporativa, gestão de riscos, consultores, membros de comitês e candidatos ao MBA em ESG e negócios sustentáveis da instituição.
As aulas acontecem nos dias 23 e 30 de janeiro de 2026, das 19h às 22h, em formato online e ao vivo. O conteúdo aborda os fundamentos de ESG e o passo a passo para elaborar uma matriz de materialidade alinhada aos objetivos do negócio e às expectativas de stakeholders. “O curso fornece não só o conhecimento técnico-conceitual, mas também a capacidade de entender como a sustentabilidade orienta decisões estratégicas”, afirma o professor Sandro Benelli, que ministra as aulas.
Os participantes também irão analisar cases nacionais e internacionais para aplicar os conceitos em situações reais. “Nosso objetivo é mostrar que temas materiais não são apenas uma exigência regulatória, mas uma ferramenta de gestão que gera valor, fortalece reputações e amplia o impacto positivo das empresas.”
Ao final, os alunos recebem certificado oficial e acesso prioritário a conteúdos e benefícios das futuras turmas do MBA da Esalq. As vagas são limitadas e as inscrições ficam abertas no site oficial até 22 de janeiro de 2026.
O post USP Lança Minicurso Gratuito de ESG apareceu primeiro em Forbes Brasil.
Powered by WPeMatico
Negócios
Vibra Anuncia Mariana Santarém Como Vice-Presidente de Marketing

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
A Vibra anunciou Mariana Santarém como nova vice-presidente de marketing e experiência do cliente nesta segunda-feira (8). Na empresa desde 2022, a executiva já liderou as áreas de fidelidade, meios de pagamento e produtos.
Com mais de 24 anos de carreira, 16 deles no setor de energia e combustíveis, Mariana acumula passagens por empresas como Tim Brasil, Souza Cruz, Shell e Raízen. Carioca, é formada em administração pela PUC-Rio e pós-graduada em marketing pela UFRJ.
Na nova função, ela seguirá à frente da modernização do portfólio e da evolução da experiência oferecida pela companhia. “Meu foco é fortalecer a proposta de valor dos postos Petrobras e das nossas unidades de negócio, sempre com o cliente no centro”, afirma.
A companhia também anuncia a chegada de Camila Ribeiro como diretora de marketing, marcas e relações públicas. Formada em publicidade e propaganda, a executiva já atuou em empresas como Tim Brasil, The Hershey Company, Coca-Cola, L’Oréal e P&G.
O post Vibra Anuncia Mariana Santarém Como Vice-Presidente de Marketing apareceu primeiro em Forbes Brasil.
Powered by WPeMatico

Tecnologia1 semana atrásRaio verde: o raro fenômeno óptico que aparece no nascer ou no pôr do sol

Esporte1 semana atrásFlamengo derrota Ceará e coroa ano mágico com título Brasileiro

Sem categoria1 semana atrásNatal Magia Macaé: programação da Vila do Noel encanta as famílias

Saúde1 semana atrásPor que algumas pessoas têm medo de médicos e dentistas?

Tecnologia6 dias atrásTendões artificiais revolucionam robôs biohíbridos e ampliam aplicações

Negócios1 semana atrásGuia dos MBAs: Como Escolher o Melhor Curso para a Sua Jornada Profissional

Negócios1 semana atrásLista Forbes: As Empresas dos Sonhos para Trabalhar nos EUA

Tecnologia1 semana atrásO que é escarlatina? Veja sintomas e tratamento




































