Negócios
Bezos contrata veterano da Amazon para acelerar empresa espacial Blue Origin

Um veterano da Amazon escolhido por Jeff Bezos para liderar a Blue Origin pretende usar o manual da gigante do comércio eletrônico para dar à empresa de lançamento de foguetes um impulso extremamente necessário contra a SpaceX, de Elon Musk.
As principais prioridades de Dave Limp, que liderou a lucrativa unidade de dispositivos da Amazon, incluem a aceleração do desenvolvimento do foguete New Glenn, da Blue Origin, que já passou por diversos adiamentos, e a produção do potente motor BE-4, de acordo com dois funcionários que participaram da reunião do novo presidente-executivo com toda a empresa neste mês.
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Fazendo comparações com o foco centrado no cliente da Amazon, Limp enfatizou a importância de cumprir os prazos do cronograma, disseram os funcionários. Limp também sugeriu um foco maior na integração de software e inteligência artificial na fabricação.
A Blue Origin se recusou a disponibilizar Limp para uma entrevista e não respondeu pedido de comentários. Em seu primeiro dia de trabalho, em 4 de dezembro, Limp disse em uma publicação no LinkedIn que estava “animado para começar”.
Limp é visto como um assistente de confiança de Bezos, capaz de ajudar a impulsionar a Blue Origin nos estágios finais e complexos do desenvolvimento do foguete de carga pesada New Glenn e o principal desafio para o Falcon 9, dominante, da SpaceX.
O tempo está passando enquanto os clientes, como a unidade de internet via satélite da Amazon, a Kuiper, esperam para voar no New Glenn, o que é fundamental para que a Blue Origin gere uma receita significativa.
“A Blue Origin precisa ser muito mais rápida, e esse é um dos motivos pelos quais deixei meu cargo de presidente-executivo da Amazon há alguns anos”, disse Bezos na semana passada ao podcaster Lex Fridman.
Bezos trocou os líderes mais importantes da Blue Origin e reorganizou suas unidades de negócios para tirá-la de um impasse de desenvolvimento que existe desde que ele instalou um novo presidente-executivo na empresa em 2017.
Pegada
Embora ainda não tenha alcançado a órbita, a pegada da Blue Origin no setor é vasta. Limp também supervisionará os planos de construção de um módulo de pouso lunar para a Nasa, uma estação espacial orbital e um negócio centrado em satélites manobráveis de manutenção e reabastecimento.
O executivo também liderará o reinício do negócio de pesquisa e turismo espacial suborbital da Blue Origin, à medida que seu único foguete ativo, o pequeno e reutilizável New Shepard, voltar a voar após 15 meses de paralisação.
Limp, que também trabalhou na Apple por quase uma década, traz uma cara nova onde a popularidade do antigo presidente-executivo da Blue Origin diminuiu entre a equipe, segundo vários funcionários atuais e antigos.
O antecessor de Limp, Bob Smith, supervisionou o início da campanha de lançamento da New Shepard, que enviou o próprio Bezos ao espaço em 2021. Smith também liderou a Blue Origin em uma batalha legal para ganhar seu contrato multibilionário de pouso na Lua com a Nasa.
Mas os atrasos crescentes do New Glenn e seu motor BE-4 estimularam em grande parte a mudança de líderes, disseram vários funcionários. Smith não foi encontrado para comentar o assunto.
Na órbita da Terra, a pressão da concorrência está aumentando. A SpaceX lançou vários astronautas e quase 100 missões em órbita este ano com o Falcon 9. Musk está prometendo dominar o mercado global de lançamentos com viagens mais baratas ao espaço na nave Starship, que é totalmente reutilizável.
E a Nasa está pressionando por velocidade em seu programa lunar Artemis, no qual o conceito de módulo de pouso lunar da Blue Origin será usado em uma segunda viagem de astronautas dos Estados Unidos à superfície da Lua.
“Eles precisam se organizar, precisam entregar”, disse George Sowers, consultor do setor espacial que trabalhou com a Blue Origin como executivo da United Launch Alliance (ULA), uma joint venture da Boeing e da Lockheed Martin.
“Eles têm se dado ao luxo de não precisar lucrar para sobreviver, porque Bezos os tem financiado”, disse Sowers. “Mas esse não é um modelo sustentável.”
A Blue Origin está vendendo motores BE-4 para a ULA, uma rival que há muito tempo domina o mercado de lançamento de satélites do Pentágono para o espaço. A ULA depende de entregas pontuais do BE-4 para seu foguete Vulcan, de próxima geração.
A Blue Origin pode estar interessada em comprar a ULA. A empresa já manifestou interesse em um acordo desse tipo no passado, de acordo com duas fontes familiarizadas com o assunto. O Wall Street Journal publicou nesta quinta-feira que a Blue Origin, a empresa de capital privado Cerberus e a Textron demonstraram interesse na aquisição.
O post Bezos contrata veterano da Amazon para acelerar empresa espacial Blue Origin apareceu primeiro em Forbes Brasil.
Negócios
Conheça o Novo CEO da Vivara

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
O conselho de administração da Vivara elegeu Thiago Lima Borges como novo CEO na quinta-feira (11). O executivo substitui Icaro Borrello, que ficou pouco mais de um ano à frente da companhia. É a quinta troca de liderança na companhia em menos de dois anos.
Com mais de 20 anos de experiência executiva, Borges já atuou como CFO e diretor de relações com investidores do Grupo Smart Fit. Além disso, coleciona passagens por empresas como Arezzo&Co e Braskem. Formado em administração pela Universidade Salvador, também possui MBA pela Stanford University.
Além do novo CEO, o colegiado da Vivara também elegeu Cassiano Lemos da Cunha para o cargo de diretor de operações, no lugar de Bruno Kruel Denardin.
Vivara avança mais de 2% após anunciar troca de CEO
As ações da Vivara figuravam entre os destaques positivos do Ibovespa nesta sexta-feira (12), com alta de mais de 2%, um dia após a rede de joalherias anunciar as mudanças na gestão.
Analistas do Bradesco BBI/Ágora Investimentos afirmaram ver a nomeação de Borges como positiva, dado seu histórico no setor e reconhecimento pelo mercado. “Apesar de mais uma mudança no C-level (alta administração) parecer exaustiva, entendemos a decisão do conselho de administração da Vivara como parte da nova fase estratégica iniciada em 2025, com maior foco em governança e alinhamento aos minoritários”, afirmaram em relatório a clientes.
“Acreditamos que, à medida que Borges e Lemos consolidem suas funções, os controladores devem reduzir a atuação executiva e concentrar-se no conselho”, acrescentaram Pedro Pinto e Flávia Meireles. “Mantemos recomendação neutra e preço-alvo de R$36 (para a ação), porém, aguardando sinais de execução e estabilidade na gestão para reavaliar as perspectivas.”
Por volta de 10h25, as ações da Vivara tinham alta de 2,37%, a R$35,01, entre as maiores altas do Ibovespa, que subia 0,61%.
O post Conheça o Novo CEO da Vivara apareceu primeiro em Forbes Brasil.
Powered by WPeMatico
Negócios
Siemens Energy Anuncia Marcela Souza Como Vice-Presidente Sênior para a América Latina

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
A Siemens Energy anunciou Marcela Souza como nova vice-presidente sênior para a América Latina, cargo que ela assumirá em 12 de janeiro de 2026. Atualmente diretora jurídica no Brasil e diretora de compliance para a região, Marcela é a primeira mulher a ocupar o posto mais alto de gestão da empresa na América Latina. Ela sucede André Clark, que deixa a companhia após oito anos para assumir a liderança da farmacêutica Viveo.
Com 17 anos de Siemens Energy e mais de duas décadas de carreira, Marcela já ocupou diferentes posições de liderança e acumula experiência em gestão reputacional. Formada em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, possui MBA em administração de empresas pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).
Na nova função, liderará a estratégia operacional da empresa em uma região que reúne nove fábricas e escritórios distribuídos por 13 países. Sua missão inclui elevar o desempenho de uma equipe de 7.200 funcionários. No Brasil — maior operação da Siemens Energy na América Latina, com cinco fábricas e três centros de serviços — ela será responsável por 3.100 colaboradores.
O post Siemens Energy Anuncia Marcela Souza Como Vice-Presidente Sênior para a América Latina apareceu primeiro em Forbes Brasil.
Powered by WPeMatico
Negócios
Coca-Cola Nomeia Brasileiro como Novo CEO

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
A Coca-Cola anunciou nesta quarta-feira (10) a nomeação do brasileiro Henrique Braun como seu novo presidente-executivo, substituindo James Quincey, enquanto as empresas de alimentos tentam ajustar suas estratégias para consumidores que buscam bebidas e lanches mais saudáveis e acessíveis.
O portfólio de bebidas sem açúcar da Coca-Cola, bem como suas linhas de produtos mais premium, como o leite Fairlife, tem mantido a empresa em melhor situação em um cenário de consumo instável, ao contrário de rivais como a PepsiCo.
Tanto Quincey quanto Braun ingressaram na empresa em 1996 e ocuparam cargos de liderança em todo o mundo na Coca-Cola. Braun, de 57 anos, passa a liderar a gigante de bebidas em 31 de março.
Há três décadas na Coca-Cola, Braun foi presidente da companhia para China e Coreia, Brasil e América Latina.
O brasileiro foi nomeado diretor de operações da Coca-Cola em janeiro, trazendo consigo experiência na empresa em áreas como cadeia de suprimentos, desenvolvimento de novos negócios e operações de engarrafamento. “Vou me concentrar em dar continuidade ao impulso que construímos com nosso sistema. Trabalharemos para desbloquear o crescimento futuro em parceria com nossos engarrafadores”, disse Braun em comunicado.
O preço das ações da Coca-Cola subiu quase 63% desde que Quincey, de 60 anos, assumiu o cargo de presidente-executivo em maio de 2017.
Quincey esteve à frente da empresa durante um período em que a fabricante de refrigerantes intensificou seu foco em bebidas sem açúcar e com baixas calorias, além de adicionar linhas de produtos como leite, água com gás, café e bebidas energéticas por meio de aquisições.
“Quincey estabeleceu um padrão elevado. Os investidores podem esperar que o novo presidente-executivo continue a renovar o portfólio de marcas”, disse Kimberly Forrest, diretora de investimentos da Bokeh Capital Partners.
O setor de bens de consumo passou por uma série de mudanças em cargos de alta direção este ano, à medida que as empresas se adaptam a um ambiente de consumo dividido, além de desafios operacionais e na cadeia de suprimentos devido às tarifas.
O post Coca-Cola Nomeia Brasileiro como Novo CEO apareceu primeiro em Forbes Brasil.
Powered by WPeMatico

Esporte1 semana atrásFlamengo derrota Ceará e coroa ano mágico com título Brasileiro

Tecnologia1 semana atrásTendões artificiais revolucionam robôs biohíbridos e ampliam aplicações

Tecnologia1 semana atrás8 filmes com muito tiro para assistir na Netflix

Saúde1 semana atrásO que é a bronquiolite? Veja sintomas e tratamento

Geral1 semana atrásRio: Ceasa informa que 28 lojas foram destruídas por incêndio

Política1 semana atrásReunião da CCJ da Alerj para avaliar prisão de Bacellar é adiada

Esporte5 dias atrásBrasil abre Copa do Mundo contra Marrocos em Nova Jersey em 13 de junho

Cidades1 semana atrásEncontro de Arborização: Macaé lança manual e se consolida como referência em cidades verdes






























