Geral
Coronavírus infecta pênis, testículos e próstata de macacos em estudo dos EUA

Descrita inicialmente como uma infecção viral do trato respiratório, a Covid-19 mostrou-se capaz de provocar danos a diferentes órgãos para além dos pulmões, incluindo o coração, os rins e o cérebro.
Um estudo em animais, conduzido por pesquisadores dos Estados Unidos, revelou que o SARS-CoV-2, vírus causador da doença, é capaz de infectar diferentes tecidos do trato genital masculino. A pesquisa com macacos rhesus contaminados mostrou que o vírus atingiu a próstata, os testículos e o pênis.
Para identificar a capacidade de infecção viral, os pesquisadores utilizaram uma técnica de tomografia computadorizada de corpo inteiro dos animais. Embora os cientistas não soubessem o que poderiam encontrar, eles esperavam detectar o vírus em locais como os pulmões e o nariz, devido às características de transmissão da doença.
“Mas o sinal que saltou para nós foi a disseminação completa através do trato genital masculino”, disse o pesquisador Thomas Hope, professor de biologia celular e do desenvolvimento da Northwestern Feinberg School of Medicine, em Chicago, em um comunicado. “Não tínhamos ideia de que o encontraríamos lá”.
Evidências de que a infecção pelo SARS-CoV-2 pode afetar negativamente a saúde sexual masculina e a fertilidade aumentam a cada dia.
No Brasil, um grupo de pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), coordenado pelos professores Paulo Saldiva e Marisa Dolhnikoff, da Faculdade de Medicina, identificou que o novo coronavírus é capaz de invadir todos os tipos de células dos testículos, causando lesões que podem prejudicar a função hormonal e a fertilidade.
Para chegar ao resultado, os especialistas brasileiros realizaram a autópsia dos tecidos testiculares de 11 pacientes, com idade entre 32 e 88 anos, que morreram devido a complicações da Covid-19.
“Vimos por microscopia eletrônica que o coronavírus invadiu todas as células do testículo. O vírus está presente nas células que produzem espermatozoides, chamadas Sertoli, nas células que produzem testosterona, chamadas de Leydig, nos vasos sanguíneos e no arcabouço que dá suporte ao testículo”, explicou o pesquisador e médico andrologista Jorge Hallak, professor da Faculdade de Medicina e coordenador do Grupo de Estudos em Saúde do Homem do Instituto de Estudos Avançados da USP.
Cuidados adicionais na prevenção
O estudo norte-americano mostra como o vírus pode causar impactos na próstata, pênis, testículos e na vasculatura testicular. Os resultados foram publicados em formato preprint, sendo considerados uma pesquisa preliminar até a publicação em um periódico revisado por outros especialistas.
“Esses resultados indicam que a dor testicular, disfunção erétil, hipogonadismo, redução da contagem e qualidade de espermatozoides e diminuição da fertilidade associada à infecção por SARS-CoV-2 são uma consequência direta da infecção das células do trato reprodutivo masculino e não mecanismos indiretos, como febre e inflamação”, disse Hope.
O pesquisador destacou que outros vírus como o Paramyxovirus, causador da caxumba, Ebola, Zika e o o SARS-COV-1 também podem infectar tecidos do trato genital masculino e afetar negativamente a fertilidade. A infecção por caxumba, por exemplo, é amplamente conhecida pela possibilidade de causar esterilidade masculina.
“Mesmo que seja apenas uma pequena porcentagem dos infectados, representa milhões de homens que podem sofrer um impacto negativo em sua saúde sexual e fertilidade”, disse Hope.
Estudos clínicos sugerem que 10% a 20% dos homens infectados por SARS-CoV-2 apresentam sintomas relacionados à disfunção do trato genital. Isso sugere que dezenas de milhões de homens que foram infectados, especialmente aqueles que tiveram Covid-19 grave, devem buscar avaliação médica como medida preventiva.
“O impacto potencial da infecção por SARS-CoV-2 na saúde sexual e reprodutiva deve fazer parte da decisão de todos de se vacinar para minimizar a chance de morte, doença grave e hospitalização e infecção da próstata, pênis, testículos e vasculatura (suprimento sanguíneo) de testículos”, disse o pesquisador.
Fonte: CNN Brasil
Geral
Rio: Ceasa informa que 28 lojas foram destruídas por incêndio

O incêndio de grandes proporções que começou na madrugada desta quarta-feira (3) em um dos pavilhões do Centro Estadual de Abastecimento do Rio (Ceasa), a maior central de abastecimento do estado, que fica em Irajá, na zona norte da capital fluminense, deixou 28 lojas destruídas, informou o Ceasa/RJ. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro afirmou que não há registro de feridos.![]()
![]()
Em nota divulgada no Instagram, a central de abastecimento disse que os pavilhões 43, 44 e parte do 42 estão interditados. Todos os outros estão funcionando. “Prejuízos ainda incalculáveis, mas enormes”, afirmou o Ceasa.
O Corpo de Bombeiros informou que cerca de 110 militares, de 15 unidades operacionais estão mobilizados na ocorrência, com apoio de 31 viaturas, além de um drone equipado com câmera térmica, utilizado para identificar pontos de calor e orientar as melhores estratégias de combate às chamas.
Segundo relatos, o incêndio teve início em uma loja de alimentos e se propagou rapidamente para estabelecimentos vizinhos que comercializam plásticos, papéis, bebidas e outros materiais altamente inflamáveis.
Fonte: Agencia Brasil Por: Ana Cristina Campos – Repórter da Agência Brasil
Geral
Cláudio Castro recebe ministro Alexandre de Moraes no Centro Integrado de Comando e Controle

O governador Cláudio Castro se reuniu, nesta segunda-feira (03.11), com o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Cidade Nova, região central da capital do Estado do Rio de Janeiro. Durante a audiência, foram apresentados dados sobre o planejamento e a execução da megaoperação realizada nos complexos da Penha e do Alemão. O relatório, que mostra total transparência no cumprimento da ADPF 635, será encaminhado ao Supremo Tribunal Federal.
Após a audiência, o governador acompanhou o ministro em uma visita técnica à Sala de Inteligência e Controle do CICC, onde está instalado o sistema de reconhecimento facial e das câmeras operacionais portáteis usadas pela Polícia Militar, com acompanhamento em tempo real dos deslocamentos em todo o território fluminense.
A estrutura centraliza informações de campo e dados de inteligência, garantindo resposta rápida e coordenação operacional.
– O Rio de Janeiro tem investido muito em planejamento, tecnologia e transparência para tornar a segurança pública mais eficiente e moderna. O CICC é a expressão desse trabalho coordenado, com tecnologia de ponta. Todo esse aparato garante um serviço de segurança de qualidade para a população – afirmou o governador Cláudio Castro.
Participaram da audiência os secretários de Segurança Pública, Victor dos Santos; de Polícia Militar, Marcelo de Menezes; e de Polícia Civil, Felipe Curi, além de representantes do Conselho Nacional do Ministério Público e do Conselho Nacional de Justiça.
– Conversamos sobre o projeto de retomada que está em fase de organização pelo Conselho Nacional do Ministério Público e demos ao ministro total possibilidade de tirar todas as dúvidas sobre a política de segurança do Rio de Janeiro e nos desafios no combate ao crime – acrescentou Cláudio Castro.
Polo de integração
O CICC é o principal polo de integração das forças de segurança do Estado. O centro atua no monitoramento em tempo real de ocorrências, grandes eventos e situações emergenciais, reunindo representantes das polícias, Bombeiros, Defesa Civil, Detran e órgãos federais e municipais.
No CICC também foram desenvolvidos software como o 190RJ, o Rede Mulher e o Rede Escola.
Além disso, no CICC funciona o serviço de emergência 190 da Polícia Militar, que recebeu recentemente com o ISO 9001, premiação internacional que reconhece a eficiência do serviço.
Fonte: Governo do Rio
Geral
Príncipe William visita Pão de Açúcar e recebe chave da cidade do Rio

O príncipe William, herdeiro do trono britânico, está em visita ao Brasil, onde irá cumprir agenda de compromissos relacionados à temática ambiental. Nesta segunda-feira (3), no Morro do Pão de Açúcar, ele recebeu a chave da cidade do prefeito do Rio, Eduardo Paes. ![]()
![]()
“Foi uma honra receber as chaves da cidade no icônico Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, antes de alguns dias empolgantes com o Earthshot Prize e o Programa United for Wildlife”, disse o príncipe, em postagem nas redes sociais.
O príncipe irá participar da cerimônia de entrega do prêmio Earthshot, considerado uma das principais premiações ambientais do mundo. A premiação foi criada pelo príncipe com a missão de identificar e acelerar soluções com potencial de restaurar o planeta até 2030.
A entrega ocorrerá na quarta-feira (5), no Museu do Amanhã, zona portuária do Rio, com a presença de líderes internacionais, inovadores, cientistas, filantropos e representantes da sociedade civil para reconhecer soluções ambientais transformadoras e escaláveis. Cada um dos cinco vencedores será contemplado com um prêmio de 1 milhão de euros.
As cinco categorias a serem premiadas são: Proteger e Restaurar a Natureza, Limpar o Ar, Reviver os Oceanos, Construir um Mundo Livre de Resíduos e Combater a Crise Climática.
O prefeito Eduardo Paes disse, que durante a visita ao Pão de Açúcar, mostrou os pontos mais conhecidos da cidade.
“Lembrou da visita do pai dele aqui. Lembrou da visita da mãe dele aqui. Enfim, eles têm muito carinho pelo Brasil e especialmente pelo Rio”, afirmou.
Agencia Brasil

Tecnologia1 semana atrásComo poemas conseguem contornar sistemas de segurança em IA

Saúde1 semana atrásQuais exames médicos você não precisa fazer todos os anos, segundo a ciência?

Saúde6 dias atrásO que é o Dezembro Vermelho e qual sua relação com a Aids?

Saúde1 semana atrásÉ perigoso aplicar adrenalina na veia? Entenda quando o uso é seguro

Tecnologia6 dias atrás7 usos criativos do Google Gemini que você deveria testar

Tecnologia5 dias atrásRaio verde: o raro fenômeno óptico que aparece no nascer ou no pôr do sol

Tecnologia1 semana atrásQuais as estreias do cinema mais aguardadas de 2026?

Tecnologia1 semana atrásQuais os 10 melhores filmes de Natal, segundo a crítica?








































