Ligue-se a nós

Cidades

Legado Olímpico: Prefeitura do Rio transforma Arena do Futuro em escolas

Redação Informe 360

Publicado

no

A Prefeitura do Rio inaugurou, nesta terça-feira (6/2), dois Ginásios Educacionais Tecnológicos (GETs), em Bangu e Santa Cruz, ambos na Zona Oeste, construídos a partir da Arena do Futuro, que recebeu as competições de handebol e goalball nas Olimpíadas e Paralimpíadas de 2016, respectivamente. Em março, duas novas unidades de ensino, em Campo Grande e Rio das Pedras, serão entregues aos cariocas após o reaproveitamento de material da instalação esportiva olímpica.

– A arena foi montada como um Lego e depois desmontada para virar quatro escolas. Isso não aconteceu com nenhum estádio olímpico do mundo. A gente chamava o estádio de handebol de Arena do Futuro, porque a gente queria preparar as futuras gerações de cariocas para construir uma cidade melhor. Estamos felizes de entregar esses novos GETs olhando para o futuro da cidade e das nossas crianças – afirmou o prefeito Eduardo Paes.

Para evitar que os investimentos para a realização dos Jogos 2016 dessem origem a instalações sem uso, os chamados “elefantes brancos”, a Prefeitura do Rio adotou a arquitetura nômade em grande parte de seu projeto olímpico. Este conceito de construção prevê o reaproveitamento das instalações esportivas para transformá-las em outros equipamentos públicos. O Plano de Legado feito para os Jogos Rio 2016 previu que a Arena do Futuro, ao término das competições, originasse quatro escolas, que vão atender um total de cerca de 1.700 alunos.

O GET José Mauro de Vasconcelos, em Bangu, e o GET Emiliano Galdino, em Santa Cruz, vão atender a cerca de 900 alunos do Ensino Fundamental no modelo de escola pública mais inovador do país, que segue a abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e investe na qualificação da educação integral, com atividades das 8h às 14h30. As aulas nos dois GETs começaram na segunda-feira (05/02).

– Não tem legado maior do que o legado para a educação. Com a mesma estrutura da arena do handebol, nós construímos quatro escolas, onde mais de 1.500 alunos vão se formar e terão um futuro melhor. Em todos os jogos olímpicos, as pessoas perguntam sobre o legado. E eu não consigo imaginar uma cidade que deu uma resposta melhor sobre legado social e educacional do que o Rio de Janeiro – disse o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha.

Para potencializar o desenvolvimento de novas competências e habilidades, os GETs oferecem aos alunos a possibilidade de realizar projetos de forma interdisciplinar para além do livro didático. As escolas contam com laboratórios maker. Tudo para que o aluno consiga desenvolver projetos próprios e aprender colocando a mão na massa, ao tempo que impacta o entorno escolar.

Anúncio

Até o fim do ano: 200 GETs

Com a inauguração dos dois novos GETs na Zona Oeste, a rede municipal passa a contar com 90 Ginásios Educacionais Tecnológicos, atendendo a 32.130 alunos, e com previsão de chegar a 200 unidades deste novo modelo de escola até o fim de 2024. São atendidos alunos de todas as idades e de todas as regiões da cidade, promovendo uma educação pública de qualidade e integrada ao mundo contemporâneo.

– Essas escolas são especiais porque elas entregam uma promessa do Legado Olímpico. São dotadas de muita tecnologia, conforto, climatização e acessibilidade para as nossas crianças. Foram feitas com material da Arena do Futuro, que foi cuidadosamente desmontada e seu material foi aproveitado na construção desses GETs em Bangu e Santa Cruz – destacou Armando Queiroga, presidente da Rio-Urbe, órgão da Prefeitura responsável pela obra de construção dos novos GETs.

Novas inaugurações ainda em 2024

Além das escolas, dentro deste conceito de reaproveitamento das instalações esportivas dos Jogos para transformá-los em outros equipamentos públicos, a Prefeitura do Rio ainda vai inaugurar, em breve, o Terminal Intermodal Gentileza (TIG), que recebeu as estruturas de aço do Centro Internacional de Transmissão (IBC). O terminal será o elo entre dois dos principais legados de mobilidade de 2016: o BRT e o VLT.

Anúncio

A área de circulação e convivência dentro do Parque Olímpico, que também serviu para interligar as arenas esportivas, está se transformando no Parque Rita Lee. Uma instalação pública com mais de 900 árvores e 16 mil arbustos, quadras esportivas, praças, reforma do skate park, praça molhada e pisos coloridos, que será inaugurada ainda no primeiro semestre de 2024.

Já a piscina do Estádio Aquático Olímpico será montada no Parque Oeste. O parque sustentável ficará em um terreno de mais de 234 mil metros quadrados na Avenida Cesário de Melo, em Inhoaíba, Zona Oeste. Parte do Velódromo, que também está localizado no Parque Olímpico, receberá o Museu Olímpico.

A continuidade do plano de Legado Olímpico do Rio ficou paralisada entre os anos de 2017 e 2020, por decisão do governo anterior. Mas, a partir de 2021, o município voltou a investir na transformação da cidade para potencializar os benefícios e oportunidades conseguidas com a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, tanto no âmbito esportivo quanto de infraestrutura, que continuam a beneficiar a população carioca oito anos após a sua realização.

Rio tem excelência em aproveitamento do legado esportivo

Anúncio

Ainda na preparação para a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016, a população carioca começou a ser beneficiada pelo evento mundial. E o GEO é um exemplo. Criado em 2012, é uma escola voltada para o Ensino Fundamental, em tempo integral e tem como principal objetivo dar oportunidade para os alunos desenvolverem suas aptidões esportivas, sem abrir mão de uma educação de excelência. Atualmente, mais de cinco mil alunos estão matriculados nos 11 GEOs existentes na cidade: Santa Cruz (duas unidades), Pedra de Guaratiba (duas unidades), Santa Teresa, Benfica, Caju, Realengo, Pitangueiras, São Cristóvão e Senador Camará.

Ao longo dos 11 anos do projeto, uma importante alteração foi a ampliação do modelo para os dois segmentos do Ensino Fundamental, passando a atender alunos dos anos iniciais (1º ao 5º), além dos anos finais (6º ao 9º) que deram origem ao programa.

Outro exemplo de sucesso de legado esportivo para o Rio que beneficiou amplamente a população foi o Estádio de Canoagem Slalom, no Parque Radical de Deodoro. Com o término dos Jogos, além de servir para treino dos atletas e a realização de competições, o local, que tem área equivalente a sete piscinas olímpicas, se transformou em uma área de lazer para os cariocas, principalmente, durante o verão. Além de oferecer um amplo parque para o desenvolvimento de atividades sociais voltadas para a prática esportiva e cultural.

O campo de golfe dos Jogos 2016 também elevou o Rio à condição de ineditismo, quando a cidade optou por erguer uma instalação pública, com recursos privados, além de promover a recuperação de uma área ambientalmente degradada. Até a realização das Olimpíadas, o município era dotado de campos em clubes privados, onde somente sócios podem praticar. Em pleno funcionamento, atualmente, qualquer pessoa pode utilizar o equipamento olímpico.

Anúncio

Mas o principal êxito da construção do campo de golfe na Barra da Tijuca foi a recuperação de uma área de proteção ambiental degradada. Com uma extensão equivalente ao bairro do Leme, na Zona Sul, o local teve sua vegetação nativa triplicada, com o uso racional de recursos naturais e em consonância com a biodiversidade.

Confira um resumo dos benefícios proporcionados para a população carioca, com a retomada em 2021 da transformação do Legado Esportivo:

ARENA CARIOCA 3

Modo Jogos: Recebeu as competições de Taekwondo e Esgrima nas Olimpíadas. E Judô nas Paralimpíadas.

Anúncio

Modo Legado: Ginásio Educacional Olímpico Isabel Salgado

Mais de duas mil pessoas eram beneficiadas por mês em pelo menos uma das atividades gratuitas culturais e de diversas modalidades esportivas, como ginástica, musculação e vôlei, até agosto de 2022, quando a Arena 3 iniciou sua transformação para Ginásio Educacional Olímpico (GEO) Isabel Salgado. Com a construção do GEO, as atividades foram transferidas para o Velódromo e, posteriormente, para a Arena 2, em caráter temporário.

O GEO Isabel Salgado, com inauguração prevista para esta quarta-feira (07/02), é formado por 24 salas de aulas, recepção, uma unidade de alimentação e nutrição, sala multiuso e outra de apoio pedagógico, área de circulação, sanitários para funcionários e alunos, além de instalações esportivas com duas quadras e locais para a prática de judô, lutas, tênis de mesa e ginástica. Uma escola em tempo integral e que beneficiará cerca de mil alunos.

Maria Isabel Salgado foi um dos maiores nomes do vôlei brasileiro e defendeu mais de dez times em campeonatos nacionais. Talentosa desde muito jovem, teve uma ascensão meteórica e passou a integrar a equipe principal do Flamengo com apenas 16 anos.

Anúncio

Fez história ao ser a primeira jogadora brasileira numa equipe estrangeira, o Modena, da Itália, nos anos 80. Defendeu o Brasil nas Olimpíadas de 1980, em Moscou, e 1984, em Los Angeles. Após encerrar sua carreira, migrou para o vôlei de praia, onde também fez história ao se tornar campeã mundial em 1994. Uma referência no meio esportivo, também atuou um período como treinadora. Em 2016, foi um dos nomes escolhidos para carregar a Tocha Olímpica.

Isabel deixou cinco filhos. Três deles — Maria Clara, Pedro e Carol — são atletas que herdaram o talento da mãe no vôlei de praia. Nos últimos anos, Isabel se dedicava a cuidar da carreira dos filhos. Sempre presente nas causas em prol da mulher, no esporte, e também líder nas questões dos atletas em geral.

ARENA DO FUTURO

Modo Jogos: Recebeu as competições de Handebol das Olimpíadas. E o Goalball nas Paralimpíadas.

Anúncio

Modo Legado:

• Quatro GETs

Em março de 2022, teve início a desmontagem da Arena para ser transformada em quatro escolas, situadas nos bairros de Bangu, Campo Grande, Rio das Pedras e Santa Cruz, que vão beneficiar cerca de 1.700 alunos. As escolas serão Ginásios Experimentais Tecnológicos (GETs), um novo modelo de ensino implantado na rede que, por meio da abordagem STEAM (Science, Technology, Engineering, Art and Math), desenvolve uma aprendizagem baseada em projetos, atividades mão na massa e recursos que promovam a cultura digital. Cada GET será formado por dez salas de aula, uma de leitura, colaboratório, quadra poliesportiva e áreas administrativas.

Para erguer as escolas, o município utilizou-se do conceito de arquitetura nômade da Arena do Futuro e aproveitou materiais como o breeze (fachada das arenas), divisórias e louças.

Anúncio

• Estádio Luso-Brasileiro

As estruturas das arquibancadas e da cobertura da Arena do Futuro foram doadas para o Estádio Luso-Brasileiro, de propriedade da Portuguesa, na Ilha do Governador. A doação vai permitir aumentar a capacidade de público do local que é de 5.044 para 16 mil espectadores.

ESTÁDIO AQUÁTICO OLÍMPICO

Modo Jogos: Recebeu as competições de natação das Olimpíadas e das Paralimpíadas.

Anúncio

Modo Legado:

• Parque Oeste

A piscina utilizada nas competições será montada no Parque Oeste. O parque ficará em um terreno de mais de 234 mil metros quadrados na Avenida Cesário de Melo, em Inhoaíba. Será um megaparque sustentável, além de preservar e ofertar novas áreas verdes na cidade para convivência. Vai contar com equipamentos culturais e esportivos. Entre as benfeitorias estão Vila Olímpica, Nave do Conhecimento, quadras poliesportivas, espaço ecumênico, pista de skate, ginásio coberto, palco, além de uma escola para 720 alunos e um Espaço de Desenvolvimento Infantil para cerca de 30 crianças em horário integral. Ainda serão construídos quiosques e um espaço destinado a oficinas. O projeto prevê o cultivo de 1.100 árvores e o plantio de jardins em uma área de aproximadamente 34 mil metros quadrados. A área reflorestada será de 61,8 mil metros quadrados.

VELÓDROMO

Anúncio

Modo Jogos: Recebeu as competições de ciclismo dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

Modo Legado:

• Atividades esportivas gratuitas

Até julho de 2022, o Velódromo esteve sob administração do governo federal. Após a Prefeitura do Rio retomar a instalação, o espaço passou a oferecer atividades esportivas gratuitas para duas mil pessoas por mês. Essas atividades eram desenvolvidas na Arena 3, que foi transformada em Ginásio Experimental Olímpico (GEO). Com o início das obras do Museu Olímpico, as atividades foram transferidas temporariamente para a Arena 2.

Anúncio

• Museu Olímpico

O museu será dedicado ao Movimento Olímpico e contará a história da conquista, da preparação e da realização dos Jogos Rio 2016. Haverá ainda interação e tecnologia para reviver a atmosfera olímpica e também será mostrada a transformação do Rio de Janeiro através do legado olímpico, em imagens e histórias, com destaque para os valores olímpicos e a importância do esporte para o país.

• Competições

Por ser o mais moderno da América do Sul, o Velódromo recebe ao longo do ano várias competições nacionais e internacionais de ciclismo. As provas não são impactadas por outras ações que ocorrem no local.

Anúncio

VIA OLÍMPICA

Modo Jogos: Uma área de circulação e convivência dentro do Parque Olímpico, que também serviu para interligar as arenas esportivas e culminava no “Live Site”, esplanada destinada a eventos em frente à Lagoa de Jacarepaguá.

Modo Legado:

• Parque Rita Lee

Anúncio

As obras começaram em fevereiro de 2023 em uma área de 36 mil metros quadrados. O novo parque público natural terá mais de 900 árvores e 16 mil arbustos, quadras esportivas, praças, reforma do skate park, praça molhada e pisos coloridos. Haverá ainda novos mobiliários urbanos, como 465 mesas e cadeiras, 27 brinquedos infantis, 14 aparelhos de ginástica e 14 bicicletários.

ESTRUTURAS DO CENTRO INTERNACIONAL DE TRANSMISSÃO (IBC)

Modo Jogos: O Centro Internacional de Transmissão (IBC) recebeu mais de dez mil profissionais de imprensa, que trabalharam no prédio onde funcionavam estúdios e eram geradas as imagens das transmissões oficiais dos Jogos.

Modo Legado: As estruturas de aço do IBC foram utilizadas para a construção do Terminal Intermodal Gentileza (TIG), que vai ser um elo entre dois dos principais legados de mobilidade dos Jogos Rio 2016: o BRT e o VLT. O Terminal Gentileza foi projetado para ser o ponto de chegada ao Rio do BRT Transbrasil, que tem demanda mínima estimada em 130 mil pessoas transportadas diariamente. No local, os passageiros poderão pegar ônibus alimentadores para diversas regiões da cidade, além do VLT – que foi estendido em cerca de 700 metros a partir da Rodoviária Novo Rio – para circular no Centro do Rio e chegar à Central do Brasil, Praça XV e Aeroporto Santos Dumont.

Anúncio
Os GETs José Mauro de Vasconcelos e Emiliano Galdino vão atender a cerca de 900 alunos – Beth Santos/Prefeitura do Rio

Cidades

Corrida Rústica de São João Batista acontece no sábado (20)

Redação Informe 360

Publicado

no

A Corrida Rústica de São João Batista, que acontece no sábado, 20, como parte da programação esportiva do Circuito Junino, em São João da Barra, está com inscrições abertas (aqui). A largada da prova será às 7h, na Praça São João Batista, em percurso de 5 km.

A documentação necessária é cópia do RG, CPF, do cartão do banco (frente e verso, onde consta nº da agência e conta, ou print do aplicativo onde também constam esses dados), comprovante de residência. Em caso de menor de idade, serão necessários os documentos dos responsável pelo atleta.

Estão disponíveis 150 vagas, distribuídas nas seguintes categorias Masculino e Feminino: Geral; 16 a 29 anos; 30 a 39 á; 40 a 49 anos; 50 a 59 anos; 60 +. A entrega dos chips será na sexta-feira, 19, às 9h, na Secretaria Municipal de Esportes, Rua São Benedito, n° 139 – Centro, não havendo entrega no dia da prova.

A premiação na Geral será troféu e valor de R$ 400 para o primeiro colocado, R$ 300 para o segundo, R$ 200 para o terceiro e R$ 100 para o quarto lugar. Em todas as faixas de idade, além de troféu, a premiação em dinheiro será de R$ 300 para o primeiro, R$ 200 para o segundo e R$ 100 para o terceiro lugar. Todos os atletas receberão maedalha de participação.

Anúncio

Fonte: Comunicaçao/PMSJB

Continuar Lendo

Cidades

Contribuinte tem 10% de desconto no IPTU até 31 de julho

Redação Informe 360

Publicado

no

Manter o IPTU em dia é mais do que um benefício individual: é um gesto que contribui diretamente para o desenvolvimento de São Francisco de Itabapoana. Para facilitar o cumprimento deste ato de cidadania, a Prefeitura oferece 10% de desconto para os proprietários de imóveis que optarem pelo pagamento do IPTU 2026 em cota única até 31 de julho. Esta é a última oportunidade para pagar com abatimento no valor.

Os recursos arrecadados com o IPTU são fundamentais para que o município continue avançando em áreas essenciais como educação, saúde e infraestrutura, garantindo mais qualidade de vida para a população e melhorias em todos os distritos.

As guias de pagamento estão liberadas pelo Departamento de Arrecadação/IPTU da Prefeitura. Os contribuintes podem emitir o documento de forma prática e rápida pelos seguintes canais: 
www.pmsfi.rj.gov.br iptu@pmsfi.rj.gov.br  ou WhatsApp: (22) 99705-7626.  Atendimento presencial: sede da Prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Ficar em dia com o IPTU é aproveitar o desconto, evitar juros e ainda ajudar a construir uma São Francisco de Itabapoana cada vez melhor para todos.

Por: Ascom/PMSFI

Anúncio

Continuar Lendo

Cidades

Prefeitura define empresa para estudo da erosão costeira em SJB

Redação Informe 360

Publicado

no

A Prefeitura de São João da Barra avançou em mais uma etapa no enfrentamento da erosão costeira que afeta regiões como Atafona e o Açu. Conforme publicação no Diário Oficial desta segunda-feira, 27, foi mantida como vencedora da Concorrência nº 001/2025 a empresa Caruso Jr. Estudos Ambientais & Engenharia Ltda., responsável pela elaboração do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA).

O extrato de decisão informa que houve provimento parcial de recurso apresentado por outra empresa participante, mas sem alteração no resultado final do certame. Com isso, permanece inalterada a classificação anteriormente definida, confirmando a empresa vencedora para execução do estudo.

O contrato prevê a realização de um levantamento técnico detalhado que servirá de base para a elaboração de um projeto de contenção da erosão costeira no município. A iniciativa é considerada essencial para viabilizar futuras intervenções, que dependem da atuação conjunta de diferentes esferas de governo e de órgãos reguladores.

A prefeita Carla Caputi destacou a importância da etapa concluída e reforçou que o estudo é uma exigência para avançar na busca por soluções efetivas. Segundo ela, o trabalho atende a uma solicitação do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional e deve reunir todas as informações técnicas necessárias para subsidiar o projeto.

Anúncio

“Se dependesse só da prefeitura, a gente já teria feito. Mas não podemos agir de forma que não seja a lei. Para qualquer intervenção no mar, são necessários estudos técnicos sérios, que garantam segurança e eficácia. Inclusive, quando estive com o ministro do Desenvolvimento, Waldez Góes, esse estudo foi uma exigência clara. Sem ele, não há como avançar com responsabilidade, nem buscar os recursos necessários. Agora seguimos para a homologação e, na sequência, para a assinatura do contrato. Depois disso, começam os estudos que vão apontar, com base científica, quais são as melhores alternativas para enfrentar esse desafio”, ressaltou a prefeita Carla Caputi.

Ainda de acordo com a prefeita, o investimento no estudo tinha o valor estimado em cerca de R$ 7 milhões, com parte dos recursos viabilizada por meio de apoio parlamentar. A expectativa é que a ordem de serviço seja emitida nas próximas semanas, possibilitando o início efetivo dos trabalhos.

A erosão costeira é um dos principais desafios ambientais de São João da Barra, especialmente em Atafona, onde o avanço do mar já provocou perdas significativas ao longo dos anos. O estudo contratado é apontado como passo fundamental para definição de soluções estruturais e sustentáveis para o problema.

“Este é um problema complexo, que exige planejamento, responsabilidade e união. Nenhuma solução virá sem o apoio dos governos estadual e federal. Seguimos acompanhando cada etapa de perto, cobrando, articulando e trabalhando com seriedade para proteger nossa cidade, nossa história e o nosso futuro”, concluiu a prefeita.

Anúncio
Continuar Lendo

Em Alta