Cidades
Governo do ES firma contrato com a Infraero para gestão do Aeroporto de Linhares

Governo do Espírito Santo e a Infraero Aeroportos firmaram, nesta quinta-feira (24), o contrato para gestão e operação do Aeroporto Regional de Linhares, que passa a contar com a expertise e a eficiência da empresa pública federal. A solenidade de assinatura ocorreu no Palácio Anchieta, em Vitória, com a presença do governador Renato Casagrande e do presidente da Infraero, Rogério Amado Barzellay.
Os serviços a serem prestados pela Infraero incluem o gerenciamento das tarefas de rotina essenciais ao funcionamento do aeroporto, bem como o atendimento aos requisitos estabelecidos nas legislações e normas vigentes. A Infraero ficará responsável por atividades como segurança aeroportuária, treinamentos, segurança operacional, limpeza e conservação, manutenção, serviços de meio ambiente e de tecnologia da informação, entre outras.

Também assumirá a operação aeroportuária, que inclui ações como fiscalização, vistoria e inspeção, e atuará no desenvolvimento da área comercial, com foco na comercialização e identificação de áreas internas e externas. A Infraero fará ainda um completo diagnóstico técnico da situação do aeroporto e a interlocução com os entes que compõem o sistema de aviação civil a fim de alavancar as operações locais. O prazo para prestação dos serviços é de 12 meses, podendo ser prorrogado até o limite de 60 meses.
“O Aeroporto de Linhares é um importante instrumento de desenvolvimento para a região norte do Estado. Realizamos uma obra na pista em parceria com a União, construímos o terminal de passageiros e instalamos o PAPI para que pudéssemos ter voos de aviões a jato. Agora, com a gestão da Infraero, temos certeza de que o aeroporto vai se desenvolver ainda mais para que possamos receber voos comerciais. A região norte tem se tornado atrativa para grandes indústrias e o aeroporto vem nesse momento para trazer mais crescimento, facilidade no acesso, além de aumentar o turismo local nessa região que tem lindas praias e lagoas”, afirmou o governador Casagrande.
Para o presidente da Infraero, Rogério Barzellay, essa parceria demonstra o empenho de ambas as partes para o fortalecimento da aviação regional no Espírito Santo. “A Infraero conhece os desafios das atividades de operação e gestão de aeroportos e conta com equipes altamente capacitadas que darão todo o apoio técnico ao Governo do Estado para o desenvolvimento do Aeroporto de Linhares”, destacou.
Inaugurado em abril deste ano, o Aeroporto Regional de Linhares contribui para o crescimento econômico e social do norte capixaba. Com investimento total de R$ 67 milhões, provenientes de recursos do Governo do Estado, na quantia de R$ 49 milhões, e o restante do Governo Federal, a infraestrutura aeroportuária foi ampliada e modernizada. As obras incluíram a expansão da pista e a construção de um novo terminal de passageiros.
Com uma extensão de 1.860 metros, a pista foi homologada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), permitindo um incremento na capacidade operacional e abrindo caminho para a chegada de voos comerciais de até 150 passageiros. O terminal de passageiros também passou por reformulação, resultando em um espaço de 735 metros quadrados, além de uma nova fachada e áreas internas revitalizadas. O investimento incluiu também a aquisição e instalação de um PAPI, equipamento essencial para auxiliar pousos, principalmente de aeronaves a jato, e que atende aos padrões estipulados pela Anac.
O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, pontua que a decisão por confiar a administração do aeroporto à Infraero deve-se à vasta experiência da Empresa na gestão de aeroportos em todo o País. “Essa é uma medida estratégica, pois garante a excelência na gestão e operação do Aeroporto Regional de Linhares, assegurando a qualidade dos serviços oferecidos aos passageiros e contribuindo para o crescimento da região” afirmou.
Com 50 anos de experiência, a Infraero atua como braço executor de políticas públicas para a aviação civil, com a finalidade de implantar, administrar, operar e explorar industrial e comercialmente a infraestrutura aeroportuária. Sua rede é composta atualmente por 14 aeroportos e, agora, 22 terminais sob contrato junto a estados e municípios para a gestão e operação.
A Companhia tem presença nacional e expertise consolidada para oferecer serviços de ponta-a-ponta da infraestrutura aeroportuária, ou seja, desde o projeto, passando pela obra de engenharia, manutenção, gestão e a própria operação, além de oferecer treinamento técnico e desenvolvimento de soluções digitais.
Também estiverem presentes o vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço; o prefeito de Linhares, Bruno Marianelli; o deputado federal Gilson Daniel; os deputados estaduais Lucas Scaramussa, Mazinho dos Anjos e Alexandre Xambinho; além de representantes da empresa, vereadores e liderança da região.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843
Assessoria de Imprensa da Infraero
(61) 3312-3924 / (61) 9 9981-8411
imprensa@infraero.gov.br
Cidades
Macaé lança manual do novo padrão nacional de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e)

A Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz), por meio da Consultoria Tributária, anuncia que Macaé está pronta para a nova fase da emissão de Notas Fiscais de Serviços Eletrônicas (NFS-e), em conformidade com a Lei Complementar nº 214/2025, que institui o padrão nacional de NFS-e em todo o Brasil. A partir de 1º de janeiro de 2026, todas as empresas deverão se adequar ao novo modelo. Para facilitar o acesso e a aplicação do novo padrão nacional, a Fazenda lançou o Manual de Integração da NFS-e Nacional para adequação técnica disponível neste link.
Com a adoção do padrão nacional de NFS-e, Macaé reafirma seu compromisso com a modernização tributária e a simplificação das obrigações fiscais, garantindo mais eficiência e transparência para empresas e cidadãos. A Semfaz informa que o município continuará utilizando seu próprio sistema de emissão, que será atualizado para atender ao layout nacional.
Os pontos principais do novo padrão NFS-e, conforme o Manual de Integração divulgado pela Fazenda são: unificação nacional; integração tecnológica; Web Service Nacional; validação automática; ambiente de testes; e prazo de adequação até 31 de dezembro próximo.
A Secretaria de Fazenda orienta as empresas de Macaé para revisar seus sistemas internos de emissão de NFS-e; consultar o Manual para adequação técnica; realizar testes de integração no ambiente de homologação antes da data limite; e manter atenção às atualizações divulgadas pela Semfaz.
Acesse o serviço de NFS-e no site da prefeitura.
Fonte: Secom/PMM Jornalista: Elis Regina Nuffer
Cidades
Macaé Empreendedora: Rodada de Negócios fortalece parcerias empresariais

A Semana Macaé Empreendedora 2025 promoverá, no dia 18 de novembro, uma Rodada de Negócios voltada à integração entre grandes empresas e fornecedores locais. O encontro acontecerá das 9h às 12h, no Hotel Mercure Macaé (Rua Dolores de Carvalho Vasconcelos, Macaé/RJ).
O objetivo da iniciativa é fomentar parcerias comerciais e fortalecer a cadeia produtiva da região, por meio de reuniões estratégicas entre empresas âncoras e fornecedores. Já estão confirmadas como âncoras as empresas Estácio de Sá, Hotel Mercure Macaé, Ocyan, Oceaneering, Oil States, Shopping Plaza Macaé, Subsea7 e Unimed Costa do Sol.
Durante o evento, cada fornecedor terá 10 minutos para apresentar seus produtos e serviços a cada empresa compradora. As reuniões serão presenciais e pré-agendadas, permitindo uma interação direta, com foco na geração de novos negócios e oportunidades de networking.
A Rodada de Negócios da Semana Macaé Empreendedora 2025 é uma oportunidade única para empresas locais ampliarem seu alcance comercial e fortalecerem sua presença em um dos principais polos de desenvolvimento econômico do Estado do Rio de Janeiro.
A Macaé Empreendedora é uma realização da Prefeitura de Macaé com a Rede Petro-BC e o Sebrae e apoio da FGV, Zurich Airport, Grupo Mulheres do Brasil, Amacon, Acim, CDL, Sinco Macaé e Vox To You.
Inscrições abertas.
Fonte: Secom/PMC – Jornalista: Tatiana Gama
Cidades
Balcão de Oportunidades em SJB com 301 vagas de emprego

O Balcão de Oportunidades de São João da Barra traz nesta semana 301 vagas de emprego, sendo que desse total 145 são para o município. O restante são para demais cidades do Norte Fluminense.
As oportunidades, que estão em constante atualização, contemplam diversos níveis de escolaridade e áreas de atuação.
Os interessados podem comparecer ao Balcão de Oportunidades, localizado na Avenida Rotary, nº 783, Centro de São João da Barra, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, munidos de documento de identidade, CPF, comprovante de residência e currículo atualizado. Também é possível acessar o mural de oportunidades (aqui)
O Balcão de Oportunidades oferece ainda atendimento pelo WhatsApp Business (22) 2741-1420 e pelos telefones (22) 2741-8449 – ramais 327 e 328, em que os candidatos podem obter informações, suporte e atualizações sobre novas vagas.
Fonte: Secom/PSJB –

Esporte1 semana atrásFla vence, aproveita derrota do Palmeiras e volta a igualar rival

Educação1 semana atrásPrefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação

Saúde1 semana atrásMacaé: divulgado edital de processo seletivo 2026 para Residência Médica

Concurso Público1 semana atrásCAIXA lança concurso público para cargos de nível superior com 184 vagas

Saúde1 semana atrásMapas cerebrais podem transformar a compreensão do autismo

Tecnologia1 semana atrásIA reduz pela metade o tempo de testes da Nissan em veículos elétricos

Tecnologia1 semana atrásGrávida pode dirigir carro, moto e caminhão?

Saúde1 semana atrásO que acontece no corpo durante o exercício físico?







































