Cidades
Eleições 2024: quem são os pré-candidatos a prefeito de SFI; Confira

Parece que a “normalidade” voltou após o carnaval. Isso porque para muitos, o ano só começa – pra valer – após a quarta-feira de cinzas. A questão é que, de agora até 6 de outubro, o assunto a ser conversado dentro de casa, nas ruas, nos botecos, nos grupos de whatsapp, na igreja, na padaria, entre outros lugares, será as eleições municipais (política), isso se o mosquito da dengue não roubar à cena.
Mas afinal, quem são os postulantes ao cargo de prefeito de São Francisco de Itabapoana?
– Pelo lado da gestão, o suspense continua! Hora e outra surge a especulação que é a vereadora Yara Cintia; depois é o vice, Raliston Souza; outra, é o vereador Renato Roxinho; por fim, o secretário Bibinho, mas a mandatária ainda não bateu o martelo. Já parou para pensar que pode não ser nenhum dos nomes citados acima?! Se for, saberemos em breve! Vamos aguardar mais um pouquinho.
Pela oposição, um grupo de pessoas tem manifestado o interesse de sentar na cadeira do executivo, são eles:
–Pedrinho Cherene puxa a fila! O ex-prefeito está no PP, mas tem o União Brasil como opção de partido. Ao que se sabe, ele anda estruturando ambas as legendas para o pleito que se anuncia. Mas há ainda algumas dúvidas por parte dos munícipes e, de alguns correligionários, se Cherene será (poderá) ser ou não candidato. Uns acham que o doutor está meio devagar, outros argumentam que é assim mesmo e, que a partir de agora ele pisará mais fundo no “acelerador”. Na última sexta(23), Pedrinho esteve reunido com o deputado federal e líder do Partido Progressista (PP), Júlio Lopes, na capital carioca.
-O contador Júnior Florêncio também colocou seu nome a disposição dos eleitores para apreciação. O empresário de SFI, que fundou o Banco do Empreendedor na cidade, andou participando de algumas reuniões, desde 2021 para cá, no município. Por ter uma vida bem empreendedora, Florêncio anda viajando por alguns estados do Brasil a trabalho. Mesmo assim, mantém seu nome visando o pleito eleitoral. Seu partido é o DC.
-O vereador Aroldo Leandro é outro nome que se tem visto falar nas rodas de conversas. Em sua rede social nota-se que o parlamentar tem se reunido com frequência, o que tem atraído algumas interações de seguidores, em volume considerado, por sinal. Aroldo está filiado ao PL e diz ser o candidato da direita na cidade.
– O funcionário da Petrobrás Rodolfo Elias também vem se movimentando. Rodolfo foi candidato a deputado nas últimas eleições. Ao que tudo indica, Elias conseguiu ser amparado no partido Novo, no qual pretende seguir firme rumo as eleições deste ano.
-O vereador Cocóia, após se desligar do grupo da prefeita, lançou seu nome como pré-candidato a prefeito de SFI. O vereador que está em seu segundo mandato, anda se reunindo e buscando apoio de lideranças da cidade. Seu partido é o PSD.
– O produtor rural Eduardo Póvoa, conhecido também como “homem do bolo” surpreendeu a todos ao colocar seu nome para concorrer ao pleito eleitoral de 2024. De família tradicional, Póvoa é filho do saudoso João Póvoa, que deixou lembranças de uma história que une respeito, trabalho e humildade na cidade. Seguindo os princípios do pai, Eduardo decidiu participar da vida pública. Ele está filiado no União Brasil.
Pelo presente momento, esses são os nomes colocados a disposição da população. Mas afinal, o que é necessário para garantir uma eleição de prefeito em SFI: Poder aquisitivo? Popularidade? Grupo? Uma boa articulação política? Formação? Liderança? Ou todas as anteriores?
Voltaremos com a parte 2 de “quem são os pré-candidatos a prefeito de SFI?“, a medida que o cenário político sofrer alguma atualização, afinal, nos bastidores, a política sanfranciscana anda beem agitada. Até breve!
Se você é pré-candidato a prefeito e seu nome não foi citado aqui, nos envie um email: contato@informe360.com.br que atualizaremos a lista.
Siga INFORME360 no Instagram clicando AQUI
Cidades
ExpoAgro 2025: Cultura e lazer que movimentam a economia de São Francisco

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana tem investido na realização de grandes eventos como estratégia para fortalecer a economia local e fomentar o desenvolvimento do município. No primeiro semestre, eventos religiosos já comprovaram a eficácia dessa iniciativa, movimentando comércio, aquecendo setores como alimentação, hospedagem e transporte, e gerando renda para a população.
Agora, a atenção se volta para a 40ª ExpoAgro, que acontece de 11 a 14 de setembro, no Parque de Exposições de Praça João Pessoa. Consolidada como um dos maiores eventos da região, a feira vai muito além do lazer: é um verdadeiro motor econômico para São Francisco.
A parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado garante infraestrutura completa e uma programação de peso, com atrações como Aline Barros, Simone Mendes, Guilherme & Benuto e Diego & Victor Hugo, que prometem atrair milhares de visitantes.
O impacto é amplo: além de fortalecer o setor agropecuário, base da economia local, a ExpoAgro movimenta hospedagem, transporte, alimentação, comércio e economia criativa, gerando empregos e oportunidades para os moradores.
— Os eventos têm se mostrado grandes aliados do desenvolvimento, gerando renda, movimentando o comércio e enchendo nosso povo de orgulho. Seguiremos investindo em oportunidades que tragam benefícios concretos para todos. Com união e trabalho, o futuro de São Francisco será de ainda mais conquistas — , afirmou o Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Denival Neto.
Fonte: Ascom-PMSFI
Cidades
Refis: adesão ao programa pode ser feito até 31 de outubro

Os contribuintes de São Francisco de Itabapoana têm até o dia 31 de outubro para fazer a adesão ao Programa de Recuperação Fiscal (Refis). O objetivo é possibilitar a regularização de créditos tributários e não tributários devidos por pessoas físicas ou jurídicas junto ao município até o dia 31 de outubro de 2025.
A adesão poderá ser feita diretamente no Departamento de Arrecadação da Secretaria Municipal de Fazenda. O contribuinte poderá optar pelo pagamento à vista — com 100% de desconto em multas e juros — ou pelo parcelamento em até 36 vezes, com redução de 40% da multa e 20% dos juros.
Poderão ser incluídos no Refis débitos em cobrança administrativa ou judicial, com parcelamentos anteriores rescindidos ou em andamento, e os que estejam com exigibilidade suspensa, conforme o Código Tributário Nacional. Débitos ambientais com decisão definitiva e dívidas contratuais que impliquem em rescisão não serão incluídos no programa.
Forma de pagamento
Redução de multa Redução de juros
Pagamento à vista 100% 100%
Até 6 parcelas 90% 80%
De 7 a 12 parcelas 80% 60%
De 13 a 24 parcelas 60% 40%
De 25 a 36 parcelas 40% 20%
Por: Ascom-PMSFI
Cidades
SJB tem novo endereço para emissão de nota fiscal eletrônica

A Prefeitura de São João da Barra informa às empresas que prestam serviço no município que os endereços para emissão de nota fiscal eletrônica mudaram. As alterações, que foram feitas por motivo de segurança, já estão em vigor, de acordo com a Secretaria Municipal de Fazenda. As notas fiscais devem ser emitidas no site https://notafiscal.sjb.rj.gov.br/issweb/home, enquanto as empresas que utilizam web service devem acessar o endereço https://notafiscal.sjb.rj.gov.br/IssWeb-ejb/IssWebWS/IssWebWS?wsdl.
— Essas alterações foram necessárias para aprimorar a segurança dos dados, que a partir de agora são criptografados de ponta a ponta. A medida atende, também, a uma exigência da Lei Geral de Proteção de Dados. Vale lembrar que não houve mudança no login e na senha para acesso e emissão das notas — explica o secretário de Fazenda do Município, Aristeu Netto.
A Secretaria Municipal de Fazenda está à disposição para eventuais esclarecimentos, pelo e-mail setorempresarial@sjb.rj.br, e ressalta que emitir nota fiscal é obrigatório a todas as empresas com atividade econômica comercial e empresas cadastradas no regime do Simples Nacional. Além disso, é uma garantia de que a empresa está atuando legalmente e pagando corretamente os seus tributos.
Os impostos das notas fiscais emitidas no município ajudam a compor a arrecadação própria da Prefeitura. A Secretaria Municipal de Fazenda aprimora constantemente a fiscalização sobre esses valores, com o objetivo de aumentar a arrecadação, sem aumento de tributos.
Por: Secom-PMSJB
- Fé7 dias atrás
Aline Barros se apresenta nesta quinta na 40ª Expoagro de SFI
- Política1 semana atrás
Não há “ditadura da toga” no Brasil, afirma Gilmar Mendes
- Tecnologia1 semana atrás
Preciso trocar a TV para a TV 3.0? Perguntas e respostas sobre a tecnologia
- Saúde7 dias atrás
Dieta do tipo sanguíneo ou Wegovy para emagrecimento? Veja o que diz a medicina
- Tecnologia7 dias atrás
Nissan usa EVs para carregar data centers do Vale do Silício
- Saúde1 semana atrás
Avanço histórico: fármaco brasileiro regenera medula e pode reverter paralisia
- Saúde1 semana atrás
Uma mulher trans pode engravidar após um transplante de útero?
- Cidades1 semana atrás
ExpoAgro 2025: Cultura e lazer que movimentam a economia de São Francisco