Cidades
Carla Caputi abre a ExpoBarra 2023 e destaca aquecimento da economia

Com a presença de diversas autoridades municipais, estaduais e religiosas, a prefeita de São João da Barra, Carla Caputi, abriu, nessa quarta-feira, 11, a ExpoBarra 2023 — 11 anos após a última edição, realizada em 2012. A prefeita destacou a estrutura do Parque de Exposições Manoel Rangel Pessanha, o empenho do pessoal de diversos setores da administração pública para que o evento seja realizado, o apoio das forças de segurança pública, e também o aquecimento da economia do município, com a expectativa de receber um público de 150 mil pessoas até domingo, 15, último dia da exposição.
— É uma oportunidade para fazer grandes negócios. Movimenta diversos segmentos, gera empregos diretos e indiretos, o comércio vende, os restaurantes e as pousadas enchem. Enfim, é uma cadeia — disse Carla Caputi.
Subsecretário de Estado de Agricultura, Felipe Brasil, que representou o governador Cláudio Castro, disse que a ExpoBarra ressurge já como uma das maiores do Estado do Rio de Janeiro, ao comentar sobre a estrutura do evento, com uma programação diversificada, voltada especialmente para o homem do campo, com palestras e oportunidades de rodadas de negócio, por exemplo. “Essa vai ser uma exposição para ficar na história. Já é uma das maiores exposições do estado”.
A ExpoBarra, que coloca em evidência a agropecuária, vocação histórica do município, tem na programação eventos como concurso leiteiro, rodeio, ranch sorting, prova do laço, palestras e rodada de negócio, além de shows nacionais, regionais e locais. Nessa quarta, primeira noite da festa, teve rodeio gospel e show com Davi Sacer.
O Parque de Exposição tem capacidade para 60 vendedores ambulantes, 24 food trucks, oito restaurantes, 10 tendas da feira do produtor, em uma área de 100 mil metros quadrados. Há ainda espaço de exposição de animais, fazendinha, redondel, estandes das secretarias municipais e de expositores, entre outras atrações.
Também participaram da abertura da ExpoBarra 2023 o presidente da Câmara de São João da Barra, Alan de Grussaí, os vereadores Chico da Quixaba, Elísio Rodrigues, Franquis Areas, Julinho Peixoto, Júnior Monteiro, Kaká e Sônia Pereira, todo o secretariado do município, além do vice-prefeito de São Francisco do Itabapoana, Raliston Souza. Representantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) também estiveram presentes.
Atrações durante todo o dia nesta quinta – A programação da ExpoBarra, que segue até domingo, começa cedo nesta quinta-feira, 12. Pela manhã, às 8h, tem a abertura do concurso leiteiro. Já às 9h, acontece a cavalgada. Na parte da tarde, a programação especial é voltada ao Dia das Crianças, com parque de diversões gratuito das 13h às 17h e várias atrações voltadas ao público infantil. Para os produtores rurais, acontecem as primeiras palestras. À noite, tem show com Zé Vaqueiro, às 23h.
Confira a programação completa:
Quinta-feira (12/10)
8h – Concurso Leiteiro
9h – Cavalgada com saída da Prainha de Ramos com destino ao Parque de Exposições, com inauguração da Pista de Laço – DJ Thiago Ribeiro e Pizzeiro Estilizado (trio elétrico)
13h – Dia das Crianças: Parque de diversão com entrada gratuita até 17h
14h – Dia das Crianças: “Patrulha Show – Aventuras Caninas” (palco local)
15h – Dia das Crianças: “Dino Thunder – Uma Aventura Jurássica” (palco regional)
16h – Dia das Crianças: “As Princesas e os Super-Heróis” (palco regional)
17h – Palestra: “Principais Linhas de Crédito Rural” (auditório do prédio central do Parque de Exposições)
17h – Cacá Morsh (palco comercial)
17h30 – Palestra: “Políticas Públicas para o setor Pesqueiro e Aquícola no Estado do Rio de Janeiro” (auditório do prédio central do Parque de Exposições)
18h – Palestra: “Ações da Defesa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro: Influenza Aviária” (auditório do prédio central do Parque de Exposições)
18h – Apollo Ramidan (palco local)
19h – Rosi Miranda (palco comercial)
19h – Rodeio (Companhia Tony Nascimento)
20h – Concurso Leiteiro
20h – Banda Malandragem (trio elétrico)
21h – Henrique Magalhães (palco agro)
22h – Banda Brazzilian Band (palco regional)
23h – Zé Vaqueiro (palco nacional)
01h – Banda Catukai (palco regional)
Sexta-feira (13/10)
8h – Concurso Leiteiro
14h – Sessão de Negócios (auditório do prédio central do Parque de Exposições)
15h – Everton Barreto (palco local)
16h – Guilherme Cândido (palco comercial)
16h – Prova do Laço (categorias Jovem até 16 anos, Master 40 anos ou mais, Feminina e Mirin até 12 anos)
17h – Forró Timbalaiê (palco local)
18h – MPB Mix (palco comercial)
19h – Rodeio (Companhia Tony Nascimento)
20h – Concurso Leiteiro
20h – Anderson Santos (trio elétrico)
21h – Banda Mistura Fina (palco agro)
22h – Banda Levada Mix (palco regional)
23h – Zé Felipe (palco nacional)
01h – Larice Barreto (palco regional)
Sábado (14/10)
8h – Concurso Leiteiro
9h – Prova de Ranch Sorting (apartação)
10h – Prova do Laço (categorias Aberta I, Aberta II e Laço Local
17h – Palestra: “Atendimento ao Cliente – Como satisfazer e encantar seus clientes” (auditório do prédio central do Parque de Exposições)
15h – Lorran Vilaça (palco local)
16h – Banda Delloreon (palco comercial)
17h – Geverson Nascimento (palco local)
18h – Eliandro Cardoso (palco comercial)
19h – Rodeio (Companhia Tony Nascimento)
20H – Concurso Leiteiro
20h – Banda TB-6 (trio elétrico)
22h – Xandão (palco regional)
23h – Mari Fernandez (palco nacional)
01h – Os Mulekes (palco regional)
Domingo (15/10)
8h – Concurso Leiteiro
10h – Prova do Laço (Categorias Aberta III e Top 30)
11h – Premiação do concurso leiteiro
15h – Laleska Meireles (palco local)
15h – Palestra – Blessing Comunicação Estratégica: “Mídias sociais e estratégias de comunicação para alavancar o seu negócio”
16h – Palestra – Blessing Comunicação Estratégica: “Uso do App Canva para potencializar os resultados do seu negócio”
16h – Kadinho Laranjeira (palco comercial)
17h – Banda Energia Universitária (palco local)
18h – Jadson Loureiro (palco comercial)
19h – Rodeio (Companhia Tony Nascimento)
20h – Banda A Massa (trio elétrico)
21h – Mauro Azevedo (palco agro)
22h – Rebeka Monteiro (palco regional)
23h – Dilsinho (palco nacional)
01h – Glauco Zulo (palco regional)
Fonte: Secom PMSJB
Cidades
ExpoAgro 2025: Cultura e lazer que movimentam a economia de São Francisco

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana tem investido na realização de grandes eventos como estratégia para fortalecer a economia local e fomentar o desenvolvimento do município. No primeiro semestre, eventos religiosos já comprovaram a eficácia dessa iniciativa, movimentando comércio, aquecendo setores como alimentação, hospedagem e transporte, e gerando renda para a população.
Agora, a atenção se volta para a 40ª ExpoAgro, que acontece de 11 a 14 de setembro, no Parque de Exposições de Praça João Pessoa. Consolidada como um dos maiores eventos da região, a feira vai muito além do lazer: é um verdadeiro motor econômico para São Francisco.
A parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado garante infraestrutura completa e uma programação de peso, com atrações como Aline Barros, Simone Mendes, Guilherme & Benuto e Diego & Victor Hugo, que prometem atrair milhares de visitantes.
O impacto é amplo: além de fortalecer o setor agropecuário, base da economia local, a ExpoAgro movimenta hospedagem, transporte, alimentação, comércio e economia criativa, gerando empregos e oportunidades para os moradores.
— Os eventos têm se mostrado grandes aliados do desenvolvimento, gerando renda, movimentando o comércio e enchendo nosso povo de orgulho. Seguiremos investindo em oportunidades que tragam benefícios concretos para todos. Com união e trabalho, o futuro de São Francisco será de ainda mais conquistas — , afirmou o Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Denival Neto.
Fonte: Ascom-PMSFI
Cidades
Refis: adesão ao programa pode ser feito até 31 de outubro

Os contribuintes de São Francisco de Itabapoana têm até o dia 31 de outubro para fazer a adesão ao Programa de Recuperação Fiscal (Refis). O objetivo é possibilitar a regularização de créditos tributários e não tributários devidos por pessoas físicas ou jurídicas junto ao município até o dia 31 de outubro de 2025.
A adesão poderá ser feita diretamente no Departamento de Arrecadação da Secretaria Municipal de Fazenda. O contribuinte poderá optar pelo pagamento à vista — com 100% de desconto em multas e juros — ou pelo parcelamento em até 36 vezes, com redução de 40% da multa e 20% dos juros.
Poderão ser incluídos no Refis débitos em cobrança administrativa ou judicial, com parcelamentos anteriores rescindidos ou em andamento, e os que estejam com exigibilidade suspensa, conforme o Código Tributário Nacional. Débitos ambientais com decisão definitiva e dívidas contratuais que impliquem em rescisão não serão incluídos no programa.
Forma de pagamento
Redução de multa Redução de juros
Pagamento à vista 100% 100%
Até 6 parcelas 90% 80%
De 7 a 12 parcelas 80% 60%
De 13 a 24 parcelas 60% 40%
De 25 a 36 parcelas 40% 20%
Por: Ascom-PMSFI
Cidades
SJB tem novo endereço para emissão de nota fiscal eletrônica

A Prefeitura de São João da Barra informa às empresas que prestam serviço no município que os endereços para emissão de nota fiscal eletrônica mudaram. As alterações, que foram feitas por motivo de segurança, já estão em vigor, de acordo com a Secretaria Municipal de Fazenda. As notas fiscais devem ser emitidas no site https://notafiscal.sjb.rj.gov.br/issweb/home, enquanto as empresas que utilizam web service devem acessar o endereço https://notafiscal.sjb.rj.gov.br/IssWeb-ejb/IssWebWS/IssWebWS?wsdl.
— Essas alterações foram necessárias para aprimorar a segurança dos dados, que a partir de agora são criptografados de ponta a ponta. A medida atende, também, a uma exigência da Lei Geral de Proteção de Dados. Vale lembrar que não houve mudança no login e na senha para acesso e emissão das notas — explica o secretário de Fazenda do Município, Aristeu Netto.
A Secretaria Municipal de Fazenda está à disposição para eventuais esclarecimentos, pelo e-mail setorempresarial@sjb.rj.br, e ressalta que emitir nota fiscal é obrigatório a todas as empresas com atividade econômica comercial e empresas cadastradas no regime do Simples Nacional. Além disso, é uma garantia de que a empresa está atuando legalmente e pagando corretamente os seus tributos.
Os impostos das notas fiscais emitidas no município ajudam a compor a arrecadação própria da Prefeitura. A Secretaria Municipal de Fazenda aprimora constantemente a fiscalização sobre esses valores, com o objetivo de aumentar a arrecadação, sem aumento de tributos.
Por: Secom-PMSJB
- Internacional1 semana atrás
Pentágono exige que jornalistas submetam reportagens à sua aprovação
- Saúde1 semana atrás
Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?
- Negócios6 dias atrás
Habilidades em IA Valem Mais Que Um Diploma?
- Negócios1 semana atrás
Taxa para Visto H-1B dos EUA Cria Debate sobre Contratações no Vale do Silício
- Tecnologia1 semana atrás
Estacionar sobre uma tampa de bueiro dá multa? Veja o que diz a lei
- Tecnologia1 semana atrás
Ciclistas também recebem multa? Veja o que diz o Detran e o CTB
- Saúde1 semana atrás
O que é insônia crônica? Veja sintomas e o que fazer
- Negócios1 semana atrás
Lista Forbes 2025: Quem São os 10 Melhores CEOs do Brasil