Ligue-se a nós

Tecnologia

Gramado Summit termina com recordes e data definida para 2025; saiba quando

Redação Informe 360

Publicado

no

Nesta sexta-feira (12), último dia da Gramado Summit 2024, os participantes estiveram em várias palestras, painéis informativos e discussões inteligentes. Com a presença de palestrantes renomados do mercado, o último dia do evento teve opiniões profundas e perspectivas inspiradoras.

O palco principal rendeu discussões com figuras conceituadas do cenário brasileiro, como Carol Trentini (modelo), Romero Rodrigues (Headline), Yuri Mussoly (Tiktok), Icaro de Abreu (IBM), Ad Junior (comunicador), Geraldo Rufino (JR Diesel) E Jandaraci Araujo (Conselheiras 101).

Leia mais:

  • Como verificar informações e imagens falsas no Google
  • The Sphere: o que é e como funciona a casa de shows imersiva de Las Vegas
  • Atualização deixa ChatGPT ‘menos prolixo’, diz OpenAI

A Gramado Summit 2024 se destacou por sua diversidade de temas abordados, buscando levar aos participantes do evento visão abrangente das tendências atuais e futuras que vêm moldando os cenários empresarial e tecnológico. Além das palestras principais, os três dias de Gramado Summit promoveram atividades de networking, workshops práticos e interação com startups e empresas inovadoras.

Trouxemos MVP em primeira mão, um batom inteligente. Esse produto traz muita acessibilidade e inclusão, por meio de produto que pode ser aplicado de forma automática para deficientes visuais. Além disso, [tivemos] duas experiências olfativas no espaço, onde você pode sentir a mesma fragrância com música e sem música e ver o quanto é diferente. A experiência tem sido muito gratificante.

Clarice Sasson, gerente de Inovação Estratégica de Produtos do Grupo Boticário

Anúncio

“A Gramado Summit é oportunidade de alta visibilidade, com parceria especial de nossas startups e estamos tendo movimento bastante interessante com nossas experiências”, completou Sasson.

A empresária e cliente assídua do evento há três edições, Taciele Monteiro, compartilha que o evento superou suas expectativas devido à diversidade de palestras. “Quando frequentamos novos ambientes, escutamos novas pessoas, é muito enriquecedor. Os espaços [estavam] muito bons, as pessoas, as conexões, a diversidade e todo mundo podendo dar sua opinião de forma aberta”, comentou.

Edição 2024 contou com 400 palestrantes (Imagem: Divulgação/Gramado Summit)

Parceria Gramado Summit e Sebrae

Além da presença de grandes palestrantes, o evento pôde contar com anúncio dos ganhadores do “Sebrae Like a Boss”, programa criado e operado pelo Sebrae cujo objetivo é estimular competição integrada entre startups para conectá-las e qualificá-las para os mercados nacional e internacional. 

A startup ganhadora da premiação foi a Hub 360. Segundo Rafael Aquino, fundador e CEO da startup, a premiação foi uma jornada de aprendizados durante participações em outras competições com o mesmo objetivo.

Anúncio

A proposta de nossa empresa é revolucionar o marketing como ele acontece no mundo hoje. Como o marketing hoje é variável onde as empresas acabam desperdiçando muito dinheiro, pensamos em utilizar o maior do mercado, que é a inteligência artificial [IA], maior salto tecnológico que temos para poder gerenciar anúncios e a verba dessa empresa ser administrada de maneira melhor.

Rafael Aquino, fundador e CEO da Hub 360

“Hoje, 80% das empresas estão insatisfeitas desperdiçando bilhões de dólares e hoje nós temos soluções para esse gargalo e estamos abertos para receber investimentos, mas ainda não encontramos o investidor correto. O prêmio, com certeza, é reconhecimento e recompensa por trabalhar muito nos últimos três anos, mas hoje consegui chegar. É grande satisfação termos conseguido”, celebrou.

Outra competição com encerramento nesta sexta-feira 912) dentro do evento foi a Batalha de Startups, que premia a melhor startup expositora. A competição é realizada em parceria com a aceleradora Ventiur e premiou em R$ 200 mil a Eva Saúde.

No encerramento da edição de 2024, os organizadores também revelaram grandes planos para 2025, prometendo programação ainda mais robusta, novas parcerias estratégicas e oportunidades de negócios inovadoras.

Anúncio

A Gramado Summit 2025 está confirmada para os dias 4 e 6 de junho. Em setembro de 2024, também será realizada, pela primeira vez, uma edição da Gramado Summit fora do Brasil. O evento ocorre entre 26 e 27 de setembro, em Punta Del Este (Uruguai).

Segundo a assessoria de imprensa do evento, passaram por la 15 mil visitantes (Imagem: Divulgação/Gramado Summit)

Gramado Summit 2024 em números

  • Dez trilhas de conteúdo;
  • 400 palestrantes;
  • 500 expositores, sendo:
    • 300 startups e/ou pequenos negócios;
    • Principais estados das empresas: São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Bahia, Acre, Pernambuco e Rio Grande do Norte;
    • Segmentos de maior destaque entre as startups: retailtechs, fintechs, healthtechs, edtechs, martechs, RHtechs, govtechs, indtechs, lawtechs, proptechs e foodtechs; 
  • 15 mil visitantes:
    • De 23 estados brasileiros;
    • 70% do público participante de fora do Rio Grande do Sul;
  • 500 investidores;
  • 28 mil m² de área construída;
  • R$ 60 milhões de impacto econômico.

Destaques da edição 2024

O Olhar Digital esteve presente na Gramado Summit 2024 e fez um compilado com os principais destaques desta edição, incluindo uma mesa mediada pelo portal sobre IA. Leia tudo sobre aqui.

Olhar Digital na Gramado Summit: como você e a IA estão “convivendo”?

A mesa mediada pelo Editor Executivo do Olhar Digital, Bruno Capozzi, tratou sobre a IA e como o ser humano tem lidado com a tecnologia. A conversa girou em torno de quatro temas principais: mercado, homem vs. máquina, regulamentação e futuro.

Para saber em detalhes como foi a conversa com Alessandra Montini, diretora do Laboratório de Análise de Dados da Fia Business School, além de colunista do OD; e Christiano Faig, vice-presidente de Vendas de Soluções & Tecnologia da Microsoft Brasil, acesse este link.

Anúncio

O post Gramado Summit termina com recordes e data definida para 2025; saiba quando apareceu primeiro em Olhar Digital.

Continuar Lendo
Anúncio

Tecnologia

Estudo sugere ligação entre Alzheimer e vírus do herpes

Redação Informe 360

Publicado

no

Pesquisadores da Universidade Estadual do Arizona (EUA) e do Instituto Banner Alzheimer’s (EUA) identificaram conexão intrigante entre a doença de Alzheimer e um dos vírus da família do herpes.

A descoberta, publicada na quinta-feira (19) no Alzheimer’s & Dementia: The Journal of the Alzheimer’s Association, aponta que o citomegalovírus (CMV), um dos nove patógenos dessa família, pode estar relacionado a até 45% dos casos da doença.

Vírus da herpes armazenado
Citomegalovírus (CMV), um dos nove patógenos da família do herpes, pode estar relacionado a até 45% dos casos da doença (Imagem: QINQIE99/Shutterstock)

De acordo com o estudo, uma infecção intestinal crônica causada pelo CMV pode contribuir para o desenvolvimento de um subtipo específico de Alzheimer anos depois. “Acreditamos ter identificado subtipo biologicamente único de Alzheimer que pode afetar de 25% a 45% das pessoas diagnosticadas com essa condição”, afirmou o coautor da pesquisa, Ben Readhead, em comunicado.

Caso a hipótese seja confirmada, os cientistas planejam explorar o uso de medicamentos antivirais como opções para prevenir ou tratar o Alzheimer associado ao CMV. Para isso, estão desenvolvendo um exame de sangue capaz de identificar pessoas infectadas pelo vírus e que poderiam se beneficiar dessas terapias.

Anúncio

Papel do citomegalovírus

O citomegalovírus é amplamente disseminado: estima-se que grande parte da população entre em contato com ele nas primeiras décadas de vida. O vírus é transmitido por meio de fluidos corporais, como saliva, urina, sangue e secreções genitais, mas só se espalha quando está ativo.

Embora a maioria das pessoas infectadas não apresente sintomas, o CMV pode causar complicações graves em indivíduos imunocomprometidos, incluindo inflamação cerebral (encefalite), pneumonia e cegueira.

Como o vírus pode influenciar o Alzheimer

  • Os pesquisadores descobriram que, em certos casos, o citomegalovírus permanece ativo no intestino por longos períodos, podendo migrar para o cérebro através do nervo vago;
  • No cérebro, ele é reconhecido pela microglia, célula imunológica que ativa o gene CD83, envolvido em mudanças biológicas características do Alzheimer;
  • Estudos anteriores já haviam apontado relação entre a ativação do CD83 e o Alzheimer;
  • Recentemente, os cientistas identificaram anticorpo no intestino de pacientes com Alzheimer, que reforça a possibilidade de infecção pelo CMV estar associada ao desenvolvimento da doença.
Pessoa montando um quebra-cabeça em formato de cérebro
Recentemente, os cientistas identificaram anticorpo no intestino de pacientes com Alzheimer (Imagem: LightFieldStudios)

Contato com o vírus não é sinônimo de risco elevado

Apesar das descobertas, os especialistas ressaltam que a maioria das pessoas entra em contato com o citomegalovírus ao longo da vida sem desenvolver Alzheimer. Dados mostram que cerca de 80% dos indivíduos apresentam anticorpos contra o vírus aos 80 anos, mas apenas um subconjunto enfrenta infecções intestinais crônicas relacionadas à doença.

Portanto, os pesquisadores alertam que a simples exposição ao CMV não deve ser motivo de preocupação, mas abre caminho para novas abordagens no estudo e tratamento do Alzheimer.

O post Estudo sugere ligação entre Alzheimer e vírus do herpes apareceu primeiro em Olhar Digital.

Anúncio

Powered by WPeMatico

Continuar Lendo

Tecnologia

Samsung cria geladeira com IA que funciona como carro híbrido

Redação Informe 360

Publicado

no

A Samsung vai começar a fabricar geladeiras com recursos de inteligência artificial (IA) para aplicar métodos inovadores de resfriamento. Os eletrodomésticos vão usar a tecnologia conhecida como AI Hybrid Cooling.

O primeiro modelo será lançado no mercado em 2025, ainda sem data exata definida, e deve ser o mais eficiente da linha “Energy Star” da empresa sul-coreana.

“Como os refrigeradores funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, colocamos forte ênfase no desenvolvimento de sistema de resfriamento que melhore significativamente a eficiência energética para os usuários”, disse Jeong Seung Moon, EVP e chefe da equipe de P&D para negócios de aparelhos digitais da Samsung Electronics.

Anúncio
Em 2024, Samsung apresentou geladeira que sugerir receitas (Imagem: Divulgação/Samsung)

Leia mais:

  • Nova geladeira da Samsung tem tela que parece uma TV; conheça
  • IA: Nova geladeira vai identificar alimentos e até sugerir receitas
  • Como manter os alimentos frescos por mais tempo? A ciência explica

Como funciona a nova tecnologia da Samsung?

  • O conceito combina um compressor altamente eficiente com o dispositivo semicondutor Peltier, que aproveita a mudança de temperatura decorrente do fluxo de corrente elétrica para atingir o resfriamento;
  • Na prática, o refrigerador funciona como um carro híbrido, “usando duas fontes de energia juntas somente quando necessário para resfriar eficientemente o interior do refrigerador”, segundo a empresa;
  • A geladeira vai detectar quando muitos itens são adicionados de uma vez a partir de um algoritmo de IA, acionando o módulo com o compressor para gerar a refrigeração necessária naquele momento. Assim, vai operar por mais tempo usando menos energia.
Samsung cria tecnologia que mistura conceito de carro híbrido (Imagem: Grand Warszawski/Shutterstock)

Além disso, a tecnologia aumenta o frescor de alimentos perecíveis ao reduzir as flutuações excessivas de temperatura. Testes conduzidos pela empresa mostraram que alimentos, como carne de porco e salmão, podem durar, respectivamente, até 1,4 e 1,2 vezes mais.

O refrigerador também utiliza melhor o espaço interno, com aumento de 25 litros na capacidade e espaço para prateleiras 60 mm mais profundas. A área de carga pode acomodar até 240 latas de bebidas24 a mais do que os modelos convencionais.

O post Samsung cria geladeira com IA que funciona como carro híbrido apareceu primeiro em Olhar Digital.

Powered by WPeMatico

Anúncio
Continuar Lendo

Tecnologia

Dubai vai construir passarela com ar-condicionado na rua; veja

Redação Informe 360

Publicado

no

Com o objetivo de tornar a maior cidade dos Emirados Árabes mais amigável ao pedestre, Dubai vai ganhar uma rede de ar-condicionado nas ruas. O projeto Dubai Walk prevê a construção de 3,3 mil km de novas passarelas e a reabilitação de 2,3 mil km das existentes, além de 110 pontes e passagens subterrâneas.

A ideia é aumentar a mobilidade de pedestres de 13% para 25% até 2040. Depois desse período, estão planejados mais 900 km de passarelas pela cidade.

“Dubai é uma cidade do futuro, comprometida em criar um ambiente urbano saudável e feliz. O Dubai Walk Master Plan promove estilos de vida ativos e oferece oportunidades de exercícios para todos. Esta visão posicionará Dubai como uma das cidades mais saudáveis ​​e sustentáveis ​​do mundo“, disse o Xeique Mohammed bin Rashid Al Maktoum, Vice-Presidente e Primeiro-Ministro dos Emirados Árabes Unidos e Governante de Dubai.

Anúncio
Primeira fase do projeto vai entregar obras até 2040 (Imagem: Divulgação/WAM)

Leia mais:

  • Você iria? 10 viagens e passeios inusitados para milionários
  • Quais eletrônicos posso levar e usar no avião?
  • Arranha-céu de Dubai abrigará a floresta tropical mais alta do mundo

Destrinchando o Dubai Walk

  • O projeto está alinhado com o Plano Diretor Urbano de Dubai 2040, que prevê que 80% dos moradores acessem serviços essenciais em trajeto de 20 minutos;
  • “O plano se concentra em melhorar a segurança dos pedestres, conectar áreas com passarelas existentes e integrar elementos criativos e culturais à infraestrutura de mobilidade suave, refletindo a identidade única de cada área”, diz o comunicado;
  • As passarelas vão conectar os principais marcos, como o Burj Khalifa, o Dubai International Financial Centre, a Dubai Marina e as Jumeirah Lakes Towers. A fase piloto vai de 2025 a 2027, com implementação completa em três etapas, indo de 2027 a 2040;
  • As chamadas passarelas Cênicas e de Lazer incluem 112 km de caminhos à beira-mar, 64 km em áreas urbanas, 124 km de caminhos verdes e 150 km de trilhas rurais e de montanha;
  • O trajeto será composto por vegetação, áreas sombreadas, sistemas de nebulização, telas digitais interativas, exibições de arte, equipamentos esportivos e de entretenimento, áreas de descanso e espaços comerciais.
Apresentação do projeto ao governante de Dubai (Imagem: Divulgação/WAM)

Ar-condicionado na rua?

O governo de Dubai também lançou competição global em busca de projetos inovadores de passarelas para o bairro de Al Ras e a área do Museu do Futuro. Em primeiro lugar, ficou a consultoria LXA, que idealizou ponte icônica de 2 km chamada Future Loop. O design inclui seções com ar-condicionado, áreas sombreadas, espaços verdes para redução de temperatura e espaços interativos para eventos.

A ponte vai conectar as dez principais atrações da região, incluindo o Dubai World Trade Centre e as Emirates Towers, e integra três estações de metrô da Linha Vermelha. “O controle inovador do microclima, alavancando o layout natural da área, garantirá o conforto dos pedestres”, diz o comunicado.

O post Dubai vai construir passarela com ar-condicionado na rua; veja apareceu primeiro em Olhar Digital.

Powered by WPeMatico

Anúncio
Continuar Lendo

Em Alta