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Como funciona um carro movido a hidrogênio

Redação Informe 360

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Nos últimos anos, os avanços tecnológicos têm revolucionado o setor automotivo, impulsionando uma mudança significativa em direção a formas mais sustentáveis de mobilidade, como os veículos elétricos. Outro exemplo notável dessa transformação é a ascensão dos carros movidos a hidrogênio, representados por modelos inovadores como o Toyota Mirai.

Estes veículos oferecem uma alternativa promissora aos tradicionais movidos a combustíveis fósseis,
apresentando um sistema de propulsão que não apenas reduz as emissões de poluentes, mas também elimina completamente a produção de gases de escape prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.

Leia mais:

  • As picapes mais vendidas do Brasil em março de 2024;
  • Entenda as novas regras para bicicletas elétricas e ciclomotores no Brasil;
  • Hidrogênio é retirado da água a partir de material desenvolvido por brasileiros.

Saiba como funciona um carro a hidrogênio

Busca por uma alternativa sustentável de matriz energética é desafio da indústria automobilística (Imagem: Pixabay)

Um carro movido a hidrogênio representa uma das inovações mais promissoras no setor automotivo em termos de redução de emissões e sustentabilidade ambiental. A tecnologia por trás desses veículos se baseia em células de combustível que convertem o hidrogênio em eletricidade de maneira eficiente e limpa.

Essa conversão ocorre em um processo eletroquímico que não envolve combustão, resultando apenas na
emissão de água pura como subproduto.

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O que permite que isso aconteça nesses veículos é o sistema de células de combustível de membrana de troca de prótons (PEMFC), que desempenha um papel central na geração de eletricidade.

Dentro dessas células, o hidrogênio é separado em prótons e elétrons. Enquanto os prótons atravessam uma membrana especial, os elétrons seguem um caminho externo, gerando eletricidade que alimenta o motor elétrico do veículo. A combinação dos prótons com os elétrons e o oxigênio do ar resulta na formação de água, eliminando completamente a produção de gases de escape nocivos à saúde e ao meio ambiente.

Dióxido de Carbono (CO²) é um dos inimigos que geram o efeito estufa (Imagem: Pixabay)

O armazenamento de hidrogênio é, porém, um aspecto crucial desses carros. O hidrogênio é altamente inflamável e deve ser armazenado com segurança. Para isso, os veículos movidos a hidrogênio são equipados com tanques de alta pressão projetados para manter o hidrogênio em estado gasoso. Esses tanques são construídos com materiais robustos e passam por rigorosos testes de segurança para garantir a integridade do sistema.

É também importante observar que, embora o sistema de propulsão do carro seja alimentado exclusivamente por hidrogênio, o processo de produção desse hidrogênio pode envolver diferentes fontes de energia. No caso do Toyota Mirai, mencionado no texto, há uma menção ao potencial de aproveitar o etanol para a geração de hidrogênio, o que sugere a possibilidade de um processo de produção de hidrogênio mais sustentável e diversificado.

Infraestrutura ainda é um problema a ser resolvido

Quanto ao abastecimento, os carros movidos a hidrogênio enfrentam desafios semelhantes aos veículos elétricos em termos de infraestrutura. Embora a tecnologia esteja avançando rapidamente, a rede de estações de abastecimento de hidrogênio continua em desenvolvimento e não é tão amplamente disponível quanto as estações de carregamento para veículos elétricos. Isso pode representar uma barreira significativa para a adoção em massa desses veículos, apesar de seu potencial ambientalmente amigável.

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Carros elétricos também ainda carecem de infraestrutura para carregamento (Imagem: Freepik)

Apesar das vantagens ambientais claras dos carros movidos a hidrogênio, é importante reconhecer que existem desafios significativos a serem superados. Além da infraestrutura de abastecimento, os altos custos de produção e a eficiência energética do processo de produção de hidrogênio são questões importantes a serem consideradas.

No entanto, com investimentos contínuos em pesquisa e desenvolvimento, juntamente com parcerias entre governos, indústria automotiva e setor energético, os carros movidos a hidrogênio têm o potencial de desempenhar um papel importante na transição para uma mobilidade mais limpa e sustentável.

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Tecnologia

Veja como calcular o IPVA 2024

Redação Informe 360

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Quem tem carro ou moto sabe que precisa pagar o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) todos os anos. No entanto, sempre que está se aproximando o novo período de pagamento, muitos não sabem o valor que deve ser desembolsado. Para isso, basta fazer uma conta simples. Continue a leitura e confira!

Leia mais:

  • Quais veículos são isentos do IPVA? Veja tabela com todos os estados
  • 5 aplicativos para pagar IPVA 2024 parcelado
  • O que é e para que serve o IPVA?

Como calcular o IPVA 2024?

Pessoa fazendo contas usado calculadora e segurando documentos na mesa
Imagem: Reprodução/Freepik

Para fazer o cálculo do IPVA 2024, você precisa saber a alíquota do seu estado. Em São Paulo, por exemplo, este imposto é de 4% em relação ao preço do veículo. Por outro lado, em Santa Catarina, a alíquota é de 2% sobre o valor do carro. 

Os preços dos veículos são determinados pela tabela Fipe. Então, para calcular o valor do imposto, acesse o portal oficial e veja o valor correto do seu carro ou moto. Para isso, selecione o modelo, marca, versão e ano de fabricação. 

Feito isso, basta calcular o percentual equivalente ao imposto em seu estado sobre o valor total do seu carro ou moto. Por exemplo, se o seu veículo tem a placa de São Paulo e é avaliado em R$ 40.000, você terá que pagar R$ 1.600 de IPVA. Já se o mesmo veículo for de Santa Catarina, a alíquota do IPVA será de R$ 800. 

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É importante ficar atento à tabela Fipe, pois ela pode sofrer alterações mensais no Índice de Preços do Consumidor (IPC). Por isso, não faça simulações com valores que estavam na Fipe de 2023. 

Tabela de alíquota do IPVA por estado

Você pode estar se perguntando agora: “Mas, onde eu encontro a alíquota do IPVA do meu estado?”. Para ajudar você, veja a tabela abaixo:

Alíquota do IPVA por estado

Quem deve pagar o IPVA 2024?

Cada estado possui a sua própria regra de pagamento do IPVA. Em São Paulo, por exemplo, veículos de passeio com mais de 20 anos não pagam o imposto. Abaixo, confira a tabela com a regra de cada estado.

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Tecnologia

Esta empresa quer usar IA para acalmar clientes irritados em call centers

Redação Informe 360

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A SoftBank Corp, empresa japonesa de telecomunicações, tem uma proposta interessante para lidar com o atendimento de clientes irritados que frequentemente entram em contato com call centers para se queixar de algum serviço. E o uso de IA seria crucial no projeto, conforme informações da Reuters.

A ideia da companhia é fazer uso de um software turbinado por tecnologia de inteligência artificial que suaviza o tom de voz dos clientes, ajudando os profissionais que atendem as ligações nos call centers.

Leia mais:

  • Empresa lança robô humanoide de IA controlado com linguagem natural
  • Call centers poderiam sumir em um ano por conta das IAs
  • Inteligência artificial: conheça os pontos negativos e perigos da IA

A SoftBank, terceira maior fornecedora de telecomunicações do Japão, pretende começar a testar a tecnologia interna e externamente durante o próximo ano e comercializá-la até ao final de março de 2026.

“Estamos trabalhando no desenvolvimento de uma solução que possa converter a voz do cliente em um tom calmo de conversação e entregá-lo aos nossos funcionários usando reconhecimento de emoções habilitado para IA e tecnologia de processamento de voz”, disse a SoftBank em um comunicado à imprensa na última quarta-feira (15).

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“Com esta solução, pretendemos manter um bom relacionamento com os clientes por meio de uma comunicação sólida, garantindo, ao mesmo tempo, o bem-estar psicológico dos nossos trabalhadores”, acrescenta o comunicado.

homem com raiva
Imagem: GaudiLab/Shutterstock

O Japão é um país que se orgulha do seu elevado padrão de atendimento ao cliente, no entanto, o tema assédio moral com trabalhadores de call centers passou a ser mais abordado nos últimos anos, com o governo trabalhando em uma legislação que reforce a proteção esses profissionais.

Profissionais de atendimento ao cliente no Japão relataram assédio moral

  • Um inquérito de um sindicato de trabalhadores que abrange o setor de serviços entrevistou 33 mil profissionais, e metade deles afirmaram ter sofrido assédio por parte dos clientes durante os últimos dois anos.
  • Os incidentes incluíram abuso verbal, intimidação e, em alguns casos, até exigências dos clientes para que os trabalhadores se ajoelhassem e se curvassem em desculpas.
  • Mais de 100 entrevistados disseram que procuraram ajuda psiquiátrica como resultado do assédio moral.
call center
Imagem: Frame Stock Footage/Shutterstock

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Tecnologia

Por que o governo vai aumentar os impostos em carros elétricos chineses nos EUA?

Redação Informe 360

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O governo dos Estados Unidos anunciou nesta terça-feira (14) o aumento de tarifas sobre os produtos chineses ligados à tecnologia, como veículos elétricos, semicondutores, baterias, células solares, aço e alumínio. Segundo a Casa Branca, a China promove “riscos inaceitáveis” à segurança econômica.

Leia mais

  • Estados Unidos devem taxar carros elétricos da China
  • EUA acusam China de usar carros elétricos para espionagem
  • EUA investigam se carros chineses representam “risco para a segurança nacional”
  • EUA e China competem pela supremacia em baterias de veículos elétricos

China é acusada de roubar propriedade intelectual dos EUA

Na decisão, os EUA afirmaram que Pequim adota práticas injustas de concorrência, o que deixa os produtos chineses mais baratos. Em resposta, o governo da China disse que o país se opõe aos aumentos tarifários e prometeu medidas de retaliação para defender os interesses do país.

As relações comerciais entre as nações são deficitárias para os norte-americanos há décadas. No ano passado, os EUA importaram US$ 427 bilhões em bens da China, enquanto exportaram apenas US$ 148 bilhões.

Na tentativa de equilibrar esse cenário, a administração do ex-presidente Donald Trump introduziu tarifas sobre cerca de US$ 300 bilhões vindos da China. Agora, o presidente Joe Biden decidiu manter as tarifas impostas por seu antecessor, e aumentar outras.

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Segundo a representante comercial dos Estados Unidos, Katherine Tai, as tarifas se justificam porque a China continuava a roubar propriedade intelectual dos EUA, e que as tarifas anteriores foram eficazes na redução das importações de produtos chineses enquanto aumentaram as importações de outros países.

A decisão de Biden foi anunciada poucos meses antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos. De acordo com uma pesquisa recente Reuters/Ipsos, Trump tinha uma vantagem de 7 pontos percentuais sobre o atual presidente quando o assunto é economia. As informações são do G1.

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Novas tarifas são mais um capítulo da disputa entre China e EUA (Imagem: Dilok Klaisataporn/Shutterstock)

Mudanças nas tarifas

  • Veículos elétricos passam de 25% para 100% (4 vezes mais);
  • Semicondutores passam de 25% para 50% (2 vezes mais em 2025);
  • Células solares passam de 25% para 50% (2 vezes mais);
  • Aço e alumínio passam de 0%-7,5% para 25% (mais de 3 vezes mais).

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