Ligue-se a nós

Tecnologia

Eles também têm sentimentos? “Fazenda” de polvos gera polêmica na Espanha

Redação Informe 360

Publicado

no

Biólogos e ONGs de defesa dos animais têm aumentado a pressão sobre autoridades espanholas contra a inauguração de uma fazenda para criação e abate de polvos. Seria o primeiro local do tipo em todo o mundo. A aquicultura é uma prática comum, mas envolvendo peixes ou camarões. Nunca polvos. Até agora.

O projeto inédito partiu da empresa Nueva Pescanova, que já conseguiu autorização do governo do país. A companhia prevê construir um complexo de 52 mil metros quadrados ao longo do cais de Las Palmas, nas Ilhas Canárias, um arquipélago no Oceano Atlântico.

Leia mais

  • Polvos conseguem passar em testes para crianças
  • Quais animais mudam de cor? Veja os 10 mais famosos
  • Técnica de impressão 3D oferece alternativa para testes em animais

O prédio de dois andares cuidará de todas as etapas do processo, desde o nascimento e morte até a embalagem e envio.

A fazenda tem potencial para produzir cerca de 3.000 toneladas de polvo por ano, o que equivale ao abate de cerca de um milhão de animais.

Anúncio

Qual a polêmica?

  • Os polvos são considerados os animais mais inteligentes entre os invertebrados.
  • Testes com labirintos e resolução de problemas provaram que esses seres possuem memória de fatos recentes…
  • E aprendem com a experiência!
  • Um polvo chamado Otto, por exemplo, que vivia em um parque aquático em Colônia, na Alemanha, ficou irritado com uma luz de 2.000 watts sobre seu tanque.
  • Com o passar dos dias, ele descobriu que podia apagar a luz subindo na beira do tanque e esguichando água na lâmpada, o que causava um curto-circuito.
  • Os zeladores substituíam o equipamento todos os dias, que continuava queimando.
  • Até que perceberam que Otto era o responsável pela pane desde o princípio.
  • Existe um consenso na ciência de que os polvos são criaturas altamente inteligentes – alguns afirmam até que ele pode sentir dor.
  • É aí que a polêmica aumenta: cientistas estão especulando se eles são seres conscientes – ou seja, eles também poderiam ter sentimentos.
  • Eles indagam na sequência: você mataria milhões de seres conscientes para suprir um gosto, não uma necessidade?
  • O clamor popular pela causa aumentou com a divulgação do documentário “My Octopus Teacher”, da Netflix, há 3 anos.
  • A obra conta a história de um homem que estabelece uma relação com um polvo comum selvagem – ele aprende muito com a situação e entrega um filme digno dos prêmios que recebeu.

Salvem os polvos!

Em outubro de 2023, um grupo de ONGs ambientais – incluindo o Eurogroup for Animals, o Greenpeace Espanha e a Oceana UK – enviou uma carta conjunta ao governo das Ilhas Canárias pedindo que as autoridades repensem a liberação ao plano da Nueva Pescanova .

Eles defendem o cancelamento do projeto, alegando insustentabilidade e crueldade contra os animais. Além disso, argumentam que o atual método de abate escolhido para os polvos é desumano e resultará em milhões de mortes lentas e dolorosas.

“É importante sublinhar que os polvos são animais selvagens profundamente inadequados para a agricultura e que existem sérios problemas de sustentabilidade e de bem-estar animal associados ao desenvolvimento desta indústria”, começa o texto.

“Não existe atualmente nenhum método cientificamente validado para o abate humano de polvos. Segundo fontes confiáveis, a Nueva Pescanova pretende matar os polvos submergindo-os em tanques contendo água com gelo, método cientificamente reconhecido por resultar numa morte dolorosa, estressante e lenta”, conclui o documento.

As informações são do IFL Science.

Anúncio

O post Eles também têm sentimentos? “Fazenda” de polvos gera polêmica na Espanha apareceu primeiro em Olhar Digital.

Continuar Lendo
Anúncio

Tecnologia

Google: compra da Wiz é chancelada pela UE

Redação Informe 360

Publicado

no

O Google recebeu, nesta terça-feira (10), a aprovação incondicional das autoridades antitruste da União Europeia (UE) para a aquisição da empresa de cibersegurança Wiz por US$ 32 bilhões (R$ 166,3 bilhões).

Trata-se do maior negócio já realizado pela companhia. Segundo os reguladores europeus, a operação não levanta preocupações concorrenciais.

Google oficializa compra da Wiz quase um ano após anunciá-la

  • O acordo foi anunciado em março do ano passado e tem como objetivo ampliar a presença do Google tanto no setor de cibersegurança quanto no mercado de computação em nuvem. Nesse segmento, a empresa disputa espaço com rivais maiores, como Amazon e Microsoft;
  • De acordo com a comissária europeia de Concorrência, Teresa Ribera, a análise das autoridades indicou que a transação não prejudicará a concorrência no mercado:
  • “O Google fica atrás da Amazon e da Microsoft em termos de participação de mercado em infraestrutura de nuvem e nossa avaliação confirmou que os clientes continuarão tendo alternativas confiáveis e a capacidade de mudar de fornecedores”, afirmou Ribera em comunicado.
Logos do Google e da Wiz lado a lado
Aquisição da Wiz foi anunciada em março do ano passado (Imagem: Poetra.RH/Shutterstock)

A Comissão Europeia, que atua como órgão fiscalizador da concorrência no bloco, também avaliou o impacto do negócio sobre o uso de dados.

Segundo a instituição, quaisquer dados obtidos pelo Google por meio da aquisição da Wiz não são comercialmente sensíveis e poderão continuar a ser analisados por outras empresas de software de segurança.

Leia mais:

Anúncio
  • O truque simples do Google para encontrar qualquer coisa no celular apenas circulando a imagem
  • 15 serviços úteis do Google que você talvez não conheça
  • IA do Google passa a barrar pedidos com personagens da Disney

Rígido controle antitruste

Nos últimos anos, grandes aquisições no setor de tecnologia têm enfrentado um escrutínio regulatório mais rigoroso, em meio a preocupações de que essas operações possam ampliar o poder de mercado das grandes empresas e dificultar a atuação de concorrentes menores.

No caso da compra da Wiz, porém, os reguladores europeus concluíram que o negócio não apresenta esse risco.

O post Google: compra da Wiz é chancelada pela UE apareceu primeiro em Olhar Digital.

Powered by WPeMatico

Anúncio
Continuar Lendo

Tecnologia

Roblox entra na mira da Austrália por conteúdo impróprio a crianças

Redação Informe 360

Publicado

no

A Justiça e órgãos reguladores da Austrália passaram a pressionar a plataforma de jogos Roblox após a divulgação de relatos envolvendo aliciamento de crianças e a circulação de conteúdos considerados inadequados para menores. A iniciativa partiu da ministra das Comunicações, Anika Wells, que solicitou explicações formais da empresa e pediu a revisão da classificação indicativa PG atribuída ao serviço.

O caso ganhou força depois de reportagens indicarem que crianças conseguem acessar ambientes destinados a adultos dentro da plataforma, com presença de conteúdo sexual explícito e referências a automutilação. Diante disso, Wells afirmou estar “alarmada” e requisitou uma análise da classificação etária ao Australian Classification Board, além de buscar medidas adicionais para regular serviços do tipo. As informações são do Guardian Australia.

A classificação PG significa Parental Guidance, ou orientação dos pais, e indica que o conteúdo é considerado adequado para crianças, mas pode conter elementos que exigem acompanhamento ou supervisão de adultos. A ministra pediu que o conselho avalie se essa classificação ainda é apropriada diante das denúncias envolvendo o uso da plataforma por menores.

Órgãos reguladores australianos pressionam o Roblox após relatos de aliciamento de menores na plataforma (Imagem: SsCreativeStudio / Shutterstock.com)

Pressão do governo e atuação da eSafety

A comissária de eSafety, Julie Inman Grant, também entrou em contato com o Roblox. Segundo o órgão, a intenção é testar na prática as promessas feitas pela empresa para proteger menores, como tornar contas de usuários abaixo de 16 anos privadas por padrão, desativar ou restringir chats e impedir o contato de adultos com crianças.

Em comunicado, Inman Grant afirmou que há preocupação contínua com relatos de exploração infantil e exposição a material prejudicial dentro do serviço. Após essa fase de verificação, a eSafety indicou que pode adotar medidas adicionais com base no Online Safety Act.

Anúncio

A pressão aumentou após uma reportagem publicada em novembro pelo Guardian Australia. O veículo relatou que, ao jogar como uma menina de oito anos durante uma semana, a repórter foi exposta a assédio sexual virtual, violência, cyberbullying e outras situações extremas, mesmo com controles parentais ativados.

Leia mais:

  • Tudo o que você precisa saber sobre Roblox
  • Roblox: como ver se dados foram vazados e se proteger
  • Como criar um jogo no Roblox

Resposta do Roblox e questionamentos sobre classificação

A ministra Anika Wells enviou uma carta solicitando uma reunião urgente com o Roblox. No documento, ela citou não apenas o conteúdo gráfico e sexual, mas também denúncias de predadores que abordam e aliciam crianças dentro da plataforma. A ministra mencionou ainda acusações contra um homem de Queensland suspeito de aliciar centenas de menores em serviços como Roblox, Fortnite e Snapchat.

menino usando a Roblox em um tablet
Roblox disse estar comprometido com a segurança de seus usuários, destacando que implementou um sistema de vericiação de idade recentemente (Imagem: Alex Photo Stock / Shutterstock.com)

Até o momento, segundo o Guardian Australia, o Roblox não respondeu diretamente à carta. Em nota divulgada já na terça-feira na Austrália, um porta-voz da empresa afirmou que a plataforma está comprometida com a segurança dos usuários, destacando a implementação recente de sistemas de verificação de idade e a cooperação com autoridades australianas.

Wells ressaltou que, embora a empresa já tenha trabalhado com a eSafety em medidas adicionais, os problemas continuam sendo relatados. Para a ministra, a situação é “insustentável” e motivo de preocupação para pais e responsáveis em todo o país.

O post Roblox entra na mira da Austrália por conteúdo impróprio a crianças apareceu primeiro em Olhar Digital.

Anúncio

Powered by WPeMatico

Continuar Lendo

Tecnologia

Agora você vai poder gravar selfie para recuperar sua conta do Google

Redação Informe 360

Publicado

no

O Google lançou uma ferramenta no Brasil chamada recuperação por vídeo selfie nesta segunda-feira (09). Ela foi projetada para facilitar o acesso de usuários às suas contas Google caso eles percam o celular ou esqueçam a senha. 

O Brasil é um dos primeiros países onde o Google vai testar essa nova funcionalidade, informou a empresa.

Google lança recuperação por vídeo selfie no Brasil

Confira a abaixo o que você precisa saber sobre a nova ferramenta de segurança do Google no Brasil:

O que é e para que serve?

Normalmente, recuperar uma conta do Google pode ser difícil se você não estiver com o seu celular em mãos (porque perdeu ele ou porque alguém o roubou). A vídeo selfie surge como uma “rede de segurança” para que você possa provar quem você é apenas usando o seu rosto, sem depender de um aparelho específico.

Anúncio

Como funciona o processo?

O sistema funciona em duas etapas principais:

  1. Cadastro Prévio (obrigatório): Você não pode usar esse recurso apenas quando o problema acontece; é preciso se cadastrar com antecedência. Isso é feito nas configurações de “Segurança e Login” da sua Conta do Google e leva menos de um minuto, segundo a empresa;
  2. No momento da recuperação: Se você perder o acesso à sua conta do Google por algum motivo, poderá escolher a opção de vídeo selfie. O sistema pedirá que você grave um vídeo curto fazendo movimentos simples, como virar a cabeça.

O Google utiliza tecnologia avançada para garantir a segurança do processo. Por exemplo:

  • Verificação de identidade: O sistema compara o vídeo novo com a referência que você cadastrou antes;
  • Proteção contra fraudes: A tecnologia consegue identificar se é uma pessoa real presente no momento, impedindo que criminosos usem fotos paradas ou vídeos falsos (deepfakes) para invadir sua conta;
  • Privacidade: O usuário tem controle total e pode excluir o vídeo cadastrado nas configurações da conta a qualquer momento.

Quem pode usar?

  • O recurso está disponível para Contas do Google pessoais.
  • Não está disponível, por enquanto, para contas de crianças supervisionadas, contas de empresas ou usuários do Programa de Proteção Avançada.

Este novo método se soma a outras ferramentas já existentes, como as chaves de acesso (biometria e PIN) e os contatos de recuperação (amigos ou familiares que ajudam você a voltar para sua conta). A novidade começa a ser liberada gradualmente para os usuários brasileiros nesta segunda.

O post Agora você vai poder gravar selfie para recuperar sua conta do Google apareceu primeiro em Olhar Digital.

Powered by WPeMatico

Anúncio
Continuar Lendo

Em Alta