Ligue-se a nós

Saúde

Uso de máscaras será obrigatório no Rio de Janeiro a partir deste domingo

Redação Informe 360

Publicado

no

O uso de máscaras será obrigatório no Rio de Janeiro a partir deste domingo. Em entrevista concedida neste sábado, o prefeito Marcelo Crivela esclareceu que os equipamentos devem ser utilizados em espaços públicos da capital, como ruas, praças e prédios; em deslocamentos no transporte coletivo público e privado; e em estabelecimentos comerciais como mercados e farmácias.

Crivela salientou que as máscaras usadas pela população podem ser de algodão, de fabricação caseira, e pediu para que as profissionais, descartáveis, sejam deixadas para o uso de profissionais da saúde.

Na sexta-feira, ele reforçou o pedido para que as pessoas não saiam de casa. “Todas pessoas que saírem às ruas serão obrigadas a usarem a máscara. Ela é fundamental. E para dar exemplo, todos os servidores, dos secretários aos garis, serão obrigados a usarem”.

No caso de trabalhadores dos serviços chamados essenciais, o prefeito lembrou que os estabelecimentos são os responsáveis por ceder a proteção aos funcionários. “Nos próximos dias vamos distribuir mais de um milhão e oitocentos mil máscaras nas ruas. Não são máscaras cirúrgicas, são simples, mas que podem usar. Além disso, os empresários terão que dar máscaras para seus funcionários”, disse. Fonte: JP.com.br

Anúncio

Saúde

Casos de mpox crescem no Norte do Brasil; veja os números

Redação Informe 360

Publicado

no

Entre 1º de janeiro e 30 de abril de 2025, o estado do Amazonas registrou 63 notificações de mpox (antiga varíola dos macacos), com 33 casos confirmados e 29 descartados, sem registro de óbitos até o momento. As informações são da Agência Brasil.

A Secretaria de Saúde do estado reforça que pessoas com sintomas suspeitos — como febre, lesões na pele e cansaço extremo — devem buscar atendimento em unidades básicas de saúde e seguir orientações de isolamento.

Para reduzir o risco de contágio, são recomendadas medidas como evitar contato com lesões e fluidos corporais de infectados, manter higiene das mãos, praticar sexo seguro, usar máscaras em ambientes fechados, cobrir a boca ao tossir ou espirrar e garantir cuidados rigorosos com higiene pessoal e de objetos de uso próprio.

Leia mais

Anúncio
Autoridades reforçam medidas de prevenção e descartam surto nas regiões afetadas – Imagem: QINQIE99/Shutterstock

Casos também foram confirmados no Pará

No Pará, entre 1º de janeiro e 23 de abril, foram confirmados 19 casos de mpox, sendo 14 na capital, Belém, e os demais em Ananindeua, Marituba e um caso importado de outro estado.

A Secretaria de Saúde local nega a existência de surto e afirma que segue alinhada ao Ministério da Saúde para reforçar a vigilância, o diagnóstico e o controle da doença.

Sudeste registrou o primeiro caso de nova cepa em março

  • Em março, o Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso no país da cepa 1b da mpox, em uma mulher de 29 anos da região metropolitana de São Paulo.
  • Ela teve contato com um familiar vindo da República Democrática do Congo, onde há surto ativo.
  • O genoma do vírus foi sequenciado e é semelhante ao encontrado em outros países.
  • Até agora, não há casos secundários confirmados.

A mpox é causada pelo vírus Monkeypox e pode ser transmitida entre pessoas ou por contato com objetos contaminados. Os sintomas incluem erupções cutâneas que lembram bolhas, febre, dores musculares, apatia e gânglios inchados.

A manifestação da doença pode variar de leve a grave e, em alguns casos, requer atendimento médico.

Amostra de sangue em um compartimento específico
Brasil confirma casos de mpox e nova variante, mas contenção segue estável (Imagem: angelp/iStock)

O post Casos de mpox crescem no Norte do Brasil; veja os números apareceu primeiro em Olhar Digital.

Powered by WPeMatico

Anúncio
Continuar Lendo

Saúde

Quais são as diferenças entre asma e rinite? Entenda os sintomas de cada uma

Redação Informe 360

Publicado

no

É comum que as doenças respiratórias asma e rinite ocorram juntas em uma mesma pessoa. Ainda assim, os dois quadros apresentam diferenças.

No caso da asma, ocorre a inflamação dos brônquios (estruturas que levam o ar para os pulmões), o que traz uma sensação de aperto no peito, bem como falta de ar, cansaço para respirar, tosse e chiado no peito. Também, é chamada de bronquite alérgica ou de bronquite asmática.

A asma está ligada a fatores genéticos, assim como a rinite, e é comum ser observada em vários membros de uma mesma família, informa a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia. Ela ocorre em qualquer idade, mas na maioria das vezes começam na infância.

Mas existem fatores que podem desencadear ou agravar crises de asmas, em especial, quando a doença não está sob controle, como ácaros, mofo, pólen, odores intensos, poluentes atmosféricos e infecções respiratórias (como a gripe, sinusite e pneumonia).

Anúncio

A rinite alérgica, se não controlada, pode evoluir para um caso de asma. Durante uma crise de asma, o corpo libera substâncias inflamatórias nos brônquios, o que provoca contração dos músculos e estreitamento das vias respiratórias. Como consequência, o indivíduo sente dificuldade em soltar o ar. Além disso, há aumento da produção de muco, obstruindo as vias respiratórias.

Efeitos da fumaça no corpo
Imagem: JOURNEY STUDIO7 / Shutterstock

Enquanto a asma vem da inflamação dos brônquios, a rinite é resultado da inflamação da mucosa nasal. Um tratamento adequado para rinite pode melhorar os sintomas da asma.

Leia também:

Tanto a asma quanto a rinite pode acometer indivíduos a partir da exposição de substâncias alérgicas e não alérgicas, o que engloba ácaros, fungos, pelos de animais e estresse.

Entre os sintomas da rinite, estão: espirros repetidos, coriza, olhos avermelhados e mucosa nasal congestionada. O quadro se assemelha a um resfriado, por isso, pode passar despercebido e atrasar o tratamento.

rinite alérgica
A rinite tem sintomas parecidos com a gripe, como coriza e espirro. Imagem: Dragana Gordic/Shutterstock

Tratar da rinite envolve não apenas alívio imediato dos sintomas, e sim trabalhar para que a pessoa volte ao seu estado normal. O tratamento para asma e rinite costuma envolver corticoides, sob a forma de inalatórios no primeiro caso e de spray nasal no segundo.

As informações presentes neste texto têm caráter informativo e não substituem a orientação de profissionais de saúde. Consulte um médico ou especialista para avaliar o seu caso.

Anúncio

O post Quais são as diferenças entre asma e rinite? Entenda os sintomas de cada uma apareceu primeiro em Olhar Digital.

Powered by WPeMatico

Continuar Lendo

Saúde

Governo exige remoção de anúncios de vapes no Mercado Livre e redes sociais

Redação Informe 360

Publicado

no

O governo brasileiro, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), acaba de intensificar a luta contra a disseminação e comercialização de cigarros eletrônicos, popularmente conhecidos como “vapes“.

A Senacon notificou gigantes da internet como Instagram, YouTube, TikTok, Mercado Livre e Enjoei, determinando a remoção imediata de todos os anúncios e conteúdos que promovam ou vendam esses dispositivos, bem como outros produtos derivados do tabaco cuja venda é proibida em território nacional.

O prazo estabelecido para que as plataformas cumpram a exigência é de 48 horas, um indicativo da urgência com que o governo federal trata a questão.

Notificação não se limita à proibição de anúncios

As plataformas deverão realizar uma varredura completa em seus sistemas para identificar e remover qualquer conteúdo que promova ou facilite a venda de cigarros eletrônicos e outros derivados do tabaco proibidos.

Anúncio

Essa ação busca cortar o fluxo de informações que podem induzir, principalmente jovens e adolescentes, ao consumo desses produtos, contrariando as diretrizes de proteção à saúde e os esforços de prevenção ao tabagismo.

Mão segurando um vape com fumaça saindo do bico do equipamento
Decisão reflete as preocupações da comunidade médica e científica sobre os malefícios dos cigarros eletrônicos à saúde. (Imagem: Amani A/Shutterstock)

Venda e propaganda de “vapes” é proibida no Brasil

Essa medida surge após um levantamento preocupante que identificou cerca de 1,8 mil páginas ou anúncios relacionados a “vapes” circulando nessas plataformas digitais. A presença massiva desses conteúdos online representa um desafio para as políticas de saúde pública e para a legislação brasileira, que proíbe a venda, importação e propaganda de cigarros eletrônicos desde 2009, conforme uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A decisão da Senacon reflete as preocupações crescentes da comunidade médica e científica sobre os malefícios dos cigarros eletrônicos à saúde. Estudos recentes demonstram que, apesar de serem frequentemente comercializados como alternativas mais seguras ao cigarro convencional, os “vapes” também liberam substâncias tóxicas e cancerígenas, além de apresentarem riscos como dependência de nicotina, problemas respiratórios e cardiovasculares.

Moça usando cigarro eletrônico, também conhecido como vape
Levantamento identificou cerca de 1,8 mil páginas ou anúncios relacionados a “vapes” circulando nessas plataformas. (Imagem: Fotogrin/Shutterstock)

Leia mais:

A expectativa é que a adesão das empresas notificadas à determinação da Senacon contribua para a redução da exposição da população aos riscos associados aos cigarros eletrônicos e produtos proibidos derivados do tabaco. A fiscalização do cumprimento dessa medida, no entanto, será importante para garantir sua efetividade.

O post Governo exige remoção de anúncios de vapes no Mercado Livre e redes sociais apareceu primeiro em Olhar Digital.

Powered by WPeMatico

Anúncio
Continuar Lendo

Em Alta