Negócios
Mulheres de Sucesso: conheça as 16 escolhidas pela Forbes em 2024


Alessandra Montagne, Ana Oliva, Alcione Albanesi e Tania Bulhões estão entre as 16 Mulheres de Sucesso de 2024 da Forbes
Quase uma década atrás, na primeira edição desta lista, então com foco no mundo corporativo, a Forbes já exaltava o poder das mulheres brasileiras – e já alertava para a discrepância no número de representantes femininas na liderança. Era um cenário que parecia dar sinais de melhora, mas do qual os números do ano seguinte revelariam retrocesso – o relatório Global Gender Gap Report 2017 do Fórum Econômico Mundial apontava que o Brasil havia caído do 79º para o 90º lugar.
Ficamos orbitando esse patamar vexatório até que, no relatório de 2023, subimos para o 57º lugar entre 146 países avaliados. Criado em 2006, o Global Gender Gap avalia anualmente a igualdade de gênero em aspectos como partici pação econômica, sucesso educacional, saúde e empoderamento político.
Leia também:
- Mulheres de Sucesso 2023: veja quem são as 10 escolhidas
- Mulheres de Sucesso 2022: veja quem são as 20 eleitas pela Forbes
- Mulheres de Sucesso: quem são as 20 escolhidas de 2021
Motivo para comemorar? Sem dúvida. Motivo para se acomodar? Longe disso. Segundo o Fórum Econômico Mundial, a desigualdade de gênero global só deve acabar daqui a 130 anos! Algumas das 16 homenageadas desta edição revelam as enormes dificuldades adicionais que enfrentam em suas carreiras pelo simples fato de não serem homens…
Veja quem são as Mulheres de Sucesso de 2024:
Quem saborear a história de cada uma delas? Acesse a revista Forbes no seu aplicativo (IOS e Android).
*Textos: Fabiana Côrrea, Fernanda Almeida, Giovanna Simonetti, Sofia Patsch e Vera Ondei (Colaboraram Marília Kodic e Paola Carvalho)
Edição: Décio Galina e José Vicente Bernardo
Fotos: Joel Silva, Marcus Steinmeyer, Stéphane de Bourgies e Victor Affaro
Tratamento de Imagem: Rodrigo Gonçalves
Maquiagem: Marisa Rocha e Renan Tavarez
O post Mulheres de Sucesso: conheça as 16 escolhidas pela Forbes em 2024 apareceu primeiro em Forbes Brasil.
Negócios
Coca-Cola Nomeia Brasileiro como Novo CEO

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
A Coca-Cola anunciou nesta quarta-feira (10) a nomeação do brasileiro Henrique Braun como seu novo presidente-executivo, substituindo James Quincey, enquanto as empresas de alimentos tentam ajustar suas estratégias para consumidores que buscam bebidas e lanches mais saudáveis e acessíveis.
O portfólio de bebidas sem açúcar da Coca-Cola, bem como suas linhas de produtos mais premium, como o leite Fairlife, tem mantido a empresa em melhor situação em um cenário de consumo instável, ao contrário de rivais como a PepsiCo.
Tanto Quincey quanto Braun ingressaram na empresa em 1996 e ocuparam cargos de liderança em todo o mundo na Coca-Cola. Braun, de 57 anos, passa a liderar a gigante de bebidas em 31 de março.
Há três décadas na Coca-Cola, Braun foi presidente da companhia para China e Coreia, Brasil e América Latina.
O brasileiro foi nomeado diretor de operações da Coca-Cola em janeiro, trazendo consigo experiência na empresa em áreas como cadeia de suprimentos, desenvolvimento de novos negócios e operações de engarrafamento. “Vou me concentrar em dar continuidade ao impulso que construímos com nosso sistema. Trabalharemos para desbloquear o crescimento futuro em parceria com nossos engarrafadores”, disse Braun em comunicado.
O preço das ações da Coca-Cola subiu quase 63% desde que Quincey, de 60 anos, assumiu o cargo de presidente-executivo em maio de 2017.
Quincey esteve à frente da empresa durante um período em que a fabricante de refrigerantes intensificou seu foco em bebidas sem açúcar e com baixas calorias, além de adicionar linhas de produtos como leite, água com gás, café e bebidas energéticas por meio de aquisições.
“Quincey estabeleceu um padrão elevado. Os investidores podem esperar que o novo presidente-executivo continue a renovar o portfólio de marcas”, disse Kimberly Forrest, diretora de investimentos da Bokeh Capital Partners.
O setor de bens de consumo passou por uma série de mudanças em cargos de alta direção este ano, à medida que as empresas se adaptam a um ambiente de consumo dividido, além de desafios operacionais e na cadeia de suprimentos devido às tarifas.
O post Coca-Cola Nomeia Brasileiro como Novo CEO apareceu primeiro em Forbes Brasil.
Powered by WPeMatico
Negócios
USP Lança Minicurso Gratuito de ESG

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
A Esalq (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”), da USP (Universidade de São Paulo), lançou um minicurso gratuito sobre ESG no mundo corporativo.
O programa é destinado a profissionais de sustentabilidade, compliance, governança, auditoria, comunicação corporativa, gestão de riscos, consultores, membros de comitês e candidatos ao MBA em ESG e negócios sustentáveis da instituição.
As aulas acontecem nos dias 23 e 30 de janeiro de 2026, das 19h às 22h, em formato online e ao vivo. O conteúdo aborda os fundamentos de ESG e o passo a passo para elaborar uma matriz de materialidade alinhada aos objetivos do negócio e às expectativas de stakeholders. “O curso fornece não só o conhecimento técnico-conceitual, mas também a capacidade de entender como a sustentabilidade orienta decisões estratégicas”, afirma o professor Sandro Benelli, que ministra as aulas.
Os participantes também irão analisar cases nacionais e internacionais para aplicar os conceitos em situações reais. “Nosso objetivo é mostrar que temas materiais não são apenas uma exigência regulatória, mas uma ferramenta de gestão que gera valor, fortalece reputações e amplia o impacto positivo das empresas.”
Ao final, os alunos recebem certificado oficial e acesso prioritário a conteúdos e benefícios das futuras turmas do MBA da Esalq. As vagas são limitadas e as inscrições ficam abertas no site oficial até 22 de janeiro de 2026.
O post USP Lança Minicurso Gratuito de ESG apareceu primeiro em Forbes Brasil.
Powered by WPeMatico
Negócios
Vibra Anuncia Mariana Santarém Como Vice-Presidente de Marketing

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
A Vibra anunciou Mariana Santarém como nova vice-presidente de marketing e experiência do cliente nesta segunda-feira (8). Na empresa desde 2022, a executiva já liderou as áreas de fidelidade, meios de pagamento e produtos.
Com mais de 24 anos de carreira, 16 deles no setor de energia e combustíveis, Mariana acumula passagens por empresas como Tim Brasil, Souza Cruz, Shell e Raízen. Carioca, é formada em administração pela PUC-Rio e pós-graduada em marketing pela UFRJ.
Na nova função, ela seguirá à frente da modernização do portfólio e da evolução da experiência oferecida pela companhia. “Meu foco é fortalecer a proposta de valor dos postos Petrobras e das nossas unidades de negócio, sempre com o cliente no centro”, afirma.
A companhia também anuncia a chegada de Camila Ribeiro como diretora de marketing, marcas e relações públicas. Formada em publicidade e propaganda, a executiva já atuou em empresas como Tim Brasil, The Hershey Company, Coca-Cola, L’Oréal e P&G.
O post Vibra Anuncia Mariana Santarém Como Vice-Presidente de Marketing apareceu primeiro em Forbes Brasil.
Powered by WPeMatico

Tecnologia1 semana atrásRaio verde: o raro fenômeno óptico que aparece no nascer ou no pôr do sol

Esporte1 semana atrásFlamengo derrota Ceará e coroa ano mágico com título Brasileiro

Sem categoria1 semana atrásNatal Magia Macaé: programação da Vila do Noel encanta as famílias

Saúde1 semana atrásPor que algumas pessoas têm medo de médicos e dentistas?

Tecnologia6 dias atrásTendões artificiais revolucionam robôs biohíbridos e ampliam aplicações

Negócios1 semana atrásGuia dos MBAs: Como Escolher o Melhor Curso para a Sua Jornada Profissional

Negócios1 semana atrásLista Forbes: As Empresas dos Sonhos para Trabalhar nos EUA

Tecnologia1 semana atrásO que é escarlatina? Veja sintomas e tratamento













































