Negócios
Meta Demite Funcionários por Mau Uso de Vale-Refeição

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
A Meta demitiu recentemente cerca de duas dezenas de funcionários em um episódio que está sendo chamado de “Grubgate”, devido ao mau uso de um benefício de US$ 25 (R$ 142,38) em créditos de refeição do Grubhub (plataforma de entrega de comida, como o iFood).
Segundo o Financial Times, os créditos, que eram destinados a funcionários trabalhando até tarde ou em escritórios sem refeitórios, foram utilizados para comprar itens não alimentares, como detergente para roupas, taças de vinho e produtos para acne.Leia também

Mark Zuckerberg, CEO e fundador da Meta, quer reduzir custos da companhia com o “Ano da Eficiência”
As demissões na gigante das redes sociais foram direcionadas àqueles que usaram o benefício fora dessas regras e de maneira consistente ao longo de um período prolongado. Segundo relatos, alguns dos funcionários demitidos acumulavam seus créditos, enquanto outros mandavam as refeições para suas casas. A empresa teve certa tolerância em relação aos profissionais que não demonstraram um padrão de violação da política e que o fizeram apenas ocasionalmente, emitindo advertências em vez de demissões.
O caso gerou debates dentro da empresa sobre a justiça do processo de tomada de decisão, expondo tensões subjacentes em relação aos benefícios oferecidos aos funcionários, às políticas corporativas e às medidas de corte de custos em andamento.
As reações entre os funcionários foram diversas. Alguns demonstraram preocupação com a rigidez da aplicação das regras, enquanto outros defenderam as ações da empresa, argumentando que os funcionários estavam cientes das políticas.
Demissões na Meta e o “Ano da Eficiência”
O caso “Grubgate” acontece no contexto da estratégia do “Ano da Eficiência” da Meta, iniciada pelo CEO e fundador, Mark Zuckerberg. O plano visa apertar as políticas da empresa e reduzir custos.
As demissões decorrentes do uso inadequado dos créditos de refeição geraram discussões sobre possíveis conexões com mudanças organizacionais mais amplas, coincidindo com uma recente rodada de demissões e reestruturação que impacta divisões como Instagram, Reality Labs (focada em realidade aumentada e virtual) e WhatsApp. Isso faz parte dos esforços contínuos da empresa para otimizar suas operações e alocar recursos de forma mais eficiente.
“Hoje, alguns times da Meta estão fazendo mudanças para garantir que os recursos estejam alinhados com suas metas estratégicas de longo prazo”, disse o porta-voz da Meta, Dave Arnold, em um comunicado na semana passada. “Isso inclui mover algumas equipes para diferentes localizações e realocar alguns funcionários para novas funções. Em situações como essa, quando uma função é eliminada, nos esforçamos para encontrar outras oportunidades para os profissionais afetados.”
Essa nova onda de demissões segue outra série de cortes de empregos na divisão de Reality Labs da Meta no início deste ano. Em 2022, a empresa inicialmente demitiu 11 mil funcionários devido a projeções de crescimento excessivamente otimistas após a pandemia de Covid-19.
Durante uma reunião geral naquele ano, Zuckerberg alertou os funcionários sobre o difícil cenário econômico, destacando a necessidade de desacelerar as contratações e implementar cortes de custos. Como parte da nova estratégia fiscal da empresa, a Meta afirmou que aumentaria suas expectativas de desempenho para os funcionários.
O CEO chegou a dizer aos profissionais: “Acho que alguns de vocês podem decidir que esse lugar não é para vocês, e essa auto-seleção está ok para mim. Sendo realista, há provavelmente um monte de gente na empresa que não deveria estar aqui.”
Depois disso, a Meta supostamente avaliou milhares de seus funcionários de tecnologia como “abaixo do esperado”. Segundo a plataforma The Information, o vice-presidente Maher Saba pediu aos gerentes que identificassem pessoas em suas equipes que “precisam de apoio” e que encaminhassem para desligamento os profissionais de baixo desempenho que “não conseguem se alinhar.”
Outros 10 mil funcionários foram demitidos como parte dos esforços de reestruturação em 2023.Escolhas do editor
O post Meta Demite Funcionários por Mau Uso de Vale-Refeição apareceu primeiro em Forbes Brasil.
Powered by WPeMatico
Negócios
Siemens Energy Anuncia Marcela Souza Como Vice-Presidente Sênior para a América Latina

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
A Siemens Energy anunciou Marcela Souza como nova vice-presidente sênior para a América Latina, cargo que ela assumirá em 12 de janeiro de 2026. Atualmente diretora jurídica no Brasil e diretora de compliance para a região, Marcela é a primeira mulher a ocupar o posto mais alto de gestão da empresa na América Latina. Ela sucede André Clark, que deixa a companhia após oito anos para assumir a liderança da farmacêutica Viveo.
Com 17 anos de Siemens Energy e mais de duas décadas de carreira, Marcela já ocupou diferentes posições de liderança e acumula experiência em gestão reputacional. Formada em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, possui MBA em administração de empresas pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).
Na nova função, liderará a estratégia operacional da empresa em uma região que reúne nove fábricas e escritórios distribuídos por 13 países. Sua missão inclui elevar o desempenho de uma equipe de 7.200 funcionários. No Brasil — maior operação da Siemens Energy na América Latina, com cinco fábricas e três centros de serviços — ela será responsável por 3.100 colaboradores.
O post Siemens Energy Anuncia Marcela Souza Como Vice-Presidente Sênior para a América Latina apareceu primeiro em Forbes Brasil.
Powered by WPeMatico
Negócios
Coca-Cola Nomeia Brasileiro como Novo CEO

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
A Coca-Cola anunciou nesta quarta-feira (10) a nomeação do brasileiro Henrique Braun como seu novo presidente-executivo, substituindo James Quincey, enquanto as empresas de alimentos tentam ajustar suas estratégias para consumidores que buscam bebidas e lanches mais saudáveis e acessíveis.
O portfólio de bebidas sem açúcar da Coca-Cola, bem como suas linhas de produtos mais premium, como o leite Fairlife, tem mantido a empresa em melhor situação em um cenário de consumo instável, ao contrário de rivais como a PepsiCo.
Tanto Quincey quanto Braun ingressaram na empresa em 1996 e ocuparam cargos de liderança em todo o mundo na Coca-Cola. Braun, de 57 anos, passa a liderar a gigante de bebidas em 31 de março.
Há três décadas na Coca-Cola, Braun foi presidente da companhia para China e Coreia, Brasil e América Latina.
O brasileiro foi nomeado diretor de operações da Coca-Cola em janeiro, trazendo consigo experiência na empresa em áreas como cadeia de suprimentos, desenvolvimento de novos negócios e operações de engarrafamento. “Vou me concentrar em dar continuidade ao impulso que construímos com nosso sistema. Trabalharemos para desbloquear o crescimento futuro em parceria com nossos engarrafadores”, disse Braun em comunicado.
O preço das ações da Coca-Cola subiu quase 63% desde que Quincey, de 60 anos, assumiu o cargo de presidente-executivo em maio de 2017.
Quincey esteve à frente da empresa durante um período em que a fabricante de refrigerantes intensificou seu foco em bebidas sem açúcar e com baixas calorias, além de adicionar linhas de produtos como leite, água com gás, café e bebidas energéticas por meio de aquisições.
“Quincey estabeleceu um padrão elevado. Os investidores podem esperar que o novo presidente-executivo continue a renovar o portfólio de marcas”, disse Kimberly Forrest, diretora de investimentos da Bokeh Capital Partners.
O setor de bens de consumo passou por uma série de mudanças em cargos de alta direção este ano, à medida que as empresas se adaptam a um ambiente de consumo dividido, além de desafios operacionais e na cadeia de suprimentos devido às tarifas.
O post Coca-Cola Nomeia Brasileiro como Novo CEO apareceu primeiro em Forbes Brasil.
Powered by WPeMatico
Negócios
USP Lança Minicurso Gratuito de ESG

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
A Esalq (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”), da USP (Universidade de São Paulo), lançou um minicurso gratuito sobre ESG no mundo corporativo.
O programa é destinado a profissionais de sustentabilidade, compliance, governança, auditoria, comunicação corporativa, gestão de riscos, consultores, membros de comitês e candidatos ao MBA em ESG e negócios sustentáveis da instituição.
As aulas acontecem nos dias 23 e 30 de janeiro de 2026, das 19h às 22h, em formato online e ao vivo. O conteúdo aborda os fundamentos de ESG e o passo a passo para elaborar uma matriz de materialidade alinhada aos objetivos do negócio e às expectativas de stakeholders. “O curso fornece não só o conhecimento técnico-conceitual, mas também a capacidade de entender como a sustentabilidade orienta decisões estratégicas”, afirma o professor Sandro Benelli, que ministra as aulas.
Os participantes também irão analisar cases nacionais e internacionais para aplicar os conceitos em situações reais. “Nosso objetivo é mostrar que temas materiais não são apenas uma exigência regulatória, mas uma ferramenta de gestão que gera valor, fortalece reputações e amplia o impacto positivo das empresas.”
Ao final, os alunos recebem certificado oficial e acesso prioritário a conteúdos e benefícios das futuras turmas do MBA da Esalq. As vagas são limitadas e as inscrições ficam abertas no site oficial até 22 de janeiro de 2026.
O post USP Lança Minicurso Gratuito de ESG apareceu primeiro em Forbes Brasil.
Powered by WPeMatico

Esporte1 semana atrásFlamengo derrota Ceará e coroa ano mágico com título Brasileiro

Tecnologia6 dias atrásTendões artificiais revolucionam robôs biohíbridos e ampliam aplicações

Tecnologia1 semana atrásO que é escarlatina? Veja sintomas e tratamento

Negócios1 semana atrásGuia dos MBAs: Como Escolher o Melhor Curso para a Sua Jornada Profissional

Tecnologia1 semana atrás8 filmes com muito tiro para assistir na Netflix

Geral1 semana atrásRio: Ceasa informa que 28 lojas foram destruídas por incêndio

Saúde1 semana atrásO que é a bronquiolite? Veja sintomas e tratamento

Esporte4 dias atrásBrasil abre Copa do Mundo contra Marrocos em Nova Jersey em 13 de junho


































