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Mais produtividade e menos erros: por que você deve tirar um cochilo no meio do expediente

Redação Informe 360

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Mais de 80% dos profissionais percebem uma queda de energia à tarde, e tirar um cochilo no meio do expediente de trabalho pode resolver isso

Trabalhadores em todo o mundo estão exaustos, de acordo com uma pesquisa do McKinsey Health Institute de novembro de 2023 com 30 mil profissionais. 

Em 29 dos 30 países analisados, mais de um terço dos entrevistados relataram o sintoma de fadiga. 

Queda da energia à tarde

Se você é como a maioria dos profissionais, deve perceber uma queda repentina na sua energia durante o dia dia de trabalho – comumente chamada de “queda da tarde”. Isso acontece quando você sobrecarrega seu cérebro e sua mente se desvia da tarefa em questão ou em determinados momentos durante o expediente.

Para entender melhor esse fenômeno, a Paychex, uma empresa americana de soluções de RH, entrevistou 1.000 pessoas sobre sua produtividade no trabalho e experiências com o cansaço à tarde. 

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Eles descobriram que a janela ideal de produtividade está entre 8h e 14h – mas nem sempre é a mesma para todo mundo. 

Outras descobertas incluem:

  • 81% dos profissionais passam pela “queda da tarde” – e relatam que isso acontece, em média, 3,2 dias na semana, mais da metade da semana de trabalho.
  • 1 em cada 4 admite que já adormeceu no trabalho. E, para evitar isso, as formas mais eficientes são beber cafeína (49%), fazer uma pausa (35%) e se alongar (29%).
  • Embora a maioria (38%) das reuniões de trabalho seja agendada antes das 12h, as pessoas que têm reuniões ao meio-dia (12h-14h) são mais propensas a dizer que são participantes muito ativos.
  • 71% dos profissionais tentam programar seu dia de trabalho de acordo com os seus horários mais produtivos, percebendo o que funciona melhor para eles.

Existe um momento ideal durante o dia de trabalho em que a produtividade atinge o pico, o que pode ser muito individual. E há certas ações que os trabalhadores podem tomar para maximizar a sua produtividade. 

Leia também:

Por que você deve tirar uma soneca no meio do dia

Os profissionais mais felizes no trabalho são aqueles que tiraram 15 dias de folga remunerada no ano passado, de acordo com um novo estudo da CalendarLabs. Mas enquanto suas férias não chegam, a melhor coisa que você pode fazer é tirar uma soneca no meio do dia. 

Dormir no trabalho costumava ser algo mal visto, mas não é mais – pelo menos em alguns lugares. Uma pesquisa do Pew Research Center descobriu que 34% dos americanos tiram cochilos diários. 

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Algumas empresas têm incentivado os seus funcionários a tirar uma soneca revigorante no trabalho. Nike, Pizza Hut e Thrive Global, por exemplo, oferecem salas especiais com cadeiras projetadas especialmente para tirar uma soneca. Até mesmo os pilotos da NASA tiram cochilos de 26 minutos durante o voo para melhorar o desempenho e o estado de alerta em 34% e em 16% o tempo de reação. 

Poucos minutos bastam

Se você trabalha de casa, isso é até mais fácil e não precisa tomar muito tempo do seu dia ou do horário de almoço. De acordo com a Fundação Nacional do Sono dos EUA, 30 minutos de cochilo ou até menos que isso podem “restaurar o estado de alerta, melhorar o desempenho e reduzir erros e acidentes” no trabalho. 

Estudos do Instituto Salk, na Califórnia, também mostram que a atividade cerebral, a memória e o humor de quem tira uma soneca permanecem mais elevados ao longo do dia em comparação com os que não dormem.

Outro estudo conduzido pela Escola de Saúde Pública de Harvard descobriu que as pessoas que tiram um cochilo revigorante tinham 34% menos probabilidade de morrer de problemas cardíacos. De acordo com a pesquisa, isso estimula o sistema imunológico e reduz o nível de cortisol no sangue.

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Vantagens de tirar uma soneca à tarde:

  1. Melhora o funcionamento cerebral
  2. Aumenta a capacidade de processar e armazenar informações
  3. Aguça o estado de alerta, reduzindo a frequência de erros e acidentes
  4. Aumenta a produtividade
  5. Melhora o humor
  6. Reduz a pressão arterial e promove o funcionamento saudável do coração
  7. Fortalece a memória

8 passos para tirar uma boa soneca e aumentar a produtividade no trabalho

Algumas pessoas têm dificuldade de dormir durante o dia. Para outras, esse é um momento imprescindível e muito aguardado. A melhor hora para tirar uma soneca revigorante é por volta das duas ou três horas da tarde. 

Aqui estão algumas etapas para maximizar os benefícios do cochilo:








*Bryan Robinson é colaborador da Forbes. Ele é autor de 40 livros de não-ficção traduzidos para 15 idiomas. Também é professor emérito da Universidade da Carolina do Norte, onde conduziu os primeiros estudos sobre filhos de workaholics e os efeitos do trabalho no casamento. 

(Traduzido por Fernanda de Almeida)

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Einstein e Stanford Abrem Inscrições para Formar Líderes da Saúde

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Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

O Einstein Hospital Israelita está com inscrições abertas para a quarta edição do Fellowship em Biodesign e Inovação em Saúde, programa de pós-graduação afiliado à Universidade de Stanford.

Voltado a profissionais das áreas de saúde e tecnologia, como médicos, engenheiros e cientistas de dados, o curso selecionará apenas oito participantes, que receberão bolsa integral e acesso a unidades de saúde públicas e privadas, além de laboratórios de prototipação.

Com aulas presenciais em São Paulo, o programa acontecerá entre abril e novembro de 2026 e será conduzido por professores do Einstein e de Stanford. O curso foca no desenvolvimento de soluções para desafios reais em áreas como saúde digital, biotecnologia, dispositivos médicos, diagnósticos e entrega de medicamentos. “Trata-se de uma metodologia de referência mundial, concebida em Stanford para capacitar líderes a transformar desafios reais em soluções de impacto”, afirma Rodrigo Demarch, diretor executivo de inovação do Einstein.

Os projetos desenvolvidos ao longo do programa serão avaliados por uma banca de especialistas e podem receber apoio do Einstein e do CTIS (Centro de Tecnologia e Inovação em Saúde), com histórico de resultados que incluem patentes, parcerias de pesquisa e criação de startups em outras edições.

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Para se candidatar, é necessário comprovar graduação na área e, no caso de profissionais de tecnologia, experiência mínima de três anos, além de carta de recomendação. A taxa de inscrição é de R$ 250 e o processo seletivo inclui análise curricular e entrevista presencial.

As inscrições para o programa podem ser realizadas aqui até 8 de fevereiro de 2026.

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Black Friday e Proteção de Dados: Como a Privacidade se Tornou Essencial para a Confiança do Consumidor

Redação Informe 360

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Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

Imagine a cena: é Black Friday, o tráfego no seu site dispara, sua equipe comemora as vendas recordes, mas, ao mesmo tempo, o volume de cadastros e consentimentos dobra a cada minuto. Enquanto os carrinhos se enchem, um detalhe precisa de cuidado redobrado: os dados pessoais coletados. Cada clique em um banner de cookies, cada formulário preenchido e cada aceite de política de privacidade representam uma necessidade de proteção. E se esses dados não forem protegidos, as consequências vão muito além de uma multa, atingem a confiança do consumidor e a reputação da marca.

De acordo com a pesquisa Voz do Consumidor 2024, da PwC, 90% dos consumidores brasileiros tratam a proteção de seus dados pessoais como um dos fatores mais importantes para que as empresas conquistem sua confiança. Já na média global, o número é de 83%.

Foto: Divulgação

Duílio Alves, DPO das Americanas

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Por isso, é essencial ter estratégias que priorizem a proteção dos dados dos consumidores, mantendo o titular e o controlador em uma relação de conformidade. Segundo Duílio Alves, DPO das Americanas, algumas das ações realizadas pela empresa envolvem investimentos em diferentes aspectos: “Durante a Black Friday, o volume de dados pessoais cresce de forma significativa, e isso exige uma postura ainda mais atenta das empresas em relação à segurança. Aqui na Americanas, investimos constantemente em criptografia, tanto para dados em trânsito, quanto em repouso, além de implementação obrigatória de autenticação multifator para acesso a sistemas críticos”, afirma Duílio.

Uma pesquisa da Rede Globo mostra que, em 2024, a Black Friday registrou alta de 14% no número de pedidos em relação ao ano anterior. Além disso, cerca de 47% dos consumidores afirmaram comprar somente online. Esse crescimento representa não apenas uma explosão nas vendas, mas também um volume inédito de dados pessoais circulando, como cadastros, endereços, formas de pagamento e preferências de consumo, que exigem tratamento responsável e seguro.

Nesse cenário, a privacidade torna-se parte da experiência de compra. O consumidor não espera apenas rapidez na entrega ou descontos agressivos, mas também a certeza de que suas informações estão protegidas. É por isso que as empresas mais maduras em governança de dados tratam a segurança e a transparência como extensões da marca. Investem em tecnologia, revisam fluxos de resposta a titulares e automatizam controles de consentimento para garantir que, mesmo em momentos de alta demanda, cada dado coletado siga princípios de conformidade e responsabilidade.

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Fernando Cesar Junkes, Diretor de Tecnologia da Informação da Intelbras

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Para Fernando Cesar Junkes, Diretor de Tecnologia da Informação da Intelbras, um framework de privacidade é essencial ao tratar os dados dos clientes: “Um programa robusto de governança tem papel estratégico na construção da confiança do consumidor. A Intelbras reafirma seu compromisso ético ao adotar práticas transparentes, reduzir riscos, fortalecer a reputação e garantir segurança em todas as interações digitais, promovendo relações sustentáveis e respeitosas com os titulares”, comentou.

O caminho para uma governança de privacidade efetiva vai além da tecnologia; passa pela responsabilidade e pela cultura organizacional. Intelbras e Americanas são exemplos de empresas que mostram que, ao investir em proteção de dados, os processos são fortalecidos e a gestão aprimorada. Aline Deparis, CEO da Privacy Tools, destaca: “Em momentos como a Black Friday, responsabilidade e tecnologia precisam caminhar juntas. A Privacy Tools apoia as empresas a evoluírem nesses pilares, oferecendo uma plataforma completa de governança que une automação, segurança e conformidade para transformar a privacidade em uma vantagem competitiva.”

Foto: Divulgação

Aline Deparis, CEO da Privacy Tools

Mais do que uma data de descontos, a Black Friday é um momento decisivo para marcas que buscam consolidar sua confiança no ambiente digital. Em um mercado cada vez mais orientado por dados, a privacidade não é apenas uma obrigação legal, é um ativo de marca. E as empresas que entendem isso saem na frente: conquistam o consumidor hoje e fortalecem a relação de confiança para o amanhã.

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*BrandVoice é de responsabilidade exclusiva dos autores.

 

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Como o CEO da Petz Assumiu a Liderança do Mercado no Brasil

Redação Informe 360

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Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

Apesar de ter construído um império dentro do varejo e de estar à frente de uma das fusões mais aguardadas dos últimos anos – da sua Petz com a rival Cobasi –, Sergio Zimerman, um dos destaques da lista Forbes Melhores CEOs do Brasil 2025, nem sempre quis seguir essa carreira.

Filho de comerciantes, ele viu desde cedo as dificuldades do setor e tentou ir em outra direção, estudando edificações na Escola Técnica Federal. A carreira na construção civil, no entanto, não foi longe. Aos 18 anos, utilizou o dinheiro do seguro após o roubo de seu carro para criar uma empresa de animação de festas infantis. O sucesso do buffet deu lugar a uma adega e, depois, a um atacado que chegou a ter 600 funcionários e faturamento mensal de R$ 15 milhões no câmbio da época.

O caminho, no entanto, não foi linear. “Em 2002, eu tive o maior privilégio que um empreendedor pode ter na vida: quebrar. Isso vale por 10 MBAs”, diz. No mesmo ano nasceu o Pet Center Marginal, inspirado nos modelos de megaloja da Cobasi. O embrião da Petz surgiu mais por necessidade de sobrevivência do que por afinidade com o setor.

“Ser CEO é ir à contabilidade, olhar logística, organizar o dia a dia, cuidar da performance, prestar contas.”

Zimerman ainda não sabia, mas ali nascia também um CEO. Empenhado em não repetir erros, voltou aos bancos escolares aos 34 anos. Enquanto expandia a Petz, formou-se em administração na Unip, fez MBA em varejo na FIA-USP e cursos de extensão na Europa e nos Estados Unidos. Na teoria, dividia-se entre estudante e empresário até 2009. Na prática, fez da curiosidade sua maior aliada.

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A entrada do fundo de private equity Warburg Pincus no negócio, em 2013, significou para ele um “novo MBA”: “Comecei a entender que ser CEO não é ser empreendedor. Ser CEO é ir à contabilidade, olhar logística, organizar o dia a dia, cuidar da performance, prestar contas. Tive um professor que resumiu bem: empreender é fazer o filme; ser CEO é administrar o filme. São papéis absolutamente distintos.”

Sob seu comando, a Petz não apenas ultrapassou a concorrente histórica, tornando-se líder no mercado brasileiro, como também estruturou um ecossistema completo, com hospitais veterinários, centros de estética e uma plataforma digital robusta.

Aos 60 anos, Zimerman se prepara para um novo desafio. Independentemente do desfecho da fusão entre Petz e Cobasi – prevista para ser concluída até o fim do ano –, conduz o processo de sucessão da sua cadeira. “Agora quero aprender a ser um bom presidente de conselho. Quero entender como é que um presidente de conselho consolida valor para a companhia”, afirma, já de olho no próximo capítulo.

Reportagem original publicada na edição 134 da Forbes, lançada em setembro de 2025.

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