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Mais produtividade e menos erros: por que você deve tirar um cochilo no meio do expediente

Redação Informe 360

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Mais de 80% dos profissionais percebem uma queda de energia à tarde, e tirar um cochilo no meio do expediente de trabalho pode resolver isso

Trabalhadores em todo o mundo estão exaustos, de acordo com uma pesquisa do McKinsey Health Institute de novembro de 2023 com 30 mil profissionais. 

Em 29 dos 30 países analisados, mais de um terço dos entrevistados relataram o sintoma de fadiga. 

Queda da energia à tarde

Se você é como a maioria dos profissionais, deve perceber uma queda repentina na sua energia durante o dia dia de trabalho – comumente chamada de “queda da tarde”. Isso acontece quando você sobrecarrega seu cérebro e sua mente se desvia da tarefa em questão ou em determinados momentos durante o expediente.

Para entender melhor esse fenômeno, a Paychex, uma empresa americana de soluções de RH, entrevistou 1.000 pessoas sobre sua produtividade no trabalho e experiências com o cansaço à tarde. 

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Eles descobriram que a janela ideal de produtividade está entre 8h e 14h – mas nem sempre é a mesma para todo mundo. 

Outras descobertas incluem:

  • 81% dos profissionais passam pela “queda da tarde” – e relatam que isso acontece, em média, 3,2 dias na semana, mais da metade da semana de trabalho.
  • 1 em cada 4 admite que já adormeceu no trabalho. E, para evitar isso, as formas mais eficientes são beber cafeína (49%), fazer uma pausa (35%) e se alongar (29%).
  • Embora a maioria (38%) das reuniões de trabalho seja agendada antes das 12h, as pessoas que têm reuniões ao meio-dia (12h-14h) são mais propensas a dizer que são participantes muito ativos.
  • 71% dos profissionais tentam programar seu dia de trabalho de acordo com os seus horários mais produtivos, percebendo o que funciona melhor para eles.

Existe um momento ideal durante o dia de trabalho em que a produtividade atinge o pico, o que pode ser muito individual. E há certas ações que os trabalhadores podem tomar para maximizar a sua produtividade. 

Leia também:

Por que você deve tirar uma soneca no meio do dia

Os profissionais mais felizes no trabalho são aqueles que tiraram 15 dias de folga remunerada no ano passado, de acordo com um novo estudo da CalendarLabs. Mas enquanto suas férias não chegam, a melhor coisa que você pode fazer é tirar uma soneca no meio do dia. 

Dormir no trabalho costumava ser algo mal visto, mas não é mais – pelo menos em alguns lugares. Uma pesquisa do Pew Research Center descobriu que 34% dos americanos tiram cochilos diários. 

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Algumas empresas têm incentivado os seus funcionários a tirar uma soneca revigorante no trabalho. Nike, Pizza Hut e Thrive Global, por exemplo, oferecem salas especiais com cadeiras projetadas especialmente para tirar uma soneca. Até mesmo os pilotos da NASA tiram cochilos de 26 minutos durante o voo para melhorar o desempenho e o estado de alerta em 34% e em 16% o tempo de reação. 

Poucos minutos bastam

Se você trabalha de casa, isso é até mais fácil e não precisa tomar muito tempo do seu dia ou do horário de almoço. De acordo com a Fundação Nacional do Sono dos EUA, 30 minutos de cochilo ou até menos que isso podem “restaurar o estado de alerta, melhorar o desempenho e reduzir erros e acidentes” no trabalho. 

Estudos do Instituto Salk, na Califórnia, também mostram que a atividade cerebral, a memória e o humor de quem tira uma soneca permanecem mais elevados ao longo do dia em comparação com os que não dormem.

Outro estudo conduzido pela Escola de Saúde Pública de Harvard descobriu que as pessoas que tiram um cochilo revigorante tinham 34% menos probabilidade de morrer de problemas cardíacos. De acordo com a pesquisa, isso estimula o sistema imunológico e reduz o nível de cortisol no sangue.

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Vantagens de tirar uma soneca à tarde:

  1. Melhora o funcionamento cerebral
  2. Aumenta a capacidade de processar e armazenar informações
  3. Aguça o estado de alerta, reduzindo a frequência de erros e acidentes
  4. Aumenta a produtividade
  5. Melhora o humor
  6. Reduz a pressão arterial e promove o funcionamento saudável do coração
  7. Fortalece a memória

8 passos para tirar uma boa soneca e aumentar a produtividade no trabalho

Algumas pessoas têm dificuldade de dormir durante o dia. Para outras, esse é um momento imprescindível e muito aguardado. A melhor hora para tirar uma soneca revigorante é por volta das duas ou três horas da tarde. 

Aqui estão algumas etapas para maximizar os benefícios do cochilo:








*Bryan Robinson é colaborador da Forbes. Ele é autor de 40 livros de não-ficção traduzidos para 15 idiomas. Também é professor emérito da Universidade da Carolina do Norte, onde conduziu os primeiros estudos sobre filhos de workaholics e os efeitos do trabalho no casamento. 

(Traduzido por Fernanda de Almeida)

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Remuneração em 2025: O que Entrou na Pauta do RH

Redação Informe 360

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Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

Chegou dezembro (já?) e resolvi resgatar as apostas que fiz no meu artigo de janeiro quanto aos assuntos que poderiam ser destaque na pauta dos gestores de RH em 2025, considerando o que vinha sendo discutido até então nas minhas interações com organizações dos mais diferentes perfis e portes.

Dentre esses temas, citei o investimento em IA, pauta que realmente se mostrou presente em 100% das empresas que atendi este ano; ações de diversidade e inclusão, que vinham mobilizando muito as empresas em 2024, mas que perderam tração em 2025; flexibilização de benefícios, sendo esta uma alternativa financeiramente mais interessante para reforçar a oferta de valor aos funcionários; investimento em incentivos de longo prazo, especialmente as Stock Options, que já vinham sendo discutidas como ferramentas de característica mercantil junto ao STJ (Supremo Tribunal de Justiça); além do reforço à governança corporativa e aos comitês de pessoas, que trariam maior segurança e assertividade às práticas de gestão.

Mas, na prática, o que aconteceu foi que vivemos um ano de grandes inseguranças e instabilidades nas empresas. Muitas organizações estão tendo dificuldades para fechar o ano entregando resultados suficientes para gatilhar os planos de bônus. A batalha para o controle do turnover não parece estar nem perto do fim, mesmo com as ações do RH para a modernização de seus programas e políticas. O investimento em ferramentas tecnológicas não se mostrou tão simples quanto parecia, uma vez que os processos e sistemas legados não tombam facilmente para novas plataformas, que também demandam alto investimento e concorrem com outras frentes de transformação digital do negócio.

Diferentemente do que prevíamos, e enquanto essa realidade nada animadora foi tomando conta do calendário, os temas que acabaram se tornando pauta das publicações por aqui nos últimos meses foram:

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EVP (Employee Value Proposition)

Só o salário não é capaz de assegurar a performance da equipe. São necessárias muitas outras iniciativas dentro da oferta de valor trabalhada pelas áreas de RH para que uma empresa seja capaz de atrair, motivar, engajar e reter talentos adequados e alinhados aos valores corporativos.

Performance corporativa vs Remuneração

O rigor na fundamentação técnica dos programas de incentivos é fundamental para que eles cumpram seu papel de passar mensagens e alinhar esforços coletivos. Mas o frenesi midiático a partir de interpretações equivocadas dos programas não tem ajudado em nada na percepção do mercado quando o assunto são os resultados das empresas de capital aberto.

Síndrome do cargo fictício

O sucesso de um profissional tem sido medido pela sua velocidade de progressão entre cargos. Mas para dar vazão às expectativas de encarreiramento do time, empresas passaram a conceder o título do cargo sem que necessariamente houvesse um reflexo nas reais atribuições do profissional, em seu nível de autonomia ou impacto no negócio. Neste movimento, o cargo passa a existir no papel, mas não na prática, e a remuneração tende a não acompanhar valores típicos de mercado.

Exposição da remuneração executiva

A XP publicou, e em seguida tirou do ar (não sem antes causar grande furor), um relatório no qual havia divulgado a remuneração de grandes executivos do mercado, a partir de dados extraídos dos Formulários de Referência da CVM. De fato, esse relatório deveria ser uma fonte confiável de dados para apoiar a tomada de decisão dos acionistas. Entretanto, mesmo para profissionais de remuneração, esses dados são bastante nebulosos. Não é raro encontrar inconsistências entre as informações utilizadas internamente para a gestão dos executivos e os números divulgados.

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Pejotização dos contratos de trabalho

A legislação prevê a possibilidade de contratação de profissionais para a prestação de serviços no modelo PJ, ainda que haja habitualidade e pessoalidade, e mesmo que para atuação em áreas fim do negócio. O que define a existência de vínculo empregatício é a subordinação. Mas existem cuidados a serem tomados para evitar riscos jurídicos na migração do modelo CLT para o modelo PJ, tais como a aplicação da linha de corte de hipersuficiência, a distinção de nomenclaturas dos cargos, além de práticas distintas de gestão de pessoas.

Riscos e vieses da gestão financeira

Quando uma empresa desenha sua estratégia de remuneração, cada escolha carrega mensagens poderosas. O mercado de comparação, o nível de competitividade, o equilíbrio entre salário fixo e variável, os mecanismos de premiação – tudo isso influencia comportamentos, expectativas e, principalmente, decisões. Os programas de remuneração variável são ferramentas valiosas para alinhar interesses, engajar talentos e impulsionar resultados. Mas precisamos ir além do discurso. É urgente investir em letramento financeiro para executivos, criar espaços de diálogo sobre riscos e preparar as pessoas para lidar com as incertezas do mercado.

Mais segurança jurídica para os planos de Stock Options

O STJ reconheceu oficialmente a natureza mercantil desses programas, tornando a premiação muito mais atrativa em razão da eficiência tributária. Antes disso, parte da Fazenda Nacional e da Receita Federal defendia que os lucros “embutidos” na diferença entre o preço de mercado e o preço de exercício configurariam remuneração disfarçada, tributável como renda do trabalho — e não como ganho de capital.

O futuro da remuneração está na tecnologia

A transformação digital e as novas expectativas das gerações Y e Z vêm demandando evoluções nos processos do RH, incluindo na gestão salarial. Não se pode mais pautar as decisões sobre a carreira das pessoas no caso a caso e na base da discricionariedade. Ferramentas que garantam credibilidade, agilidade e transparência são essenciais para sustentar esse novo paradigma de gestão da remuneração.

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Das questões que se mostravam urgentes no início do ano, poucas permaneceram em destaque sem serem atropeladas pelos desafios de negócio e pelos incêndios a serem apagados. E enquanto vemos proliferar eventos sem fim para discutir as “tendências” de gestão de RH e de remuneração, a realidade de cada empresa se impõe e exige de seus líderes cada vez mais soluções personalizadas e individualizadas. Nesse jogo, ganha quem tem visão de negócio, consistência técnica, flexibilidade e muita resiliência.

*Fernanda Abilel é professora na FGV e sócia-fundadora da How2Pay, consultoria focada no desenho de estratégias de remuneração.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.

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Mastercard Anuncia Nova VP Sênior de Pessoas para América Latina e Caribe

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A Mastercard anunciou Luciana Cardoso como nova vice-presidente sênior de pessoas para a América Latina e o Caribe. Desde 2023, a executiva ocupava a vice-presidência da área para a companhia no Brasil.

Com mais de 20 anos de carreira, Luciana soma passagens por empresas como Biogen, Novartis e Kimberly-Clark. É formada pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e tem MBA executivo pelo Insper.

No novo cargo, ela será responsável por liderar a estratégia de pessoas da Mastercard na região, com foco no desenvolvimento de talentos, na inovação e na consolidação de uma cultura de alto desempenho e impacto sustentável.

A companhia também anunciou Daniela Belisário como nova vice-presidente de pessoas no Brasil. Com mais de 20 anos de experiência em RH, a executiva tem passagens por Banco BMG, SulAmérica, Nubank, Itaú Unibanco e Valid Soluções. Formada em administração de empresas, também tem MBA em gestão empresarial.

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Daniela Belisário, nova vice-presidente de pessoas no Brasil
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Daniela Belisário, nova vice-presidente de pessoas da Mastercard no Brasil

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De Trainee a CEO: A Trajetória do Novo Líder Global da Coca-Cola

Redação Informe 360

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Henrique Braun, novo CEO global da The Coca-Cola Company a partir de 31 de março de 2026, construiu toda a sua carreira na companhia: foi de trainee ao maior cargo em quase três décadas de empresa. Nascido na Califórnia e criado no Brasil, o executivo entrou na Coca-Cola em 1996 como trainee de engenharia global, durante um intercâmbio na Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos. “Enquanto encerrava meu semestre no exterior, me deparei com um panfleto sobre a oportunidade de estágio, e o resto é história”, escreveu em uma publicação no LinkedIn.

Atualmente vice-presidente executivo e diretor de operações, posição que assumiu em janeiro deste ano, Braun supervisiona todas as unidades operacionais da companhia no mundo.

A trajetória do novo CEO da Coca-Cola

O executivo passou parte da sua infância em Petrópolis (RJ), cidade de origem de sua família. Formado em engenharia agronômica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, possui mestrado em ciências pela Universidade de Michigan e MBA pela Universidade da Geórgia.

Ao relembrar o início da carreira na Coca-Cola, Braun destaca o papel dos mentores que encontrou no caminho. “Lembro das pessoas incríveis que investiram seu tempo em mim, me deram desafios que me fizeram crescer e abriram meus olhos para novas possibilidades.”

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O executivo rodou o mundo ao longo de sua trajetória na companhia: ocupou posições de liderança na América do Norte, Europa, América Latina e Ásia, com passagens por áreas como cadeia de suprimentos, desenvolvimento de novos negócios, marketing, inovação e operações de engarrafamento. “Tive a sorte de chamar muitos lugares de ‘casa’”, diz. “Um deles é Bruxelas, onde, há 25 anos, aceitei um cargo em nosso centro de P&D. Esse capítulo despertou minha paixão pela inovação: ouvir os consumidores, experimentar com ousadia e ampliar aquilo que funciona.”

Entre os cargos que já ocupou, foi presidente da Coca-Cola na China e na Coreia do Sul (2013–2016), liderou a unidade de negócios do Brasil (2016–2020), comandou as operações da América Latina (2020–2022) e foi presidente de desenvolvimento internacional (2022–2024), supervisionando sete das nove unidades operacionais globais da companhia.

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