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Gerdau tem programa de mentoria para alcançar 30% de líderes negros

Redação Informe 360

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O programa para líderes negros também tem recorte de gênero: pelo menos 30% dos mentorados são mulheres negras

Quase 50% dos 18 mil funcionários da Gerdau no Brasil são negros, e mais de 70% deles atuam na operação industrial da empresa. “Conforme avançamos na hierarquia da organização, essa representatividade reduz significativamente”, afirma Carla Fabiana Daniel, gerente global de diversidade e inclusão da Gerdau.

Pensando nisso, a maior empresa brasileira produtora de aço lançou, no ano passado, o programa Potências, com o objetivo de desenvolver a carreira de lideranças negras por meio de mentorias.

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A ideia é que os profissionais tenham acesso a líderes seniores para trocar conhecimentos e receber conselhos. “Foi uma alegria imensa ter a Flavia Dias, diretora global de suprimentos da Gerdau, como minha mentora nesse programa”, conta Tatiana Gomes Torres Silva, que está há quase 20 anos na empresa e foi promovida a gerente de projetos de engenharia depois do programa. “Poder contar a minha trajetória profissional e conhecer uma diretora da organização, com certeza, tiveram impacto e influência na minha carreira.”

A ação foi desenhada junto da consultoria Singuê, que tem entre os clientes outras grandes empresas como Nubank, Natura e Netflix. “Mesmo sendo a maioria dos empregados, a baixa mobilidade social no país faz com que pessoas negras fiquem estagnadas em cargos operacionais”, afirma Eliezer Leal, sócio-fundador da Singuê. Segundo ele, esse cenário impacta a renda dessa população, o desenvolvimento do país e os resultados das empresas, que perdem a oportunidade de desenvolver e reter talentos.

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Como funciona o programa

Hoje, 28% dos líderes da Gerdau (a partir da coordenação) são negros, e a meta é atingir 30% até 2025.

Para participar do programa, os mentorados devem ter pelo menos um ano de empresa e estar há três anos em cargos iniciais de liderança.

Um recorte para incluir o público feminino também foi aplicado: pelo menos 30% dos mentorados são mulheres negras. A empresa também tem o programa global Helda Gerdau, focado no desenvolvimento de mulheres para cargos gerenciais.

Durante o programa, os participantes terão um primeiro encontro para discutir como o racismo pode impactar suas carreiras, mentoria coletiva com o CEO da Gerdau, Gustavo Werneck, e sessões individuais com seus respectivos mentores. Do outro lado, a iniciativa também ajuda no letramento racial e de gênero das atuais lideranças. “Quando bem aplicados, esses programas fomentam uma liderança mais representativa da diversidade da organização, combatem vieses e ampliam conexões”, afirma Talita Matos, fundadora da Singuê e especialista em diversidade, equidade e inclusão.

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Siemens Energy Anuncia Marcela Souza Como Vice-Presidente Sênior para a América Latina

Redação Informe 360

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Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

A Siemens Energy anunciou Marcela Souza como nova vice-presidente sênior para a América Latina, cargo que ela assumirá em 12 de janeiro de 2026. Atualmente diretora jurídica no Brasil e diretora de compliance para a região, Marcela é a primeira mulher a ocupar o posto mais alto de gestão da empresa na América Latina. Ela sucede André Clark, que deixa a companhia após oito anos para assumir a liderança da farmacêutica Viveo.

Com 17 anos de Siemens Energy e mais de duas décadas de carreira, Marcela já ocupou diferentes posições de liderança e acumula experiência em gestão reputacional. Formada em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, possui MBA em administração de empresas pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Na nova função, liderará a estratégia operacional da empresa em uma região que reúne nove fábricas e escritórios distribuídos por 13 países. Sua missão inclui elevar o desempenho de uma equipe de 7.200 funcionários. No Brasil — maior operação da Siemens Energy na América Latina, com cinco fábricas e três centros de serviços — ela será responsável por 3.100 colaboradores.

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Coca-Cola Nomeia Brasileiro como Novo CEO

Redação Informe 360

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Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

A Coca-Cola anunciou nesta quarta-feira (10) a nomeação do brasileiro Henrique Braun como seu novo presidente-executivo, substituindo James Quincey, enquanto as empresas de alimentos tentam ajustar suas estratégias para consumidores que buscam bebidas e lanches mais saudáveis e acessíveis.

O portfólio de bebidas sem açúcar da Coca-Cola, bem como suas linhas de produtos mais premium, como o leite Fairlife, tem mantido a empresa em melhor situação em um cenário de consumo instável, ao contrário de rivais como a PepsiCo.

Tanto Quincey quanto Braun ingressaram na empresa em 1996 e ocuparam cargos de liderança em todo o mundo na Coca-Cola. Braun, de 57 anos, passa a liderar a gigante de bebidas em 31 de março.

Há três décadas na Coca-Cola, Braun foi presidente da companhia para China e Coreia, Brasil e América Latina.

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O brasileiro foi nomeado diretor de operações da Coca-Cola em janeiro, trazendo consigo experiência na empresa em áreas como cadeia de suprimentos, desenvolvimento de novos negócios e operações de engarrafamento. “Vou me concentrar em dar continuidade ao impulso que construímos com nosso sistema. Trabalharemos para desbloquear o crescimento futuro em parceria com nossos engarrafadores”, disse Braun em comunicado.

O preço das ações da Coca-Cola subiu quase 63% desde que Quincey, de 60 anos, assumiu o cargo de presidente-executivo em maio de 2017.

Quincey esteve à frente da empresa durante um período em que a fabricante de refrigerantes intensificou seu foco em bebidas sem açúcar e com baixas calorias, além de adicionar linhas de produtos como leite, água com gás, café e bebidas energéticas por meio de aquisições.

“Quincey estabeleceu um padrão elevado. Os investidores podem esperar que o novo presidente-executivo continue a renovar o portfólio de marcas”, disse Kimberly Forrest, diretora de investimentos da Bokeh Capital Partners.

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O setor de bens de consumo passou por uma série de mudanças em cargos de alta direção este ano, à medida que as empresas se adaptam a um ambiente de consumo dividido, além de desafios operacionais e na cadeia de suprimentos devido às tarifas.

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Negócios

USP Lança Minicurso Gratuito de ESG

Redação Informe 360

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Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

A Esalq (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”), da USP (Universidade de São Paulo), lançou um minicurso gratuito sobre ESG no mundo corporativo.

O programa é destinado a profissionais de sustentabilidade, compliance, governança, auditoria, comunicação corporativa, gestão de riscos, consultores, membros de comitês e candidatos ao MBA em ESG e negócios sustentáveis da instituição.

As aulas acontecem nos dias 23 e 30 de janeiro de 2026, das 19h às 22h, em formato online e ao vivo. O conteúdo aborda os fundamentos de ESG e o passo a passo para elaborar uma matriz de materialidade alinhada aos objetivos do negócio e às expectativas de stakeholders. “O curso fornece não só o conhecimento técnico-conceitual, mas também a capacidade de entender como a sustentabilidade orienta decisões estratégicas”, afirma o professor Sandro Benelli, que ministra as aulas.

Os participantes também irão analisar cases nacionais e internacionais para aplicar os conceitos em situações reais. “Nosso objetivo é mostrar que temas materiais não são apenas uma exigência regulatória, mas uma ferramenta de gestão que gera valor, fortalece reputações e amplia o impacto positivo das empresas.”

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Ao final, os alunos recebem certificado oficial e acesso prioritário a conteúdos e benefícios das futuras turmas do MBA da Esalq. As vagas são limitadas e as inscrições ficam abertas no site oficial até 22 de janeiro de 2026.

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