Ligue-se a nós

Negócios

Evento Forbes Mulheres de Sucesso promove conexões entre lideranças femininas

Redação Informe 360

Publicado

no

Ale Virgilio
Ale Virgilio

A apresentadora Eliana, Gabriela Comazzetto, head do TikTok, e Tatiana Monteiro de Barros, fundadora do movimento UniãoBR, marcaram presença no almoço Forbes Mulheres de Sucesso; na foto, elas com o CEO e publisher da Forbes Brasil, Antonio Camarotti, e Cécilia de Saint-Viteux Miles, head de comunicações

Quando deixou os programas voltados ao público infantil e começou a falar com espectadores mais crescidinhos, a apresentadora Eliana percebeu que seus colegas nesse nicho eram todos homens. “Entrei em um lugar predominantemente masculino. Vivi essa situação como muitas mulheres que estão aqui hoje e que lutaram para ter seu espaço como eu”, disse a apresentadora durante a segunda edição do Forbes Power Lunch Mulheres de Sucesso, que aconteceu nesta quinta-feira (23) no restaurante Parigi, em São Paulo. “Apesar da palavra ‘empoderamento’ ter virado um clichê, quando eu cheguei aqui hoje percebi o quando a gente está conquistando e o quanto ela ainda é válida.”

“Esse é um dos encontros mais legais que a gente realiza no ano, de uma energia única. Eu acredito e admiro muito a força de trabalho da mulher. É gratificante poder reunir todas vocês,” disse o publisher e CEO da Forbes Brasil, Antonio Camarotti, que recebeu as convidadas no evento apresentado por Itaú Personnalité, IBM e Carbon, e patrocinado pela joalheria Prya. “Acreditamos muito nesse movimento e queríamos fazer parte da trajetória e da história dessas mulheres que me inspiram”, disse Nathália Schneider, cofundadora da Priya.

  • Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

Durante o evento, Alessandro Ericsson, CEO da Carbon, anunciou uma parceria entre a empresa de blindados e o grupo Mulheres do Brasil, fundado por Luiza Helena Trajano, presidente do conselho do Magazine Luiza. “Vamos doar um valor para apoiar as ações do grupo a cada blindagem feita.”

Veja quem marcou presença no evento:

Ale Virgilio
Ale Virgilio
Ale Virgilio
Ale Virgilio
Ale Virgilio
Ale Virgilio
Ale Virgilio
Ale Virgilio
Ale Virgilio
Ale Virgilio
Ale Virgilio
Ale Virgilio
Ale Virgilio
Ale Virgilio
Ale Virgilio
Ale Virgilio
Ale Virgilio
Ale Virgilio
Ale Virgilio
Ale Virgilio
Ale Virgilio
Ale Virgilio
Ale Virgilio
Ale Virgilio
Ale Virgilio
Ale Virgilio
Ale Virgilio
Ale Virgilio
Ale Virgilio
Ale Virgilio
Ale Virgilio
Ale Virgilio
Ale Virgilio
Ale Virgilio
Ale Virgilio

Lista Forbes Mulheres de Sucesso

Eliana, que foi capa da edição Forbes Mulheres de Sucesso de 2023, esteve ao lado de executivas e empreendedoras no Parigi, que sediou o Power Lunch. Entre as mulheres que já estiveram na lista, que reúne nomes que se destacaram em setores diversos durante o ano, estavam Daniela Cachich, presidente da unidade de negócios Beyond, da Ambev, Joyci Lin, CEO da fabricante de óculos Go Eyewear e Sylvia Coutinho, presidente do banco UBS do Brasil.

Anúncio

“Estar entre as Mulheres de Sucesso trouxe um reconhecimento imenso do público. Recebo estudantes no escritório que me conheceram pela revista e hoje veem o empreendedorismo social como uma possibilidade”, disse Regina Esteves, fundadora da Comunitas, organização da sociedade civil que promove parcerias inovadoras entre os setores público e privado.

“Vim de Salvador especialmente para estar aqui pois sei que essa troca entre mulheres é muito potente”, disse a pesquisadora Jaqueline Goes, biomédica baiana que concluiu o sequenciamento genético completo do coronavírus durante a pandemia de Covid-19 no país. Goes foi uma das escolhidas na lista de 2022.

Falar de networking entre lideranças femininas é um assunto cada vez mais quente no mundo corporativo. “Networking nem sempre foi natural para as mulheres. Estamos aprendendo a fazer isso e eventos como esses são muito importantes nesse caminho”, disse Joana Moura, diretora de Ecosystem da IBM.

Grupos de trocas e eventos que promovem conexões profissionais vêm se multiplicando à medida que as mulheres miram postos mais altos na carreira. “Para qualquer profissional de marketing, networking é fundamental pois vivemos de capturar insights e tendências. E nada como ter esses momentos de olhos nos olhos para isso”, diz Marina Daineze, diretora de marketing da Vivo e uma das escolhidas da lista Forbes Melhores CMOs em 2023.

Anúncio

O post Evento Forbes Mulheres de Sucesso promove conexões entre lideranças femininas apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Continuar Lendo
Anúncio

Negócios

CEO da Elanco Leva a Disciplina do Esporte Para a Liderança

Redação Informe 360

Publicado

no

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

Fernanda Hoe, 45 anos, é a primeira mulher a assumir a liderança da operação brasileira da Elanco Saúde Animal, multinacional norte-americana com 70 anos de tradição, presente em mais de 90 países e uma das maiores do setor no mundo. A executiva é um dos destaques da lista Forbes Melhores CEOs do Brasil 2025.

Médica-veterinária formada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), com mestrado na University of Wisconsin (EUA) e MBA na FGV (Fundação Getulio Vargas), construiu uma carreira que combina rigor técnico, visão estratégica e gestão de pessoas – atributos que hoje sustentam sua posição no comando de uma empresa que movimenta um mercado em expansão no Brasil, tanto no segmento de animais de produção (bovinos, aves, suínos e peixes) quanto no de companhia (cachorros e gatos).

Sua trajetória profissional começou no sul de Minas, em programa de qualidade do leite, área que a levou ao mestrado no exterior e, mais tarde, de volta ao país para integrar a então Pfizer (hoje Zoetis). Lá, foram oito anos em funções técnicas e comerciais, até que a curiosidade pelo marketing a levou a assumir outras posições e, posteriormente, a ingressar na Elanco, em 2013. Seguiu por diferentes áreas, incluindo as gerenciais, consolidando-se como executiva versátil até alcançar, em 2021, a direção-geral da companhia no Brasil.

“Temos registrado uma evolução consistente, mesmo diante de um cenário altamente dinâmico.”

Fernanda Hoe, CEO da Elanco Brasil

Anúncio

Fernanda atribui muito de sua força de liderança ao esporte. Nadadora de travessias em mar aberto – como a exigente Fuga das Ilhas, circuito de quase dois quilômetros na Barra do Sahy, no litoral de São Paulo –, vê nos treinos a metáfora de sua carreira: foco, persistência e gestão precisa do tempo. “O esporte traz para mim a importância de se dedicar com constância para atingir um objetivo”, afirma.

Paulistana, filha de um engenheiro e uma psicóloga, mantém laços estreitos com família e amigos e já participou de um programa de acolhimento de crianças em situação de vulnerabilidade em casa. Essa dimensão pessoal reforça sua convicção de que liderança é também sobre cuidado. Em um setor ainda marcado pela predominância masculina, sua chegada ao topo abriu caminho para outras profissionais da saúde animal seguirem carreira corporativa.

À frente de um time de 350 pessoas no Brasil, Fernanda conduz a Elanco com o desafio de equilibrar produtividade, inovação e sustentabilidade – missão que vai além do cuidado com os animais, alcançando clientes, colaboradores e sociedade. A companhia, que em 2024 registrou receita de US$ 4,4 bilhões, estima alcançar entre US$ 4,57 e US$ 4,62 bilhões em 2025. “Temos registrado uma evolução consistente, mesmo diante de um cenário altamente dinâmico.”

Reportagem original publicada na edição 134 da Forbes, lançada em setembro de 2025.

Anúncio

O post CEO da Elanco Leva a Disciplina do Esporte Para a Liderança apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Powered by WPeMatico

Continuar Lendo

Negócios

“Skillcations”: A Tendência de Usar as Férias para Aprender Algo Novo

Redação Informe 360

Publicado

no

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

Se você é como a maioria dos profissionais, provavelmente já está planejando as férias do próximo ano. Talvez tenha em mente aquele descanso dos sonhos: relaxar à beira da piscina, colocar o sono em dia ou maratonar séries. Mas então vem a lembrança de voltar para casa se sentindo ainda mais exausto e sem energia no trabalho.

Um novo tipo de férias, que ganhou o nome de “skillcation”, está mais popular, e quem adota essa tendência descreve uma sensação completamente diferente ao retornar ao escritório. A ideia é utilizar os dias de folga para aprimorar e atualizar habilidades existentes ou aprender novas competências que possam impulsionar suas vidas e carreiras.

David Dominguez, vice-presidente de pessoas da plataforma digital suíça Smallpdf, explica que as “skillcations” estão em alta porque unem o melhor dos dois mundos: crescimento pessoal e cultura de produtividade. “Aprender uma nova habilidade enquanto viaja pode ser uma forma de otimizar o tempo livre”, afirma. “A tendência combina o lazer das férias com pontos de virada na trajetória profissional.”

Produtividade nas férias?

Um relatório da Future Partners, empresa de pesquisa e consultoria em turismo, mostra que 39% dos viajantes preferem excursões repletas de atividades, como uma expedição de fotografia, um retiro de ioga ou uma experiência imersiva de aprendizado de um novo idioma em outro país.

Anúncio

Diferentemente das férias tradicionais, focadas apenas em descanso, as “skillcations” apostam no crescimento como forma de renovação. O objetivo é combinar curiosidade, criatividade e desenvolvimento de habilidades para que os viajantes retornem ao trabalho mais realizados e motivados.

Marais Bester, consultor sênior da SHL, empresa global de consultoria estratégica e de tecnologia, afirma que o aprendizado é o verdadeiro segredo para recarregar as energias. “Muitas vezes, presumimos que descansar significa não fazer nada, mas a psicologia mostra que a renovação costuma vir de fazer algo diferente, algo que envolva tanto a mente quanto o corpo.”

Bester destaca que, ao aprender uma nova habilidade ou se desafiar em um novo ambiente, é possível vivenciar uma sensação de domínio. “Esses momentos nos lembram que somos capazes, adaptáveis e ainda estamos evoluindo”, diz. “Essa sensação de progresso é revigorante e alimenta a confiança e a motivação muito depois do fim da viagem.”

Prós e contras das “skillcations”

Quando um profissional mistura trabalho e férias, corre o risco de priorizar as workcations (que de fato combinam trabalho e lazer) em detrimento das slowcations (férias de descanso real). Vale a pena se perguntar se as skillcations podem, na verdade, prejudicar o seu equilíbrio entre vida pessoal e profissional — e até mesmo contribuir para o burnout.

Anúncio

As skillcations podem facilmente se transformar em trabalho disfarçado. “A pressão para ‘fazer as férias valerem a pena’ pode comprometer o descanso, especialmente quando os viajantes sentem que precisam provar algo para si mesmos, ou para o LinkedIn”, afirma Dominguez. “Sem limites claros, elas podem gerar fadiga mental em vez de recarregar as energias.”

Lana Peters, diretora de receita e experiência da Klaar, plataforma americana de gestão de pessoas e desempenho, reconhece que as skillcations podem ajudar a se preparar para o próximo passo na carreira, e também demonstram ambição. No entanto, ela também ressalta a importância de as empresas incentivarem o uso das férias para relaxar. “O aprimoramento de habilidades deve fazer parte dos programas de treinamento e desenvolvimento oferecidos pelas empresas”, afirma. “Os profissionais deveriam usar o tempo de férias para relaxar, descansar e se desconectar. Isso os ajuda a voltar ao trabalho com mais energia e reduz as chances de burnout.”

Laura Lindsay, especialista global em tendências de viagem da Skyscanner, argumenta que o crescimento pessoal proporcionado pelas skillcations faz justamente o oposto — combate o esgotamento. Segundo ela, a ideia dessas viagens é justamente voltar renovado e estimulado, não exausto. “Percebemos que as skillcations ajudam a combater o excesso de trabalho e o sentimento de exaustão que muitos profissionais relatam”, afirma. “Para muitos, essas viagens voltadas a novas habilidades são uma forma de desenvolver competências fora do trabalho.” Alguém que trabalha com publicidade, por exemplo, pode se interessar por culinária e explorar a gastronomia local durante as férias, fazendo aulas de cozinha, comprando em feiras e mercados locais, ou até trabalhando em uma fazenda.

Como aproveitar bem as férias

A executiva da Skyscanner não recomenda transformar as férias em trabalho. O segredo é escolher um interesse pessoal e se entregar à experiência. “Independentemente da habilidade que você queira desenvolver — beleza, culinária, esportes, literatura, arte ou dança — o importante é seguir suas paixões e deixar que elas inspirem suas viagens no próximo ano.”

Anúncio

“Observamos o interesse em explorar paixões influenciando cada vez mais o modo como os profissionais planejam suas férias.”
Laura Lindsay, especialista global em tendências de viagem da Skyscanner

Dados da Skyscanner mostram que 42% das pessoas estão priorizando atividades ao montar o orçamento das viagens. Os viajantes buscam experiências que se alinhem a seus interesses específicos — como leitura, artesanato, esportes e hobbies — para desenvolver novas habilidades fora do trabalho. “Quando o viajante se envolve em algo novo e imersivo, isso o desafia e oferece um tipo de renovação diferente das férias tradicionais na praia ou no spa”, afirma. “Muitos se sentem renovados pela sensação de conquista ao aprender algo novo.”

Se em 2024 as chamadas “férias silenciosas” estavam em alta — viagens que funcionários faziam secretamente, sem avisar o chefe ou a empresa —, as skillcations, por outro lado, trazem uma vantagem: o tempo livre é legítimo e planejado. O objetivo é aprender algo que possa ser levado de volta ao trabalho, sem o peso emocional da desonestidade com o empregador.

Tendência que veio para ficar

Trabalho e vida pessoal se tornaram tão entrelaçados que muitos profissionais buscam um tempo fora do escritório que ainda pareça ter propósito. “Com o foco crescente em bem-estar e aprendizado contínuo, essa é uma tendência que veio para ficar”, diz Peters.

Os profissionais estão cada vez mais interessados em experiências que combinem aprendizado com descanso genuíno. Nesse cenário, empresas estão promovendo retiros e jornadas de aprendizado baseados em habilidades, testando as skillcations como parte de programas de liderança e inovação. “O retorno tem sido positivo, as pessoas voltam mais criativas, reflexivas e conectadas”, afirma Bester. “As skillcations oferecem a chance de se afastar, aprender de novas formas e recomeçar.”

Anúncio

*Bryan Robinson é colaborador da Forbes USA. Ele é autor de 40 livros de não-ficção traduzidos para 15 idiomas. Também é professor emérito da Universidade da Carolina do Norte, onde conduziu os primeiros estudos sobre filhos de workaholics e os efeitos do trabalho no casamento.

O post “Skillcations”: A Tendência de Usar as Férias para Aprender Algo Novo apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Powered by WPeMatico

Continuar Lendo

Negócios

Novas Regras para Vale-Alimentação Podem Gerar Economia Anual de R$ 8 Bi

Redação Informe 360

Publicado

no

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

O Ministério da Fazenda estimou nesta quarta-feira (13) que o decreto do governo com novas regras para benefícios de vale-alimentação e vale-refeição poderá gerar economia de até R$ 8 bilhões por ano.

A medida editada nesta semana inclui um teto de 3,6% para a taxa cobrada de restaurantes e supermercados pelas operadoras desses cartões. Estimativas do governo mostram que restaurantes pagam hoje cerca de 8% a mais em transações com vales-refeição do que em vendas com cartão de crédito.

“Segundo estimativas da Secretaria de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda, as novas medidas têm potencial de gerar uma economia de cerca de R$ 8 bilhões por ano, o que representa um ganho médio de aproximadamente R$ 225 por trabalhador ao ano”, disse a Fazenda em nota.

De acordo com o ministério, esse valor decorre principalmente da redução das margens de lucro praticadas pelas empresas emissoras de vale-alimentação e vale-refeição, que passarão a ser repassadas aos estabelecimentos como bares, restaurantes e supermercados. “Com a diminuição desses custos, estima-se uma queda nos preços finais das refeições e dos alimentos, beneficiando diretamente os trabalhadores”, afirmou.

Anúncio

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse considerar que a nova taxa ainda está elevada, mas que é mais “civilizada” que as cobradas antes do decreto. Segundo ele, o governo fixou uma margem “razoável” depois de identificar irregularidades na atuação de empresas.

“O problema do PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador) é que o dinheiro foi ficando pelo caminho”, disse em entrevista a jornalistas na sede do ministério. “Nós começamos a perceber que o dinheiro do PAT começou a ficar na intermediação. E com uma taxa de retorno do investimento, assim, muito elevada e com comportamento, inclusive, inadequado do ponto de vista legal.”

O conjunto de medidas presente no decreto também inclui a interoperabilidade plena entre bandeiras e uma redução de 30 dias para 15 dias no prazo máximo para o repasse dos valores das compras feitas com esses vales aos estabelecimentos comerciais. Os tíquetes refeição e alimentação movimentam cerca de R$ 170 bilhões anualmente no Brasil sob o PAT, criado em 1976 para oferecer benefícios tributários a companhias arcando com o custo de prover alimentação a seus empregados formais. Hoje, quatro empresas respondem por cerca de 85% do mercado: Edenred, dona da Ticket, Pluxee, que controla a Sodexo, além das empresas de controle privado Alelo e VR.

O post Novas Regras para Vale-Alimentação Podem Gerar Economia Anual de R$ 8 Bi apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Powered by WPeMatico

Anúncio
Continuar Lendo

Em Alta