Negócios
Enel anuncia Antonio Scala como country manager para Brasil, em substituição a Cotugno
A Enel Brasil anunciou nesta quinta-feira (23) a indicação de Antonio Scala para country manager, em substituição a Nicola Cotugno, que deixa o cargo para se aposentar após cinco anos no comando da subsidiária brasileira do grupo italiano.
A saída de Cotugno foi definida pela empresa em outubro, disse a Enel em comunicado à imprensa, mas foi prorrogada até esta semana devido aos recentes problemas enfrentados pelas distribuidoras do grupo em São Paulo e Rio de Janeiro após fortes temporais que deixaram milhões de consumidores sem luz.
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
O executivo que agora assume o comando da Enel no Brasil ingressou no grupo em 2009, tendo passado por cargos na Itália e liderado a Enel Green Power na América do Sul.
Até que sejam concluídos os trâmites administrativos necessários para nomeação de Scala, o presidente do conselho de administração da Enel Brasil, Guilherme Gomes Lencastre, assumirá a posição de forma interina.
O post Enel anuncia Antonio Scala como country manager para Brasil, em substituição a Cotugno apareceu primeiro em Forbes Brasil.
Negócios
Bill Gates Indica 5 Livros para Ler nas Férias de Fim de Ano
Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Sabemos que o ano realmente está chegando ao fim quando Bill Gates publica sua tradicional lista de livros para as férias.
Em um post no seu blog, Gates Notes, o bilionário cofundador da Microsoft desejou boas festas aos seus leitores e selecionou quatro obras lidas por ele este ano e que ajudam a entender o mundo ao nosso redor. “Não foi um tema intencional, mas não fiquei surpreso quando percebi. É natural tentar compreender as coisas em tempos de mudanças rápidas, como estamos vivendo agora”, escreveu Gates.
Leia também
Dois desses livros focam no futuro e em como a ascensão da inteligência artificial e os grandes avanços tecnológicos estão mudando a maneira como vivemos, aprendemos e nos relacionamos.
Outro olha para o passado e o último é totalmente sobre o presente – além de uma sugestão bônus ao final.
Veja, a seguir, as indicações de livros de Bill Gates para as férias de 2024:
“An Unfinished Love Story” (Uma História de Amor Inacabada, em tradução literal), de Doris Kearns Goodwin
A autobiografia foca na vida da autora com seu falecido marido, que foi especialista em políticas públicas e redator de discursos para os presidentes Kennedy e Johnson, durante um dos períodos mais turbulentos da história recente dos EUA. “Doris é uma escritora tão talentosa que os capítulos sobre sua história de amor são tão envolventes e esclarecedores quanto os capítulos sobre o assassinato de Kennedy e a Guerra do Vietnã”, escreve Bill Gates.
“A Geração Ansiosa”, de Jonathan Haidt
Segundo Gates, esse livro é leitura obrigatória para quem está criando, trabalhando ou ensinando jovens hoje. “Ele me fez refletir sobre como muitos dos meus anos de infância ajudaram a moldar quem sou hoje.” Haidt explica como a mudança de infâncias marcadas por brincadeiras para a era dos smartphones está transformando a maneira como as crianças se desenvolvem e lidam com as emoções – e também oferece soluções reais para o problema.
“Engineering in Plain Sight” (Engenharia à Vista de Todos, em tradução literal), de Grady Hillhouse
Um livro para os curiosos, que explica o que são e como funcionam “estruturas misteriosas que vemos todos os dias”, desde caixas de cabo até transformadores e torres de celular. “É o tipo de leitura que recompensa sua curiosidade e responde perguntas que você nem sabia que tinha.”
“The Coming Wave” (A Onda que se Aproxima, em tradução literal), de Mustafa Suleyman
Para Gates, Mustafa oferece a melhor explicação sobre como a inteligência artificial e outros avanços científicos estão prestes a transformar todos os aspectos da sociedade. O autor expõe os riscos e desafios que devemos nos preparar para enfrentar para aproveitar os benefícios dessas tecnologias. “Se você quer entender a ascensão da IA, este é o melhor livro para ler.”
Bônus: “Federer”, de Doris Henkel
“Este livro não é para todos. Ele é bem caro e pesa tanto quanto um cachorro pequeno”, escreve Gates. Mas se você ou alguém que você conhece é fã do ex-tenista Roger Federer, a retrospectiva de sua vida e carreira, com fotos inéditas, vale a leitura. “Eu achava que sabia tudo sobre a história de Roger no tênis, mas aprendi muito.”
Escolhas do editor
O post Bill Gates Indica 5 Livros para Ler nas Férias de Fim de Ano apareceu primeiro em Forbes Brasil.
Powered by WPeMatico
Negócios
Itaú Anuncia Juliana Cury, Ex-santander, Como Nova Diretora de Marketing
Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Nesta quinta-feira (5), o Itaú Unibanco anunciou Juliana Cury como nova liderança de marketing da companhia. A executiva, que atuou no banco por mais de dez anos, estava na posição de CMO (Chief Marketing Officer) do Santander desde fevereiro de 2024.
Em entrevista à Forbes Brasil no início deste ano, a executiva disse que “no Itaú, aprendeu os fundamentos de construção de marcas fortes”. Cury liderou projetos das Bikes Itaú, “Leia para uma Criança”, além do lançamento de novas marcas, como o Iti, e estratégias de comunicação para as Copas do Mundo de 2014 e 2018.
Leia também
De acordo com o comunicado, ela assumirá a posição dentro de seis meses, após cumprir o período de não competição, conhecido como “garden leave”. “Até a chegada de Juliana, o time de Marketing responderá diretamente a Sergio Fajerman, membro do comitê executivo e responsável por Pessoas, Marketing e Comunicação Corporativa, a quem a nova CMO se reportará”, diz o comunicado.
Confira a entrevista completa de Juliana Cury à Forbes Carreira:
Forbes: Como sua formação te ajudou a construir sua carreira?
Juliana Cury: Minha formação se deu a partir de três eixos principais: minha família, meus estudos e a experiência prática no dia a dia de trabalho e troca com as pessoas. Venho de uma família com trajetórias ligadas ao empreendedorismo. Com meus pais, pude aprender e ver ao vivo os valores do trabalho duro, da lealdade e humildade acima de tudo. E esses são os eixos condutores do meu modelo de trabalho.
Na faculdade e pós, eu aprendi as disciplinas, os fundamentos. Mas sempre digo que marketing e comunicação é uma cadeira que exige long life learning, todo dia algo pode mudar a forma como o marketeiro precisa pensar e criar. No dia a dia do trabalho, entendi o valor das relações. Desde uma posição mais junior, com habilidades de influenciar lateralmente e colaborar em projetos, até a capacidade de liderar times de alta performance, criando um ambiente de segurança e acolhimento para que as pessoas possam explorar seu máximo potencial.
F: Quais habilidades foram mais importantes para desenvolver ao longo da carreira?
JC: Capacidade de aprender e desaprender. Com o mundo em constante movimento, cada dia mais acelerado e caótico, é preciso estar pronto para aprender novos conceitos e formas de trabalhar e pensar. Ao mesmo tempo, é preciso desapegar e desaprender, para não ficar preso em coisas ou ideias que não fazem mais sentido. Talvez esse último seja o mais complexo, porém o mais importante para um profissional.
Outra coisa que aprendi e considero extremamente importante é estar aberta e saber ouvir mais do que falar. É na escuta e na observação que se tiram os grandes insights. Saber fazer boas perguntas para extrair mais profundidade também é algo importante para posições de liderança. Além disso, a capacidade de criar redes de apoio que fortaleçam o trabalho e potencializem os resultados. Profissionais que andam sozinhos não geram o mesmo impacto e legado dos que sabem trabalhar o coletivo.
F: O que você acredita que te destacou para assumir essa nova posição?
JC: Acredito que a receita foi uma bagagem grande no setor financeiro, com experiências ligadas a branding, produtos e canais, aliada à experiência mais recente de varejo em uma marca criativa, challenger e bold. Essa mistura faz todo sentido para o momento atual da marca Santander no Brasil. O setor financeiro está passando por uma transformação e temos uma grande oportunidade de expandir a marca e aumentar nossa relação com os clientes.
F: Como as experiências em empresas de diferentes setores agregaram para a sua carreira?
JC: No Itaú, aprendi os fundamentos de construção de marcas fortes e comunicação. Tive a honra de ter os melhores profissionais por perto que me inspiraram e guiaram durante essa jornada. Pessoas como Eduardo Tracanella, Fernando Chacon e Andrea Pinotti foram lideranças extremamente inspiradoras por aspectos ligados ao conhecimento técnico de marketing aliado ao modelo de liderança e conduta ética e leal.
Na Zamp, foi uma aula de marketing como centro da estratégia de negócios. Com o Ariel Grunkraut, aprendi a mixar a visão criativa com KPIs de resultados concretos comerciais. Como pilotar a marca e o resultado de negócio na mesma alavanca de marketing, no ritmo frenético do varejo.
F: O que considera mais importante para ser uma líder de marketing?
JC: Capacidade de entender e influenciar positivamente as pessoas, sejam elas de dentro da empresa ou os clientes. Um bom profissional de marketing precisa ter inteligência emocional para se conectar com pessoas. É no coletivo que o marketing se potencializa. E é entendendo o comportamento humano, os motivadores de seus clientes que conseguimos criar planos e estratégias relevantes e bem-sucedidas. Criar um ambiente de colaboração para dentro e para fora é uma das habilidades-chave na minha visão.
F: Qual foi o turning point da sua carreira?
JC: Com certeza a transição de agência para marketing. Essa mudança foi fundamental. Depois, a experiência mais recente no varejo que me deu uma bagagem mais robusta de negócios.
F: O que você busca em um profissional da sua equipe?
JC: Busco pessoas que tenham bons valores pessoais, gostem de gente, que saibam jogar em grupo e que demonstrem grande capacidade e vontade de aprender e desaprender. São coisas difíceis de captar em uma conversa ou entrevista, mas é possível sim e tenho a honra de ter construído muitos times repletos de pessoas assim ao longo da minha jornada.
F: O que gostaria de ter ouvido no início e que poderia ter feito a diferença?
JC: Observe os comportamentos e replique do seu jeito, da forma mais autêntica possível. Quem espalha bons modelos de trabalho ajuda a transformar positivamente as empresas. Mas aprenda também a observar e guardar com você o que viveu de experiências negativas no ambiente de trabalho, para não replicar. Tudo é aprendizado nestes estágios mais iniciais de carreira, até as experiências ruins, inclusive sendo elas às vezes as mais marcantes para moldar seu comportamento futuro. E por fim: divirta-se. Passamos muito tempo no trabalho, mais tempo ali do que com a família e amigos. Se não trouxermos leveza, diversão e carinho no dia a dia de trabalho, a vida fica mil vezes mais difícil.
O post Itaú Anuncia Juliana Cury, Ex-santander, Como Nova Diretora de Marketing apareceu primeiro em Forbes Brasil.
Powered by WPeMatico
Negócios
Tânia Cosentino Deixa Liderança da Microsoft; Conheça Nova CEO
Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Tânia Cosentino vai deixar a liderança da Microsoft no Brasil e assume em janeiro de 2025 como gerente-geral especializada em vendas para o setor de segurança da companhia na América Latina.
A executiva será sucedida por Priscyla Laham, atual vice-presidente da Microsoft na região das Américas, à frente de equipes no Canadá, América Latina e Estados Unidos. Laham acumula mais de 25 anos de experiência nos setores de tecnologia, eletrônicos de consumo e serviços online. Passou pela IBM antes de chegar à Microsoft pela primeira vez, em 2000. Ocupou diferentes posições no Brasil, América do Sul e EUA em mais de 10 anos na companhia. Passou um ano como diretora de vendas no Facebook antes de voltar à Microsoft como vice-presidente de vendas, há oito anos.
Leia também
Nos últimos seis anos, Tânia Cosentino liderou a operação brasileira com foco em aumentar a liderança feminina no país. A companhia registrou mais de 70% de mulheres na alta gestão, além de ter lançado cursos de tecnologia voltados para os públicos feminino e para pessoas negras e o programa Women Entrepreneurship, para fortalecer o empreendedorismo feminino.
Sua gestão também foi marcada pelo anúncio recente do CEO da Microsoft, Satya Nadella, de um investimento de mais de R$ 14 bilhões em inteligência artificial e cloud no Brasil. “Estamos vivenciando um momento único, em que a adoção da Inteligência Artificial e o uso de plataformas em nuvem são decisivas no caminho para o crescimento e prosperidade inclusiva do país”, afirma a nova presidente, Priscyla Laham, em comunicado.
Este ano, Cosentino foi reconhecida pela Forbes como uma das Melhores CEOs do Brasil e também foi capa da última edição da revista, que destaca as estratégias das companhias mais inovadoras no país. Sobre a nova posição, a executiva diz: “A região tem um enorme potencial de crescimento de adoção de IA e serviços em nuvem e, para que essas tecnologias realmente elevem o potencial humano, elas devem, em primeira instância, ser seguras.”
Escolhas do editor
O post Tânia Cosentino Deixa Liderança da Microsoft; Conheça Nova CEO apareceu primeiro em Forbes Brasil.
Powered by WPeMatico
- Desenvolvimento4 dias atrás
Porto Central: obras terá início no próximo dia 4 em Presidente Kennedy (ES)
- Tecnologia1 semana atrás
BYD anuncia lançamento da bateria de próxima geração para 2025
- Política2 dias atrás
Hospitais conveniados ao SUS não poderão prestar atendimento diferenciado para pacientes particulares
- Tecnologia5 dias atrás
Tiro e pancadaria: 10 séries de ação para você maratonar online
- Saúde1 semana atrás
Novo tratamento para crises de asma é o primeiro avanço em 50 anos
- Geral6 dias atrás
Expectativa de vida ao nascer no Brasil sobe para 76,4 anos em 2023
- Tecnologia1 semana atrás
Black Friday: 6 dicas para fazer compras inteligentes e economizar
- Negócios1 semana atrás
Samsung Tem Primeira CEO Mulher de Fora da Família Fundadora