Ligue-se a nós

Negócios

Espanha Prepara Redução da Semana de Trabalho para 37,5 Horas

Redação Informe 360

Publicado

no

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

 

 

Os ministros espanhóis concordaram na terça-feira (4) em reduzir a semana legal de trabalho para 37,5 horas, sem alteração de salário, avançando com uma das principais medidas do governo de coalizão, apesar da oposição das associações empresariais.

Anúncio

Durante sua reunião semanal, o gabinete aprovou a redução das atuais 40 horas, por meio de um decreto executivo elaborado pela ministra do trabalho, Yolanda Díaz, que lidera o partido de esquerda Sumar.

“Esta proposta trata de viver melhor, trabalhar menos e ser muito mais produtivo e eficiente economicamente”, disse Díaz a jornalistas.

A medida ainda precisa ser aprovada no parlamento, onde o governo de centro-esquerda liderado pelo primeiro-ministro socialista Pedro Sánchez não tem maioria clara e depende do equilíbrio entre as exigências de vários partidos menores para aprovar legislações.

Díaz, que também é vice-primeira-ministra, fez do plano de redução da jornada de trabalho até o final de 2025 um ponto central para o apoio de seu partido ao governo de Sánchez.

No entanto, o partido separatista catalão de centro-direita Junts já sinalizou resistência à proposta, enquanto a principal entidade representativa dos empregadores, CEOE, afirmou que a mudança aumentaria os custos das empresas espanholas e as tornaria menos competitivas.

Anúncio

Após meses de negociações entre Díaz, sindicatos e representantes dos empregadores, as discussões com a CEOE fracassaram em novembro, depois que a entidade insistiu que a semana mais curta não deveria ser imposta por lei, mas sim negociada coletivamente para atender às necessidades de cada empresa.

“O mundo corporativo é a favor do diálogo, mas não de monólogos”, disse o presidente da CEOE, Antonio Garamendi, na terça-feira.

Díaz também entrou em conflito com o ministro da Economia, Carlos Cuerpo, a quem acusou de “ficar do lado dos empregadores” depois que ele propôs adiar a mudança por um ano para dar tempo às pequenas empresas de se adaptarem.

O Banco Central da Espanha e o ex-ministro da Economia alertaram que custos trabalhistas mais altos poderiam impulsionar a inflação e reduzir a criação de empregos.

Anúncio

Após a decisão do gabinete, Cuerpo afirmou que as empresas poderiam resistir à mudança, considerando o forte crescimento econômico da Espanha, a inflação em queda e a taxa de desemprego no nível mais baixo dos últimos 16 anos.

O post Espanha Prepara Redução da Semana de Trabalho para 37,5 Horas apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Powered by WPeMatico

Continuar Lendo
Anúncio

Negócios

Volvo Cortará até 800 Postos de Trabalho nos EUA por Impacto de Tarifas de Trump

Redação Informe 360

Publicado

no

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

O Grupo Volvo planeja demitir até 800 trabalhadores em três instalações nos Estados Unidos nos próximos três meses devido à incerteza do mercado e às preocupações com a demanda diante das tarifas impostas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, disse um porta-voz nesta sexta-feira (18).

O Volvo Group North America disse em um comunicado que informou aos funcionários que planeja demitir de 550 a 800 pessoas em sua unidade da Mack Trucks em Macungie, Pensilvânia, e em duas instalações do Volvo Group em Dublin, Virgínia, e Hagerstown, Maryland.

A empresa, parte da AB Volvo da Suécia, emprega cerca de 20.000 pessoas na América do Norte, de acordo com seu site.

Trump derrubou o sistema de comércio global que está em vigor há mais de 75 anos com um plano de tarifas sobre produtos de todo o mundo. Sua política comercial errática minou a confiança dos consumidores e das empresas e fez com que os economistas aumentassem suas previsões para uma recessão nos EUA.

Anúncio

As demissões na Volvo são a mais recente resposta de um setor de automóveis e caminhões que está sofrendo com as tarifas do presidente republicano sobre determinadas peças, o que deve aumentar o custo de fabricação dos veículos.

“Os pedidos de caminhões pesados continuam a ser afetados negativamente pela incerteza do mercado sobre as taxas de frete e demanda, possíveis mudanças regulatórias e o impacto das tarifas”, disse um porta-voz do Volvo Group North America em um comunicado enviado por e-mail.

“Lamentamos ter que tomar essa medida, mas precisamos alinhar a produção com a redução da demanda por nossos veículos.”

O post Volvo Cortará até 800 Postos de Trabalho nos EUA por Impacto de Tarifas de Trump apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Powered by WPeMatico

Anúncio
Continuar Lendo

Negócios

General Mills Anuncia Elis Rodrigues Como Nova CFO no Brasil

Redação Informe 360

Publicado

no

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

 

A General Mills, multinacional norte-americana dona de marcas como Yoki, Kitano e Häagen-Dazs, anunciou Elis Rodrigues como nova CFO (Chief Financial Officer) da operação no Brasil.

Formada em economia pela Universidade de São Paulo, Elis tem uma longa trajetória em gestão estratégica financeira. Foram 21 anos na P&G, onde ingressou como gerente de finanças e chegou à posição de diretora sênior da área. Em 2020, assumiu como CFO da Amazon no Brasil, cargo que ocupou por quatro anos.

Anúncio

Ao longo da carreira, liderou projetos de reestruturação, aquisições, desinvestimentos e implementação de novas estruturas, além de conduzir operações com foco em crescimento acelerado.

Na nova posição, Elis terá como foco impulsionar o crescimento sustentável da General Mills no Brasil. “É uma grande oportunidade e estou confiante de que terei muito a contribuir com a gestão estratégica da companhia”, afirma.

A contratação de Elis faz parte de um movimento da General Mills para ampliar a presença feminina em cargos de liderança. No ano passado, a empresa nomeou Poliana Sousa — que tem passagens por P&G, Coca-Cola e Unilever — como presidente da operação no país. Em 2025, Fabiola Menezes, ex-Mondelez, Kimberly-Clark, Seara e BRF, assumiu como CMO.

O post General Mills Anuncia Elis Rodrigues Como Nova CFO no Brasil apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Powered by WPeMatico

Anúncio
Continuar Lendo

Negócios

Vishal Dalal É o Novo CEO Global da Pismo

Redação Informe 360

Publicado

no

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

 

Vishal Dalal foi nomeado CEO global da Pismo, empresa global de tecnologia bancária e pagamentos. Desde 2021, o executivo liderava as operações da companhia na América do Norte, Europa e Ásia.

Com mais de 25 anos de experiência em sistemas de core banking e de cartões, Dalal tem passagens por empresas como McKinsey, Citibank e Barclays. “Estou ansioso para esse próximo capítulo, com profunda gratidão pela jornada até aqui e grande ambição pelo que está por vir”, escreveu em uma publicação no LinkedIn. O executivo continuará baseado em Londres para exercer a nova função.

Anúncio

Dalal sucede Ricardo Josua, cofundador da Pismo, que passa a atuar como conselheiro. Os demais cofundadores – Daniela Binatti (CTO), Juliana Binatti Motta (CPO) e Marcelo Parise (VP de engenharia) – permanecem à frente de suas respectivas áreas.

Além da mudança no comando executivo, Rodrigo Melato, que ocupava o cargo de VP de vendas desde junho de 2022, foi promovido a CCO (Chief Commercial Officer). Ele será responsável pelas estratégias globais de expansão da companhia, em parceria com as equipes de vendas ao redor do mundo.

O post Vishal Dalal É o Novo CEO Global da Pismo apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Powered by WPeMatico

Continuar Lendo

Em Alta