Negócios
Como se Comunicar Melhor? Veja Estratégia de Steve Jobs

Participar de uma conversa, concordar com a cabeça e sair sem entender nada é mais comum do que você imagina. Às vezes, isso se deve à falta de clareza, a uma tentativa de tornar as coisas mais importantes do que realmente são, ou apenas às nossas próprias suposições atrapalhando a comunicação. Essa confusão pode gerar problemas maiores, especialmente no trabalho, onde a clareza é fundamental.
Então, como estabelecer uma melhor comunicação? É simples: pare de fingir que entendeu se não entendeu. Mesmo que ache que entendeu, pare de supor e comece a reformular o que ouviu. Essa é uma habilidade que funciona tão bem no escritório quanto na sala de aula.

Questionar e reformular o que você ouve é um passo simples para melhorar a comunicação e construir confiança
Todos nós fazemos isso — completamos as lacunas com o que achamos que sabemos. Talvez por medo de admitir que não captamos tudo ou por presumir que acertamos. Mas as suposições levam a diversos tipos de mal-entendidos. De acordo com uma pesquisa da Harvard Business Review, não entendemos direito porque pulamos para conclusões em vez de esclarecer o que realmente está sendo dito.
Um conselho? Reserve um momento para refletir e repetir o que ouviu com suas próprias palavras. É como um “Entendi direito?” que evita problemas depois.
Parafrasear para entender
Quando alguns alunos leem um trecho de um texto e são questionados sobre o que ele significa, eles repetem quase palavra por palavra. Claro, estão relembrando o que leram. Mas será que entenderam de verdade? Provavelmente não.
Por isso, é uma boa ideia insistir para que eles parafraseiem, ou expliquem com as próprias palavras. Isso mostra que realmente absorveram o conteúdo em vez de apenas reproduzir o que leram sem entender. E não é só um truque de sala de aula. Pessoas se animam quando finalmente “entendem” algo, porque reformularam de uma maneira que faz sentido para elas.
Questione até fazer sentido
Na próxima vez que estiver em uma reunião e alguém apresentar um plano, em vez de apenas concordar com a cabeça e fingir que entendeu, experimente isso: “Então, o que estou entendendo é que precisamos mudar nosso foco de marketing para plataformas que favorecem vídeos curtos. É isso?”
É um ajuste pequeno, mas muda tudo. Agora, você não é apenas um ouvinte passivo, e sim uma parte ativa da conversa. Além disso, você dá à outra pessoa a chance de dizer “Exatamente!” ou “Não exatamente, deixe-me esclarecer”. É assim que se constrói confiança.
Por que supomos em vez de fazer perguntas?
Suposições matam a curiosidade. Evitamos fazer perguntas porque temos medo de parecer desinformados ou assumimos que sabemos algo que, na verdade, não sabemos. Então, acenamos e sorrimos, esperando que ninguém perceba que estamos completamente perdidos. Mas esse medo de fazer perguntas é uma barreira a ser superada para, então, poder aprender, crescer e ter boas ideias.
A estratégia de comunicação de Steve Jobs
Steve Jobs, o fundador da Apple, era conhecido por ser um ótimo comunicador, e uma das suas estratégias era justamente parafrasear o que outros diziam. No livro “Como Steve Jobs Virou Steve Jobs“, de Brent Schlender e Rick Tetzeli, os autores compartilham como o empresário tinha o hábito de simplificar discussões complexas para garantir que todos estivessem alinhados. Era sua maneira de garantir que todos estavam na mesma página.
O atendimento ao cliente funciona quase da mesma maneira. Você já esteve em uma ligação em que o atendente diz: “Então, só para ter certeza de que entendi…” Essa simples frase pode transformar uma situação frustrante em algo mais tranquilo, porque mostra que ele realmente está prestando atenção. Não é apenas anotar, e sim processar a informação e confirmar. É uma pequena mudança que faz uma grande diferença.
Crie o hábito
Reformular ou parafrasear não é apenas uma ferramenta para uma comunicação melhor — é uma maneira de parar de supor, começar a se conectar e realmente entender o que as pessoas estão dizendo. Seja ao liderar uma equipe, negociar um acordo ou apenas tentar manter uma conversa sem se perder, reservar um momento para ecoar o que você ouviu pode mudar tudo.
Da próxima vez que estiver em uma conversa, não apenas concorde com a cabeça — tente reformular. É um ajuste pequeno, mas você pode se surpreender com o quanto tudo fica mais claro.
*Diane Hamilton é colaboradora da Forbes USA. Também é especialista em comportamento corporativo e autora de livros, com décadas de experiência em diversos setores.
O post Como se Comunicar Melhor? Veja Estratégia de Steve Jobs apareceu primeiro em Forbes Brasil.
Powered by WPeMatico
Negócios
Unilever Anuncia Brasileiro Como Novo CMO Global

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
A Unilever anunciou o brasileiro Leandro Barreto como o novo CMO global da companhia. Ele assume o cargo em janeiro de 2026 e sucede Esi Eggleston Bracey, que ocupava a posição de Chief Growth & Marketing Officer.
Com mais de 20 anos de casa, Barreto ocupa hoje o cargo de CMO da vertical de beleza e bem-estar da Unilever. “À medida que o ano chega ao fim, me vejo fazendo uma pausa não apenas para refletir sobre métricas de desempenho, mas para valorizar as pessoas, a paixão e o propósito que definiram estes últimos doze meses”, compartilhou em uma publicação no LinkedIn. “2025 foi um ano de apostas ousadas e avanços significativos. Foi um privilégio trabalhar ao lado de equipes que aparecem todos os dias com coragem, curiosidade e cuidado.”
Formado em comunicação pela USP (Universidade de São Paulo), Barreto também tem pós-graduação em psicanálise, semiótica e estudos culturais pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).
O post Unilever Anuncia Brasileiro Como Novo CMO Global apareceu primeiro em Forbes Brasil.
Powered by WPeMatico
Negócios
BP Nomeia Meg O’Neill, da Woodside, Como CEO após Saída Repentina de Auchincloss

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
A gigante britânica do petróleo e gás BP nomeou Meg O’Neill, da Woodside Energy, como sua próxima CEO, sendo a primeira contratação externa para o cargo em mais de um século e a primeira mulher a liderar uma das cinco maiores petrolíferas, num momento em que a empresa volta a apostar nos combustíveis fósseis.
O’Neill, uma veterana da Exxon, assumirá o cargo em abril, após a saída abrupta de Murray Auchincloss, a segunda mudança no comando em pouco mais de dois anos, à medida que a petrolífera britânica se esforça para melhorar sua lucratividade e o desempenho de suas ações, que durante anos ficou atrás de concorrentes como a Exxon.
A empresa embarcou em uma grande mudança de estratégia no início deste ano, cortando bilhões em iniciativas planejadas de energia renovável e voltando seu foco para os segmentos tradicionais do petróleo e gás. A BP prometeu se desfazer de US$20 bilhões em ativos até 2027 e reduzir a dívida e os custos, incluindo sua unidade de lubrificantes Castrol.
Contratação de alto perfil
O’Neill, norte-americana de 55 anos, natural de Boulder, no Colorado, dirige a Woodside desde 2021 e anteriormente passou 23 anos na Exxon Mobil.
“Trata-se claramente de uma contratação de alto nível e, provavelmente, de algumas das mudanças que os acionistas da BP estavam procurando”, disse Dan Pickering, diretor de investimentos da Pickering Energy Partners.
Sob a liderança de O’Neill, a Woodside se fundiu com o braço petrolífero do Grupo BHP para criar uma das dez maiores produtoras globais independentes de petróleo e gás, avaliada em US$ 40 bilhões (R$ 220,7 bilhões na cotação atual), e dobrou a produção de petróleo e gás da Woodside.
A aquisição levou a empresa para os EUA, onde se expandiu para o gás natural liquefeito em terra na Louisiana.
As ações da Woodside caíam até 2,9% após o anúncio de sua saída. Já as ações da BP subiam 0,27%.
O post BP Nomeia Meg O’Neill, da Woodside, Como CEO após Saída Repentina de Auchincloss apareceu primeiro em Forbes Brasil.
Powered by WPeMatico
Negócios
Estée Lauder Nomeia Nova CMO no Brasil

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
A Estée Lauder, companhia global de beleza, anunciou Viviane Pepe como nova diretora sênior de comércio digital e marketing no Brasil.
Antes de assumir o novo cargo na Estée Lauder, a executiva atuava como CMO da Boca Rosa Company. “Com sentimento de missão cumprida e muito a agradecer, chego ao final deste capítulo mais que especial de carreira na Boca Rosa Company”, compartilhou em uma publicação no LinkedIn.
Com mais de 20 anos de carreira em marcas globais, Viviane já liderou a área de marketing na Natura e atuou como diretora de comunicação na Avon.
Formada em publicidade pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), possui MBAs em marketing e neurociência. A executiva também atua como conselheira, mentora e jurada em premiações do setor.
O post Estée Lauder Nomeia Nova CMO no Brasil apareceu primeiro em Forbes Brasil.
Powered by WPeMatico

Geral1 semana atrásNúmero de nascimentos cai 5,8% em 2024; sexto recuo consecutivo

Cidades1 semana atrásMacaé forma 77 novos voluntários em Defesa Civil nesta terça-feira

Saúde1 semana atrásEli Lilly: novo medicamento contra obesidade traz resultados expressivos
Negócios1 semana atrásCoca-Cola Nomeia Brasileiro como Novo CEO

Esporte1 semana atrásArrascaeta brilha e Flamengo avança à semi da Copa Intercontinental

Saúde1 semana atrásMutação ligada a câncer é transmitida por doador a quase 200 crianças em 14 países

Saúde1 semana atrásFDA aprova implante auditivo para bebês a partir de 7 meses nos Estados Unidos

Negócios1 semana atrásConheça o Novo CEO da Vivara




























