Negócios
Caixa postal lotada: como diminuir o stress com emails na volta das férias


Existe horas melhores para enviar um email e evitar as falhas de comunicação tão comuns nessa área
Segunda-feira está chegando e você vai retornar ao trabalho com uma fila interminável de e-mails não lidos, incluindo os de membros da equipe que persistiram trabalhando durante as férias ou depois que você saiu, do seu chefe que tem novas demandas para sua agenda de ano novo, além de clientes, parceiros de negócios e outras partes ansiosas por sua contribuição, assistência ou esclarecimento.
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Com a infinidade de e-mails que você precisa ler, é provável que você os leia e responda às pressas, para poder começar a trabalhar realmente, fazendo o que você planejou fazer para o ano novo.
Segundo um relatório da Preply, uma plataforma de aprendizagem de línguas estrangeiras, aproximadamente 90% dos profissionais acreditam que os mal-entendidos e as falhas de comunicação no local de trabalho têm um ponto de partida comum: o e-mail. Na verdade, com base no estudo, o e-mail tem a maior taxa de causar fraturas na comunicação e ansiedade no local de trabalho, com 67% dos mal-entendidos surgindo de mensagens de voz, 71% de chamadas telefônicas, 79% de mensagens diretas, 80% de mensagens de texto e esmagadores 87% por e-mail (lembrando que nos EUA não é tão comum o uso de Whatsapp para trabalho como no Brasil).
A pesquisa foi realizada em novembro e entrevistou 1.030 funcionários dos EUA para explorar as preferências de comunicação no local de trabalho.
Leia também:
- E-mail profissional: melhores práticas (e o que não fazer nunca)
- O print é eterno: cuidados com a reputação em tempos de cancelamento
Deveríamos abandonar o email de vez?
No entanto, apesar dos aspectos negativos, o e-mail ainda é o modo preferido de comunicação por quem trabalha. Sendo a transição para o trabalho remoto e híbrido uma das principais prioridades para este ano, é essencial que os trabalhadores, e especialmente os líderes e gestores, acertem este aspecto crítico da infraestrutura. Ir para o escritório e ter reuniões presenciais o tempo todo não é a resposta. Então, deveríamos abandonar completamente o e-mail? Essa também não é a resposta.
Em vez disso, a abordagem, especialmente se atuarmos num papel de liderança, deve centrar-se na adaptação de métodos e ferramentas de comunicação para se adequar a cada membro da equipe ou parte interessada, de acordo com as suas preferências, e estar atento a como nós escrevemos e até quando escrevemos e enviamos e-mails.
Aqui estão algumas diretrizes básicas de e-mail a serem lembradas:
Posso usar outro método de comunicação?
Antes de enviar um e-mail, pergunte-se: preciso realmente criar uma nova trilha de e-mail? É necessário adicionar isso à pasta de caixa de entrada já cheia de alguém ou posso enviá-lo por outro formato, como uma mensagem do Slack ou do Teams? Quão urgente é a mensagem? Se eu enviar por e-mail, será mais provável que eles o recebam mais cedo e no prazo do que se for enviado por texto, mensagem de voz ou chamada? Este problema seria melhor resolvido através de uma forma alternativa de comunicação, como uma videochamada improvisada ou uma reunião agendada?
Esse email pode ser mal-interpretado?
Depois de compilar o corpo da sua mensagem e estar pronto para enviar, examine-a com atenção e pergunte-se: algum aspecto desta mensagem pode ser mal interpretado? A linha de assunto pode causar ansiedade indevida aos membros da minha equipe? Este e-mail pode parecer impróprio ou ofensivo devido às nossas diferenças culturais ou de idade?
Devo enviar esse email agora?
É realmente urgente ou pode esperar? O pior momento para enviar um e-mail é quando você está chateado, principalmente se a pessoa para quem você está direcionando o e-mail for a causa de sua frustração. Da mesma forma, se você estiver escrevendo um e-mail ou respondendo a um já existente com pressa, poderá perder detalhes importantes, parecer imprudente ou perder totalmente o foco e responder ao que você achava que eles estavam dizendo. Pior ainda, você pode acabar violando a privacidade dos dados e enviar acidentalmente o e-mail para a pessoa errada com um nome semelhante, ou copiar todos para uma conversa que deveria ser privada, o que, claro, não pode ser desfeito.
Como posso dar o “tom de voz” correto?
Os e-mails, assim como outras formas de comunicação no local de trabalho baseadas em texto, têm uma coisa em comum: eles perdem o elemento humano. As entonações vocais e a linguagem corporal ajudam-nos a criar uma imagem mais completa do que alguém está a tentar transmitir e, sem estas ajudas, a comunicação pode ser conveniente, mas corre o risco de ser facilmente mal interpretada e as tensões podem aumentar. Portanto, tente, tanto quanto possível, injetar um pouco da sua personalidade e uma voz humana nas suas mensagens escritas. Você pode usar um tom caloroso e coloquial, mencionar o nome do destinatário na saudação e, com moderação, usar emoticons em ambientes de trabalho mais descontraídos – de acordo com a etiqueta organizacional.
Seguindo essas diretrizes para sua correspondência por e-mail no trabalho, você pode contribuir para uma cultura mais saudável, mais engajamento e atrasos e para tropeços menos frequentes que afetem a conclusão do projeto. Adote essas habilidades de comunicação por e-mail neste novo ano para que você possa construir e manter facilmente relacionamentos saudáveis com membros da equipe, gerentes e partes interessadas, onde quer que estejam.
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Fadiga de Decisão: Como Grandes Líderes Evitam o Esgotamento Mental

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Um adulto toma, em média, entre 33 mil e 35 mil decisões por dia, segundo um estudo conduzido por pesquisadores de universidades americanas. Muitas dessas escolhas acontecem no modo automático, com base em informações já armazenadas sobre como agir. No entanto, chega um ponto em que esse processo deixa de ser eficiente: o cérebro, sobrecarregado e incapaz de lidar com tantas decisões individuais, entra em pane, interrompendo a tomada de decisão.
Após dias consecutivos de trabalho e centenas de milhares de decisões tomadas, o cérebro tende a fazer escolhas diferentes daquelas que faria se estivesse descansado. Esse fenômeno é chamado de “fadiga de decisão”: quando o cérebro está esgotado e privado de energia mental.
Para concentrá-la nas decisões mais relevantes, muitos líderes optam por usar praticamente a mesma roupa todos os dias. Mark Zuckerberg se inspirou em Steve Jobs, conhecido por sempre usar uma camiseta preta e jeans. Em diversas entrevistas, o fundador do Facebook explicou que prefere reservar sua capacidade mental para as decisões mais relevantes de sua empresa, em vez de gastá-la com escolhas triviais, como o que vestir.
O que é a fadiga de decisão?
O que vou almoçar? Devo aceitar aquela proposta de emprego? Está na hora de trocar o ar-condicionado, ou devo continuar consertando? No fim das contas, 35 mil decisões por dia significam uma decisão a cada 2,46 segundos. Não é à toa que estamos exaustos.
A fadiga decisória compromete a clareza mental e explica por que muitos profissionais têm pouca energia restante para atividades fora do escritório após um longo dia de trabalho. Depois de horas de trabalho ininterrupto, o cérebro pode sofrer sobrecarga cognitiva. Quanto mais tempo você trabalha e mais decisões toma nesse período prolongado, mais difícil se torna para sua mente sobrecarregada tomar decisões acertadas.
Escolhas simples, como decidir o prato que vai pedir no restaurante, não exigem tanto esforço cognitivo quanto decisões mais impactantes, como manter ou demitir um funcionário. Quanto mais escolhas fazem parte do seu dia, mais difícil fica decidir até mesmo sobre coisas simples, como o que vestir, onde comer, quanto gastar ou como priorizar projetos no trabalho. O cansaço mental pode levar a atalhos perigosos, como não revisar um e-mail importante, evitar participar de decisões em equipe, ser ríspido com colegas, optar por fast food em vez de refeições saudáveis ou abandonar a prática de exercícios físicos.
Sinais da fadiga de decisão
A fadiga decisória geralmente aparece de forma sutil e fácil de ignorar. Veja como reconhecê-la antes que afete seu desempenho e sua saúde mental:
Como identificar em você
- Você adia decisões simples ou delega tudo, sem distinguir o que é importante do que não é;
- Sente-se mentalmente exausto antes do meio-dia, mesmo sem esforço físico;
- Evita conversas difíceis ou responde apenas “sim” ou “não” para se livrar rapidamente da decisão.
Como identificar na sua equipe
- Membros do time pedem opinião sobre decisões que normalmente tomariam sozinhos;
- Projetos travam, não pela complexidade, mas porque ninguém quer tomar a decisão final;
- Aumento de erros, esquecimento de detalhes e maior resistência a mudanças.
Estratégias para evitar a fadiga de decisão
Victoria Grinman, psicoterapeuta e fundadora da Growing Kind Minds LLC, empresa de soluções de gestão emocional para organizações, destaca a importância de criar e manter rotinas intencionais.
Decida apenas uma vez
Empresários como Steve Jobs, Mark Zuckerberg e Jeff Bezos usavam roupas iguais todos os dias para preservar energia mental. “Líderes frequentemente desperdiçam energia refazendo as mesmas decisões”, afirma Grinman. “Crie microestruturas para tarefas recorrentes, como o que vestir, quando checar e-mails ou como começar reuniões. Decidir uma vez e manter o padrão conserva energia mental para o que realmente precisa de atenção.”
Proteja os primeiros 90 minutos do dia
“Esse período concentra o maior potencial cognitivo”, explica. “Use-o para planejar e tomar decisões estratégicas. Evite tarefas reativas logo cedo para definir o tom do restante do dia.”
Delegue decisões
Quanto menos escolhas você precisar fazer, mais energia cognitiva conseguirá preservar ao longo do dia. Encontre alguém de confiança, reduza o controle e delegue parte das suas decisões a essa pessoa.
Tome as decisões mais difíceis primeiro
Se o dia promete decisões complexas, encare-as nas primeiras horas, quando estiver mais descansado. Classifique as decisões do dia da mais à menos importante e deixe as menos relevantes para o final.
Aproveite o fim de semana
Você não estará biologicamente preparado para manter o equilíbrio em seu processo de tomada de decisões sem descanso e estímulo adequados fora do seu ambiente de trabalho.
*As informações foram retiradas de textos dos colaboradores da Forbes USA Bryan Robinson e Cheryl Robinson.
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Baixo Engajamento no Trabalho Custa R$ 77 Bilhões a Empresas no Brasil

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
A falta de motivação no trabalho deixou de ser um problema individual e passou a ser um desafio real para as empresas e para a economia, no Brasil e no mundo. De acordo com o estudo Engaja S/A, conduzido pela plataforma de RH e benefícios Flash em parceria com a FGV EAESP (Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas), o desengajamento profissional custa cerca de R$ 77 bilhões por ano às companhias brasileiras, o equivalente a 0,66% do PIB.
Na sua terceira edição anual, o levantamento, divulgado nesta quinta-feira (23), aponta que o índice de engajamento no país caiu para 39%, o menor nível da pesquisa. Ou seja, mais de seis em cada dez profissionais estão desmotivados ou ativamente desengajados. A queda é puxada principalmente por profissionais em cargos de liderança, e a Geração Z é a menos engajada. “Esse estado se manifesta de forma sutil: menos colaboração, apatia, procrastinação e ausência de iniciativa”, explica Renato Souza, professor de recursos humanos da FGV EAESP e coautor do estudo. “O profissional está presente, mas não está inteiro.”
O cálculo do prejuízo gerado pelo desengajamento no trabalho foi feito com base em duas dimensões principais: intenção de demissão e presenteísmo — quando o profissional está fisicamente presente, mas improdutivo. “Desengajados podem perder até cinco horas de trabalho por dia, gerando um custo muitas vezes invisível para as empresas.”
Mais de 40% dos profissionais brasileiros admitem perder de uma a duas horas de produtividade por dia por falta de motivação. Segundo o estudo, melhorar o engajamento poderia gerar uma economia de R$ 6,2 bilhões em perdas de produtividade.
Líderes cansados, equipes desmotivadas
Mesmo entre os cargos mais altos, o engajamento vem desmoronando. A pesquisa revela que, embora 65% dos executivos ainda se declarem engajados, esse grupo foi o que apresentou a maior queda no último ano — sete pontos percentuais. “Em geral, executivos são mais engajados do que colaboradores, mas observamos um declínio acentuado nesse último ano.”
Além disso, o estudo indica que 78% dos executivos e líderes intermediários sofrem com algum nível de ansiedade, o que acende um sinal de alerta para departamentos de recursos humanos e para a alta liderança. “Fadiga, insônia e ansiedade estão mais presentes entre líderes, o que pode gerar um efeito cascata de desengajamento sobre suas equipes.”
Segundo o professor, o quadro de saúde mental entre executivos não deve melhorar nos próximos anos. “As lideranças enfrentam cada vez mais pressões do mercado, da economia e de conselhos. As empresas precisam pensar em como engajar quem é responsável por engajar os outros.”
Geração Z lidera em desengajamento
Entre os diferentes grupos etários, a Geração Z aparece como a menos engajada: apenas 37% dos jovens profissionais afirmam se sentir motivados em suas funções. Enquanto isso, os Baby Boomers são a geração mais engajada, atingindo 45% de envolvimento no trabalho. “Desde o pós-pandemia, houve uma ressignificação do trabalho, e isso teve um grande impacto na Geração Z”, explica Souza. “Mais do que benefícios financeiros isolados, os jovens valorizam autonomia, saúde mental e reconhecimento, que nem sempre encontram nas empresas.”
Causas e soluções para a crise de engajamento
Entre as principais causas da queda no engajamento, o estudo aponta uma piora na percepção positiva do ambiente de trabalho. “Fatores como remuneração e benefícios continuam importantes, mas engajam menos do que o clima organizacional e a qualidade da gestão”, diz Souza. “Falta de autonomia, escassez de tempo para atividades além do emprego e ausência de conexões humanas explicam a maior parte da queda registrada.” Por outro lado, relações de confiança, oportunidades de desenvolvimento profissional e ambiente saudável estão entre os fatores mais determinantes para o engajamento.
Para reverter o cenário de baixo engajamento, algumas práticas podem impactar diretamente o envolvimento de profissionais no trabalho. Entre as mais eficazes, segundo o estudo, estão os benefícios de flexibilidade, como trabalho híbrido, horários livres, day off de aniversário, benefícios personalizados e redução de jornada às sextas-feiras. “São práticas relativamente simples, mas com grande potencial de engajar colaboradores.”
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CEO da JCDecaux Brasil Traz Lições do Esporte para a Liderança

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Ana Célia Biondi é uma mulher competitiva. Traz isso de sua época de esportista, quando participava de torneios de tênis. Hoje, leva os aprendizados das quadras para os negócios. “Somos a oitava filial do mundo e quero continuar crescendo”, diz a líder da multinacional francesa JCDecaux no Brasil, que está na lista Forbes Melhores CEOs do Brasil 2025.
Presente em mais de 80 países e com audiência diária de 850 milhões de pessoas, a companhia é a líder global em mídia out-of-home (OOH). É responsável pelos relógios digitais no meio de avenidas movimentadas de São Paulo e outras capitais, pelos painéis de grandes marcas nos aeroportos de Guarulhos e Brasília e por envelopar metrôs da capital paulista com anúncios dos novos filmes e séries da Netflix.
Nessa cadeira há mais de 10 anos, e outros 10 como sócia da companhia no país, a executiva viveu diferentes momentos do setor no Brasil – do pré e pós-Cidade Limpa ao pré e pós-pandemia. “O OOH tinha 6% de market share antes da lei, caiu para 3% e hoje está em 12%. Ainda podemos chegar a 20%. O brasileiro é early adopter e ama uma tela”, analisa. Em 2024, a receita global da JCDecaux foi de 3,93 bilhões de euros, com crescimento de mais de 10% na divisão que inclui o Brasil.
“Somos a oitava filial do mundo e quero continuar crescendo.”
Ana Célia Biondi
O país vive o que ela define como a maior transformação desse mercado. “Quando fomos proibidos de ir para a rua, percebemos o valor. As marcas entenderam isso e voltaram muito criativas.” Entre os cases que gosta de contar está o da Rexona, que levou uma fanfarra e jatos de desodorante para animar foliões no metrô de São Paulo durante o Carnaval. “Em qual outro lugar no mundo isso seria possível?”
Filha de publicitário, formou-se em economia. Ainda na faculdade, entrou no mercado financeiro e, aos 23 anos, foi passar uma temporada em um banco na Suíça. De volta ao Brasil no final da década de 1990, foi chamada para analisar a viabilidade econômica de uma empresa de mobiliário urbano. Liderou o projeto, tornou-se sócia e, em 2004, firmou parceria com a JCDecaux.
Aos 58 anos, está à frente de cerca de 550 funcionários e mais de mil anunciantes no país. “O mais difícil não é fazer leitura de P&L [relatório de perdas e lucros]. É ser uma pessoa presente sem ser microgestora e equilibrar o tempo para cuidar de tudo e estar com meu filho.” Nessa agenda concorrida, sempre há espaço para atividade física e para as lições do esporte: “Aprendi a ser humilde, a ser humilhada, a levar a virada e a virar o jogo. É uma escola de vida”.
Reportagem original publicada na edição 134 da Forbes, lançada em setembro de 2025.
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