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Aprenda a dizer “não”: como estabelecer limites no trabalho sem comprometer sua carreira

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Definir limites no trabalho é essencial para o bem-estar a longo prazo e o sucesso na carreira

Você assume qualquer trabalho extra que seu chefe te passa, mesmo quando está no limite? Quando a carga de trabalho excede sua capacidade, pode causar ansiedade, estresse e te levar a um burnout.

O esgotamento devido ao estresse no trabalho atingiu o seu ponto mais alto, reportado por 42% da força de trabalho, de acordo com o último relatório Future Forum Pulse, que ouviu mais de 10 mil trabalhadores no mundo todo. E as mulheres são um grupo especialmente suscetível ao burnout.

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Mulheres e burnout

As mulheres se esgotam mais rapidamente do que os homens porque são mais responsáveis ​​pelas tarefas domésticas e de prestação de cuidados (além de terem empregos em tempo integral).

Segundo um estudo da consultoria Pew Research Center, mesmo as mulheres que sustentam suas famílias se envolvem em mais trabalhos não remunerados, como tarefas domésticas e cuidados com os filhos.

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O esgotamento é resultado do fardo mais pesado em casa com a falta de limites no trabalho.

Mas você não precisa aceitar todos os pedidos de trabalho, até aqueles que vão além do seu escopo, para manter seu emprego. Seguindo estas dicas, você logo transformará o “sim” em um “não” confiante, sem colocar sua carreira em risco.

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5 passos para aprender a dizer “não”

Mude sua mentalidade

O primeiro passo para criar limites é mudar sua mentalidade. Definir limites não é egoísmo, é uma necessidade. Recupere sua autonomia estabelecendo limites saudáveis. Eles são fundamentais porque criam segurança, protegem o seu bem-estar, promovem relacionamentos saudáveis ​​e aumentam a sua autoestima. Sem eles, você pode se sentir exausto e ressentido. Viver sem limites é viver sem o respeito que você merece. Depois de reconhecer seu direito de expressar diretamente suas necessidades, você estará pronto para dar o próximo passo.

Defina prioridades

Antes de estabelecer limites no trabalho, defina seus valores e prioridades. Pergunte a si mesmo se eles mudaram com o tempo. Talvez você esteja cuidando de um familiar ou pensando em ter um filho. Ou priorizando seu próprio bem-estar. Você tem lutado contra a insônia e dores de cabeça devido ao estresse do trabalho? Se a falta de limites estiver causando problemas de saúde, passou da hora de fazer mudanças.

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Determine seus limites

Depois de definir seus valores e prioridades, é hora de estabelecer limites. Para começar, rotule seus limites como rígidos ou flexíveis. Limites rígidos são aqueles dos quais você não abre mão, os outros são negociáveis. Por exemplo, se precisar passar as noites com seus filhos, você pode preferir não checar seus emails depois das 18h. Se surgir um assunto de trabalho urgente, isso pode ser considerado um limite flexível. Ou suponha que sua mãe precise que você a leve ao médico todas as segundas e quartas-feiras. Isso significa que você precisará de flexibilidade para ajustar sua programação ou trabalhar em casa nesses dias. Como você considera essa responsabilidade inegociável, pode ser um limite difícil para você.

Comunique e seja consistente

Os limites no trabalho devem ser comunicados de forma clara, confiante e frequente. Não apenas explique quais são seus limites, mas também por que você precisa deles. Seja honesto para que seu chefe e colegas entendam sua perspectiva. Além disso, defina seus termos. Por exemplo, se você não deseja ser contatado durante as férias, a menos que seja urgente, descreva o que constitui uma emergência. Também é importante ter em mente que seus limites serão inevitavelmente violados em algum momento. Quando isso acontecer, resolva o problema imediatamente. Diga à pessoa qual é o problema e como você deseja proceder. Embora inicialmente possa parecer desconfortável, é melhor reforçar seus limites neste momento em vez de esperar.

Aprenda a dizer não – sem necessariamente dizer não

Se você se sentir desconfortável em dizer não, tudo bem. Comece praticando seu músculo do “não” em situações menos intensas ou não profissionais, como avisar seu amigo que você não poderá comparecer ao aniversário dele. Você pode até criar cenários e praticar em casa. Aqui estão alguns exemplos de maneiras apropriadas de dizer não em um ambiente de trabalho (sem usar a palavra “não”):

  • “Eu adoraria participar da conferência com vocês, mas essa semana é o aniversário da minha filha e não posso perder.”
  • “Infelizmente, estou lotado nesses dias. Você poderia me enviar alguns horários alternativos para agendar uma reunião?
  • “Obrigado por pensar em mim, mas meu chefe me pediu para priorizar dois outros projetos antes de iniciar qualquer coisa nova.”

Definir limites no trabalho é essencial para o bem-estar a longo prazo e o sucesso na carreira. Quando você ignora suas prioridades e seus valores, você abre mão do seu poder. Mas quando você os reforça, você ensina aos outros como tratá-lo.

*Caroline Castrillon é colaboradora da Forbes USA. Ela é mentora de liderança corporativa e ajuda mulheres a lidar com mudanças em suas carreiras.

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Novas Regras para Vale-Alimentação Podem Gerar Economia Anual de R$ 8 Bi

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O Ministério da Fazenda estimou nesta quarta-feira (13) que o decreto do governo com novas regras para benefícios de vale-alimentação e vale-refeição poderá gerar economia de até R$ 8 bilhões por ano.

A medida editada nesta semana inclui um teto de 3,6% para a taxa cobrada de restaurantes e supermercados pelas operadoras desses cartões. Estimativas do governo mostram que restaurantes pagam hoje cerca de 8% a mais em transações com vales-refeição do que em vendas com cartão de crédito.

“Segundo estimativas da Secretaria de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda, as novas medidas têm potencial de gerar uma economia de cerca de R$ 8 bilhões por ano, o que representa um ganho médio de aproximadamente R$ 225 por trabalhador ao ano”, disse a Fazenda em nota.

De acordo com o ministério, esse valor decorre principalmente da redução das margens de lucro praticadas pelas empresas emissoras de vale-alimentação e vale-refeição, que passarão a ser repassadas aos estabelecimentos como bares, restaurantes e supermercados. “Com a diminuição desses custos, estima-se uma queda nos preços finais das refeições e dos alimentos, beneficiando diretamente os trabalhadores”, afirmou.

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O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse considerar que a nova taxa ainda está elevada, mas que é mais “civilizada” que as cobradas antes do decreto. Segundo ele, o governo fixou uma margem “razoável” depois de identificar irregularidades na atuação de empresas.

“O problema do PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador) é que o dinheiro foi ficando pelo caminho”, disse em entrevista a jornalistas na sede do ministério. “Nós começamos a perceber que o dinheiro do PAT começou a ficar na intermediação. E com uma taxa de retorno do investimento, assim, muito elevada e com comportamento, inclusive, inadequado do ponto de vista legal.”

O conjunto de medidas presente no decreto também inclui a interoperabilidade plena entre bandeiras e uma redução de 30 dias para 15 dias no prazo máximo para o repasse dos valores das compras feitas com esses vales aos estabelecimentos comerciais. Os tíquetes refeição e alimentação movimentam cerca de R$ 170 bilhões anualmente no Brasil sob o PAT, criado em 1976 para oferecer benefícios tributários a companhias arcando com o custo de prover alimentação a seus empregados formais. Hoje, quatro empresas respondem por cerca de 85% do mercado: Edenred, dona da Ticket, Pluxee, que controla a Sodexo, além das empresas de controle privado Alelo e VR.

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Entenda Medida Que Altera Regras para Vales-Alimentação

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O decreto que moderniza o PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador) foi assinado na terça-feira (11) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A medida atualiza regras do sistema de vale-alimentação e vale-refeição, com o objetivo de ampliar a transparência, a concorrência e a integridade no setor.

As mudanças beneficiam mais de 22 milhões de profissionais, que terão maior liberdade de escolha e melhor aceitação dos cartões. O decreto também traz equilíbrio para empresas e estabelecimentos, garantindo que os recursos sejam usados exclusivamente para alimentação.

Criado em 1976, o PAT é a política pública mais antiga do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e deve completar 50 anos em 2026. O programa conta com 327 mil empresas cadastradas e alcança 22,1 milhões de trabalhadores em todo o país.

Entre as novidades, o decreto estabelece limites para taxas cobradas pelas operadoras: a taxa máxima dos estabelecimentos (MDR) será de 3,6%, e a tarifa de intercâmbio terá teto de 2%. Também reduz o prazo de repasse dos valores aos estabelecimentos para até 15 dias corridos, e determina que, em até 360 dias, qualquer cartão do programa funcione em qualquer maquininha de pagamento — medida que garante interoperabilidade entre bandeiras.

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Em um vídeo postado nas redes sociais, o presidente Lula disse que as novas regras serão vantajosas para supermercados, padarias e demais estabelecimentos que usam o sistema.

“É bom para os restaurantes grandes, pequenos e médios. É bom para as padarias grandes, pequenas e médias. É bom para quem vende hortifruti, ou seja, para quem vende fruta nesse Brasil inteiro. É no Brasil inteiro que estamos falando. Se é bom para todo mundo, é bom para o trabalhador também. E se é bom para o trabalhador, é bom para o Brasil, é bom para todos nós”, afirmou.

Os sistemas de pagamento com mais de 500 mil trabalhadores deverão ser abertos em até 180 dias, o que amplia a concorrência e reduz a concentração de mercado. O decreto também proíbe práticas abusivas, como descontos, benefícios indiretos e vantagens financeiras que não estejam relacionadas à alimentação.

De acordo com o MTE, as mudanças fortalecem a fiscalização e evitam distorções contratuais, promovendo um ambiente mais justo e previsível. O Comitê Gestor Interministerial do PAT será responsável por definir parâmetros técnicos e disciplinar as regras do sistema.

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Para os trabalhadores, o novo decreto garante manutenção integral do benefício e uso exclusivo para alimentação. Para os estabelecimentos, amplia a rede de aceitação e melhora o fluxo de recebimentos. Já as empresas beneficiárias terão mais segurança jurídica e previsibilidade de custos.

Principais mudanças

Limites máximos para as taxas cobradas pelas operadoras

A taxa cobrada dos estabelecimentos (MDR) não poderá ultrapassar 3,6%. A tarifa de intercâmbio terá teto de 2%, sendo vedada qualquer cobrança adicional. As empresas terão 90 dias para se adequar a essas regras.

Interoperabilidade plena entre bandeiras

Em até 360 dias, qualquer cartão do programa deverá funcionar em qualquer maquininha de pagamento, com a implantação da interoperabilidade plena entre bandeiras. Essa medida amplia a liberdade de escolha de empresas, trabalhadores e estabelecimentos.

Redução do prazo de repasse financeiro

O repasse aos estabelecimentos deverá ocorrer em até 15 dias corridos após a transação — norma que entra em vigor em até 90 dias. Atualmente, restaurantes e similares recebem os valores 30 dias após as transações.

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Abertura dos arranjos de pagamento

Sistemas com mais de 500 mil trabalhadores deverão ser abertos em até 180 dias, de maneira que quaisquer facilitadoras que observarem as regras da bandeira poderão participar do arranjo. Isso amplia a concorrência e reduz a concentração de mercado, uma vez que, no arranjo fechado, as funções de instituidor, emissor e credenciador podem ser exercidas pela mesma empresa.

Regras de proteção

Proibição de práticas comerciais abusivas, como deságios, descontos, benefícios indiretos, prazos incompatíveis com repasses pré-pagos e vantagens financeiras não relacionadas à alimentação. Essas regras têm vigência imediata, assim como a obrigação das empresas beneficiárias de orientar os trabalhadores e cumprir todas as normas do programa.

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Rendanheyi: O Modelo Chinês Que Transforma Funcionários em Empreendedores

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O chinês Zhang Ruimin transformou uma pequena fábrica de refrigeradores em Qingdao, província de Shandong, em uma empresa global em apenas uma geração. Conhecido como um dos principais líderes empresariais do mundo, fez da Haier uma “gigante dos eletrodomésticos” que ocupa o primeiro lugar em volume de vendas globais por marca há 16 anos consecutivos.

Ele atribui o sucesso ao seu modelo de gestão, conhecido como “Rendanheyi”, que busca posicionar os funcionários como empreendedores e conectar o valor criado para os clientes com o valor recebido pelos colaboradores. Na prática, ele transforma a empresa em um ecossistema de microempresas autogeridas, em que cada funcionário atua como um empreendedor focado na criação de valor direto para o usuário.

Nos últimos anos, o modelo voltou a ganhar destaque internacional. Em 2023, Zhang recebeu o Lifetime Achievement Award (Prêmio de Contribuição Vitalícia) do ranking global Thinkers50, que lista os pensadores de gestão mais influentes do mundo. O modelo também foi estudado pela Harvard Business School, reforçando seu reconhecimento acadêmico.

Zhang também já foi condecorado com uma das mais altas honrarias da República de San Marino, a Ordem de São Agata, e o modelo “Rendanheyi” ganhou centros de pesquisa em 15 países, incluindo o Japão.

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“Um modelo de gestão feito para a era da IoT”

Durante o evento de inauguração do centro japonês, em Tóquio, Zhang declarou: “O modelo Rendanheyi é o mais adequado para a era da Internet das Coisas (IoT).”

Cerca de 100 executivos e pessoas da área de gestão lotaram o local e ouviram seu discurso apaixonado sobre o futuro das organizações por 45 minutos.

A ideia é que todos os funcionários são vistos como empreendedores e focados em agregar valor ao cliente da maneira mais rápida possível. O modelo de “Pessoal Integrado” subverte a sabedoria convencional, com “distância zero dos usuários, zero aprovações e, portanto, zero estoque”.

Zhang propôs essa filosofia pela primeira vez em setembro de 2005, 20 anos atrás. Para entender o contexto do surgimento desse modelo, precisamos analisar um pouco mais a fundo a história da Haier.

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Da beira da falência à liderança global

Em 1984, Zhang tornou-se gerente da fábrica principal de refrigeradores de Qingdao, antecessora da Haier. Ele introduziu tecnologia de fabricação da Alemanha e métodos de controle e gestão de produção do Japão, e liderou a fábrica local, que estava à beira da falência, rumo à recuperação e rápida expansão.

No início dos anos 2000, a Haier já havia se tornado uma das empresas líderes da China, mas, naquela época, sofria da chamada “doença das grandes empresas”. À medida que a organização se expandia, enfrentava o problema de se distanciar cada vez mais de seus clientes.

À medida que uma organização cresce, o número de cargos também aumenta. Zhang sempre sentiu que muitos funcionários não conseguiam demonstrar as capacidades compatíveis com os cargos que ocupavam.

Ele mesmo começou sua carreira como operário de fábrica, mas galgou posições até se tornar gerente aos 35 anos. A partir dessa experiência, acreditava que “todo funcionário tem algum tipo de talento, e esse talento pode definitivamente ser desenvolvido”.

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“Há algo mais importante para os funcionários do que dinheiro. É ter seus talentos reconhecidos e valorizados. Não é o chefe que revela os talentos dos funcionários; são os clientes.”
Zhang Ruimin

Assim nasceu o conceito Rendanheyi. Quando esses elementos se alinham, os valores do funcionário, do cliente e da empresa se maximizam.

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