Negócios
Aprenda a dizer “não”: como estabelecer limites no trabalho sem comprometer sua carreira


Definir limites no trabalho é essencial para o bem-estar a longo prazo e o sucesso na carreira
Você assume qualquer trabalho extra que seu chefe te passa, mesmo quando está no limite? Quando a carga de trabalho excede sua capacidade, pode causar ansiedade, estresse e te levar a um burnout.
O esgotamento devido ao estresse no trabalho atingiu o seu ponto mais alto, reportado por 42% da força de trabalho, de acordo com o último relatório Future Forum Pulse, que ouviu mais de 10 mil trabalhadores no mundo todo. E as mulheres são um grupo especialmente suscetível ao burnout.
- Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Mulheres e burnout
As mulheres se esgotam mais rapidamente do que os homens porque são mais responsáveis pelas tarefas domésticas e de prestação de cuidados (além de terem empregos em tempo integral).
Segundo um estudo da consultoria Pew Research Center, mesmo as mulheres que sustentam suas famílias se envolvem em mais trabalhos não remunerados, como tarefas domésticas e cuidados com os filhos.
O esgotamento é resultado do fardo mais pesado em casa com a falta de limites no trabalho.
Mas você não precisa aceitar todos os pedidos de trabalho, até aqueles que vão além do seu escopo, para manter seu emprego. Seguindo estas dicas, você logo transformará o “sim” em um “não” confiante, sem colocar sua carreira em risco.
Leia também:
- As 10 soft skills mais procuradas pelas empresas
- Você se acha perfeccionista? Saiba que isso pode prejudicar sua carreira
5 passos para aprender a dizer “não”
Mude sua mentalidade
O primeiro passo para criar limites é mudar sua mentalidade. Definir limites não é egoísmo, é uma necessidade. Recupere sua autonomia estabelecendo limites saudáveis. Eles são fundamentais porque criam segurança, protegem o seu bem-estar, promovem relacionamentos saudáveis e aumentam a sua autoestima. Sem eles, você pode se sentir exausto e ressentido. Viver sem limites é viver sem o respeito que você merece. Depois de reconhecer seu direito de expressar diretamente suas necessidades, você estará pronto para dar o próximo passo.
Defina prioridades
Antes de estabelecer limites no trabalho, defina seus valores e prioridades. Pergunte a si mesmo se eles mudaram com o tempo. Talvez você esteja cuidando de um familiar ou pensando em ter um filho. Ou priorizando seu próprio bem-estar. Você tem lutado contra a insônia e dores de cabeça devido ao estresse do trabalho? Se a falta de limites estiver causando problemas de saúde, passou da hora de fazer mudanças.
Determine seus limites
Depois de definir seus valores e prioridades, é hora de estabelecer limites. Para começar, rotule seus limites como rígidos ou flexíveis. Limites rígidos são aqueles dos quais você não abre mão, os outros são negociáveis. Por exemplo, se precisar passar as noites com seus filhos, você pode preferir não checar seus emails depois das 18h. Se surgir um assunto de trabalho urgente, isso pode ser considerado um limite flexível. Ou suponha que sua mãe precise que você a leve ao médico todas as segundas e quartas-feiras. Isso significa que você precisará de flexibilidade para ajustar sua programação ou trabalhar em casa nesses dias. Como você considera essa responsabilidade inegociável, pode ser um limite difícil para você.
Comunique e seja consistente
Os limites no trabalho devem ser comunicados de forma clara, confiante e frequente. Não apenas explique quais são seus limites, mas também por que você precisa deles. Seja honesto para que seu chefe e colegas entendam sua perspectiva. Além disso, defina seus termos. Por exemplo, se você não deseja ser contatado durante as férias, a menos que seja urgente, descreva o que constitui uma emergência. Também é importante ter em mente que seus limites serão inevitavelmente violados em algum momento. Quando isso acontecer, resolva o problema imediatamente. Diga à pessoa qual é o problema e como você deseja proceder. Embora inicialmente possa parecer desconfortável, é melhor reforçar seus limites neste momento em vez de esperar.
Aprenda a dizer não – sem necessariamente dizer não
Se você se sentir desconfortável em dizer não, tudo bem. Comece praticando seu músculo do “não” em situações menos intensas ou não profissionais, como avisar seu amigo que você não poderá comparecer ao aniversário dele. Você pode até criar cenários e praticar em casa. Aqui estão alguns exemplos de maneiras apropriadas de dizer não em um ambiente de trabalho (sem usar a palavra “não”):
- “Eu adoraria participar da conferência com vocês, mas essa semana é o aniversário da minha filha e não posso perder.”
- “Infelizmente, estou lotado nesses dias. Você poderia me enviar alguns horários alternativos para agendar uma reunião?
- “Obrigado por pensar em mim, mas meu chefe me pediu para priorizar dois outros projetos antes de iniciar qualquer coisa nova.”
Definir limites no trabalho é essencial para o bem-estar a longo prazo e o sucesso na carreira. Quando você ignora suas prioridades e seus valores, você abre mão do seu poder. Mas quando você os reforça, você ensina aos outros como tratá-lo.
*Caroline Castrillon é colaboradora da Forbes USA. Ela é mentora de liderança corporativa e ajuda mulheres a lidar com mudanças em suas carreiras.
O post Aprenda a dizer “não”: como estabelecer limites no trabalho sem comprometer sua carreira apareceu primeiro em Forbes Brasil.
Negócios
CEO da Roche Quer Criar um Novo Modelo de Liderança

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Primeira mulher e primeira latino-americana a presidir a Roche no Brasil em quase 100 anos de operação, Lorice Scalise assumiu em 2023 com uma missão dupla: liderar a sexta maior afiliada da farmacêutica suíça no mundo e criar um novo modelo de liderança. “Se algo desse errado, estaria falhando por todas as mulheres que poderiam ocupar essa posição depois.”
Farmacêutica formada pela Unesp, essa paulista de Borborema, que é um dos destaques da lista Forbes Melhores CEOs do Brasil 2025, construiu toda a carreira na Roche. São mais de 25 anos na empresa: os primeiros 14 deles no Brasil, de representante de vendas a general manager interina na diagnóstica; três na sede, entre a Suíça e o Japão, em uma cadeira global; e outros seis na Argentina, onde liderou a operação antes de voltar ao Brasil, dois anos atrás.
Sob sua gestão, em 2024, a Roche Farma faturou R$ 4,6 bilhões no país, alta de 10%, e destinou mais de R$ 600 milhões a pesquisas clínicas. “É um mercado muito atraente para a pesquisa pela diversidade genética.” O foco segue em oncologia, oftalmologia e doenças neurodegenerativas e raras, mas a empresa também avança em doenças respiratórias e cardiometabólicas, incluindo terapias contra obesidade.
“Você conhece uma sociedade pelo tanto que ela investe em saúde.”
Aos 53 anos, Lorice olha para a companhia e seus 450 funcionários com as mesmas lentes pelas quais enxerga o mundo. “Comecei a desenvolver minha liderança no movimento estudantil, ainda na faculdade”, lembra. “Hoje, exerço o feminismo de uma forma diferente.” Esse olhar se traduz em uma abordagem integral para a saúde da mulher, que envolve também equidade salarial, justiça na licença-maternidade e a revisão dos papéis atribuídos aos homens, dentro e fora da companhia. “Não estaria aqui se não fossem as mulheres que lutaram antes de mim. Temos a obrigação de continuar.”
Mãe de três, um casal de gêmeos de 26 anos e o caçula de 21, nunca questionou a importância da carreira, mas também não passou ilesa de culpas e dilemas ao longo do caminho. “O mais importante na educação dos meus filhos é que eu viva de verdade. Tenho um lugar social importante e que é parte da formação deles.”
Mesmo sem o crachá, Lorice leva a sério a definição de saúde da OMS, que abrange bem-estar físico, mental e social. Faz duas sessões diárias de pilates, antes e depois do trabalho, e gosta de terminar a semana no bar da Hilda, com uma cerveja sem álcool e na companhia de um livro – o do momento é “A Vida Não É Útil”, de Ailton Krenak. Também está aprendendo piano. “Estou ensaiando uma peça para tocar para a equipe no final do ano: Jesus, Alegria dos Homens, de Bach.”
Na capa de seu perfil no LinkedIn, destaca uma frase do abolicionista Wendell Phillips: “O preço da liberdade é a eterna vigilância.” “Já tentei trocar, mas toda vez que leio é como um wake-up call: ainda há muito a ser feito.”
Reportagem original publicada na edição 134 da Forbes, lançada em setembro de 2025.
O post CEO da Roche Quer Criar um Novo Modelo de Liderança apareceu primeiro em Forbes Brasil.
Powered by WPeMatico
Negócios
Futuro do Trabalho: 4 Tendências Prometem Moldar o Mercado em 2026

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
As menções a “desalinhamento” em avaliações de funcionários sobre a alta liderança aumentaram 149% de 2024 para 2025, enquanto “desconexão” subiu 24% e “desconfiança”, 26%. Os dados são do recém-lançado Worklife Trends Report 2026, do site de recrutamento Glassdoor, que analisou mais de 7 milhões de avaliações, salários e entrevistas de profissionais americanos na própria plataforma.
Segundo o relatório, rodadas de demissão contínuas, mas não em massa, estão entre as novas tendências. Cortes envolvendo menos de 50 profissionais passaram de 38% de todos os desligamentos em 2015 para 51% em 2025. Juntos, esses movimentos indicam uma reconfiguração na forma como os colaboradores enxergam a liderança e a confiança nas organizações.
Após anos de transformação, com uma pandemia e um período de readaptação pós-isolamento, 2026 desponta como um ano de redefinição, marcado por novas expectativas, orçamentos mais enxutos e dinâmicas de poder em evolução entre empresas e funcionários. Profissionais que entenderem o que está por trás dessas mudanças estarão mais preparados para navegar o que vem pela frente.
4 tendências do mundo do trabalho para 2026
1. Descompasso entre funcionários e líderes
A confiança na liderança chegou ao limite. As avaliações da alta gestão no Glassdoor caíram muito abaixo dos picos da pandemia. “Os profissionais estão sentindo o efeito chicote da montanha-russa emocional dos últimos seis anos”, explica Daniel Zhao, economista-chefe do Glassdoor. “No auge da pandemia, líderes eram transparentes e vulneráveis. Agora, muitos voltaram ao discurso corporativo, e os funcionários não sentem mais que seus líderes estão ao seu lado.”
Com menos poder de barganha, os profissionais observam atentamente como as lideranças lidam com demissões, exigências de retorno ao escritório e adoção da inteligência artificial, muitas vezes às custas da confiança e do moral da equipe. Essa tendência destaca uma necessidade crescente de transparência da liderança em 2026.
2. “Demissões contínuas” viraram o novo normal
Pequenos cortes, porém constantes, tornaram-se a nova regra. Uma das tendências mais marcantes é a mudança de grandes rodadas de demissões para reduções menores e contínuas, um padrão que o Glassdoor chama de “forever layoff”.
Esses ajustes graduais podem não gerar manchetes, mas geram um clima persistente de incerteza e ansiedade entre os profissionais. As menções a demissões e insegurança no emprego no fim de 2025 já estavam mais altas do que no início de 2020.
Embora muitas empresas vejam esses cortes como uma forma discreta de administrar a folha de pagamento, o custo mental é significativo. As “demissões contínuas” alimentam o burnout, o desengajamento e a desconfiança, e seus efeitos devem se prolongar em 2026.
3. Retorno ao presencial em “câmera lenta” continua
Está cada vez mais difícil crescer na carreira trabalhando de casa. As avaliações de oportunidades profissionais no Glassdoor caíram de 4,1 em 2020 para 3,5 em 2025 entre profissionais remotos e híbridos.
Apesar de muitas empresas terem retomado o trabalho presencial no último ano, a quantidade de dias trabalhados remotamente praticamente não mudou. Ainda assim, há uma força mais sutil em jogo: o medo de ficar “fora da vista e fora da mente”. O Glassdoor encontrou diferenças claras entre funcionários que mencionaram trabalho remoto ou híbrido em suas avaliações:
- As notas de oportunidade de carreira tiveram a queda mais acentuada;
- As avaliações de equilíbrio entre vida pessoal e profissional continuam mais altas, mas a diferença está diminuindo;
- As avaliações gerais caíram em comparação às de quem não mencionou trabalho remoto ou híbrido.
À medida que empregadores priorizam funcionários que estão sempre no escritório para promoções, muitos profissionais poderão ter que escolher entre flexibilidade e visibilidade em 2026. Essa tendência evidencia os trade-offs que continuam a moldar o trabalho híbrido.
4. Efeitos da IA permanecem limitados (por enquanto)
A ansiedade em torno da IA é grande, mas a disrupção real ainda é limitada. A análise do Glassdoor mostra que a satisfação dos funcionários em funções com alta exposição à IA caiu apenas levemente desde 2022. Algumas profissões, como tradutores e engenheiros de software, registraram quedas maiores, mas representam uma pequena parcela da força de trabalho.
E embora a maioria das organizações esteja experimentando a IA, poucas descobriram como integrá-la de forma eficaz. A expectativa é de que 2026 traga uma transformação gradual, mas não dramática, consolidando a IA como uma das tendências de trabalho mais observadas do ano.
Como enfrentar os desafios do futuro do trabalho
As tendências que devem moldar o mercado em 2026 apontam para mudanças contínuas e uma distância crescente entre funcionários e lideranças. A insegurança persistente no emprego e os trade-offs entre flexibilidade e ascensão de carreira têm levado profissionais a repensar o que significa ter sucesso. “Líderes precisam prestar atenção ao aumento dessa distância entre eles e os colaboradores”, diz Zhao. “Essa desconexão pode alimentar uma crise de desengajamento ainda mais grave em 2026.”
Ainda assim, há motivos para otimismo. Para os profissionais, a chave será manter a adaptabilidade, desenvolvendo novas habilidades, ampliando a alfabetização em IA e gerenciando a própria carreira de forma proativa em um ambiente de mudanças aceleradas.
*Caroline Castrillon é colaboradora da Forbes USA. Ela é mentora de liderança corporativa e ajuda mulheres a lidar com mudanças em suas carreiras.
O post Futuro do Trabalho: 4 Tendências Prometem Moldar o Mercado em 2026 apareceu primeiro em Forbes Brasil.
Powered by WPeMatico
Negócios
CEO da Elanco Leva a Disciplina do Esporte Para a Liderança

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Fernanda Hoe, 45 anos, é a primeira mulher a assumir a liderança da operação brasileira da Elanco Saúde Animal, multinacional norte-americana com 70 anos de tradição, presente em mais de 90 países e uma das maiores do setor no mundo. A executiva é um dos destaques da lista Forbes Melhores CEOs do Brasil 2025.
Médica-veterinária formada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), com mestrado na University of Wisconsin (EUA) e MBA na FGV (Fundação Getulio Vargas), construiu uma carreira que combina rigor técnico, visão estratégica e gestão de pessoas – atributos que hoje sustentam sua posição no comando de uma empresa que movimenta um mercado em expansão no Brasil, tanto no segmento de animais de produção (bovinos, aves, suínos e peixes) quanto no de companhia (cachorros e gatos).
Sua trajetória profissional começou no sul de Minas, em programa de qualidade do leite, área que a levou ao mestrado no exterior e, mais tarde, de volta ao país para integrar a então Pfizer (hoje Zoetis). Lá, foram oito anos em funções técnicas e comerciais, até que a curiosidade pelo marketing a levou a assumir outras posições e, posteriormente, a ingressar na Elanco, em 2013. Seguiu por diferentes áreas, incluindo as gerenciais, consolidando-se como executiva versátil até alcançar, em 2021, a direção-geral da companhia no Brasil.
“Temos registrado uma evolução consistente, mesmo diante de um cenário altamente dinâmico.”
Fernanda Hoe, CEO da Elanco Brasil
Fernanda atribui muito de sua força de liderança ao esporte. Nadadora de travessias em mar aberto – como a exigente Fuga das Ilhas, circuito de quase dois quilômetros na Barra do Sahy, no litoral de São Paulo –, vê nos treinos a metáfora de sua carreira: foco, persistência e gestão precisa do tempo. “O esporte traz para mim a importância de se dedicar com constância para atingir um objetivo”, afirma.
Paulistana, filha de um engenheiro e uma psicóloga, mantém laços estreitos com família e amigos e já participou de um programa de acolhimento de crianças em situação de vulnerabilidade em casa. Essa dimensão pessoal reforça sua convicção de que liderança é também sobre cuidado. Em um setor ainda marcado pela predominância masculina, sua chegada ao topo abriu caminho para outras profissionais da saúde animal seguirem carreira corporativa.
À frente de um time de 350 pessoas no Brasil, Fernanda conduz a Elanco com o desafio de equilibrar produtividade, inovação e sustentabilidade – missão que vai além do cuidado com os animais, alcançando clientes, colaboradores e sociedade. A companhia, que em 2024 registrou receita de US$ 4,4 bilhões, estima alcançar entre US$ 4,57 e US$ 4,62 bilhões em 2025. “Temos registrado uma evolução consistente, mesmo diante de um cenário altamente dinâmico.”
Reportagem original publicada na edição 134 da Forbes, lançada em setembro de 2025.
O post CEO da Elanco Leva a Disciplina do Esporte Para a Liderança apareceu primeiro em Forbes Brasil.
Powered by WPeMatico

Esporte1 semana atrásFla vence, aproveita derrota do Palmeiras e volta a igualar rival

Saúde1 semana atrásO que acontece no corpo durante o exercício físico?

Cidades1 semana atrásMacaé Empreendedora: Rodada de Negócios fortalece parcerias empresariais

Tecnologia1 semana atrásGrávida pode dirigir carro, moto e caminhão?

Tecnologia1 semana atrásOnde posicionar a cadeirinha no banco de trás do carro?

Cidades1 semana atrásBalcão de Oportunidades em SJB com 301 vagas de emprego

Negócios1 semana atrásA nova arte de vender

Negócios1 semana atrásRendanheyi: O Modelo Chinês Que Transforma Funcionários em Empreendedores





























