Negócios
Amazon quer funcionários de volta ao presencial

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
O CEO da Amazon, Andy Jassy, anunciou na segunda-feira (16) que, a partir de janeiro de 2025, os funcionários da gigante do e-commerce deverão voltar ao modelo de trabalho presencial, com cinco dias por semana no escritório. Entre os CEOs de grandes empresas de tecnologia, no entanto, Jassy é um dos únicos a impor essa medida.
Segundo o Flex Index, banco de dados sobre políticas de trabalho flexíveis, apenas 7% das grandes companhias do setor — aquelas com pelo menos 1.000 funcionários — exigem presença total no escritório, e esse número tem diminuído ao longo do último ano e meio.
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Embora a taxa do regime presencial em grandes empresas de tech tenha aumentado ligeiramente de 5% no segundo trimestre de 2024 para os atuais 7%, ela vinha caindo antes disso. No início do ano passado, 13% das empresas exigiam presença diária no escritório.
Poucas exigem que os funcionários trabalhem presencialmente todos os dias, como a Tesla e a NCR. A maioria pede de dois a três dias no escritório por semana, assim como Apple, Meta e a Amazon (até agora). “Ela é de longe a maior empresa de tecnologia a voltar ao formato presencial”, diz Rob Sadow, fundador e CEO da Scoop Technologies, empresa de software de gerenciamento de trabalho híbrido.
Entre todas as empresas dos EUA, 33% exigem trabalho presencial, de acordo com dados do Flex Work. “Vamos ver uma revisão completa dessa conversa sobre formatos de trabalho novamente”, diz Sadow. “O movimento pode levar outras empresas a reavaliar suas decisões.”
Mudanças na Amazon
O anúncio do CEO Andy Jassy veio como parte de um comunicado mais amplo com o objetivo de combater a burocracia, cortar camadas de gestão e fazer mudanças na empresa. “Queremos fortalecer ainda mais nossa cultura e equipes”, escreveu o executivo.
Para acelerar a tomada de decisões e reduzir reuniões desnecessárias, o CEO pede a cada gerente executivo sênior eleve a proporção de colaboradores individuais em relação aos gerentes em pelo menos 15% até o início do próximo ano, o que provavelmente diminuirá o número de cargos gerenciais.
Após 15 meses de trabalho presencial três dias por semana, Jassy também afirmou que a política de cinco dias no escritório pode ajudar a cultura da Amazon. “Observamos que é mais fácil para nossos colegas aprender, praticar e fortalecer nossa cultura.”
Brian Elliott, ex-vice-presidente sênior do Slack e diretor executivo da coalizão de pesquisa Future Forum, afirma que muitas pesquisas mostram que trabalhadores híbridos têm, na verdade, níveis mais altos de engajamento do que qualquer outro grupo, uma medida que alguns equiparam à cultura da empresa.
Jassy ainda ressaltou que há espaço para exceções, como doenças, visitas a clientes ou necessidade de “um ou dois dias para terminar a codificação em um ambiente mais isolado.” Mesas designadas para cada profissionais também devem retornar.
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Escolhas do editor
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Siemens Energy Anuncia Marcela Souza Como Vice-Presidente Sênior para a América Latina

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A Siemens Energy anunciou Marcela Souza como nova vice-presidente sênior para a América Latina, cargo que ela assumirá em 12 de janeiro de 2026. Atualmente diretora jurídica no Brasil e diretora de compliance para a região, Marcela é a primeira mulher a ocupar o posto mais alto de gestão da empresa na América Latina. Ela sucede André Clark, que deixa a companhia após oito anos para assumir a liderança da farmacêutica Viveo.
Com 17 anos de Siemens Energy e mais de duas décadas de carreira, Marcela já ocupou diferentes posições de liderança e acumula experiência em gestão reputacional. Formada em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, possui MBA em administração de empresas pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).
Na nova função, liderará a estratégia operacional da empresa em uma região que reúne nove fábricas e escritórios distribuídos por 13 países. Sua missão inclui elevar o desempenho de uma equipe de 7.200 funcionários. No Brasil — maior operação da Siemens Energy na América Latina, com cinco fábricas e três centros de serviços — ela será responsável por 3.100 colaboradores.
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Coca-Cola Nomeia Brasileiro como Novo CEO

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A Coca-Cola anunciou nesta quarta-feira (10) a nomeação do brasileiro Henrique Braun como seu novo presidente-executivo, substituindo James Quincey, enquanto as empresas de alimentos tentam ajustar suas estratégias para consumidores que buscam bebidas e lanches mais saudáveis e acessíveis.
O portfólio de bebidas sem açúcar da Coca-Cola, bem como suas linhas de produtos mais premium, como o leite Fairlife, tem mantido a empresa em melhor situação em um cenário de consumo instável, ao contrário de rivais como a PepsiCo.
Tanto Quincey quanto Braun ingressaram na empresa em 1996 e ocuparam cargos de liderança em todo o mundo na Coca-Cola. Braun, de 57 anos, passa a liderar a gigante de bebidas em 31 de março.
Há três décadas na Coca-Cola, Braun foi presidente da companhia para China e Coreia, Brasil e América Latina.
O brasileiro foi nomeado diretor de operações da Coca-Cola em janeiro, trazendo consigo experiência na empresa em áreas como cadeia de suprimentos, desenvolvimento de novos negócios e operações de engarrafamento. “Vou me concentrar em dar continuidade ao impulso que construímos com nosso sistema. Trabalharemos para desbloquear o crescimento futuro em parceria com nossos engarrafadores”, disse Braun em comunicado.
O preço das ações da Coca-Cola subiu quase 63% desde que Quincey, de 60 anos, assumiu o cargo de presidente-executivo em maio de 2017.
Quincey esteve à frente da empresa durante um período em que a fabricante de refrigerantes intensificou seu foco em bebidas sem açúcar e com baixas calorias, além de adicionar linhas de produtos como leite, água com gás, café e bebidas energéticas por meio de aquisições.
“Quincey estabeleceu um padrão elevado. Os investidores podem esperar que o novo presidente-executivo continue a renovar o portfólio de marcas”, disse Kimberly Forrest, diretora de investimentos da Bokeh Capital Partners.
O setor de bens de consumo passou por uma série de mudanças em cargos de alta direção este ano, à medida que as empresas se adaptam a um ambiente de consumo dividido, além de desafios operacionais e na cadeia de suprimentos devido às tarifas.
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USP Lança Minicurso Gratuito de ESG

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A Esalq (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”), da USP (Universidade de São Paulo), lançou um minicurso gratuito sobre ESG no mundo corporativo.
O programa é destinado a profissionais de sustentabilidade, compliance, governança, auditoria, comunicação corporativa, gestão de riscos, consultores, membros de comitês e candidatos ao MBA em ESG e negócios sustentáveis da instituição.
As aulas acontecem nos dias 23 e 30 de janeiro de 2026, das 19h às 22h, em formato online e ao vivo. O conteúdo aborda os fundamentos de ESG e o passo a passo para elaborar uma matriz de materialidade alinhada aos objetivos do negócio e às expectativas de stakeholders. “O curso fornece não só o conhecimento técnico-conceitual, mas também a capacidade de entender como a sustentabilidade orienta decisões estratégicas”, afirma o professor Sandro Benelli, que ministra as aulas.
Os participantes também irão analisar cases nacionais e internacionais para aplicar os conceitos em situações reais. “Nosso objetivo é mostrar que temas materiais não são apenas uma exigência regulatória, mas uma ferramenta de gestão que gera valor, fortalece reputações e amplia o impacto positivo das empresas.”
Ao final, os alunos recebem certificado oficial e acesso prioritário a conteúdos e benefícios das futuras turmas do MBA da Esalq. As vagas são limitadas e as inscrições ficam abertas no site oficial até 22 de janeiro de 2026.
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