Negócios
7 dicas para ajudar empreendedores a lidar com o burnout

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
O burnout é um tipo de esgotamento físico e mental no indivíduo causado por estresse crônico no trabalho. De causas conhecidas, as consequências podem levar a vários problemas, incluindo absenteísmo, insatisfação no trabalho e até mesmo problemas de saúde.
A maioria das pesquisas sobre esgotamento no local de trabalho se concentra em funcionários. No entanto, o burnout também é comum entre empreendedores. Um estudo descobriu que 48% dos empreendedores estão atualmente passando ou passaram por esgotamento no mês passado.
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Afinal, construir um negócio geralmente envolve trabalhar muitas horas, especialmente para pequenas empresas com recursos limitados. Empreendedores geralmente são socialmente isolados e operam em um ambiente com alta incerteza e estresse. Felizmente, há maneiras pelas quais os empresários podem identificar e eliminar o burnout empreendedor.
1. Entenda a causa raiz
Se você não sabe o que levou ao seu esgotamento, você vai ter dificuldade em consertar isso. Passe um tempo identificando os principais agentes de estresse em sua vida e que estão contribuindo para o seu esgotamento. Por exemplo, você está assumindo mais trabalho do que pode lidar?
Também é uma boa ideia avaliar seus objetivos e determinar se eles são realistas ou não. Se você está lutando para encontrar respostas por conta própria, pode ser uma boa ideia trabalhar com um coach ou terapeuta que possa fornecer uma perspectiva neutra e oferecer orientação.
2. Estabeleça limites
Definir limites em torno do seu dia de trabalho é um aspecto importante para lidar com o burnout. Programe horas de trabalho para que você saiba quando sua jornada diária começa e termina. Além disso, compartilhe sua disponibilidade com seus funcionários e clientes.
Se você trabalha em casa, tenha uma área de escritório designada, se possível, para que você possa separar mentalmente sua vida profissional da sua vida pessoal.
Também é uma boa ideia programar intervalos regulares ao longo do seu dia de trabalho. Até mesmo tirar 15 minutos para sair ou tomar uma xícara de café pode melhorar muito seu humor, especialmente se você estiver começando a se sentir frustrado ou sobrecarregado.
3. Aprenda a delegar
Se você está lutando para manter sua lista de tarefas diárias e não tem tempo para se concentrar no panorama geral, é hora de terceirizar parte do seu trabalho. É fácil assumir mais do que você pode lidar. Mas a verdade é que você não precisa estar envolvido em todos os aspectos do seu negócio.
Afinal, se o seu negócio depende de você para funcionar de forma eficaz, você começará a segurá-lo.
Ao delegar tarefas aos seus funcionários, o trabalho será feito de forma mais eficaz. Comece auditando sua carga de trabalho diária e descubra quais tarefas devem ser feitas por você e quais itens você pode terceirizar. A partir daí, você pode determinar qual funcionário seria mais adequado para aquele trabalho ou se você precisa contratar alguém novo.
4. Construa uma rede
Muitos empreendedores lutam contra o burnout porque estão socialmente isolados de seus pares. Assim, uma boa maneira de consertar isso é encontrar sua rede empreendedora. Ao mesmo tempo, construir uma rede pode abrir você para novas oportunidades de negócios.
A maneira mais fácil de começar é encontrando uma comunidade online. Por exemplo, o LinkedIn tem vários grupos focados em negócios dos quais você pode participar. Depois de encontrar um ou dois grupos dos quais você gosta, você pode começar a se envolver na comunidade respondendo perguntas e fornecendo valor.
Você também pode se juntar a uma organização profissional para conhecer outras pessoas em seu setor. Você pode ter de pagar uma taxa para se juntar, mas os benefícios provavelmente superarão em muito quaisquer custos.
5. Tire um tempo para se exercitar
Se você está lutando contra o burnout, pode sentir que não tem tempo para se exercitar. Porém, fazer atividade física tem inúmeros benefícios. Entre eles, melhorar seu humor, sua energia e o seu sono. Tornar o exercício regular também o forçará a melhorar suas habilidades de gerenciamento de tempo, o que também pode ajudar a minimizar o esgotamento.
6. Defina expectativas realistas
Muitos empreendedores têm altas expectativas de si mesmos e dos outros. No entanto, isso pode se tornar problemático se essas expectativas forem inatingíveis.
Definir metas muito altas pode, na verdade, prejudicar o crescimento e o sucesso do seu negócio. Por exemplo, as metas de vendas da sua empresa devem estar alinhadas com tendências de crescimento anteriores. É preciso ser ambicioso, claro, mas definir uma meta de crescimento irrealista pode colocar sua equipe em um caminho de alto estresse em direção à decepção.
Concentre-se em definir metas que sejam específicas, mensuráveis, atingíveis, realistas e com prazo determinado. Isso garante que elas possam ser alcançadas, beneficiando o seu negócio e, ao mesmo tempo, mantém você e seus funcionários responsáveis em atingi-las.
7. Tire um tempo de folga
O empreendedorismo é exigente, então você deve programar regularmente um tempo longe do seu negócio para descomprimir. Se você está nos estágios iniciais da construção do seu negócio, tirar um tempo de folga pode parecer contraproducente.
Mas tirar um tempo de folga pode reduzir seu estresse mental e reduzir o esgotamento. Quando você retornar ao trabalho, você pode descobrir que está mais produtivo e tomar melhores decisões.
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Por exemplo, Bill Gates é conhecido por fazer uma “Think Week” duas vezes por ano em sua cabana na floresta. Durante essa semana, ele se desconecta da tecnologia e do mundo exterior, passando a maior parte do tempo lendo e pensando. Um período de tempo sem distrações pode ajudar você a ganhar perspectiva e ter novas ideias.
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Como Esther Perel Ajuda Casais e Equipes a Manter Boas Relações

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A psicoterapeuta e especialista em relacionamentos Esther Perel, amplamente conhecida por ajudar casais a desenvolver níveis mais profundos de confiança e conexão, iniciou sua carreira trabalhando com refugiados em situações de migração voluntária e forçada.
Ao viajar pelo mundo e testemunhar a ascensão e queda de regimes políticos, sua curiosidade a levou a investigar como essas mudanças repercutiam nas cozinhas e nos quartos das famílias afetadas por decisões externas. Com o tempo, seu trabalho se voltou para a dinâmica dos casais e sua vida sexual.
Pode parecer uma mudança radical vê-la agora focada nas dinâmicas do ambiente de trabalho. Mas seu foco sempre foi o ser humano. “Meu trabalho tem sido focado em relacionamentos – do quarto ao boardroom – há décadas”, diz. “Atendo casais, mas também trabalho com frequência com empresas da Fortune 500, cofundadores e empresas de RH.”
Em um momento de mudanças constantes no ambiente corporativo, com maior ambiguidade na forma como as pessoas navegam por perspectivas diversas, além da IA eliminando partes mais táticas das funções, saber se conectar em níveis profundos e significativos se tornou mais importante do que nunca. “Algo essencial costuma faltar: conexão genuína. Estamos afogados em comunicação digital, mas muitos ambientes de trabalho vivem uma seca de diálogo significativo.”
Ela cita mensagens rápidas no Slack, e-mails transacionais e chamadas de vídeo superficiais, que viraram padrão e deixaram as pessoas isoladas, desengajadas e sem senso de pertencimento.
Esse “déficit de diálogo” não é apenas cultural – é também um problema de negócios. Pesquisas recentes da Gallup mostram que as pessoas querem propósito e significado em seu trabalho. Querem ser reconhecidas pelo que as torna únicas, e isso impulsiona o engajamento. “Relacionamentos no trabalho são vistos como soft skills, mas, na verdade, são as novas hard skills. Eles exigem confiança, pertencimento, reconhecimento e resiliência coletiva.”
Como reduzir o “déficit de diálogo”?
Incorporar diálogos significativos na forma como o trabalho é feito não significa abordar dinâmicas sensíveis ou interações forçadas. Trata-se de construir uma base de confiança profunda e autêntica. Isso exige autoconhecimento e vulnerabilidade, o que muitas culturas corporativas evitam.
Para ajudar a fazer essa ponte, Perel se uniu à plataforma de experiência do funcionário Culture Amp. Juntos, criaram o jogo de cartas “Where Should We Begin? – At Work”. Baseado em dados, o baralho foi desenvolvido para transformar a cultura organizacional a partir de quatro pilares: confiança, pertencimento, reconhecimento e resiliência coletiva. Ele oferece uma forma simples e estruturada de promover conversas significativas tanto em reuniões individuais quanto entre equipes.
O jogo incentiva discussões além do trivial de “Como estão as coisas?” ou “Posso ajudar com algo?”, e propõe perguntas mais profundas, que fortalecem vínculos e estimulam autoconhecimento. Alguns dos exemplos são “Quais regras ou normas não ditas do nosso time precisam ser discutidas?” e “Que impacto você espera causar na equipe ou na organização?”
“Uma boa pergunta faz isso. Ela rompe padrões. Aprofunda. Às vezes, desvia. Ela nos permite viajar a um novo lugar sem sair do lado um do outro.”
As perguntas certas ajudam líderes a avançar em outras frentes de uma cultura mais humana.
Segurança psicológica
“Segurança psicológica é essencial para sustentar a alta performance”, diz Perel. Quando as pessoas se sentem seguras para assumir riscos, compartilhar ideias e serem vulneráveis, a inovação floresce e os problemas são resolvidos de forma mais eficaz.
Resiliência coletiva
A pesquisa feita por Esther Perel com a Culture Amp apontou a resiliência coletiva como pilar fundamental dos relacionamentos no trabalho. “Quando algo difícil acontece, nos unimos? Nos fortalecemos como grupo? Quando algo dá errado, nos apoiamos ou culpamos uns aos outros?”
Potencial humano
Compreensão e conexão trazem o melhor das pessoas. “Quando os funcionários se sentem vistos, ouvidos e valorizados, têm mais chance de trazer sua melhor versão e suas melhores ideias.”
Dados da Culture Amp mostram que funcionários que sustentam alta performance por dois ciclos seguidos compartilham uma vantagem clara: segurança psicológica. Segundo Amy Lavoie, VP de People Science da empresa, esses profissionais têm 83% mais chance de afirmar que se sentem seguros para assumir riscos – uma taxa 9% maior do que os que tiveram alta performance apenas uma vez. Investir em conexão humana aumenta a chance de alta performance sustentável.
Como trazer conforto para conversas profundas?
Pode ser intimidador sair da superficialidade com colegas, funcionários e líderes no trabalho, mas pequenos passos já fazem uma grande diferença. Algumas sugestões práticas:
Comece com curiosidade: interesse genuíno nas experiências, valores e perspectivas alheias;
Escute ativamente: em vez de preparar sua resposta, realmente ouça. Observe o tom, o corpo, as emoções;
Compartilhe suas histórias: vulnerabilidade gera vulnerabilidade. Abrir espaço para trocas cria conexão real.
Qual é o papel da liderança?
Líderes são decisivos para promover uma cultura de comunicação aberta. Esther Perel orienta:
Demonstre vulnerabilidade: “Líderes também devem responder perguntas e compartilhar vivências que os tornem mais humanos”, diz Perel.
Crie oportunidades estruturadas: Faça reuniões com propósito de diálogo, não apenas para status de tarefas. O jogo Where Should We Begin? At Work é um bom recurso para essas sessões.
Normalize o direito de não falar: Nem todo mundo vai querer compartilhar aspectos pessoais. “Pule uma carta se não fizer sentido. Nem toda pergunta é para toda pessoa.”
Comece por perguntas seguras: para gerar confiança antes de temas mais sensíveis.
Priorize a escuta: o objetivo é criar empatia, e não resolver o problema do outro.
“As habilidades relacionais que desenvolvemos na vida não ficam do lado de fora quando chegamos ao trabalho. Carregamos tudo no nosso ‘currículo não oficial’. O que torna o ambiente corporativo um lugar fascinante para explorar relacionamentos.”
*Heather V. MacArthur é colaboradora da Forbes USA. Ela tem mais de 20 anos de carreira como coach executiva e consultora na The Executive Advisory, orientando executivas C-Level a profissionais em diferentes níveis de senioridade.
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Leroy Merlin Nomeia Ricardo Dinelli Como Diretor-Geral no Brasil

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A Leroy Merlin anunciou Ricardo Dinelli como novo diretor-geral da operação no Brasil. Ele será o primeiro brasileiro a ocupar o cargo dentro do Grupo ADEO e assume a função em 1º de janeiro de 2026, sucedendo Ignácio Sanchez, que passará a liderar a Leroy Merlin na Itália.
Com quase 13 anos de empresa, Dinelli iniciou sua trajetória como trainee e acumulou experiências em cargos como gerente comercial, diretor de loja, diretor de produto e diretor regional. Formado em administração, ele possui MBA em gestão comercial, estratégia e gestão de varejo. “Ao longo da minha jornada, tive muita gente que me apoiou, dedicou tempo para me ensinar e me formar. Poder retribuir um pouco disso será um dos meus grandes objetivos”, afirma.
Na nova posição, o executivo será responsável por fortalecer a marca no país e liderar uma operação presente em mais de 50 lojas, distribuídas em 14 estados. “Meu propósito é liderar com responsabilidade a cada decisão”, diz. “Quero ampliar nossa capilaridade e, principalmente, oferecer um portfólio cada vez mais inovador e relevante, capaz de elevar a qualidade de vida nos lares brasileiros.”
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Recorde de Ocupação: 1 em Cada 4 Idosos Trabalhava em 2024

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Cerca de 8,3 milhões de pessoas com 60 anos ou mais estavam trabalhando em 2024. Com esse contingente, o Brasil alcançou o recorde no nível de ocupação desse grupo etário, desde que o levantamento começou, em 2012.
Dos 34,1 milhões de idosos, um em cada quatro (24,4%) estava ocupado no ano passado.
A revelação faz parte do levantamento Síntese de Indicadores Sociais, divulgado nesta quarta-feira (3) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Desde 2020, cresce o nível de ocupação de idosos:
- 2020 – 19,8%
- 2021 – 19,9%
- 2022 – 21,3%
- 2023 – 23%
- 2024 – 24,4%
Reforma da previdência
A analista do IBGE Denise Guichard Freire, responsável pelo capítulo, aponta que, além do aumento da expectativa de vida, a reforma da previdência, promulgada em 2019, é uma das explicações para o ganho de ocupação. “É um dos fatores que levam as pessoas a ter que trabalhar mais tempo, a contribuir mais tempo para conseguir se aposentar”, afirma.
O estudo mostra que a taxa de desocupação – popularmente conhecida como taxa de desemprego – dessa população foi de 2,9% em 2024, a menor da série histórica do IBGE. Para efeito de comparação, o desemprego do total da população era de 6,6% no ano passado.
Ao dividir por idades, o IBGE identifica que no grupo de 60 a 69 anos, 34,2% estavam ocupados. Quase metade (48%) dos homens trabalhavam. Entre as mulheres, eram 26,2%.
Já no grupo com 70 anos ou mais, a ocupação era reduzida a 16,7%. Entre os homens, 15,7%. No grupo das mulheres, 5,8%.
Maioria dos idosos é autônoma ou empreendedora
O IBGE apurou informações de como é a atuação dos idosos no mercado de trabalho. Mais da metade deles (51,1%) trabalhava por conta própria (43,3%) ou como empregador (7,8%).
Para efeito de comparação, na população ocupada como um todo, conta própria e empregadores somam apenas 29,5% dos trabalhadores.
No conjunto da população, a forma de atuação mais comum é como empregado com carteira assinada (38,9% dos trabalhadores). Entre os idosos, apenas 17% tinham essa condição.
Rendimento
Ao analisar os dados de rendimento, o IBGE identificou que os idosos receberam R$ 3.561 mensalmente, em média, superando o valor do conjunto da população com 14 anos ou mais de idade (R$ 3.108). Isso significa que os idosos ganharam 14,6% mais.
Já em relação à formalização, as pessoas com 60 anos ou mais ficam em desvantagem em relação ao total dos trabalhadores. A taxa do país era de 59,4% dos ocupados. No grupo dos idosos, 44,3%.
O IBGE considera informais empregados sem carteira assinada, e trabalhadores por conta própria e empregadores que não contribuem para a previdência social.
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