Negócios
7 dicas para ajudar empreendedores a lidar com o burnout

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
O burnout é um tipo de esgotamento físico e mental no indivíduo causado por estresse crônico no trabalho. De causas conhecidas, as consequências podem levar a vários problemas, incluindo absenteísmo, insatisfação no trabalho e até mesmo problemas de saúde.
A maioria das pesquisas sobre esgotamento no local de trabalho se concentra em funcionários. No entanto, o burnout também é comum entre empreendedores. Um estudo descobriu que 48% dos empreendedores estão atualmente passando ou passaram por esgotamento no mês passado.
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Afinal, construir um negócio geralmente envolve trabalhar muitas horas, especialmente para pequenas empresas com recursos limitados. Empreendedores geralmente são socialmente isolados e operam em um ambiente com alta incerteza e estresse. Felizmente, há maneiras pelas quais os empresários podem identificar e eliminar o burnout empreendedor.
1. Entenda a causa raiz
Se você não sabe o que levou ao seu esgotamento, você vai ter dificuldade em consertar isso. Passe um tempo identificando os principais agentes de estresse em sua vida e que estão contribuindo para o seu esgotamento. Por exemplo, você está assumindo mais trabalho do que pode lidar?
Também é uma boa ideia avaliar seus objetivos e determinar se eles são realistas ou não. Se você está lutando para encontrar respostas por conta própria, pode ser uma boa ideia trabalhar com um coach ou terapeuta que possa fornecer uma perspectiva neutra e oferecer orientação.
2. Estabeleça limites
Definir limites em torno do seu dia de trabalho é um aspecto importante para lidar com o burnout. Programe horas de trabalho para que você saiba quando sua jornada diária começa e termina. Além disso, compartilhe sua disponibilidade com seus funcionários e clientes.
Se você trabalha em casa, tenha uma área de escritório designada, se possível, para que você possa separar mentalmente sua vida profissional da sua vida pessoal.
Também é uma boa ideia programar intervalos regulares ao longo do seu dia de trabalho. Até mesmo tirar 15 minutos para sair ou tomar uma xícara de café pode melhorar muito seu humor, especialmente se você estiver começando a se sentir frustrado ou sobrecarregado.
3. Aprenda a delegar
Se você está lutando para manter sua lista de tarefas diárias e não tem tempo para se concentrar no panorama geral, é hora de terceirizar parte do seu trabalho. É fácil assumir mais do que você pode lidar. Mas a verdade é que você não precisa estar envolvido em todos os aspectos do seu negócio.
Afinal, se o seu negócio depende de você para funcionar de forma eficaz, você começará a segurá-lo.
Ao delegar tarefas aos seus funcionários, o trabalho será feito de forma mais eficaz. Comece auditando sua carga de trabalho diária e descubra quais tarefas devem ser feitas por você e quais itens você pode terceirizar. A partir daí, você pode determinar qual funcionário seria mais adequado para aquele trabalho ou se você precisa contratar alguém novo.
4. Construa uma rede
Muitos empreendedores lutam contra o burnout porque estão socialmente isolados de seus pares. Assim, uma boa maneira de consertar isso é encontrar sua rede empreendedora. Ao mesmo tempo, construir uma rede pode abrir você para novas oportunidades de negócios.
A maneira mais fácil de começar é encontrando uma comunidade online. Por exemplo, o LinkedIn tem vários grupos focados em negócios dos quais você pode participar. Depois de encontrar um ou dois grupos dos quais você gosta, você pode começar a se envolver na comunidade respondendo perguntas e fornecendo valor.
Você também pode se juntar a uma organização profissional para conhecer outras pessoas em seu setor. Você pode ter de pagar uma taxa para se juntar, mas os benefícios provavelmente superarão em muito quaisquer custos.
5. Tire um tempo para se exercitar
Se você está lutando contra o burnout, pode sentir que não tem tempo para se exercitar. Porém, fazer atividade física tem inúmeros benefícios. Entre eles, melhorar seu humor, sua energia e o seu sono. Tornar o exercício regular também o forçará a melhorar suas habilidades de gerenciamento de tempo, o que também pode ajudar a minimizar o esgotamento.
6. Defina expectativas realistas
Muitos empreendedores têm altas expectativas de si mesmos e dos outros. No entanto, isso pode se tornar problemático se essas expectativas forem inatingíveis.
Definir metas muito altas pode, na verdade, prejudicar o crescimento e o sucesso do seu negócio. Por exemplo, as metas de vendas da sua empresa devem estar alinhadas com tendências de crescimento anteriores. É preciso ser ambicioso, claro, mas definir uma meta de crescimento irrealista pode colocar sua equipe em um caminho de alto estresse em direção à decepção.
Concentre-se em definir metas que sejam específicas, mensuráveis, atingíveis, realistas e com prazo determinado. Isso garante que elas possam ser alcançadas, beneficiando o seu negócio e, ao mesmo tempo, mantém você e seus funcionários responsáveis em atingi-las.
7. Tire um tempo de folga
O empreendedorismo é exigente, então você deve programar regularmente um tempo longe do seu negócio para descomprimir. Se você está nos estágios iniciais da construção do seu negócio, tirar um tempo de folga pode parecer contraproducente.
Mas tirar um tempo de folga pode reduzir seu estresse mental e reduzir o esgotamento. Quando você retornar ao trabalho, você pode descobrir que está mais produtivo e tomar melhores decisões.
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Por exemplo, Bill Gates é conhecido por fazer uma “Think Week” duas vezes por ano em sua cabana na floresta. Durante essa semana, ele se desconecta da tecnologia e do mundo exterior, passando a maior parte do tempo lendo e pensando. Um período de tempo sem distrações pode ajudar você a ganhar perspectiva e ter novas ideias.
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Negócios
Coca-Cola Nomeia Brasileiro como Novo CEO

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A Coca-Cola anunciou nesta quarta-feira (10) a nomeação do brasileiro Henrique Braun como seu novo presidente-executivo, substituindo James Quincey, enquanto as empresas de alimentos tentam ajustar suas estratégias para consumidores que buscam bebidas e lanches mais saudáveis e acessíveis.
O portfólio de bebidas sem açúcar da Coca-Cola, bem como suas linhas de produtos mais premium, como o leite Fairlife, tem mantido a empresa em melhor situação em um cenário de consumo instável, ao contrário de rivais como a PepsiCo.
Tanto Quincey quanto Braun ingressaram na empresa em 1996 e ocuparam cargos de liderança em todo o mundo na Coca-Cola. Braun, de 57 anos, passa a liderar a gigante de bebidas em 31 de março.
Há três décadas na Coca-Cola, Braun foi presidente da companhia para China e Coreia, Brasil e América Latina.
O brasileiro foi nomeado diretor de operações da Coca-Cola em janeiro, trazendo consigo experiência na empresa em áreas como cadeia de suprimentos, desenvolvimento de novos negócios e operações de engarrafamento. “Vou me concentrar em dar continuidade ao impulso que construímos com nosso sistema. Trabalharemos para desbloquear o crescimento futuro em parceria com nossos engarrafadores”, disse Braun em comunicado.
O preço das ações da Coca-Cola subiu quase 63% desde que Quincey, de 60 anos, assumiu o cargo de presidente-executivo em maio de 2017.
Quincey esteve à frente da empresa durante um período em que a fabricante de refrigerantes intensificou seu foco em bebidas sem açúcar e com baixas calorias, além de adicionar linhas de produtos como leite, água com gás, café e bebidas energéticas por meio de aquisições.
“Quincey estabeleceu um padrão elevado. Os investidores podem esperar que o novo presidente-executivo continue a renovar o portfólio de marcas”, disse Kimberly Forrest, diretora de investimentos da Bokeh Capital Partners.
O setor de bens de consumo passou por uma série de mudanças em cargos de alta direção este ano, à medida que as empresas se adaptam a um ambiente de consumo dividido, além de desafios operacionais e na cadeia de suprimentos devido às tarifas.
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Negócios
USP Lança Minicurso Gratuito de ESG

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A Esalq (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”), da USP (Universidade de São Paulo), lançou um minicurso gratuito sobre ESG no mundo corporativo.
O programa é destinado a profissionais de sustentabilidade, compliance, governança, auditoria, comunicação corporativa, gestão de riscos, consultores, membros de comitês e candidatos ao MBA em ESG e negócios sustentáveis da instituição.
As aulas acontecem nos dias 23 e 30 de janeiro de 2026, das 19h às 22h, em formato online e ao vivo. O conteúdo aborda os fundamentos de ESG e o passo a passo para elaborar uma matriz de materialidade alinhada aos objetivos do negócio e às expectativas de stakeholders. “O curso fornece não só o conhecimento técnico-conceitual, mas também a capacidade de entender como a sustentabilidade orienta decisões estratégicas”, afirma o professor Sandro Benelli, que ministra as aulas.
Os participantes também irão analisar cases nacionais e internacionais para aplicar os conceitos em situações reais. “Nosso objetivo é mostrar que temas materiais não são apenas uma exigência regulatória, mas uma ferramenta de gestão que gera valor, fortalece reputações e amplia o impacto positivo das empresas.”
Ao final, os alunos recebem certificado oficial e acesso prioritário a conteúdos e benefícios das futuras turmas do MBA da Esalq. As vagas são limitadas e as inscrições ficam abertas no site oficial até 22 de janeiro de 2026.
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Vibra Anuncia Mariana Santarém Como Vice-Presidente de Marketing

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A Vibra anunciou Mariana Santarém como nova vice-presidente de marketing e experiência do cliente nesta segunda-feira (8). Na empresa desde 2022, a executiva já liderou as áreas de fidelidade, meios de pagamento e produtos.
Com mais de 24 anos de carreira, 16 deles no setor de energia e combustíveis, Mariana acumula passagens por empresas como Tim Brasil, Souza Cruz, Shell e Raízen. Carioca, é formada em administração pela PUC-Rio e pós-graduada em marketing pela UFRJ.
Na nova função, ela seguirá à frente da modernização do portfólio e da evolução da experiência oferecida pela companhia. “Meu foco é fortalecer a proposta de valor dos postos Petrobras e das nossas unidades de negócio, sempre com o cliente no centro”, afirma.
A companhia também anuncia a chegada de Camila Ribeiro como diretora de marketing, marcas e relações públicas. Formada em publicidade e propaganda, a executiva já atuou em empresas como Tim Brasil, The Hershey Company, Coca-Cola, L’Oréal e P&G.
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