Negócios
10 hábitos para ser feliz no trabalho e em qualquer lugar, segundo pesquisas


Uma mistura de olhar para si mesmo e se relacionar bem com os colegas ajuda a treinar seus músculos da felicidade
Se quisermos aumentar a nossa força muscular, vamos à academia. Mas não vamos uma ou duas vezes e esperamos que os músculos apareçam. É preciso de rotina e persistência. Um novo estudo divulgado na revista científica Neuroscience News descobriu que o mesmo se aplica à construção dos nossos músculos da felicidade.
Muitos esperam que a felicidade caia no nosso colo devido a atividades voltadas para o exterior. Mas, para que o bem-estar seja realmente duradouro e sustentável, as descobertas mostram que devemos ter hábitos específicos, que vão nos ajudar dentro e fora do mundo profissional.
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10 hábitos para manter a felicidade
No Dia Internacional da Felicidade, veja 10 hábitos simples que podem te colocar no topo do quadro de líderes e aumentar a sua felicidade:
1. Não adianta buscar desesperadamente
Pesquisas mostram que o tiro sai pela culatra e isso, na verdade, pode te deixar menos feliz. O povo finlandês foi classificado como o mais feliz do mundo. “Mas eles não procuram desesperadamente a felicidade. Na verdade, eles são excelentes em prestar pouca atenção a isso”, diz o pensador finlandês Frank Martela.
2. Volte-se para si
A ciência mostra que a felicidade é um trabalho interno. Atividades voltadas para o exterior não sustentam o bem-estar. Pessoas que buscam esse estado fora de si raramente o encontram. A felicidade a longo prazo acontece quando a praticamos, assim como ir à academia para construir músculos. Hábitos voltados para dentro, como gratidão e meditação, constroem músculos de felicidade duradouros.
3. Pratique a gratidão regularmente
Uma pesquisa mostra que a gratidão pode aumentar seu nível de felicidade em 25%. Pessoas que agradecem são mais otimistas em relação ao futuro, sentem-se melhor com suas vidas e passam mais horas se exercitando do que aquelas que não praticam a gratidão.
4. Concentre-se no que você já tem
Dalai Lama disse que um caminho para a felicidade, na visão de muitos, é adquirir tudo o que você desejar: uma casa cara, um carro esportivo, um guarda-roupa moderno, um corpo tonificado. Mas ele observa que esse tipo de desejo é um poço sem fundo. Mais cedo ou mais tarde você não conseguirá ter o que deseja. Mas quando você se concentra em querer o que já tem – outro hábito para expressar gratidão – não importa tanto que você obtenha algo, você vai estar satisfeito de qualquer maneira.
Leia também:
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- Por que os sonhos impactam a produtividade no trabalho?
5. Encontre um trabalho com sentido
Quando as pessoas se envolvem em um trabalho significativo, isso está diretamente ligado aos seus níveis de felicidade. E o modelo de trabalho também importa: um estudo mostra que os trabalhadores totalmente remotos relatam um nível de felicidade cerca de 20% superior ao daqueles que trabalham no escritório 100% do tempo.
6. Agradeça a um colega de trabalho por ajudar em uma tarefa
Um estudo publicado no Journal of Experimental Psychology descobriu que equipes em que os colegas agradecem aos outros apresentavam menos estresse no trabalho – indicado por uma melhor resposta cardiovascular – em comparação com times que não expressavam gratidão. Além de menos estresse, essa simples prática trouxe maior concentração, confiança e melhor desempenho.
7. Descubra onde você está na curva “U” da felicidade
A felicidade é maior até os 18 anos, diminui na meia-idade e aumenta novamente à medida que envelhecemos. Ao analisarmos as pesquisas, fica claro que a felicidade não exige grandes mudanças.
8. Assuma o controle da sua felicidade
Pesquisas mostram que quando você se sente no controle da sua felicidade, isso faz você realmente se sentir mais feliz. Dá um senso de controle pessoal e confiança em si mesmo, em vez de depender de circunstâncias externas.
9. Exercite a autocompaixão
Quando você aprende a gostar e cuidar de si mesmo em primeiro lugar, sua felicidade aumenta e você automaticamente deseja espalhar esse sentimento para os outros.
10. Pratique a gentileza
Hábitos de gentileza constroem felicidade e bem-estar. Existe uma relação direta entre atos gentis e felicidade geral dos profissionais e satisfação no trabalho. As pessoas que praticam a bondade são mais felizes e têm melhor saúde física e mental do que aquelas que não passam tanto tempo apoiando os outros.
Por que as empresas devem promover a felicidade no trabalho
Um estudo realizado pela kindness.org encontrou uma ligação direta entre gentileza e felicidade no local de trabalho. Eles tiveram quatro descobertas principais:
- Ser gentil com seu chefe ajuda a ser feliz no trabalho;
- A gentileza no trabalho é um preditor maior de felicidade do que a renda;
- Sentir-se valorizado é um dos maiores contribuintes para a felicidade no ambiente profissional;
- Fazer um trabalho com propósito está diretamente ligado aos níveis de felicidade.
A gentileza faz bem para qualquer ambiente, incluindo as empresas. “Mas o estudo reforça o quão importante ela é também para a felicidade individual”, diz Oliver Scott Curry, diretor científico da kindness.org. “Promover a gentileza no trabalho pode ajudar as empresas a melhorar os resultados financeiros e, ao mesmo tempo, criar ambientes de trabalho mais felizes e gratificantes.”
Em um cenário em que os salários são importantes, mas não representam tudo para os profissionais, as empresas precisam estar atentas para atrair e reter talentos. “As pessoas estão prestando atenção ao que as faz felizes e priorizando isso – tanto dentro quanto fora do trabalho”, disse Jeff Haughton, vice-presidente sênior da BNH (Behavioral Health Network) e especialista em tendências de engajamento dos funcionários. Segundo ele, quase 70% dos profissionais continuam buscando novos empregos. “É o momento de as empresas se concentrarem naquilo que manterá os funcionários felizes este ano e no futuro.”
*Bryan Robinson é colaborador da Forbes US. Ele é autor de 40 livros de não-ficção traduzidos para 15 idiomas. Também é professor emérito da Universidade da Carolina do Norte, onde conduziu os primeiros estudos sobre filhos de workaholics e os efeitos do trabalho no casamento.
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BP Nomeia Meg O’Neill, da Woodside, Como CEO após Saída Repentina de Auchincloss

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A gigante britânica do petróleo e gás BP nomeou Meg O’Neill, da Woodside Energy, como sua próxima CEO, sendo a primeira contratação externa para o cargo em mais de um século e a primeira mulher a liderar uma das cinco maiores petrolíferas, num momento em que a empresa volta a apostar nos combustíveis fósseis.
O’Neill, uma veterana da Exxon, assumirá o cargo em abril, após a saída abrupta de Murray Auchincloss, a segunda mudança no comando em pouco mais de dois anos, à medida que a petrolífera britânica se esforça para melhorar sua lucratividade e o desempenho de suas ações, que durante anos ficou atrás de concorrentes como a Exxon.
A empresa embarcou em uma grande mudança de estratégia no início deste ano, cortando bilhões em iniciativas planejadas de energia renovável e voltando seu foco para os segmentos tradicionais do petróleo e gás. A BP prometeu se desfazer de US$20 bilhões em ativos até 2027 e reduzir a dívida e os custos, incluindo sua unidade de lubrificantes Castrol.
Contratação de alto perfil
O’Neill, norte-americana de 55 anos, natural de Boulder, no Colorado, dirige a Woodside desde 2021 e anteriormente passou 23 anos na Exxon Mobil.
“Trata-se claramente de uma contratação de alto nível e, provavelmente, de algumas das mudanças que os acionistas da BP estavam procurando”, disse Dan Pickering, diretor de investimentos da Pickering Energy Partners.
Sob a liderança de O’Neill, a Woodside se fundiu com o braço petrolífero do Grupo BHP para criar uma das dez maiores produtoras globais independentes de petróleo e gás, avaliada em US$ 40 bilhões (R$ 220,7 bilhões na cotação atual), e dobrou a produção de petróleo e gás da Woodside.
A aquisição levou a empresa para os EUA, onde se expandiu para o gás natural liquefeito em terra na Louisiana.
As ações da Woodside caíam até 2,9% após o anúncio de sua saída. Já as ações da BP subiam 0,27%.
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Negócios
Estée Lauder Nomeia Nova CMO no Brasil

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A Estée Lauder, companhia global de beleza, anunciou Viviane Pepe como nova diretora sênior de comércio digital e marketing no Brasil.
Antes de assumir o novo cargo na Estée Lauder, a executiva atuava como CMO da Boca Rosa Company. “Com sentimento de missão cumprida e muito a agradecer, chego ao final deste capítulo mais que especial de carreira na Boca Rosa Company”, compartilhou em uma publicação no LinkedIn.
Com mais de 20 anos de carreira em marcas globais, Viviane já liderou a área de marketing na Natura e atuou como diretora de comunicação na Avon.
Formada em publicidade pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), possui MBAs em marketing e neurociência. A executiva também atua como conselheira, mentora e jurada em premiações do setor.
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Negócios
Remuneração em 2025: O que Entrou na Pauta do RH

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Chegou dezembro (já?) e resolvi resgatar as apostas que fiz no meu artigo de janeiro quanto aos assuntos que poderiam ser destaque na pauta dos gestores de RH em 2025, considerando o que vinha sendo discutido até então nas minhas interações com organizações dos mais diferentes perfis e portes.
Dentre esses temas, citei o investimento em IA, pauta que realmente se mostrou presente em 100% das empresas que atendi este ano; ações de diversidade e inclusão, que vinham mobilizando muito as empresas em 2024, mas que perderam tração em 2025; flexibilização de benefícios, sendo esta uma alternativa financeiramente mais interessante para reforçar a oferta de valor aos funcionários; investimento em incentivos de longo prazo, especialmente as Stock Options, que já vinham sendo discutidas como ferramentas de característica mercantil junto ao STJ (Supremo Tribunal de Justiça); além do reforço à governança corporativa e aos comitês de pessoas, que trariam maior segurança e assertividade às práticas de gestão.
Mas, na prática, o que aconteceu foi que vivemos um ano de grandes inseguranças e instabilidades nas empresas. Muitas organizações estão tendo dificuldades para fechar o ano entregando resultados suficientes para gatilhar os planos de bônus. A batalha para o controle do turnover não parece estar nem perto do fim, mesmo com as ações do RH para a modernização de seus programas e políticas. O investimento em ferramentas tecnológicas não se mostrou tão simples quanto parecia, uma vez que os processos e sistemas legados não tombam facilmente para novas plataformas, que também demandam alto investimento e concorrem com outras frentes de transformação digital do negócio.
Diferentemente do que prevíamos, e enquanto essa realidade nada animadora foi tomando conta do calendário, os temas que acabaram se tornando pauta das publicações por aqui nos últimos meses foram:
EVP (Employee Value Proposition)
Só o salário não é capaz de assegurar a performance da equipe. São necessárias muitas outras iniciativas dentro da oferta de valor trabalhada pelas áreas de RH para que uma empresa seja capaz de atrair, motivar, engajar e reter talentos adequados e alinhados aos valores corporativos.
Performance corporativa vs Remuneração
O rigor na fundamentação técnica dos programas de incentivos é fundamental para que eles cumpram seu papel de passar mensagens e alinhar esforços coletivos. Mas o frenesi midiático a partir de interpretações equivocadas dos programas não tem ajudado em nada na percepção do mercado quando o assunto são os resultados das empresas de capital aberto.
Síndrome do cargo fictício
O sucesso de um profissional tem sido medido pela sua velocidade de progressão entre cargos. Mas para dar vazão às expectativas de encarreiramento do time, empresas passaram a conceder o título do cargo sem que necessariamente houvesse um reflexo nas reais atribuições do profissional, em seu nível de autonomia ou impacto no negócio. Neste movimento, o cargo passa a existir no papel, mas não na prática, e a remuneração tende a não acompanhar valores típicos de mercado.
Exposição da remuneração executiva
A XP publicou, e em seguida tirou do ar (não sem antes causar grande furor), um relatório no qual havia divulgado a remuneração de grandes executivos do mercado, a partir de dados extraídos dos Formulários de Referência da CVM. De fato, esse relatório deveria ser uma fonte confiável de dados para apoiar a tomada de decisão dos acionistas. Entretanto, mesmo para profissionais de remuneração, esses dados são bastante nebulosos. Não é raro encontrar inconsistências entre as informações utilizadas internamente para a gestão dos executivos e os números divulgados.
Pejotização dos contratos de trabalho
A legislação prevê a possibilidade de contratação de profissionais para a prestação de serviços no modelo PJ, ainda que haja habitualidade e pessoalidade, e mesmo que para atuação em áreas fim do negócio. O que define a existência de vínculo empregatício é a subordinação. Mas existem cuidados a serem tomados para evitar riscos jurídicos na migração do modelo CLT para o modelo PJ, tais como a aplicação da linha de corte de hipersuficiência, a distinção de nomenclaturas dos cargos, além de práticas distintas de gestão de pessoas.
Riscos e vieses da gestão financeira
Quando uma empresa desenha sua estratégia de remuneração, cada escolha carrega mensagens poderosas. O mercado de comparação, o nível de competitividade, o equilíbrio entre salário fixo e variável, os mecanismos de premiação – tudo isso influencia comportamentos, expectativas e, principalmente, decisões. Os programas de remuneração variável são ferramentas valiosas para alinhar interesses, engajar talentos e impulsionar resultados. Mas precisamos ir além do discurso. É urgente investir em letramento financeiro para executivos, criar espaços de diálogo sobre riscos e preparar as pessoas para lidar com as incertezas do mercado.
Mais segurança jurídica para os planos de Stock Options
O STJ reconheceu oficialmente a natureza mercantil desses programas, tornando a premiação muito mais atrativa em razão da eficiência tributária. Antes disso, parte da Fazenda Nacional e da Receita Federal defendia que os lucros “embutidos” na diferença entre o preço de mercado e o preço de exercício configurariam remuneração disfarçada, tributável como renda do trabalho — e não como ganho de capital.
O futuro da remuneração está na tecnologia
A transformação digital e as novas expectativas das gerações Y e Z vêm demandando evoluções nos processos do RH, incluindo na gestão salarial. Não se pode mais pautar as decisões sobre a carreira das pessoas no caso a caso e na base da discricionariedade. Ferramentas que garantam credibilidade, agilidade e transparência são essenciais para sustentar esse novo paradigma de gestão da remuneração.
Das questões que se mostravam urgentes no início do ano, poucas permaneceram em destaque sem serem atropeladas pelos desafios de negócio e pelos incêndios a serem apagados. E enquanto vemos proliferar eventos sem fim para discutir as “tendências” de gestão de RH e de remuneração, a realidade de cada empresa se impõe e exige de seus líderes cada vez mais soluções personalizadas e individualizadas. Nesse jogo, ganha quem tem visão de negócio, consistência técnica, flexibilidade e muita resiliência.
*Fernanda Abilel é professora na FGV e sócia-fundadora da How2Pay, consultoria focada no desenho de estratégias de remuneração.
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.
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