Geral
Segundo planeta parecido com a Terra é descoberto por cientistas, e pode conter vida

Um par de planetas rochosos ligeiramente maiores que a Terra estão orbitando a zona habitável de uma estrela anã vermelha. Um deles pode ser o segundo exoplaneta mais parecido com a Terra até então identificado. Os achados foram publicados no final de agosto na revista científica Astronomy & Astrophysics.
Os planetas são chamados LP 890-9b (que já havia sido avistado antes) e LP 890-9c, também chamado Speculoos-2c, do qual não se tinha muita informação.
De acordo com a revista americana New Scientist, apenas alguns detalhes de Speculoos-2c são conhecidos, como seu tamanho e os oito dias que leva para orbitar a estrela LP 890-9, também conhecida como Speculoos-2. Cientistas esperam que o telescópio espacial James Webb possa nos dizer mais sobre as características desse exoplaneta habitável, incluindo se tem atmosfera e do que ela é feita.
Como ele está na zona habitável de sua estrela, significa que as condições não são muito quentes ou muito frias, então pode existir água líquida na superfície.
Para encontrar planetas em outros sistemas solares, astrônomos costumam procurar algum ponto escuro na luz de uma estrela, representando o planeta que passou na frente dela. Isso é particularmente difícil quando a estrela é tão brilhante quanto o nosso Sol, porém fica mais fácil quando se trata de uma anã vermelha, mais fria e de brilho menos intenso.
O Speculoos-2c tem raio de 30% a 40% maior que o da Terra e leva apenas 8,4 dias para orbitar sua estrela, informa a New Scientist. Ao contrário do nosso planeta, ele não tem rotação, o que significa que um lado é sempre dia e o outro, uma noite eterna. Ainda assim, os autores do estudo acreditam que ele pode ser o segundo planeta mais habitável já descoberto até hoje, depois de Trappist-1e, fora do nosso Sistema Solar, e que teria água líquida em sua superfície.
Localizado a cerca de 105 anos-luz do nosso planeta, o Speculoos-2c está na borda interna da estrela anã vermelha, na zona habitável.
Em 2021, o satélite Transiting Exoplanet Survey Satellite (Tess) da Nasa, que varre o céu em busca de exoplanetas, divulgou uma lista de planetas recém-descobertos com potencial de abrigar vida. Um deles, TOI-4306.01, também chamado de LP 890-9b, chamou a atenção e vem sendo acompanhado por astrônomos de todo o mundo, com mais de 600 horas de observação, revela a revista americana.
Além de confirmar a descoberta inicial do TESS, os cientistas do estudo recém-divulgado também descobriram o segundo planeta, LP 890-9c (Speculoos-2c). Eles não conseguiram medir nenhum outro detalhe além de seu raio e órbita, mas acreditam que esteja na zona habitável, que é a região que se deve orbitar uma estrela, dependendo das propriedades dela, para que possa abrigar vida.
Foto: Pixabay Fonte: Metrópoles Por: João Paulo Martins
Geral
Rio: Ceasa informa que 28 lojas foram destruídas por incêndio

O incêndio de grandes proporções que começou na madrugada desta quarta-feira (3) em um dos pavilhões do Centro Estadual de Abastecimento do Rio (Ceasa), a maior central de abastecimento do estado, que fica em Irajá, na zona norte da capital fluminense, deixou 28 lojas destruídas, informou o Ceasa/RJ. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro afirmou que não há registro de feridos.![]()
![]()
Em nota divulgada no Instagram, a central de abastecimento disse que os pavilhões 43, 44 e parte do 42 estão interditados. Todos os outros estão funcionando. “Prejuízos ainda incalculáveis, mas enormes”, afirmou o Ceasa.
O Corpo de Bombeiros informou que cerca de 110 militares, de 15 unidades operacionais estão mobilizados na ocorrência, com apoio de 31 viaturas, além de um drone equipado com câmera térmica, utilizado para identificar pontos de calor e orientar as melhores estratégias de combate às chamas.
Segundo relatos, o incêndio teve início em uma loja de alimentos e se propagou rapidamente para estabelecimentos vizinhos que comercializam plásticos, papéis, bebidas e outros materiais altamente inflamáveis.
Fonte: Agencia Brasil Por: Ana Cristina Campos – Repórter da Agência Brasil
Geral
Cláudio Castro recebe ministro Alexandre de Moraes no Centro Integrado de Comando e Controle

O governador Cláudio Castro se reuniu, nesta segunda-feira (03.11), com o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Cidade Nova, região central da capital do Estado do Rio de Janeiro. Durante a audiência, foram apresentados dados sobre o planejamento e a execução da megaoperação realizada nos complexos da Penha e do Alemão. O relatório, que mostra total transparência no cumprimento da ADPF 635, será encaminhado ao Supremo Tribunal Federal.
Após a audiência, o governador acompanhou o ministro em uma visita técnica à Sala de Inteligência e Controle do CICC, onde está instalado o sistema de reconhecimento facial e das câmeras operacionais portáteis usadas pela Polícia Militar, com acompanhamento em tempo real dos deslocamentos em todo o território fluminense.
A estrutura centraliza informações de campo e dados de inteligência, garantindo resposta rápida e coordenação operacional.
– O Rio de Janeiro tem investido muito em planejamento, tecnologia e transparência para tornar a segurança pública mais eficiente e moderna. O CICC é a expressão desse trabalho coordenado, com tecnologia de ponta. Todo esse aparato garante um serviço de segurança de qualidade para a população – afirmou o governador Cláudio Castro.
Participaram da audiência os secretários de Segurança Pública, Victor dos Santos; de Polícia Militar, Marcelo de Menezes; e de Polícia Civil, Felipe Curi, além de representantes do Conselho Nacional do Ministério Público e do Conselho Nacional de Justiça.
– Conversamos sobre o projeto de retomada que está em fase de organização pelo Conselho Nacional do Ministério Público e demos ao ministro total possibilidade de tirar todas as dúvidas sobre a política de segurança do Rio de Janeiro e nos desafios no combate ao crime – acrescentou Cláudio Castro.
Polo de integração
O CICC é o principal polo de integração das forças de segurança do Estado. O centro atua no monitoramento em tempo real de ocorrências, grandes eventos e situações emergenciais, reunindo representantes das polícias, Bombeiros, Defesa Civil, Detran e órgãos federais e municipais.
No CICC também foram desenvolvidos software como o 190RJ, o Rede Mulher e o Rede Escola.
Além disso, no CICC funciona o serviço de emergência 190 da Polícia Militar, que recebeu recentemente com o ISO 9001, premiação internacional que reconhece a eficiência do serviço.
Fonte: Governo do Rio
Geral
Príncipe William visita Pão de Açúcar e recebe chave da cidade do Rio

O príncipe William, herdeiro do trono britânico, está em visita ao Brasil, onde irá cumprir agenda de compromissos relacionados à temática ambiental. Nesta segunda-feira (3), no Morro do Pão de Açúcar, ele recebeu a chave da cidade do prefeito do Rio, Eduardo Paes. ![]()
![]()
“Foi uma honra receber as chaves da cidade no icônico Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, antes de alguns dias empolgantes com o Earthshot Prize e o Programa United for Wildlife”, disse o príncipe, em postagem nas redes sociais.
O príncipe irá participar da cerimônia de entrega do prêmio Earthshot, considerado uma das principais premiações ambientais do mundo. A premiação foi criada pelo príncipe com a missão de identificar e acelerar soluções com potencial de restaurar o planeta até 2030.
A entrega ocorrerá na quarta-feira (5), no Museu do Amanhã, zona portuária do Rio, com a presença de líderes internacionais, inovadores, cientistas, filantropos e representantes da sociedade civil para reconhecer soluções ambientais transformadoras e escaláveis. Cada um dos cinco vencedores será contemplado com um prêmio de 1 milhão de euros.
As cinco categorias a serem premiadas são: Proteger e Restaurar a Natureza, Limpar o Ar, Reviver os Oceanos, Construir um Mundo Livre de Resíduos e Combater a Crise Climática.
O prefeito Eduardo Paes disse, que durante a visita ao Pão de Açúcar, mostrou os pontos mais conhecidos da cidade.
“Lembrou da visita do pai dele aqui. Lembrou da visita da mãe dele aqui. Enfim, eles têm muito carinho pelo Brasil e especialmente pelo Rio”, afirmou.
Agencia Brasil

Tecnologia1 semana atrásComo poemas conseguem contornar sistemas de segurança em IA

Tecnologia1 semana atrásWicked: Parte 2 tem cenas pós-créditos?

Negócios1 semana atrásEinstein e Stanford Abrem Inscrições para Formar Líderes da Saúde

Saúde1 semana atrásQuais exames médicos você não precisa fazer todos os anos, segundo a ciência?

Saúde6 dias atrásO que é o Dezembro Vermelho e qual sua relação com a Aids?

Tecnologia6 dias atrás7 usos criativos do Google Gemini que você deveria testar

Saúde1 semana atrásQuais exames médicos você realmente deve fazer todos os anos, segundo a ciência?

Tecnologia5 dias atrásRaio verde: o raro fenômeno óptico que aparece no nascer ou no pôr do sol









































