Geral
Arraial d’Ajuda é a cidade mais acolhedora do mundo, diz pesquisa

À procura de um destino amigável, onde você se sentirá bem-vindo? Uma pesquisa da plataforma Booking tem as respostas – e o Brasil está em destaque. A empresa acaba de lançar a 12º edição do Traveller Review Awards anual, que revela os 20 lugares mais acolhedores do planeta.
A lista deste ano apresenta locais espalhados pelos cinco continentes, dividida em duas categorias: as cidades e as regiões mais acolhedoras do mundo.
Para classificá-las, a plataforma de viagens recorreu a mais de 309 milhões de avaliações de usuários. As classificações são baseadas na quantidade de acomodações premiadas em cada destino nos quesitos excelência em pessoal e hospitalidade. Mas os vencedores não são apenas ótimos lugares para ficar: cada um oferece experiências locais autênticas e uma recepção calorosa.
“Seja uma dica sobre joias locais escondidas para explorar no balcão da locadora de veículos ou uma nota de boas-vindas personalizada do proprietário de um apartamento com recomendações dos melhores lugares no bairro para comer alguma coisa, nossos parceiros tornam as viagens mais memoráveis e agradáveis para nossos clientes todos os dias”, disse Arjan Dijk, vice-presidente sênior e diretor de marketing da Booking.com, em um comunicado.
As cidades mais acolhedoras do mundo
No topo da lista das cidades mais acolhedoras do planeta está Arraial d’Ajuda, na Bahia, um retiro tranquilo na praia com um litoral deslumbrante. “Conhecida pela sua atmosfera serena e praias incríveis, é um destino perfeito para dois terços (67%) dos viajantes que querem descansar e recarregar energias quando viajam em 2024”, afirmou o relatório do Booking. A cidade também se destaca como experiência cultural, com locais para visitar como a histórica igreja Nossa Senhora d’Ajuda e a animada Rua Mucugê.
Veja o top 10:
1- Arraial d’Ajuda, Brasil: essa tranquila cidade litorânea tem uma atmosfera serena e belas praias.
2- Ermoupoli, Grécia: a pitoresca cidade, capital da ilha de Siros, é conhecida por sua arquitetura veneziana e neoclássica.
3- Viana do Castelo, Portugal: essa encantadora cidade costeira no norte do país possui um rico patrimônio marítimo e muitos locais religiosos.
4-Daylesford, Austrália: localizada no sopé da Great Dividing Range, é famosa por suas fontes minerais naturais e seu cenário artístico descolado.
5- Grindelwald, Suíça: nos Alpes Suíços, é um local popular para amantes da natureza e aventureiros.
6- Moab, Utah: a única cidade dos EUA na lista é conhecida por suas impressionantes paisagens de rochas vermelhas e pela proximidade a parques nacionais.
7- Uzès, França: a encantadora cidade medieval na Provença, com ruas de paralelepípedos e arquitetura histórica, é a porta de entrada para a região de Gard.
8- Mazatlán, México: cidade vibrante na costa do Pacífico do México tem uma bela arquitetura colonial e muitos frutos do mar frescos (especialmente camarão).
9- Jaisalmer, Índia: frequentemente chamada de “Cidade Dourada” devido à sua arquitetura distinta de arenito.
10- Fujikawaguchiko, Japão: perto do Monte Fuji, esta cidade é famosa por suas vistas deslumbrantes e é uma porta de entrada para a pitoresca região dos Cinco Lagos de Fuji.
As regiões mais acolhedoras do mundo
Os Traveller Review Awards também destacam as regiões mais acolhedoras do mundo, cuja britânica Perthshire ocupa o primeiro lugar este ano. A região é conhecida pelas suas paisagens deslumbrantes, incluindo o sereno Rio Tay e seus castelos históricos, oferecendo uma mistura perfeita de beleza natural e história. Perthshire oferece uma ampla gama de experiências, desde passeios culturais até aventuras ao ar livre, tornando-a um destino ideal para vários tipos de viajantes.
Confira o top 10:
1- Perthshire, Reino Unido: conhecida como “País das Grandes Árvores”, a região é notável por suas paisagens florestais, castelos e o rio Tay.
2- Penghu, Taiwan: um arquipélago de 90 ilhas e ilhotas no Estreito de Taiwan, Penghu tem praias, templos antigos e arquitetura tradicional taiwanesa.
3- Boyacá, Colômbia: essa região combina história colonial, beleza natural e cidades pitorescas como Villa de Leyva.
4- Trentino, Itália: situada nos Alpes italianos, é conhecida pelas suas deslumbrantes paisagens montanhosas, oportunidades de esportes ao ar livre e uma mistura única das culturas italiana e austríaca.
5- Los Lagos, Chile: no sul do país, essa área é famosa por seus lagos, vulcões, florestas e pela pitoresca Ilha de Chiloé.
6- Erongo, Namíbia: Com a sua mistura de paisagens desérticas, cidades costeiras e vida selvagem única, Erongo é ideal para aventureiros que desejam explorar a natureza selvagem africana.
7- Otago, Nova Zelândia: na Ilha Sul do país, é conhecida por suas praias selvagens e montanhas no interior. É também o lar da cidade de Dunedin, que tem herança escocesa e uma vida estudantil vibrante.
8- Lapônia, Finlândia: Na região mais ao norte da Finlândia, é um destino mágico marcado pelas incríveis Luzes do Norte.
9- Astúrias, Espanha: no noroeste do país, as Astúrias são conhecidas pela sua costa acidentada, arquitetura medieval e pelas montanhas Picos de Europa.
10- Frísia, Holanda: Esta província no norte da Holanda é caracterizada pelos seus lagos para velejar, ciclovias incríveis e aldeias pitorescas.
Por: Forbes
Geral
Reunião entre prefeita, secretários e vereadores alinha ações para beneficiar a população

Na manhã desta terça-feira (11), aconteceu uma reunião importante entre a prefeita de São Francisco de Itabapoana, Yara Cinthia, secretários municipais e vereadores, com o objetivo de alinhar ações que possam beneficiar a população e resolver demandas comuns entre o Legislativo e o Executivo. O encontro teve como foco discutir projetos que atendam às necessidades da comunidade e buscar soluções conjuntas para o desenvolvimento da cidade. Durante a reunião, a prefeita destacou a importância da união entre os poderes para garantir um trabalho mais eficaz.
A prefeita afirmou que é fundamental que o Executivo e o Legislativo trabalhem em harmonia para atender às demandas da população. “A colaboração entre os diferentes setores da administração é essencial para que possamos realizar um trabalho ainda mais eficaz, solucionando problemas e melhorando a qualidade de vida dos nossos cidadãos”, destacou. Ela ressaltou que todos devem estar comprometidos com o bem-estar da população e a melhoria contínua dos serviços públicos.
Além das discussões sobre ações para o desenvolvimento do município, a reunião também teve como foco a integração entre os vereadores e secretários, promovendo uma comunicação mais estreita e eficiente. A prefeita ainda enfatizou que essas reuniões são essenciais para garantir que as demandas da população sejam ouvidas e atendidas de maneira rápida e eficaz, sempre com foco no crescimento sustentável de São Francisco de Itabapoana.
Via Ascom- PMSFI
Geral
Governo do Estado lança pulseira digital para ajudar a localizar desaparecidos durante o Carnaval

Tendo a tecnologia como aliada às ações de segurança pública para o Carnaval, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Polícia Militar, lançou a pulseira digital para localizar desaparecidos, em especial crianças e adolescentes, em áreas de grande aglomeração. O novo serviço utiliza o software de reconhecimento facial junto às mais de 150 câmeras de monitoramento urbano espalhadas pela cidade do Rio, tanto na orla quanto nos desfiles de blocos.
- Com a pulseira digital, damos mais tranquilidade para as famílias durante o Carnaval, garantindo que crianças e adolescentes sejam rapidamente localizados, caso se percam. Esse é mais um exemplo do nosso compromisso em modernizar e fortalecer a segurança pública no Rio de Janeiro – afirmou o governador Cláudio Castro.
Para utilizar a nova função, basta baixar o 190RJ, aplicativo criado para conectar diretamente o cidadão com o Serviço de Emergência 190, e clicar no botão “pessoas desaparecidas” e preencher os dados solicitados. O ideal é que os responsáveis das crianças e adolescentes façam o cadastro prévio. Se uma criança cadastrada se perder durante o desfile de um bloco, ela poderá ser localizada de forma mais rápida pelo sistema de reconhecimento facial, que já possui a imagem antecipadamente.
Quando o sistema de reconhecimento facial faz o alerta sobre a localização do desaparecido, o policial militar mais próximo é acionado pela equipe no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e inicia às buscas com a ajuda das câmeras de reconhecimento facial próxima à localidade do desaparecimento, além de buscas ativas das equipes no local.
- Ao disponibilizar mais esse serviço, nossa corporação demonstra a sua preocupação em servir e proteger a sociedade, contando com o empenho dos policiais e empregando todos os recursos tecnológicos que estão ao nosso alcance. A nova funcionalidade passará a fazer parte da rotina do trabalho da Polícia Militar para localizar pessoas perdidas nas praias, shows, estádios esportivos e demais eventos – anunciou o secretário de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira.
Governo RJ
Geral
Saiba quem tem direito ao Pé-de-Meia e como acessar o programa

Os estudantes participantes do programa Pé-de-Meia que concluíram um dos três anos do ensino médio em 2024 receberão a parcela do incentivo-conclusão no valor de R$ 1 mil, a partir desta terça-feira (25).
Aqueles que concluíram o terceiro ano do ensino médio regular com aprovação no ano passado e ainda participaram dos dois dias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 também receberão mais R$ 200. Os depósitos seguem até quinta-feira (27), de acordo com a série dos estudantes.
Os novos estudantes do primeiro ano em 2025, ou seja, que entraram no ensino médio neste ano, não estão inclusos no pagamento de fevereiro.
O programa foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) há um ano para incentivar a permanência na escola, a conclusão escolar desta etapa de ensino, além da participação no Enem.
O estudante pode consultar o aplicativo Jornada do Estudante para saber se está entre os que terão o dinheiro depositado na conta bancária nos dias 25, 26 ou 27 deste mês. O aplicativo pode ser baixado em smartphones e tablets e o login é feito com o próprio Cadastro de Pessoa Física (CPF) do estudante na conta no portal único de serviços digitais do governo federal, o Gov.br. A conta pode ser de nível de segurança bronze.
Quem tem direito
O Pé-de-Meia é voltado a estudantes do ensino médio da rede pública de baixa renda. O MEC esclarece que não há necessidade de inscrição dos estudantes no programa de incentivo educacional. Todo estudante que se encaixa nos critérios do programa é incluído automaticamente.
Os requisitos do programa são:
- ser estudante matriculado no ensino médio regular das redes públicas e ter entre 14 a 24 anos;
- ser estudante da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das redes públicas e ter entre 19 e 24 anos;
- ser parte de família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico) desde janeiro de 2024 e que tenha renda, por pessoa, de até meio salário mínimo;
- ter inscrição regular no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) para entrar na conta Gov.br;
- ter o mínimo de 80% de frequência escolar no mês.
Os sistemas de ensino estaduais, distrital e municipais e as instituições federais que ofertam o ensino médio transmitem ao governo federal as informações de matrícula escolar. O governo federal confere se o estudante pode ou não receber o incentivo, ao cruzar os dados com o CadÚnico.
Conta de depósito
Caso o estudante seja parte do público do programa, a Caixa Econômica Federal abre automaticamente uma conta digital em seu nome, que pode ser acessada pelo aplicativo Caixa Tem.
O estudante beneficiário do Pé-de-Meia menor de 18 anos precisa que o responsável legal desbloqueie a conta para que possa ser movimentada. O consentimento deve ser feito no aplicativo Caixa Tem, com o preenchimento do item “Jornada do consentimento”.
Estudantes beneficiários
O estudante do 2º ano do ensino médio, Danilo Belchior de Castro, de 17 anos, de Brasília, disse à Agência Brasil que não sabia que tinha direito à bolsa do Pé-de-Meia, mesmo cumprindo, desde 2024, todas as condições que o programa federal exige. A escola onde ele está matriculado, o Centro de Ensino Médio Setor Oeste, envia online mensalmente a frequência escolar do estudante à Secretaria de Educação do Distrito Federal. A diretoria da escola o comunicou sobre o recebimento do benefício em fevereiro deste ano.
O aluno da escola Setor Oeste, Danilo Belchior, fala sobre o Programa Pé de Meia. Foto Antônio Cruz/Agência Brasil
O jovem – que já tinha trabalhado aos 14 anos em um bar no período noturno, e estava em busca de um novo serviço, acredita que o Pé-de-Meia poderá ajudar na vida estudantil. “Meu objetivo principal era arrumar um emprego para ajudar minha família. Então, minha preocupação passa a ser de me concentrar totalmente nos estudos, porque não tenho mais que ficar procurando um emprego. Isso vai me ajudar muito a fazer o PAS [Programa de Avaliação Seriada] e o Enem [Exame Nacional do Ensino Médio]. Fico feliz.”
Outra aluna da mesma unidade que não sabia que estava contemplada pela chamada poupança do ensino médio é Hosana D’Paula, de 17 anos, matriculada no terceiro ano dessa etapa de ensino. A frequência escolar dela em 2024 comprovou o direito de receber o Pé-de-Meia. A jovem vai procurar no aplicativo Jornada do Estudante a quantia que já tem disponível em seu nome. No entanto, ela não planeja o saque imediato. “Vou juntar esse dinheiro para um cursinho para o PAS 3, que no terceiro ano tem peso maior na nota para entrar na universidade.”
A aluna da escola Setor Oeste, Hosana D´Paula, fala sobre o Programa Pé de Meia. Foto Antônio Cruz/Agência Brasil
O presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Hugo Silva, disse à Agência Brasil que é essencial, neste momento, investir e ampliar a comunicação entre os estudantes, suas famílias e responsáveis para que o direito seja acessado o quanto antes. “Nesse processo, os grêmios estudantis também atuam contra a desinformação e fomentam a divulgação dos canais e meios necessários para conferir a elegibilidade aos recursos do programa”, acrescentou.
A Agência Brasil procurou a Caixa Econômica Federal para saber quantas das contas abertas automaticamente em nome dos estudantes do Pé-de-Meia estão sem movimentação. A Caixa informou que não dispõe do número. O Ministério da Educação tem no seu site respostas para as dúvidas mais frequentes dos estudantes sobre as regras do Pé-de-Meia.
Saiba mais
Para consultar o calendário de pagamentos de 2024, informações sobre conta e valores recebidos, o estudante pode usar os seguintes canais: o app Jornada do Estudante; e o Fale Conosco do MEC, telefone 0800-616161.
Pela Caixa Econômica Federal, há o app Caixa Tem; o app Benefícios Sociais Caixa; e o portal Cidadão da Caixa.
O calendário do Pé-de-Meia para o ano de 2025 será divulgado a partir de março, informa o MEC.
- Desenvolvimento7 dias atrás
Porto Central vai interditar trecho que liga praias das Neves e Marobá no ES nesta segunda(10)
- Negócios6 dias atrás
Brasileira É a Nova Head Global de Comunicações da Siemens
- Geral5 dias atrás
Reunião entre prefeita, secretários e vereadores alinha ações para beneficiar a população
- Saúde1 semana atrás
Por que algumas pessoas têm a “língua presa”?
- Saúde1 semana atrás
Mpox: SP registra primeira ocorrência de nova cepa no Brasil
- Negócios4 dias atrás
Presença no Escritório Passa a Ser Critério para Bônus
- Saúde4 dias atrás
Vereador Leandro Babão propõe implantação da Telemedicina em São Francisco de Itabapoana
- Tecnologia1 semana atrás
Morte de Gene Hackman: ator morreu por complicações cardíacas; esposa faleceu uma semana antes