Ligue-se a nós

Esporte

Pesquisa aponta Flamengo, Corinthians e Palmeiras com as maiores torcidas do país

Redação Informe 360

Publicado

no

Um em cada quatro brasileiros que gostam de futebol é flamenguista, aponta a Pesquisa CNN Esportes/Itatiaia/Quaest. Os principais dados serão divulgados durante esta semana que antecede o início das Séries A e B do Brasileirão.

O Corinthians aparece na segunda posição, enquanto o rival Palmeiras se consolida como a terceira maior torcida do país, seguido pela do São Paulo. Empatados, os rivais mineiros Atlético e Cruzeiro dividem o quinto lugar. 

O Maior Raio-X do Torcedor” foi construído com 6.507 entrevistas presenciais ouvindo pessoas com 16 anos ou mais que se declararam amantes do esporte em 325 cidades brasileiras no período entre 29 de março e 2 de abril de 2023.

Diante da abrangência, a margem de erro é de 1,4 ponto percentual para mais ou para menos. O nível de confiabilidade é de 95%.

Anúncio

“Esta é a maior e mais abrangente pesquisa de futebol que já foi feita no Brasil. Sem dúvida, um marco, pois não se restringiu apenas a tamanho de torcida, mas entrou em áreas como rivalidade, costumes dos torcedores, relação com times do exterior e até mesmo consumo, ao tratar das questões de sócios e compra de camisas”, afirma Felipe Nunes, diretor da Quaest Consultoria e Pesquisa, que foi responsável pelo trabalho.

Maiores torcidas do Brasil, segundo a Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest
Maiores torcidas do Brasil, segundo a Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest / Arte da CNN Brasil

Era vitoriosa influencia

Maior torcida do Brasil, a nação rubro-negra conta com a preferência de 24% dos brasileiros com mais de 16 anos que se declaram amantes do futebol.

A liderança é relativamente tranquila, pois a Fiel aparece na segunda colocação com 18%, o dobro do que tem o rival Palmeiras, que neste apontamento supera o São Paulo numa batalha histórica entre os dois clubes pela terceira colocação no ranking.

O Tricolor Paulista tem a quarta torcida brasileira, com 8% dos apaixonados por futebol, o que coloca a diferença para os palmeirenses dentro da margem de erro. Em seguida, outra grande rivalidade nacional, entre Atlético Mineiro e Cruzeiro, que aparecem empatados com 5%.

A dupla mineira está empatada tecnicamente com os vascaínos, que aparecem na sétima posição com 4%. A maior torcida fora do Sudeste, que responde por 42% da população do País, é a do Grêmio, que soma 3% dos torcedores brasileiros, mesma marca do Santos, com eles dividindo a oitava colocação.

Anúncio

O Top 10 das maiores torcidas do Brasil, segundo a Pesquisa CNN Esportes/Itatiaia/Quaest, é fechado por três clubes de fora do Sudeste: Bahia (2%), Internacional (2%) e Sport (2%).

Top 12 maiores torcidas do Brasil

  • Flamengo – 24%
  • Corinthians – 18%
  • Palmeiras – 9%
  • São Paulo – 8%
  • Atlético Mineiro e Cruzeiro – 5%
  • Vasco – 4%
  • Grêmio e Santos – 3%
  • Bahia, Internacional e Sport – 2Post ID

Flamengo tem quatro vezes mais torcedores que os rivais do Rio de Janeiro juntos

Líderes com folga da preferência do torcedor brasileiro segundo a Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest, Flamengo e Corinthians têm supremacias significativas em seus respectivos estados, mostra “O Maior Raio-X do Torcedor”.

A situação mais impressionante envolve o Flamengo, no Rio de Janeiro. Primeiro colocado com 24% dos torcedores brasileiros acima de 16 anos, o rubro-negro carioca tem quatro vezes mais torcida que a somatória de Vasco (4%), Botafogo (1%) e Fluminense (1%), pois os três juntos somam 6 pontos percentuais.

Anúncio

Esporte

Flamengo perde para PSG e vê sonho do bi mundial ser adiado

Redação Informe 360

Publicado

no

O Flamengo foi derrotado pelo PSG (França) por 2 a 1 na cobrança de pênaltis, após um empate de 1 a 1 com a bola rolando, na tarde desta quarta-feira (17) no estádio Ahmad bin Ali, na cidade de Al Rayan (Catar), e viu o sonho do bicampeonato mundial adiado. Já a equipe francesa conquistou o título da Copa Intercontinental de Clubes da Fifa.

O time francês abriu o placar com o atacante georgiano Kvaratskhelia aos 37 minutos do primeiro tempo. A equipe carioca chegou a igualar aos 16 da etapa final, graças a gol em cobrança de pênalti do volante Jorginho. E nas penalidades máximas o goleiro russo Safonov brilhou, defendendo os chutes de Saul, Pedro, Léo Pereira e Luiz Araújo, para garantir o triunfo de 2 a 1 da equipe francesa.

Desta forma a equipe comandada pelo técnico Filipe Luís viu adiado o sonho de conquistar outro título de uma competição de clubes de âmbito mundial, como aconteceu em 1981 (quando venceu o Liverpool, da Inglaterra, pelo placar de 3 a 0 em Tóquio, no Japão, para ficar com a Copa Intercontinental).

Apesar do revés na decisão da Copa Intercontinental, o Flamengo teve uma temporada histórica, na qual conquistou quatro troféus: o Campeonato Carioca, a Supercopa do Brasil, a Copa Libertadores e o Campeonato Brasileiro.

Anúncio

Agencia Brasil

Continuar Lendo

Esporte

Vasco se classifica e enfrentará o Corinthians na final da Copa do Brasil

Redação Informe 360

Publicado

no

Os finalistas da Copa do Brasil de 2025 foram conhecidos neste domingo (14). O título e a premiação de R$ 77 milhões destinada ao campeão serão disputados por Corinthians e Vasco, que levaram a melhor sobre Cruzeiro e Fluminense, respectivamente, com o brilho de seus goleiros em disputas de pênaltis.

As partidas de ida e volta da final serão na quarta-feira (17) e no domingo que vem (21). O primeiro duelo está marcado para a Neo Química Arena, em São Paulo, às 21h30 (horário de Brasília), enquanto o jogo que encerra a temporada do futebol masculino brasileiro em 2025 será no Maracanã, às 18h30.

Agencia Brasil

Anúncio
Continuar Lendo

Esporte

Flamengo vence Pyramids e vai encarar PSG na final do Mundial

Redação Informe 360

Publicado

no

O Flamengo usou a cabeça no Estádio Ahmad bin Ali, venceu o Pyramids por 2 a 0 a partir de seus zagueiros e garantiu vaga na final da Copa Intercontinental, edição anual do Mundial de Clubes. O PSG, que inicia a competição já na decisão, será o adversário dos cariocas.

Léo Pereira e Danilo foram os responsáveis pela vitória rubro-negra sobre os egípcios no Qatar. Os dois aproveitaram faltas cobradas por Arrascaeta e, pelo alto, superaram o experiente goleiro El Shenawy.

A vitória flamenguista foi vista in loco por 8,3 mil pessoas. O número é ligeiramente superior ao constatado na quarta-feira, quando 7,1 mil torcedores acompanharam a equipe de Filipe Luís diante do Cruz Azul das arquibancadas.

Continuar Lendo

Em Alta