Ligue-se a nós

Esporte

Bolas da Copa carregando na tomada viralizam, mas há uma explicação

Redação Informe 360

Publicado

no

Nos últimos dias, uma imagem curiosa ganhou as redes sociais: trata-se de uma foto que mostra algumas bolas da Copa do Mundo conectadas na tomada. Por mais que pareça sem sentido, na verdade a recarga é relacionada a sensores internos instalados na redonda.

O sistema faz parte do aparato de tecnologia preparado para o mundial no Catar, voltado para o auxílio da equipe de arbitragem. Esta recarga acontece por indução, de acordo com informações divulgadas anteriormente pela Adidas, responsável pela produção das bolas.

A solução já foi útil em algumas situações de jogo, como na partida entre Portugal e Uruguai pela segunda rodada da fase de grupos. No primeiro gol do jogo, não foi possível afirmar com clareza se Cristiano Ronaldo tocou a bola com a cabeça, ou se ela passou direto.

Neste momento, os sensores presentes na bola serviram para analisar a sua movimentação, e determinaram que não houve mudança de trajetória no momento do suposto cabeceio. Desta forma, o gol foi creditado para Bruno Fernandes, autor do cruzamento.

Anúncio

Bola que carrega na tomada envia dados ao VAR

Anteriormente, a Adidas já tinha dado detalhes sobre a nova tecnologia que exige o carregamento das bolas na tomada. O sensor IMU é capaz de enviar dados à equipe de arbitragem de vídeo (VAR, na sigla em inglês) a uma frequência de 500 vezes por segundo, o que agiliza alguns processos de decisão.

Este componente é instalado na parte central da bola, e apoiado por uma série de braços que se estendem até a superfície de contato com os pés. Mesmo assim, a Adidas garantiu que o sistema não afeta as movimentações da redonda, e nem a performance dos jogadores.

Outras implementações da tecnologia na Copa do Mundo ainda incluem o impedimento semiautomático, que utiliza a inteligência artificial para definir se o atacante está à frente de zagueiros, e gera uma animação gráfica para as transmissões de televisão.

As novidades apresentadas pela Adidas na Copa não serão disponibilizadas nas bolas vendidas ao público geral, com foco exclusivo para as competições internacionais de futebol. Portanto, o ato de carregar a bola na tomada não deve ser necessário nas partidas casuais pelo mundo. 

Fonte: Adidas

Anúncio
Continuar Lendo
Anúncio
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Brasil vence Equador para respirar nas Eliminatórias

Redação Informe 360

Publicado

no

A seleção brasileira derrotou o Equador por 1 a 0, no final da noite da última sexta-feira (6) no estádio Couto Pereira, em Curitiba, pela 7ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. O triunfo, na partida transmitida pela Rádio Nacional, foi garantido graças a gol de Rodrygo.

Aos 29 minutos da etapa inicial, o atacante do Real Madrid (Espanha) driblou vários adversários e finalizou de longe para definir o jogo. “Estamos em um momento de reconstrução da equipe. No dia de hoje, era importante que vencêssemos, não importava a forma que aconteceu. Em momento algum passamos por dificuldades na partida e não fomos atacados. Eles tiveram posse de bola, mas não criaram. Acho que tudo é questão de tempo”, declarou o técnico Dorival Júnior em entrevista coletiva.

Com o resultado o Brasil voltou a triunfar no torneio após um hiato de quase um ano. A última vitória verde e amarela nas Eliminatórias tinha sido no dia 12 de setembro de 2023, por 1 a 0 diante da seleção peruana em Lima. Somando mais três pontos, a seleção pulou para a quarta posição da classificação com 10 pontos. A ponta da tabela é ocupada pela Argentina, com 18 pontos.

O próximo compromisso do Brasil nas Eliminatórias para a Copa do Mundo será na próxima terça-feira (10), quando mede forças com o Paraguai no Estádio Defensores Del Chaco, em Assunção.

Edição: Fábio Lisboa

Anúncio
Continuar Lendo

Esporte

Carol Santiago é ouro nos 100m costas e faz história para o Brasil

Redação Informe 360

Publicado

no

A primeira medalha de Carol Santiago em Paris foi cheia de história. Neste sábado (31), a nadadora pernambucana conquistou o ouro na prova dos 100 metros costas classe S12, para atletas com baixa visão e chegou a quatro ouros em Jogos Paralímpicos na carreira.

O resultado a coloca ao lado de Ádria Santos, velocista que marcou época pelo Brasil e, até então, estava isolada como a mulher brasileira com mais primeiros lugares em Paralimpíadas. Ádria – que segue como a atleta feminina com mais medalhas do país – somou 13 pódios pelo Brasil e Carol agora tem seis.

“Estou muito feliz, a prova foi incrível, a gente testou algumas coisas de manhã (na eliminatória) e tudo o que o meu técnico pediu para eu fazer eu vim aqui e fiz. E deu certo. Foi a melhor natação da minha vida. Estou muito satisfeita”, disse a atleta, em êxtase, em entrevista ao CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) na saída da piscina.

Na final dos 100 costas, prova da qual é atual campeã mundial, Carol largou na frente e não foi incomodada em nenhum momento do percurso. Ela fechou com 1min08s23, melhor marca pessoal e recorde das Américas. Em segundo lugar, ficou a ucraniana Anna Stetsenko (1min09s43), enquanto a espanhola Maria Delgado Nadal conquistou o bronze (1min11s33).

Com o resultado, a pernambucana de 39 anos, que tardou em entrar para o movimento paralímpico e estreou em Jogos Paralímpicos apenas em Tóquio, tem seis pódios em oito provas disputadas na história dos Jogos. São quatro ouros, uma prata e um bronze, conquistado justamente nos 100 metros costas, há três anos.

Anúncio

Em Paris, Carol Santiago ainda corre atrás de mais quatro medalhas. O próximo compromisso é na segunda-feira (2), nos 50 metros livre classe S13, junto com atletas com deficiência visual menos severa. Depois, ela ainda nada os 200 metros medley, também na S13, além 100 livre e dos 100 peito, ambos na S12.

Agencia Brasil – Edição: Maria Claudia

Continuar Lendo

Esporte

Fla sai na frente do Bahia por vaga na semi na Copa do Brasil

Redação Informe 360

Publicado

no

O Flamengo saiu na frente do Bahia na luta por uma vaga nas semifinais da Copa do Brasil. Isto porque, em partida disputada na Arena Fonte Nova, em Salvador, o Rubro-Negro bateu o Tricolor por 1 a 0 na noite desta quarta-feira (28).

O único gol da partida foi marcado pelo atacante Bruno Henrique, aos 4 minutos do segundo tempo, após cobrança de escanteio do uruguaio De La Cruz. Com a vitória na ida, fora de casa, o time da Gávea se classifica até mesmo com um empate no confronto de volta, que será disputado no estádio do Maracanã no dia 12 de setembro.

Outra equipe a vencer fora de casa na ida das quartas da Copa do Brasil foi o Atlético-MG. O Galo derrotou o São Paulo por 1 a 0, no Morumbi, graças a um gol do zagueiro Battaglia nos acréscimos da etapa final.

Anúncio
Continuar Lendo

Em Alta