Ligue-se a nós

Eleições 2024

Eleitorado do Rio de Janeiro será 4,6% maior nas eleições deste ano

Redação Informe 360

Publicado

no

Segundo o TRE-RJ, 11 cidades do estado poderão ter segundo turno

O estado do Rio de Janeiro teve um crescimento no número de pessoas aptas a votar e na próxima eleição municipal serão 13.033.929 eleitores. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), o total equivale a um aumento de 4,64%no eleitorado fluminense, se comparado ao último pleito municipal, em 2020.  

Nas eleições deste ano, os eleitores vão votar para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nos 5.568 municípios do país. 

Conforme o TRE-RJ, a partir desse crescimento do eleitorado, 11 cidades do estado poderão ter segundo turno, uma a mais do que ocorreu na última eleição municipal. O município de Magé, na Baixada Fluminense, entrou na lista ao chegar a 201.611 pessoas aptas a votar no próximo dia 6 de outubro e no segundo turno marcado para 27 de outubro. 

Para ter segundo turno, a cidade deve ter mais de 200 mil eleitores. Além da estreante Magé, no estado do Rio, o segundo turno será realizado na capital Rio de Janeiro, em Duque de Caxias, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Belford Roxo, São Gonçalo, Niterói, Campos do Goytacazes, Petrópolis e Volta Redonda. 

Anúncio

As mulheres são a maior parte do eleitorado do estado do Rio. O Cadastro Eleitoral indicou que são 7.001.670 eleitoras, que correspondem a 54% do total. Os homens são 6.022.774. Eleitoras e eleitores com nome social somam 5.228. 

Na faixa etária de 16 e 17 anos no estado do Rio o número de eleitores avançou de 35.321, em 2020, para 58.783, em 2024, o que equivale a um aumento de 66,4%. O mesmo movimento ocorreu na faixa com idade acima de 70 anos: o número passou de 1.524.361, em 2020, para 1.752.759, em 2024, um aumento de 14,9%. O voto é facultativo para os jovens com menos de 18 anos e os idosos que já completaram 70 anos. 

No total do eleitorado do estado do Rio de Janeiro, 99.500 pessoas declararam ter algum tipo de deficiência. Em 2020, o número de pessoas com deficiência era 76.180.

No país, o total de eleitores atingiu 155.912.680. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o maior colégio eleitoral do Brasil é o estado de São Paulo, com 34.403.609 (22.06%) eleitores, seguido por Minas Gerais, com 16.469.155 (10,56%) e Rio de Janeiro (8,35%). 

Anúncio

Agencia Brasil – Edição: Sabrina Craide

Eleições 2024

Pedrinho Cherene recebe apoio do presidente da Alerj Rodrigo Bacellar

Redação Informe 360

Publicado

no

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, deputado estadual Rodrigo Bacellar (União Brasil), declarou – oficialmente – apoio ao candidato Pedrinho Cherene (UNIÃO BRASIL). O vídeo foi postado no início da noite deste sábado (7), em suas redes sociais.

No vídeo, Bacellar falou do saudoso Pedro Cherene ao qual teve a oportunidade de conhecer e do legado que pai e filho deixaram por São Francisco. Leia parte da declaração, abaixo.

“Estou passando aqui com muito carinho para pedir o seu voto para meu amigo Pedrinho Cherene 44 e, também, para o nosso vice, Aroldo Leandro, meu grande amigo também, do Partido Liberal, essa dobradinha estado a fora entre União Brasil e PL, que eu tenho certeza que vai dar muito certo em vários lugares do RJ inteiro, mas em especial, em São Francisco do Itabapoana na competência e com tudo aquilo que a família Cherene já fez por São Francisco. Tenho certeza que São Francisco vai voltar a crescer. Viva São Francisco de Itabapoana! Viva Pedrinho Cherene!” pontuou Bacellar.

Assista o vídeo com a declaração de apoio, na íntegra, AQUI

Em sua rede social Instagram, Pedrinho Cherene disse:

“Hoje o meu agradecimento é para o amigo, deputado estadual Rodrigo Bacellar. Presidente da Alerj e presidente estadual do nosso partido, o UNIÃO BRASIL.

O deputado tem sido fundamental em nossa campanha. Acreditou em nosso projeto e está junto nessa caminhada vitoriosa.

Essa boa relação com o deputado e com nosso governador Claudio Castro será fundamental para que possamos retomar o crescimento de nossa cidade. Tempos pautas importantes que estaremos discutindo a partir de janeiro com o governo do estado. E vamos em frente com muito trabalho!” concluiu, Cherene.

Anúncio

Apoio da deputada estadual Carla Machado

No dia 2 de setembro, Pedrinho já tinha recebido o apoio da deputada estadual Carla Machado, que prometeu caminhar com o candidato pela cidade sanfranciscana.

” Dizer Pedrinho que nós estamos juntos! Vou estar juntinho com você!” disse a deputada.

Continuar Lendo

Eleições 2024

TRE-RJ pede participação dos partidos no combate à violência política

Redação Informe 360

Publicado

no

Nesta segunda-feira (2), o presidente do TRE-RJ, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, reuniu-se com representantes dos partidos políticos no auditório do Palácio da Democracia, nova sede da Justiça Eleitoral fluminense. O presidente pediu apoio aos partidos políticos para evitar que se repitam episódios recentes de conflitos físicos entre concorrentes ao pleito.

“Peço que conversem com suas bases, candidatos e cabos eleitorais para pedir que as campanhas sejam feitas com respeito e sem conflitos físicos”, rogou o presidente. “A política é a arte da conversa, brigas como as que ocorreram recentemente não fazem bem para o partido e para os candidatos. Eles devem brigar com palavras apenas, isso é o que se espera do político”, complementou.

O desembargador informou também que manterá diálogo com os órgãos de segurança,  para evitar conflitos e brigas políticas nas ruas.

Alteração de locais de votação

O presidente Henrique Figueira também pediu apoio na divulgação das alterações dos locais de votação. “O TRE-RJ irá fazer uma campanha para divulgar essas alterações, mas é importante contarmos com a participação dos partidos e dos candidatos”, afirmou o desembargador.

Anúncio

Cerca de 450 locais de votação foram alterados no estado, o que impacta 1 milhão de eleitoras e eleitores fluminenses. 

“Algumas dessas alterações foram motivadas por questões de segurança, por serem localizadas em áreas conflagradas, mas são diversas as razões que podem provocar a mudança, como o fechamento de um colégio”, afirmou o presidente. Há a preocupação de os novos locais não ficarem a uma distância maior de 1,5 km do antigo endereço.

“Essa proximidade é importante, porque temos uma abstenção alta e não queremos fazer com que a localidade seja um fator para desestimular o eleitor a exercer o seu direito de voto”, concluiu o magistrado. 

A reunião também teve a participação do coordenador do Núcleo da Fiscalização da Propaganda Eleitoral (NPFE), juiz Bruno Monteiro Rulière, que tirou algumas dúvidas sobre as campanhas eleitorais.

Fonte: TRE-RJ

Anúncio
Continuar Lendo

Eleições 2024

Gusttavo Lima “abraça” campanha de Marçal em show: ‘Se não ganhar é rolo’

Redação Informe 360

Publicado

no

O cantor Gusttavo Lima, quebrou o silêncio sobre política e pediu votos para o candidato à prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB). O registro foi compartilhado nas redes do político.

O apoio público ocorreu durante um show em Goiânia (GO), no último sábado, 31.

Em um momento do show, o cantor deu uma pausa nas canções e disse:

“Quero mandar um abraço para o meu companheiro, nosso conterrâneo, o próximo prefeito de São Paulo, Pablo Marçal é o nome dele. Não tem conversa, faz o ‘M’.” comentou, Lima.

Que declarou na sequência, se Marçal não ganhar é “rolo”.

Anúncio

” A prefeitura é sua, se não ganhar é rolo.” concluiu o artista.

Após o show, os conterrâneos posaram para fotos com o cantor usando o boné da campanha do candidato.

Continuar Lendo

Em Alta