Ligue-se a nós

Negócios

Viola Davis: “A Definição de Coragem é Contar a História da Sua Vida”

Redação Informe 360

Publicado

no

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

 

A atriz Viola Davis esteve de passagem pelo Brasil na última terça-feira (3) para participar de um painel durante o VTEXDay, maior evento de comércio digital do mundo. “A definição de coragem é contar a história da sua vida”, afirmou a artista americana, que foi recebida por uma multidão de fãs e aplausos ao subir ao palco.

Durante o bate-papo, mediado pela presidente do evento, Rafaela Rezende, a estrela detentora do status EGOT – título dado a quem já venceu um Emmy, um Grammy, um Oscar e um Tony – refletiu sobre sua trajetória e falou sobre fracasso, felicidade e aceitação. “A coisa mais assustadora que alguém pode fazer é se aceitar completamente”, disse. “Mas tudo o que você quer na vida está do outro lado do medo.”

Anúncio

Conhecida por papéis marcantes em produções como “How to Get Away With Murder” e “Um Limite Entre Nós”, Viola Davis teve uma infância marcada por pobreza e dificuldades. “Quando você atravessa a vida desse jeito, se agarra a qualquer pessoa ou coisa que te mantenha em movimento: uma ferida, um conselho, um gesto. É isso que te mantém de pé.”

Encontrou sua paixão pela atuação ainda jovem e, com o tempo, construiu uma das carreiras mais sólidas e premiadas de Hollywood. “O que eu digo sempre para as pessoas é: se você está na beira de um penhasco e está morrendo de medo de pular, apenas mergulhe. Eventualmente, você aprende que o paraquedas abre antes de você se espatifar no chão.”

Além do trabalho como atriz, Viola Davis também se destacou como autora best-seller com sua autobiografia “Em Busca de Mim” — cuja versão narrada lhe rendeu um Grammy em 2023. Ao lado do marido, Julius Tennon, lidera a produtora JuVee Productions, responsável por longas como “A Mulher Rei” e “G20”. “Neste momento, estou respondendo ao meu chamado à aventura. Quero mergulhar na vida e fazer tudo o que eu quiser.”

A seguir, confira as principais lições de Viola Davis sobre temas que moldaram sua jornada

Felicidade

“Não entendo mais a felicidade como um objetivo. Parei até de dizer isso para minha filha, que ‘só quero que você seja feliz’. A vida é muito mais profunda do que isso.

Desejo que minha filha seja curiosa. Até mais do que desejo que tenha paixão. A paixão é algo fugaz, às vezes está ali, às vezes não. Você não pode sempre contar com ela.

Anúncio

A curiosidade é um combustível que pode te levar pela vida, que pode te fazer descobrir coisas sobre você, seu parceiro e o mundo.

A felicidade deve, sim, fazer parte do plano maior da vida. Mas a vida é uma linda luta. Os pais morrem. Você adoece. Pode passar por uma depressão, ter crises de ansiedade. E, no meio disso tudo, ainda tem alguém do lado dizendo: ‘Mas você está feliz? Eu só quero que você seja feliz.’

A gente precisa querer ser corajoso. Precisamos ser inteligentes o suficiente para perguntar: ‘Se não sinto alegria nem paz, por quê?’ É isso que constrói uma vida expansiva.”

Medo

“Houve muitos momentos na minha vida em que senti medo — fui uma criança que cresceu em meio a abusos e pobreza. Mas o momento mais assustador de todos foi quando, aos 28 anos, decidi fazer terapia.

Anúncio

A coisa mais assustadora que alguém pode fazer é se aceitar completamente. E eu queria ter coragem não só para enfrentar os dragões da minha carreira, mas também para aprender a me amar. Para isso, precisava encarar algo mais profundo, que fervilhava dentro de mim há muitos anos.

Comecei a ficar curiosa sobre o fato de simplesmente não me sentir bem comigo mesma. E embarquei nessa jornada porque não queria me tornar minha mãe — a quem eu amo mais do que tudo neste mundo. Mas também não queria ir para o túmulo sem antes saber que eu sou o amor da minha vida.”

Aceitação

“Quando você entrega seu significado — quem você é — nas mãos dos outros, deixa de pertencer a si mesma. Passei muitos anos fazendo isso, entrando em espaços — especialmente na minha indústria — tentando ser aquela garota branca, magra, de cabelo loiro, tentando até deixar minha voz mais aguda.

Mas, quando você entra em qualquer trabalho ou relacionamento, precisa ser você. Não pode ser uma fachada. Com o tempo, parei de me adaptar, porque sentia que estava me traindo — como se estivesse pedindo desculpas o tempo todo por existir.

Anúncio

Descobri que a verdadeira definição de coragem é contar a história da sua vida. Agora, aos quase 60 anos, sinto menos estresse e ansiedade do que jamais senti — por causa dessa descoberta: a de quem eu sou.”

Fracasso

“Eu desmorono com o fracasso. Fico mal e me fecho. Mas acho importante ter um dia assim — como a fênix, que morre e depois renasce.

Com todos os meus erros, precisei entender que nunca soube tudo. Ou eu venço, ou eu aprendo. Então, me permito sentir a dor e mergulhar fundo nela. Eventualmente, chega o momento em que digo: ‘Ok, o que você aprendeu?’ E, de repente, isso vai embora.

Não é assim que você ‘faz melhor’, é assim que você se torna melhor. Minha maior descoberta é uma frase que sempre repito: tudo o que você quer na vida está do outro lado do medo. Isso diminui o poder que o medo tem.”

Anúncio

Negócios

“Nunca quis ser uma mulher de negócios, e é por isso que me tornei atriz. Não havia nada em trabalhar das 9 às 17 horas, de terno, sentada atrás de uma mesa, que me interessasse. Esse era o meu conceito de ‘vida corporativa.’

Quando meu marido e eu começamos a JuVee Productions, precisei redefinir muitas coisas na minha vida. E a ideia de ser uma mulher de negócios, uma líder, foi uma dessas coisas que precisei ressignificar — porque a definição que existia no mundo simplesmente não funcionava para mim.

No trabalho, sou a pessoa que pensa demais e diz: ‘Isso não vai dar certo, vai fracassar.’ E meu marido é quem chega com a visão. Ele entende que propósito não é o que você faz, mas o que acontece com as pessoas quando você faz o que faz.

Isso transformou a JuVee Productions em tudo o que ela é hoje. Se dependesse só de mim, acho que muita coisa não teria acontecido.”

Anúncio

Comunidade

“Quando você vem de um passado difícil, muitas das pessoas responsáveis por você estar vivo e respirando hoje são anônimas, sem rosto. Pode ter sido alguém desconhecido em um ponto de ônibus. Podem ter sido conselheiros, professores, educadores. Muitas vezes, até os idiotas também — pessoas que te disseram “não”, que se colocaram no seu caminho.

Há tanta gente que te ajuda a ter revelações na vida ou, simplesmente, a seguir do ponto A ao ponto B. Tive terapeutas e, principalmente, minha mãe. Ao mesmo tempo em que a vi sendo abusada por grande parte da vida, ela também foi, de certa forma, minha maior professora.

Quando você atravessa a vida, se agarra a qualquer pessoa ou coisa que te mantenha em movimento: uma ferida, um conselho, um gesto. É isso que te mantém de pé.

E não posso esquecer da pessoa mais importante: eu mesma. Estive aqui o tempo todo.”

Anúncio

Futuro

“Eu quero tudo. Mas não sei exatamente o que está no meu futuro. Pode ser aprender a tocar piano. Pode ser fazer uma viagem incrível só eu e minha filha. O que eu sei é: estou respondendo ao meu chamado à aventura. E esse chamado é o seguinte: ‘E se você decidisse simplesmente se amar?’ Quero mergulhar na vida e fazer o que eu quiser.”

O post Viola Davis: “A Definição de Coragem é Contar a História da Sua Vida” apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Powered by WPeMatico

Continuar Lendo
Anúncio

Negócios

Ação da Yduqs Recua após Troca de CEO

Redação Informe 360

Publicado

no

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

As ações da Yduqs recuavam mais de 4% nesta sexta-feira (25), após o grupo de educação anunciar na noite da véspera mudanças no comando executivo, incluindo Rossano Marques como novo CEO a partir de 15 de agosto.

Marques, atualmente CFO da Yduqs, substituirá Eduardo Parente, que irá para o conselho de administração. Alexandre Aquino, diretor sênior de finanças da empresa, será o novo CFO.

De acordo com analistas do Itaú BBA, as mudanças não foram necessariamente antecipadas pelo mercado, conforme relatório enviado ainda na noite de quinta-feira.

“Embora tenhamos recebido muitas perguntas sobre eventual mudança quando Parente foi nomeado para cargos no conselho de administração de outras empresas listadas, sua saída do cargo de CEO da Yduqs não era necessariamente esperada no curto prazo.”

Anúncio

Vinicius Figueiredo e equipe afirmaram que, após interações com a administração da companhia na sequência do anúncio, a Yduqs enfatizou a continuidade da agenda atual, sem mudanças estratégicas significativas no curto ou longo prazo.

Por volta de 12h, os papéis da Yduqs perdiam 3,85%, a R$12,5, tendo alcançado R$12,42 no pior momento, entre os piores desempenhos do Ibovespa, que cedia 0,2%. A rival Cogna avançava 1,9%.

Em teleconferência com analistas nesta sexta-feira, a Yduqs adotou uma mensagem de continuidade, conforme relato da equipe do JPMorgan em relatório a clientes.

De acordo com Marcelo Santos e equipe, do JPMorgan, a empresa continua focada na geração de fluxo de caixa e na desalavancagem, com fusões e aquisições — exceto grandes fusões — desempenhando um papel mais oportunista

Anúncio

Eles também acrescentaram que as projeções permanecem válidas e que a gestão afirmou que o desempenho está em linha com as expectativas.

Analistas do Goldman Sachs avaliaram a mudança de cargo de CEO na empresa como um processo de transição natural após os sete anos de gestão de Parente no cargo.

“A promoção interna de Rossano Leandro garante a continuidade da estratégia da Yduqs, que tem se concentrado principalmente na otimização da geração de caixa e no crescimento disciplinado”, afirmaram em relatório a clientes.

“Também acreditamos que a permanência de Eduardo Parente no conselho de administração da empresa torna o processo de transição ainda mais tranquilo.”

Anúncio

O post Ação da Yduqs Recua após Troca de CEO apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Powered by WPeMatico

Continuar Lendo

Negócios

Disputa por “Superprofissionais” Eleva a Régua e Alonga Processos Seletivos

Redação Informe 360

Publicado

no

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

Formulários extensos, múltiplas entrevistas e falta de feedback se tornaram regra nos processos seletivos. Em um cenário de instabilidade e cautela econômica, as companhias estão cada vez mais rigorosas na contratação de novos funcionários. Nove em cada dez empresas travaram uma disputa pelos “superprofissionais” — executivos com alta qualificação técnica e comportamental, capazes de gerar resultados imediatos. “Como há um clima de incerteza econômica global, as empresas querem contratar apenas funcionários que ‘já cheguem rodando’ e tragam algum retorno financeiro”, explica a consultora Marina Brandão, gerente da Michael Page.

Os dados são de um levantamento da própria consultoria, especializada em recrutamento de média e alta gerência. O estudo, baseado em dados consolidados do primeiro semestre de 2025, analisou empresas nacionais e multinacionais de médio e grande porte.

Processos seletivos mais longos e exigentes

A crescente seletividade tem tornado os processos de contratação mais exigentes e demorados, com etapas adicionais, mais entrevistas e número maior de candidatos envolvidos. O tempo médio aumentou 15% em relação ao ano passado. “Se antes era possível concluir um processo com apenas uma entrevista, agora o candidato precisa ser entrevistado pelo RH, pelo gestor da vaga e, em alguns casos, até pela área de compliance”, afirma Stephano Dedini, diretor-executivo da Michael Page.

A demanda é por profissionais com desempenho acima da média e alta capacidade de adaptação. “As empresas estão pedindo perfis mais completos. Agora, não basta ter oito de dez habilidades. É preciso ter 11 ou 12.”

Anúncio

“As empresas querem candidatos que saibam equilibrar tradição e inovação, que sejam resilientes diante de mudanças e que combinem repertório técnico sólido com visão voltada à tecnologia e à transformação digital.”
Stephano Dedini, diretor-executivo da Michael Page

Essa busca por “contratações certeiras” tem impacto direto na fluidez e agilidade das contratações. “O excesso de etapas torna os processos truncados e demorados, o que, muitas vezes, leva à perda de candidatos para concorrentes.”

Risco de perder a Geração Z

Entre os profissionais mais jovens, o risco de desistência é ainda maior. Uma pesquisa do Infojobs com mais de mil brasileiros da Geração Z revelou que 61% já abandonaram processos seletivos por falta de feedback ou demora nas etapas. “Os processos que funcionavam há cinco ou dez anos hoje não fazem mais sentido. Essa geração quer velocidade, clareza e propósito. Se você não entrega isso, ela simplesmente sai do processo”, afirma Thomas Costa, Chief Growth Officer do Pandapé, software de RH.

Menos diversidade

A lentidão e a rigidez dos processos também impactam a diversidade nas contratações. “Quando o processo exige muitos requisitos, acaba limitando a entrada de perfis com históricos diversos, como profissionais que querem migrar de setor ou assumir uma nova função”, explica o diretor da Michael Page. “Isso engessa a criatividade e alimenta uma dança das cadeiras no mercado, onde se troca muito, mas se inova pouco.”

A régua sobe, o salário não

No entanto, as exigências não têm sido acompanhadas de salários mais atrativos. Segundo a pesquisa da Michael Page, a combinação entre pressão por resultados e contenção de gastos tem gerado um desequilíbrio entre a complexidade das funções e a remuneração oferecida. “As empresas estão mais conservadoras e buscando fazer mais com menos.”

Anúncio

Nesse contexto, outros fatores além do salário se tornam decisivos para atrair e reter talentos. “Muitas vezes, o que motiva o profissional não é só o dinheiro. Um plano de carreira estruturado, incentivos de longo prazo e perspectivas de crescimento oferecem um equilíbrio maior e ajudam na retenção de funcionários.”

Como atrair e reter talentos

A consultoria LHH, em seu guia salarial de 2025, baseado em entrevistas com mais de 30 mil profissionais em 23 países, destaca os principais fatores que influenciam a permanência e o engajamento dos colaboradores nas empresas.

  • Estabilidade no emprego;
  • Plano de carreira estruturado;
  • Cultura organizacional sólida;
  • Flexibilidade;
  • Benefícios voltados ao bem-estar (como home office e incentivos à saúde);
  • Ambiente de trabalho saudável;
  • Remuneração competitiva;
  • Infraestrutura moderna e ferramentas eficientes;
  • Liderança transparente e comunicativa.

O post Disputa por “Superprofissionais” Eleva a Régua e Alonga Processos Seletivos apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Powered by WPeMatico

Anúncio
Continuar Lendo

Negócios

Amazon Abre Vagas Para Curso de Empreendedorismo Feminino

Redação Informe 360

Publicado

no

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

A Amazon Brasil está com inscrições abertas para a 5ª edição do programa Decola Garota, realizado em parceria com a RME (Rede Mulher Empreendedora). A iniciativa tem como objetivo capacitar mulheres com negócios formalizados que desejam alavancar suas vendas no e-commerce.

Nesta edição, o número de vagas quintuplicou: serão 150 empreendedoras selecionadas para a primeira fase, contra apenas 30 no ano anterior. O programa, que acontece entre setembro e dezembro, será 100% online e gratuito, com foco em negócios que atuem com produtos físicos não perecíveis, já possuam CNPJ e estejam em busca de crescimento estruturado e escalável.

Como funciona o programa de empreendedorismo feminino?

O conteúdo inclui módulos sobre gestão do tempo, comunicação assertiva, criação de catálogos, registro de marca, relacionamento com o cliente, logística da Amazon e estratégias para eventos comerciais.

Além da capacitação, 50 empreendedoras com lojas ativas na Amazon serão selecionadas para mentorias coletivas com especialistas da empresa e da RME.

Anúncio

Ao fim do processo, 20 empreendedoras receberão investimento financeiro para impulsionar seus negócios. As três mais bem avaliadas ganharão prêmios de R$ 10 mil, R$ 6 mil e R$ 3 mil, respectivamente. Outras 17 participantes receberão R$ 500 cada.

“Queremos que cada mulher veja no e-commerce uma oportunidade real de crescimento. A cada edição, o programa tem se mostrado uma porta de entrada para que elas escalem seus negócios e ampliem suas vendas.”
Ana Fontes, fundadora da RME

As inscrições vão até 18 de agosto, e podem ser feitas no site oficial do programa. As participantes selecionadas serão informadas por e-mail até o fim do mês. O processo de escolha priorizará diversidade regional, buscando representar mulheres de todos os estados brasileiros.

O post Amazon Abre Vagas Para Curso de Empreendedorismo Feminino apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Powered by WPeMatico

Anúncio
Continuar Lendo

Em Alta