Ligue-se a nós

Educação

Prefeitura anuncia pagamento do piso nacional aos profissionais do magistério

Redação Informe 360

Publicado

no

A semana começou com boas notícias para a Educação de Campos. No início da noite desta segunda-feira (11), o prefeito Wladimir Garotinho visitou a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), onde reuniu-se com o secretário da pasta, Marcelo Feres, e anunciou o pagamento do piso nacional aos profissionais do magistério a partir do mês de abril. Ele também afirmou que o novo índice será aplicado de forma retroativa a janeiro de 2024, de forma cuidadosa e transparente, em um cronograma estabelecido pela Secretaria de Educação em parceria com a Secretaria de Administração e Recursos Humanos.

O anúncio foi feito pelas redes sociais. “Estávamos esperando o escalonamento do salário acordado com os sindicatos para logo após começar a pagar o piso. E estamos honrando nosso compromisso mais uma vez. Pagaremos já no salário de abril, junto com o retroativo de março a janeiro, em cronograma a ser disponibilizado pelas secretarias de Educação, Ciência e Tecnologia e de Administração e Recursos Humanos. Tudo é feito com zelo, compromisso e responsabilidade para que Campos seja uma cidade sustentável, melhor para se viver e uma cidade que pague seus compromissos em dia e não deixe o servidor sem receber salário, como há pouco tempo acontecia”, informou o prefeito.

Para ele, trata-se de uma valorização justa e merecida. “Sabemos que esse momento era esperado e queremos reafirmar nosso compromisso com a educação, honrando não somente a palavra, mas também o esforço e dedicação de cada um de vocês. Tudo isso é resultado de um trabalho em equipe, visando sempre o bem-estar da população e o equilíbrio das contas públicas. Juntos, estamos construindo uma Campos melhor, e os professores têm um papel fundamental nesse processo. Parabéns a todos os professores e professoras pela dedicação incansável à educação! Essa conquista é de todos nós”, completou.

O secretário Marcelo acrescentou que Campos passa a fazer parte do rol dos municípios que estão honrando integralmente os direitos profissionais do magistério. “Essa medida agora é possível ser feita com segurança e Campos vai virar a página em relação à valorização dos seus profissionais, de acordo com o que planejamos no Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE), que direciona a educação da nossa cidade. Muito obrigado, a educação e os profissionais agradecem”, disse Marcelo.

Anúncio

O piso nacional da categoria é o valor mínimo que deve ser pago aos professores do magistério público da educação básica.

Outras medidas

A Prefeitura de Campos vem promovendo a política de valorização profissional dos servidores da Seduct desde 2021. Como lembrou o secretário Marcelo, uma das principais demandas da categoria era a aplicação do Plano de Cargos e Salários, o que já vem sendo atendido pelo governo municipal. Depois de oito anos de espera, os servidores municipais também passaram a receber as “letrinhas” que se encontravam atrasadas e que indicam o tempo de serviço (progressão horizontal), gerando um aumento médio de 6% para todo o funcionalismo público municipal da ativa.

A Prefeitura colocou os salários em dia, já havia feito a equiparação salarial de cerca de 5 mil professores da rede municipal de ensino ao piso nacional em 2022 e voltou a pagar o adicional de 3% referente a 120 horas de atualização pedagógica para os professores e pedagogos da rede municipal de ensino.

Anúncio

Em relação à promoção vertical (titulação), o governo municipal vem realizando todos os trâmites para iniciar o pagamento aos servidores, e já publicou o resultado final dos requerimentos de progressão funcional no Diário Oficial do município. A Seduct também está distribuindo cerca de 3 mil chromebooks aos profissionais da educação, para o projeto Tô Ligado, com objetivo de atender à ação estratégica de inclusão e educação tecnológica digital das unidades escolares, na gestão pedagógica e administrativa da secretaria.

GESTORES – O Processo de Consulta Eleitoral para Provimento dos cargos de gestores foi outro avanço, elaborado de forma democrática e transparente. Com isso, os eleitos para função de diretor e diretor adjunto das creches e escolas ficarão na função de 2023 a 2025. Eles também foram contemplados com um aumento da gratificação, de até 47% a mais em alguns casos, a depender da classificação das unidades escolares, conforme número de alunos.

Saiba Mais

Prefeitura segue promovendo valorização dos profissionais da Educação (AQUI).

Anúncio

Fonte: Secom/PMCG – Por: Kamilla Uhl – Foto: Kamilla Uhl / Divulgação

Educação

Instituto social “Agora é Que São Elas SFI” e a conscientização sobre o Manguezal

Redação Informe 360

Publicado

no


Em meio às mudanças climáticas e aos impactos causados ao meio ambiente, o Instituto Social Agora é Que São Elas SFI em parceria com a Agência do Empreendedor, desenvolveu um trabalho de conscientização quanto a importância do Manguezal em São Francisco de Itabapoana – RJ com o apoio do Fundo Casa Socioambiental.

Desde o início do desenvolvimento do trabalho, em 2023, foram visitadas famílias que tiram seu sustento da pesca, da captura de caranguejo, da confecção de esteiras de palha dentre outras atividades.

Durante as reuniões a equipe do projeto conheceu um pouco mais do cotidiano e das dificuldades enfrentadas por pescadores e marisqueiras que trabalham arduamente e que passam seus conhecimentos de geração em geração.

De acordo com a coordenadora do projeto, a bióloga Cristina Biral, o Manguezal representa um ecossistema costeiro que faz transição entre o ambiente marinho e terrestre.

“Esse ecossistema é de extrema importância para o equilíbrio entre as espécies locais (como caranguejos) ou flutuantes (que passam apenas uma fase da vida no mangue).

É essencial também para nutrição, sustentação do solo e para o desenvolvimento econômico da região, visto que muitas famílias dependem e fomentam a
economia local por meio de algumas atividades relacionadas ao manguezal.”

Anúncio

Ainda de acordo com a coordenadora, a instituição espera conscientizar o maior número possível de mulheres (público-alvo da instituição) e levar até a administração pública municipal um relatório de análise/viabilidade para criação de uma Reserva Extrativista (RESEX).

“Criando a reserva extrativista pode-se coibir possíveis invasões ao manguezal, seja para construção irregular ou capturas de animais fora do período permitido, já que um dos principais objetivos de uma RESEX é a proteção da fauna e da flora, mas ao mesmo tempo, visa fortalecer a cultura e o desenvolvimento das populações que fazem uso de seus recursos. A existência de uma reserva extrativista é necessária para assegurar o uso sustentável dos recursos naturais e esperamos que o nosso trabalho venha a
despertar maior interesse por um assunto tão relevante para os âmbitos social,
econômico e ambiental. ” Concluiu.

Continuar Lendo

Educação

Rio Grande do Sul faz campanha por doação de livros e material escolar

Redação Informe 360

Publicado

no

O governo do Rio Grande do Sul iniciou, nesta segunda-feira (10), a campanha Mochila Cheia, para pedir a doação de livros e material escolar a crianças e jovens da rede estadual de ensino que foram afetados pelas enchentes do fim de abril e parte do mês de maio.

A meta da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) é arrecadar o suficiente para montar cerca de 100 mil kits escolares completos que possibilitem que os estudantes voltem às aulas em boas condições.

Entre os itens sugeridos para doação estão mochilas, cadernos, conjuntos de lápis de cor e canetas hidrocor, apontadores, giz de cera, caneta (azul, preta ou vermelha), estojos, lápis preto e lapiseiras, caixas de grafite, borrachas, calculadoras, réguas e squeezes (garrafas para transportar líquidos).

A direção-geral da Seduc fará a seleção e a organização dos donativos para compor cada kit, de acordo com idade e série escolar do beneficiário.

Livros de literatura

A secretaria estima que será necessário recompor o acervo mínimo em 138 bibliotecas escolares destruídas pelas enchentes nos municípios gaúchos. Para isso, são necessários 48.662 títulos de literatura brasileira e universal em bom estado. A intenção é arrecadar, aproximadamente, cinco exemplares por aluno e atingir a meta de 245.090 livros doados.

Anúncio

Por isso, a campanha estadual Mochila Cheia também aceitará livros de literatura infantojuvenil. A lista completa dos livros está disponível no site da Seduc.

O primeiro ponto de coleta da campanha Mochila Cheia está localizado em Porto Alegre, na Escola Estadual Maria Thereza da Silveira (Rua Furriel Luíz Antônio de Vargas, 135, bairro Bela Vista). O espaço funciona das 10h às 16h.

No interior, as doações serão organizadas pelas Coordenadorias Regionais de Educação, que definirá os locais onde os itens estão sendo recebidos.

Situação da educação

O Rio Grande do Sul conta com 2.338 escolas públicas estaduais, com mais de 741,8 mil estudantes matriculados em 2024.

De acordo com boletim do governo estadual que atualiza diariamente o panorama de escolas, 94,2% do total de unidades de ensino estaduais já retomaram as atividades, com 92,8%, ou 688.387 estudantes, de volta às salas de aula.

Anúncio

Porém, 1.086 escolas estaduais foram impactadas pelas fortes chuvas em 255 municípios gaúchos. Essas unidades foram danificadas, têm problemas de acesso ou estão servindo de abrigo emergencial a famílias que foram forçados a deixar as próprias casas por causa dos temporais.

Agencia Brasil – Edição: Nádia Franco

Continuar Lendo

Cidades

Educação convoca 280 mediadores e cuidadores do edital 01/2024

Redação Informe 360

Publicado

no

A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) convocou, nesta segunda-feira (1º), 280 mediadores e cuidadores para atuarem na Educação Especial Inclusiva. Trata-se do Processo Seletivo Simplificado – edital nº Nº 01/2024. Confira o resultado final, a classificação obtida e a lista dos convocados AQUI, na edição suplementar do Diário Oficial do município – Portaria 35/2024.

O secretário de Educação, Marcelo Feres, informou que os convocados deverão se apresentar à Diretoria de Gestão de Pessoas da Seduct, de 11 a 24 de abril, às 9h, conforme calendário abaixo, para realização de exame médico admissional com objetivo de cumprir etapa que antecede a assinatura de contrato de trabalho e a ocupação de vagas temporárias nas unidades da Rede Municipal de ensino.

“A lei nº 9.145, de 5 de maio de 2022, que institui a Política Municipal de Atendimento para Educação Especial Inclusiva em Campos foi sancionada pelo prefeito Wladimir Garotinho com o objetivo de assegurar o acesso, a permanência, a participação plena e a aprendizagem de bebês, crianças, adolescentes, jovens e adultos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades ou superdotação nas unidades escolares da rede municipal. Por meio dessa lei, foi possível viabilizar a realização do processo seletivo e a contratação dos profissionais”, explicou Marcelo.

Ele acrescentou que uma 7ª convocação do edital Nº 04/2023 também foi feita no dia 27 de março, em razão da desistência de dezenas de candidatos da 6ª convocação, que não se apresentaram ou encontraram-se inaptos para assumir o cargo. Neste caso, eles devem se apresentar até dia 10 de abril (confira o calendário aqui

Anúncio

“O novo chamamento visa substituir as rescisões ocorridas entre os meses de fevereiro e março e demais contratos a vencer entre os meses de maio a outubro de 2024”, acrescentou o secretário. 

FUNÇÕES — O cuidador presta atendimento aos alunos que necessitam de apoio no âmbito da alimentação, higiene, locomoção e atuação em todas as atividades escolares, visando atender suas necessidades básicas — fisiológicas, higiene e afetivas. E o mediador visa apoiar os professores das salas de ensino regular, no desenvolvimento do planejamento pedagógico e nas atividades pedagógicas dos educandos, público-alvo da Educação Especial Inclusiva.

CRONOGRAMA DE APRESENTAÇÃO:

11/04/2024 – Mediador – Região Educacional 01 – classificação 01 a 30;

Anúncio

12/04/2024 – Mediador – Região 01 – classificação 31 a 48 e Mediador da região 04;

15/04/2024 – Mediador – Região 02 – classificação 01 a 30;

16/04/2024 – Mediador – Região 02 – classificação 31 a 60;

17/04/2024 – Mediador – Região 03;

Anúncio

18/04/2024 – Mediador – Regiões 05, 06 e 07;

19/04/2024 – Mediador – Regiões 08 e 09;

24/04/2024 – Cuidador – Regiões 04, 05 e 07

Fonte: Secom/PMCG – Por: Kamilla Uhl – Foto: Wellington Rangel 

Anúncio
Continuar Lendo

Em Alta