Geral
Arraial d’Ajuda é a cidade mais acolhedora do mundo, diz pesquisa

À procura de um destino amigável, onde você se sentirá bem-vindo? Uma pesquisa da plataforma Booking tem as respostas – e o Brasil está em destaque. A empresa acaba de lançar a 12º edição do Traveller Review Awards anual, que revela os 20 lugares mais acolhedores do planeta.
A lista deste ano apresenta locais espalhados pelos cinco continentes, dividida em duas categorias: as cidades e as regiões mais acolhedoras do mundo.
Para classificá-las, a plataforma de viagens recorreu a mais de 309 milhões de avaliações de usuários. As classificações são baseadas na quantidade de acomodações premiadas em cada destino nos quesitos excelência em pessoal e hospitalidade. Mas os vencedores não são apenas ótimos lugares para ficar: cada um oferece experiências locais autênticas e uma recepção calorosa.
“Seja uma dica sobre joias locais escondidas para explorar no balcão da locadora de veículos ou uma nota de boas-vindas personalizada do proprietário de um apartamento com recomendações dos melhores lugares no bairro para comer alguma coisa, nossos parceiros tornam as viagens mais memoráveis e agradáveis para nossos clientes todos os dias”, disse Arjan Dijk, vice-presidente sênior e diretor de marketing da Booking.com, em um comunicado.
As cidades mais acolhedoras do mundo
No topo da lista das cidades mais acolhedoras do planeta está Arraial d’Ajuda, na Bahia, um retiro tranquilo na praia com um litoral deslumbrante. “Conhecida pela sua atmosfera serena e praias incríveis, é um destino perfeito para dois terços (67%) dos viajantes que querem descansar e recarregar energias quando viajam em 2024”, afirmou o relatório do Booking. A cidade também se destaca como experiência cultural, com locais para visitar como a histórica igreja Nossa Senhora d’Ajuda e a animada Rua Mucugê.
Veja o top 10:
1- Arraial d’Ajuda, Brasil: essa tranquila cidade litorânea tem uma atmosfera serena e belas praias.
2- Ermoupoli, Grécia: a pitoresca cidade, capital da ilha de Siros, é conhecida por sua arquitetura veneziana e neoclássica.
3- Viana do Castelo, Portugal: essa encantadora cidade costeira no norte do país possui um rico patrimônio marítimo e muitos locais religiosos.
4-Daylesford, Austrália: localizada no sopé da Great Dividing Range, é famosa por suas fontes minerais naturais e seu cenário artístico descolado.
5- Grindelwald, Suíça: nos Alpes Suíços, é um local popular para amantes da natureza e aventureiros.
6- Moab, Utah: a única cidade dos EUA na lista é conhecida por suas impressionantes paisagens de rochas vermelhas e pela proximidade a parques nacionais.
7- Uzès, França: a encantadora cidade medieval na Provença, com ruas de paralelepípedos e arquitetura histórica, é a porta de entrada para a região de Gard.
8- Mazatlán, México: cidade vibrante na costa do Pacífico do México tem uma bela arquitetura colonial e muitos frutos do mar frescos (especialmente camarão).
9- Jaisalmer, Índia: frequentemente chamada de “Cidade Dourada” devido à sua arquitetura distinta de arenito.
10- Fujikawaguchiko, Japão: perto do Monte Fuji, esta cidade é famosa por suas vistas deslumbrantes e é uma porta de entrada para a pitoresca região dos Cinco Lagos de Fuji.
As regiões mais acolhedoras do mundo
Os Traveller Review Awards também destacam as regiões mais acolhedoras do mundo, cuja britânica Perthshire ocupa o primeiro lugar este ano. A região é conhecida pelas suas paisagens deslumbrantes, incluindo o sereno Rio Tay e seus castelos históricos, oferecendo uma mistura perfeita de beleza natural e história. Perthshire oferece uma ampla gama de experiências, desde passeios culturais até aventuras ao ar livre, tornando-a um destino ideal para vários tipos de viajantes.
Confira o top 10:
1- Perthshire, Reino Unido: conhecida como “País das Grandes Árvores”, a região é notável por suas paisagens florestais, castelos e o rio Tay.
2- Penghu, Taiwan: um arquipélago de 90 ilhas e ilhotas no Estreito de Taiwan, Penghu tem praias, templos antigos e arquitetura tradicional taiwanesa.
3- Boyacá, Colômbia: essa região combina história colonial, beleza natural e cidades pitorescas como Villa de Leyva.
4- Trentino, Itália: situada nos Alpes italianos, é conhecida pelas suas deslumbrantes paisagens montanhosas, oportunidades de esportes ao ar livre e uma mistura única das culturas italiana e austríaca.
5- Los Lagos, Chile: no sul do país, essa área é famosa por seus lagos, vulcões, florestas e pela pitoresca Ilha de Chiloé.
6- Erongo, Namíbia: Com a sua mistura de paisagens desérticas, cidades costeiras e vida selvagem única, Erongo é ideal para aventureiros que desejam explorar a natureza selvagem africana.
7- Otago, Nova Zelândia: na Ilha Sul do país, é conhecida por suas praias selvagens e montanhas no interior. É também o lar da cidade de Dunedin, que tem herança escocesa e uma vida estudantil vibrante.
8- Lapônia, Finlândia: Na região mais ao norte da Finlândia, é um destino mágico marcado pelas incríveis Luzes do Norte.
9- Astúrias, Espanha: no noroeste do país, as Astúrias são conhecidas pela sua costa acidentada, arquitetura medieval e pelas montanhas Picos de Europa.
10- Frísia, Holanda: Esta província no norte da Holanda é caracterizada pelos seus lagos para velejar, ciclovias incríveis e aldeias pitorescas.
Por: Forbes
Geral
Príncipe William visita Pão de Açúcar e recebe chave da cidade do Rio

O príncipe William, herdeiro do trono britânico, está em visita ao Brasil, onde irá cumprir agenda de compromissos relacionados à temática ambiental. Nesta segunda-feira (3), no Morro do Pão de Açúcar, ele recebeu a chave da cidade do prefeito do Rio, Eduardo Paes. ![]()
![]()
“Foi uma honra receber as chaves da cidade no icônico Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, antes de alguns dias empolgantes com o Earthshot Prize e o Programa United for Wildlife”, disse o príncipe, em postagem nas redes sociais.
O príncipe irá participar da cerimônia de entrega do prêmio Earthshot, considerado uma das principais premiações ambientais do mundo. A premiação foi criada pelo príncipe com a missão de identificar e acelerar soluções com potencial de restaurar o planeta até 2030.
A entrega ocorrerá na quarta-feira (5), no Museu do Amanhã, zona portuária do Rio, com a presença de líderes internacionais, inovadores, cientistas, filantropos e representantes da sociedade civil para reconhecer soluções ambientais transformadoras e escaláveis. Cada um dos cinco vencedores será contemplado com um prêmio de 1 milhão de euros.
As cinco categorias a serem premiadas são: Proteger e Restaurar a Natureza, Limpar o Ar, Reviver os Oceanos, Construir um Mundo Livre de Resíduos e Combater a Crise Climática.
O prefeito Eduardo Paes disse, que durante a visita ao Pão de Açúcar, mostrou os pontos mais conhecidos da cidade.
“Lembrou da visita do pai dele aqui. Lembrou da visita da mãe dele aqui. Enfim, eles têm muito carinho pelo Brasil e especialmente pelo Rio”, afirmou.
Agencia Brasil
Geral
Castro e Moraes discutem operação e retomada de territórios no Rio

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, reuniu-se nesta segunda-feira (3), com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Cidade Nova. No encontro, o governador apresentou ao ministro dados sobre o planejamento e a execução da Operação Contenção, realizada na semana passada no complexos da Penha e do Alemão, que deixou 121 mortos. Em uma tentativa de conter a expansão territorial da facção Comando Vermelho, essa foi a incursão policial mais letal da história do estado.![]()
![]()
A ida de Moraes ao Rio teve como objetivo colher informações sobre a operação, uma vez que o ministro é o relator temporário da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 635, mais conhecida como ADPF das Favelas. A ação estabelece regras para diminuir a letalidade policial no Rio de Janeiro. Entre as regras da ADPF estão o uso proporcional da força policial, câmeras nas viaturas e a elaboração de um plano de reocupação de territórios invadidos pelas organizações criminosas. De acordo com o governo do estado, o relatório sobre o cumprimento da ADPF será encaminhado ao STF.
Moraes também visitou a Sala de Inteligência e Controle do CICC, onde está instalado o sistema de reconhecimento facial e das câmeras operacionais portáteis usadas pela Polícia Militar, com acompanhamento em tempo real dos deslocamentos em todo o território fluminense. O CICC é o principal polo de integração das forças de segurança do estado. Atua no monitoramento em tempo real de ocorrências, grandes eventos e situações emergenciais, reunindo representantes das polícias, Bombeiros, Defesa Civil, Detran e órgãos federais e municipais.
Após a reunião, Moraes não falou com a imprensa. Já o governador disse que os dois conversaram “sobre o projeto de retomada [de territórios] que está em fase de organização pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP)”. “Demos ao ministro total possibilidade de tirar todas as dúvidas sobre a política de segurança do Rio de Janeiro e nos desafios no combate ao crime”, afirmou Castro.
>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp
Operação Contenção
A Operação Contenção, realizada pelas polícias Civil e Militar do Rio de Janeiro, deixou 121 pessoas mortas, sendo quatro policiais. O governo do estado considerou a operação “um sucesso” e afirmou que as pessoas mortas reagiram com violência à operação, e aqueles que se entregaram foram presos.
No total, foram feitas 113 prisões, sendo 33 de presos de outros estados. Foram recolhidas 118 armas e 1 tonelada de droga. O objetivo era conter o avanço da facção Comando Vermelho e cumprir 180 mandados de busca e apreensão e 100 de prisão, sendo 30 expedidos pela Justiça do Pará.
A operação contou com um efetivo de 2,5 mil policiais e é a maior e mais letal realizada no estado nos últimos 15 anos. Os confrontos e as ações de retaliação de criminosos geraram pânico em toda a cidade, com intenso tiroteio, fechando as principais vias, escolas, comércios e postos de saúde. Moradores da região, familiares dos mortos e organizações denunciam operação como uma “chacina”.
Agencia Brasil
Geral
Pesquisa Quaest: 64% dos moradores do RJ aprovam megaoperação; 27% desaprovam

Uma pesquisa da Genial/Quaest divulgada na noite deste sábado (1º) apontou que 64% da população do estado do Rio de Janeiro aprova a megaoperação policial realizada na última terça-feira (28) nos complexos da Penha e do Alemão, contra a facção criminosa Comando Vermelho, que resultou em 121 mortos — sendo quatro deles policiais.
Em contrapartida, 27% da população desaprova a megaoperação. Ainda segundo o levantamento, 6% nem aprovam, nem desaprovam; e 3% não sabem ou não quiseram responder.
Ao todo, a Quaest ouviu 1,5 mil moradores do estado do Rio de Janeiro de forma presencial e domiciliar entre os dias 30 e 31 de outubro. A pesquisa tem nível de confiabilidade de 95% e margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.
A ação policial também é considerada um sucesso por 58% dos moradores do estado, enquanto 32% a consideram um fracasso.
Segmentação
Geograficamente, a pesquisa mostra que os moradores da Baixada Fluminense (que inclui parte dos municípios da região metropolitana da capital, como Duque de Caxias e Nova Iguaçu) são os que mais aprovam a ação, com 73% de apoio, seguidos pelos moradores da capital, com 68% de aprovação.
Em termos de posicionamento político, moradores do RJ que se definem como “lulistas” e de “esquerda não lulista” majoritariamente desaprovam a operação (59% e 70%, respectivamente).
Entre “bolsonaristas” e a “direita não bolsonarista” do estado, prevalece a aprovação à operação policial, com índices positivos de 93% e 92%, respectivamente.
E pessoas que se definem como “independentes” politicamente mais aprovam (61%) do que desaprovam (24%) a ação policial.
Fonte: CNN Brasil – Por: Yasmin Silvestre * Sob supervisão de Henrique Sales Barros

Tecnologia1 semana atrás10 animes de romance disponíveis na Netflix

Saúde1 semana atrásPor que o Zolpidem pode causar alucinação?

Internacional1 semana atrásLula e Trump se reúnem na Malásia e avançam em negociação sobre tarifas impostas a produtos brasileiros

Esporte1 semana atrásMacaense Antônio Barreto fica em quinto lugar no Mundial Triton em Portugal

Geral7 dias atrásRio tem a maior operação letal histórica do estado com ao menos 64 mortos

Tecnologia6 dias atrásUsar cotonete faz bem? Saiba os cuidados essenciais para a saúde dos ouvidos

Cidades1 semana atrásPrefeitura de SJB anuncia local onde será o Hospital Municipal

Cidades1 semana atrásFundeTáxi já liberou R$ 300 mil para renovação da frota em Campos







































